Flagra: Próximo Fiat compacto, X6H mata o Punto, mas não o Palio
03/08/2016 | Por: Redação
Com a Toro e o Mobi nas ruas, a Fiat agora intensifica os testes daquele que será seu principal lançamento para 2017: o hatch até então conhecido como projeto X6H, que virá para substituir o Punto – conforme mostra o flagra do leitor Alberto Dias. Pelo que apuramos, o Palio seguirá normalmente em linha, talvez perdendo as versões mais caras. E, finalmente, o antigo Palio Fire deverá se despedir do mercado.
Projeto tocado pela engenharia brasileira,
o X6H será uma espécie de “Sandero da Fiat”, com ênfase no espaço e porte imponente. O design ainda é guardado a sete chaves, pois a “mula” de testes é baseada na carroceria do Palio com entre-eixos esticado e dianteira com faróis do Grand Siena. Por falar em sedã, o X6H também dará origem ao X6S, versão três-volumes que será fabricada na Argentina para ocupar o lugar do Linea.
Conforme CARPLACE antecipou (relembre clicando aqui), o X6H terá direção elétrica, sistema start-stop, controles de tração e estabilidade (ESP) e câmbio automático de seis marchas – quando equipado com o motor 1.8 E-TorQ. Haverá também versões 1.6 e 1.4, esta última com o novo motor da família GSE, que substituirá o atual 1.4 Fire e terá potência na casa dos 100 cv.
O lançamento do X6H faz parte da nova estratégia da Fiat, que prevê uma linha mais enxuta para os próximos anos. Nesta estratégia, deixarão de existir os atuais Weekend, Idea, Punto, Bravo e Linea. Betim (MG) fará Mobi, Uno, Palio, Siena, Strada e X6H, enquanto o X6S virá da Argentina. A picape Toro e o futuro Toro SUV seguem em Goiana (PE). A importação do novo Tipo, tanto nas versões hatch quanto sedã, é estudada como complemento da linha.
Fotos: Alberto Dias Granado e Arquivo CARPLACE
FOTOS: http://carplace.uol.com.br/flagra-proximo-fiat-compacto-x6h-mata-o-punto-mas-nao-o-palio/
COMENTÁRIOS: "Sandero da Fiat"? Já me deu calafrios em vista do rebaixamento que tal expressão carrega. O fato é que, se for substituto de Palio e Punto, NÃO SENDO UM JABUTICABA BASEADO NA EXPRESSÃO ACIMA, talvez, bem talvez, não seja ruim, podendo encarar novo Fiesta, March, etc., embora já nasça com motores velhos. Se for da fórmula da Renault, pobre do brasileiro que quiser um compacto premium, pois perde-se outra opção DE VERDADE do segmento.