Câmbio CVT de Fiat e Jeep deverá ser o mesmo Direct Shift do Corolla 2020Por Marlos Ney Vidal - 9 de setembro de 2019
FCA bateu o martelo e o câmbio CVT que equipará os modelos Fiat e Jeep será fornecido pela japonesa Aisin. Autos Segredos apurou que a transmissão deverá ser o Direct Shift do novo Corolla 2020Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Toro reestilizada terá motor 1.3 Turbo e câmbio CVT
Câmbio CVT Direct Shift que equipa o Toyota Corolla 2020 será usado pela Fiat e Jeep, em 2021. Transmissão será ligada aos novos motores 1.0 e 1.3 Turbo Flex derivados da família Firefly. Novo câmbio também poderá ser ligado ao motor 1.3 Firefly aspirado.
FCA confirmou CVTEm agosto em entrevista ao jornalista Marcelo Ramos, do Garagem do Jabulas, o presidente da Fiat Chrysler Brasil, Antonio Filosa, soltou um bom spoiler como ele próprio afirmou, que a FCA usaria um novo câmbio CVT que está em desenvolvimento.
Apesar da confirmação do uso do CVT, não estava claro quem seria o fornecedor. Nos bastidores, o Autos Segredos apurou que a transmissão será fornecida pela japonesa Aisin, empresa do Grupo Toyota. Assim foi só ligar os pontos e depois de algumas conversas, um contato disse “você está conjecturando bem”. Ou seja, nossa aposta está no caminho certo. A Aisin desenvolve uma variação do Direct Shift para a FCA.
Não está confirmado se o CVT para os modelos da FCA terão a mesma emulação de dez velocidades do novo Toyota Corolla 2020. Um contato confirmou que transmissão pode ser ligada em qualquer motor.
Com a primeira marcha de engrenagem como um câmbio automático convencional, as demais marchas simuladas podem variar de acordo com o motor ao qual a transmissão for ligada. Assim, o câmbio Direct Shift poderá ser ligado aos motores 1.3 Firefly, 1.0 Turbo Flex Firefly e 1.3 Turbo Flex Firefly. Já a simulação de marchas pode variar de acordo com o motor.
Quem vai usar?Na linha Fiat, a nova transmissão deverá ser ligada aos motores 1.3 FireFly e 1.0 Turbo Flex de Argo Cronos e também nos dois inéditos SUVs da marca que serão lançados em 2020. A Fiat Toro também terá a nova transmissão ligada ao motor 1.3 Turbo.
Já na gama Fiat, o CVT será usado nos modelos Renegade e Compass ligados ao motor 1.3 Turbo Flex.
COMENTÁRIOS: E aí, eu já pensei em reportagens recentes, que falavam da falta de escala para termos a fabricação de câmbios automáticos aqui no país, sendo a solução óbvia que um projeto, uma unidade específica fosse meio que "padronizada" em diversos modelos, para ter escala, para que pudesse ser feita aqui e aí vem esta nota.... Parece uma direção lógica fabricar aqui este câmbio, CVT, que é considerado mais barato de fazer do que automáticos convencionais, mas com a tal primeira real e que ainda por cima é um projeto novíssimo da Aisin, empresa da qual a Toyota é acionista principal hoje em dia.