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Renovação da linha Fiat no Brasil

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Fred
Fabiano
Grilo
7 participantes

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Domingos V


Administrador

Pelo visto é uma racionalização, com a parte dianteira passando para a do Mobi, economizando em escala e podendo finalmente tirar de linha o que sobrou do primeiro Palio, e a traseira deve ser a mesma coisa de sempre (provávelmenre a mesma da antiga e algo a parte em relação a qualquer outro carro da marca).

Pelo visto também, portanto, nem interessa muito. Não deve mudar muita coisa e se bobear mudará para pior. Prefiro a base e desenho do Palio do que essa do Mobi...

KÜLL



SEU AUTOMÓVEL

Fiat investe R$ 40 mi para fazer laboratório de crash test em MG


Vitor Matsubara

Do UOL, em Betim (MG)

17/07/2019 15h00

A Fiat abriu hoje (17) o Safety Center, laboratório para desenvolvimento de carros dentro da fábrica de Betim (MG).

Foram investidos R$ 40 milhões na construção do centro de segurança, incluindo a realização das obras e compra dos equipamentos.

O complexo com área total de 7.600 metros quadrados inclui uma pista com 130 metros de extensão para realizar crash tests. É possível avaliar veículos com até 4 toneladas de peso a uma velocidade de até 100 km/h.

As obras começaram em abril de 2018 e o centro está em funcionamento desde maio deste ano. Segundo a marca, um time de mais de 50 engenheiros trabalha no local.

Equipamentos de ponta

Esta não é a primeira vez que a Fiat constrói um laboratório deste tipo no Brasil. Em 2003, a fabricante inaugurou um complexo com o nome do fundador da Fiat, Giovanni Agnelli. Desde então vários produtos foram desenvolvidos lá, como o Uno, em 2008.

"Este centro representa 100% de confiança dos acionistas e da alta cúpula da empresa e nos dá confiança para continuar desenvolvendo nosso trabalho", declarou Márcio Tonani, engenheiro de desenvolvimento de produto Latam.

Há câmeras de alta velocidade, sistema de iluminação por LEDs e acelerômetros com até 2 mil g. O local conta ainda com equipamentos que simulam fadiga e impactos mais brandos, como impactos no para-choque e batidas de porta.

O laboratório possui ferramentas de simulação virtual para reproduzir os efeitos de um crash test pelo computador.

Isso permite que os engenheiros simulem e identifiquem danos na carroceria e especialmente aos passageiros sem a necessidade de realizar testes físicos.

Além disso, a fabricante afirma que o desenvolvimento dos produtos da FCA Latam é realizado em menor tempo com a assistência deste laboratório.

Domingos V


Administrador

Valor meio exagerado para uma pista iluminada e alguns computadores, mas enfim... Já sabemos por aqui que é pratica da indústria exagerar esses valores no Brasil.

E também é de se suspeitar da sua utilidade. Esses dias estava acompanhando o canal Tonimek no Youtube, havia por lá uma Renegade em reparação.

Um impacto claramente pequeno e bobo na região do para-lama dianteiro revelou que a frente inteira estava torta e afetada, depois de feita a desmontagem para averiguação.

Até o para-lama do outro lado teve de ser reparado, pois os braços de sustentação eram TÃO moles e tão fracos que andaram para o lado. No vídeo o cara consegue voltar eles ao lugar com as mãos e depois tirar o pequeno vinco com um toco de madeira.

Teve de trocar o capô e o para-lama do lado da batida e ainda assim não ficou perfeito o alinhamento das peças no lado mais afetado.

O próprio cara desse canal comenta que cada dia que passa os carros ficam mais finos mas supostamente mais seguros.

Sinceramente, me parece mais aquela história que dimensionam o carro para ir bem no crash-test e só. O resto é PIORADO com o tempo. Se uma batida pega localizada nesses suportes do para-lama, por exemplo, sem ser parada pelas longarinas dianteiras, vai destruir o carro e afetar o habitáculo com certeza.

E não é uma "pecinha" ou um "cantinho" não, era uma parte enorme da frente do carro que não tinha mais nada de "proteção" a não ser isso.

KÜLL



Fiat inaugura novo centro de design em Betim para atender Jeep e RAM

13 AGOSTO 2019 em 10:47

Por: Nicolas Tavares

Novo estúdio irá participar de projetos globais com outros centros da marca ao redor do mundo

Fruto de um investimento de R$ 11,4 milhões, o novo centro de design da Fiat-Chrysler em Betim (MG) irá substituir o antigo Centro Estilo Fiat, com a missão de atender também Jeep e RAM, passando a desenvolver novos modelos e carros-conceito para todo o grupo, além de participar em projetos globais junto a outros centros de design da FCA na América do Norte, Europa e Ásia.

Renovação da linha Fiat no Brasil - Página 32 Fca-design-center-latam
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FCA Design Center Latam

O complexo conta com cerca de 150 profissionais, comandados pelo diretor de design Peter Fassbender. O investimento trouxe novas tecnologias para o estúdio, como um laboratório de User Experience (UX), com simuladores para testar soluções de interface e conectividade. O simulador ainda entrega situações variadas de trânsito pelo uso de inteligência artificial, para avaliar se itens como quadro de instrumentos e central multimídia são fáceis de serem usados durante a condução, sem tirar a atenção do motorista.

O equipamento foi feito em parceria com uma empresa de Campinas. “Ficamos atrás da sala de espelho, avaliando a reação das pessoas a determinadas situações. O feedback do que funciona e das falhas na experiência do usuário ocorre em tempo real”, explica Leandro Alvarenga, líder da área de UX. O laboratório também conta com um simulador de realidade virtual, usado na fase inicial dos projetos para avaliar acabamento interno e externo, o que reduz a necessidade de criar modelos em clay (argila).

Outra adição vinda do investimento é uma sala virtual equipada com um projetor a laser que custou mais de R$ 1 milhão. Os designers podem ver o veículo em tamanho real e com detalhes específicos de textura. Fassbender ainda revela que o centro de design receberá um novo aporte nos próximos anos para a construção de um segundo prédio, onde ficarão equipamentos de usinagem, impressão em 3D e mais tecnologias.

Fotos: divulgação

Domingos V


Administrador

Legal, pena que com tudo isso não façam um carro bonito - tal como 99% dos carros hoje.

Tem o "spoiler" de uma suv/coupé aí ou já existiam imagens desse carro? Feio também.

KÜLL



[Segredo] SUV do Argo (Projeto 363) começará testes de rua nas próximas semanas
Por Marlos Ney Vidal -  14 de agosto de 2019

Fiat já montou os primeiros protótipos do SUV do Argo que surgirá do Projeto 363. Unidades começarão teste de rodagem nas próximas semanas e o Autos Segredos ficará de olho

Renovação da linha Fiat no Brasil - Página 32 Teste-fiat-argo-trekking-32
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Ainda sem peças para fabricar os modelos, a Fiat montou “na mão” os primeiros protótipos do SUV do Argo, conhecido por enquanto como Projeto 363. Com a nova Strada (Projeto 281) praticamente pronta. O sonhado SUV da Fiat começará seus teste de rodagem para estrear em 2021.

SUV do Argo

O SUV do Argo será construído a partir da plataforma MP1 usada pelo hatch. Porém, o SUV do Projeto 363 usará uma versão mais evoluída da plataforma que terá aços especiais para atender requisitos de segurança mais rigorosos. A arquitetura e os aços serão usados nas novas gerações de Argo e Cronos e também em novos modelos da FCA.

Veja mais
Fiat terá dois SUVs derivados da plataforma do Argo.

Suspensão

Voltado para o uso urbano, o SUV derivado do Projeto 363 terá suspensão mais simples, sem vocação off-road. Segundo apurado por nossa reportagem, a suspensão dianteira será muito parecida com a usada pelos finados Linea e Bravo. Já a suspensão traseira será bem similar a do Argo.

Tamanho

Derivado de um modelo compacto, o SUV do Argo terá medidas próximas a do hatch, mas com maior altura para mostrar ares de SUV. O modelo do Projeto 363 lembrará o porte do Nissan Kicks, assim, pode-se esperar um bom porta-malas.

Apesar de não ser tão comprido, a linha de cintura do SUV será bem alta. O SUV do Argo terá a traseira bem curta e com balanço bem pequeno.

Nossa reportagem apurou alguns detalhes do desenho do modelo. As caixas de rodas terão molduras em plástico que se estendem por toda a lateral. Já a lanterna traseira terá desenho mais vertical invadindo a lateral

Motor

O novo modelo da Fiat tem confirmado o uso do motor 1.0 Firefly Turbo Flex e transmissão automática de seis marchas. A potência não são oficiais, mas o 1.0 de três cilindros terá potência de 130 cv e torque entre 17 a 19 kgfm, lembrando que com o turbo, o motor passará a ter 12 válvulas.

Além dele, o SUV do Argo também deverá ser equipado nas versões de entrada com o motor 1.3 Firefly aspirado.

COMENTÁRIOS: Se for razoavelmente parecido com a projeção da 4 Rodas, vai ser bem interessante.

Renovação da linha Fiat no Brasil - Página 32 Suv-compacto-fiat

KÜLL



Fiat Fastback: Toro em formato SUV tem detalhes revelados
CATEGORIAS: FIAT , FIAT-FASTBACK , SUV 12 COMENTÁRIOS

A Fiat mostra na inauguração do seu novo centro de design, em Minas Gerais, as linhas do SUV Fastback (nome ainda não oficial), modelo de produção, que vem a ser o SUV do Fiat Toro.

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O modelo, que já teve algumas linhas reveladas em conceito (Fastback), adota uma traseira em formato cupê, bem diferente das linhas adotadas pelos modelos Jeep. A traseira difere bastante do conceito, já que são interligadas por meio de um elemento central.

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O modelo é mostrado em cinza, revelando ainda rodas de 18 polegadas, e muitos detalhes cromados, enquanto o interior não foi revelado.

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O Fiat Toro SUV adotará o novo motor 1.3 turbo da marca, com cerca de 160 cv, e os preços ficarão entre R$ 100 e R$ 150 mil.

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O SUV da Fiat chegará, provavelmente em 2020, para concorrer com modelos SUV cupê que chegarão ao mercado em breve, como o Arkana, da Renault.

COMENTÁRIOS: Ontem, eu ia comentar isso, que o crossover da Toro parecia algo bem mais próximo de um modelo para o mercado, como este que estava na inauguração do design center da Fiat...

KÜLL



Novo Fiat Argo SUV: protótipo revela possível design - fotos
CATEGORIAS: FIAT , FIAT-ARGO , FIAT-ARGO-ADVENTURE , FIAT-ARGO-SUV 5 COMENTÁRIOS

Além do SUV da Toro (veja aqui), a Fiat lançará no mercado brasileiro um outro crossover, de porte compacto, baseado na plataforma do Argo.

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O modelo tem suas linhas reveladas por modelos de argila ainda em escala mostrados no centro de design da marca em Betim, MG.

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O Argo SUV será produzido em Betim, juntamente com o SUV da Toro, e usará a plataforma MP1 do Argo, mas com reforços estruturais.

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O modelo deve chegar ao mercado em 2021, com preços na faixa de Hyundai Creta, Nissan Kicks e o próprio Jeep Renegade.

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Em termos mecânicos, adotará o 1.3 Firefly de 109 cv, o novo 1.0 Firefly turbo de 120 cv.

COMENTÁRIOS: ESSA, eu não tinha notado...

Domingos V


Administrador

Essa miniatura do "SUV Argo" eu também não tinha notado. Mas o modelo de argila era mesmo spoiler da SUV "principal" da marca.

Entre preço, porte e ser continuação de um modelo de sucesso, também acho que a SUV Toro será o modelo da marca que deve vender bem.

Esse da Argo, só para 2021, começa a me cheirar como uma leva de modelos que chegarão tarde demais trazendo coisas de menos e devem fracassar ainda mais que coisas similares às que a VW tem tentado. Lá o mercado estará saturadíssimo de SUVs e com preços ainda mais surreais, fazendo com que mais um compacto suvziado com motor 1.0 e preço batendo nos 90 mil Reais sejam tão atrativos quanto a SpaceFox ou a Palio Weekend eram em seus últimos dias (se bobear menos ainda!).

Fabiano

Fabiano

Me pergunto, quem teve de se mudar de Betim para eles ainda terem espaço para ampliações???

smil_e

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Como o Küll já pegou, Fabiano, muitas dessas "expansões" são mesmo infladas e podem muito bem significar apenas trocas normais de equipamento. É aquela coisa de fazer propaganda em cima de qualquer coisa, assim se abrem brechas para descontos ou manobras fiscais por exemplo.

KÜLL



Projeção: SUV da Fiat chega em 2021 com base de Argo e motor turbo

09 SETEMBRO 2019 em 07:00

Por: Daniel Messeder

Ele seguirá a moda do design do tipo cupê e terá opção de teto "flutuante"

A Fiat abriu as portas de seu centro de design na fábrica de Betim (MG) para mostrar que está ampliando o setor e agora atenderá também as outras marcas do grupo, como Jeep e RAM. Entre as atrações estavam, inclusive, o conceito Fastback mostrado no Salão do Automóvel do ano passado. Ele sugere um SUV-cupê com base na Toro, mas a própria FCA já adiantou que não passa de um estudo de design. Sua dianteira vai influenciar a reestilização da própria Toro, enquanto seu teto curvo vai inspirar um dos dois SUVs que a Fiat prepara para lançar entre 2021 e 2022. E não é que havia um estudo de design desse modelo "escondido" por lá?

Optamos por não publicarmos as imagens na época para apurar melhor e desenvolver uma projeção detalhada com base naquela maquete. Pode ser até que seja um desenho inicial que foi rejeitado, mas a verdade é que ele "bate" com muitas informações que temos a respeito do projeto. Porte compacto, base de Argo e teto curvo com opção de pintura diferente da carroceria, para dar o efeito "flutuante", como no Nissan Kicks e no Renault Captur. Tudo isso havia na maquete, como mostramos agora (fotos abaixo) junto com as projeções.

Onde há fumaça há fogo? SUV do Argo era maquete de estudo de cores no centro de design

Na dianteira, o modelo une elementos do Argo, como os faróis principais (embora mais finos), com a grade e luzes centrais da Toro (que neste carro servem às setas). O conjunto ficou imponente e tem tudo a ver com a identidade visual que a Fiat vem aplicando em seus lançamentos mais recentes. Também é possível reconhecer alguns traços do Fiat 500X, irmão do Jeep Renegade que chegou a ser estudado para o Brasil, mas ficou inviável por ser importado.

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A traseira chama a atenção pela coluna C larga, com pintura escura que "une" os vidros laterais com o vigia da tampa do porta-malas. Interessante também que a base da coluna tem desenho curvo acompanhando o contorno da lanterna, que por sua vez lembra a Toro. Um corte em C, no entanto, deixa a lanterna fina nas partes que recortam a tampa traseira, sendo que esta desce até metade do para-choque, exatamente na altura onde se posiciona a placa.

O SUV compacto atenderá a um antigo pedido dos concessionários Fiat, em especial aqueles que não abriram também uma loja da Jeep. A ideia da FCA é vendê-lo com preço inicial abaixo do Renegade, ainda que haja alguma sobreposição de valores entre eles, dependendo da versão. Rivais serão Nissan Kicks e Honda WR-V, principalmente. Desenvolvido sobre a plataforma do Argo, já chegará ao mercado com o motor 1.0 turbo T3 da família Firefly que está sendo desenvolvido também para o hatch, em conjunto com uma transmissão automática do tipo CVT.

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Conceito Fastback sugeria um SUV-cupê derivado da Toro, mas é só um estudo, diz a Fiat


O segundo SUV da Fiat para o Brasil será irmão de projeto deste, porém com uma proposta mais familiar - talvez com uma pequena diferenciação de porte como a existente entre os Jeep Renegade e Compass. Terá desenho mais convencional, mas, até a FCA dar alguma dica ou um protótipo sair às ruas, adiantar qualquer informação sobre o design seria um mero exercício de futurologia.

Fotos: Fábio Trindade

Projeções: João Kleber Amaral

Renovação da linha Fiat no Brasil - Página 32 Fiat-suv-projecao
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Fabiano

Fabiano

Bonito é....

http://www.oticainova.com.br

KÜLL



Fabiano escreveu:Bonito é....

Também achei. embora a projeção da 4 Rodas, mais focada em um Argo SUV, tenha me agradado mais. Este acaba sendo um cruzamento de Argo com Toro, mas ficou bonito. As questões, para mim, são: (a) a Fiat tá muito atrasada para a festa, então, tem que correr, como eu espero que já esteja, e (b), espero que coloque mais conteúdo no carro. Acho um erro estes ditos compactos premium terem apenas 4 airbags e no caso da Fiat, ainda há a canalhice de nos fazer entre estilo e segurança. Até agora, NINGUÉM me explicou, sejam de sites ou de revistas especializadas e, principalmente, da própria Fiat, POR QUE NÃO POSSO CONFIGURAR UM ARGO COM 4 AIRBAGS, VOLANTE COM BORBOLETAS E ESTOFAMENTO EM COURO. A mim, parece a tática canalha de não deixar o carro ter itens que o colocariam em confronto direto com concorrentes e assim, nos fazer comparar. É uma escolha cretina entre estilo e segurança.

KÜLL



Câmbio CVT de Fiat e Jeep deverá ser o mesmo Direct Shift do Corolla 2020
Por Marlos Ney Vidal - 9 de setembro de 2019

FCA bateu o martelo e o câmbio CVT que equipará os modelos Fiat e Jeep será fornecido pela japonesa Aisin. Autos Segredos apurou que a transmissão deverá ser o Direct Shift do novo Corolla 2020

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Toro reestilizada terá motor 1.3 Turbo e câmbio CVT

Câmbio CVT Direct Shift que equipa o Toyota Corolla 2020 será usado pela Fiat e Jeep, em 2021. Transmissão será ligada aos novos motores 1.0 e 1.3 Turbo Flex derivados da família Firefly. Novo câmbio também poderá ser ligado ao motor 1.3 Firefly aspirado.

FCA confirmou CVT

Em agosto em entrevista ao jornalista Marcelo Ramos, do Garagem do Jabulas, o presidente da Fiat Chrysler Brasil, Antonio Filosa, soltou um bom spoiler como ele próprio afirmou, que a FCA usaria um novo câmbio CVT que está em desenvolvimento.

Apesar da confirmação do uso do CVT, não estava claro quem seria o fornecedor. Nos bastidores, o Autos Segredos apurou que a transmissão será fornecida pela japonesa Aisin, empresa do Grupo Toyota. Assim foi só ligar os pontos e depois de algumas conversas, um contato disse “você está conjecturando bem”. Ou seja, nossa aposta está no caminho certo. A Aisin desenvolve uma variação do Direct Shift para a FCA.

Não está confirmado se o CVT para os modelos da FCA terão a mesma emulação de dez velocidades do novo Toyota Corolla 2020. Um contato confirmou que transmissão pode ser ligada em qualquer motor.

Com a primeira marcha de engrenagem como um câmbio automático convencional, as demais marchas simuladas podem variar de acordo com o motor ao qual a transmissão for ligada. Assim, o câmbio Direct Shift poderá ser ligado aos motores 1.3 Firefly, 1.0 Turbo Flex Firefly e 1.3 Turbo Flex Firefly. Já a simulação de marchas pode variar de acordo com o motor.

Quem vai usar?

Na linha Fiat, a nova transmissão deverá ser ligada aos motores 1.3 FireFly e 1.0 Turbo Flex de Argo Cronos e também nos dois inéditos SUVs da marca que serão lançados em 2020. A Fiat Toro também terá a nova transmissão ligada ao motor 1.3 Turbo.

Já na gama Fiat, o CVT será usado nos modelos Renegade e Compass ligados ao motor 1.3 Turbo Flex.

COMENTÁRIOS: E aí, eu já pensei em reportagens recentes, que falavam da falta de escala para termos a fabricação de câmbios automáticos aqui no país, sendo a solução óbvia que um projeto, uma unidade específica fosse meio que "padronizada" em diversos modelos, para ter escala, para que pudesse ser feita aqui e aí vem esta nota.... Parece uma direção lógica fabricar aqui este câmbio, CVT, que é considerado mais barato de fazer do que automáticos convencionais, mas com a tal primeira real e que ainda por cima é um projeto novíssimo da Aisin, empresa da qual a Toyota é acionista principal hoje em dia.

Domingos V


Administrador

Argo/Toro SUV: mais um que parece um X6/Renault Arkhan. E essa do tetinho preto já encheu o saco também, hoje em dia até em Ferrari já não estou gostando mais - sempre foi xuning, aliás.

Da linha Fiat: Küll, considere que a Fiat deve estar planejando não fazer concorrência interna. Quando o Renegade estiver cansado a Fiat deve entrar com as SUVs "próprias" dela. Wink

CVT para todo canto: "ótimo". Agora que a Toyota conseguiu dar escala nesse treco e deixar ele um pouquinho menos chato, deve acabar virando o padrão dos carros que por si só já são quase todos automáticos e chatos. Resta a esperança que ao menos seja bom mesmo, porque CVT sempre parece uma boa idéia mas não é - o atual da Toyota/Subaru que se usa no Corolla agora "antigo" era muito impressionante no começo, mas igualmente ruim e chato em qualquer situação que não fosse uso bem calmo.

KÜLL



[Segredo] Nova Strada terá dezenas de unidades pré-série fabricadas em outubro
Por Marlos Ney Vidal -29 de setembro de 2019


Nova Strada 2021 terá dezenas de unidades pré-série montadas em outubro. Picape chegará ao mercado no primeiro trimestre com motores 1.3 Firefly e 1.4 Fire EVO

Renovação da linha Fiat no Brasil - Página 32 PROJECAO-NOVA-FIAT-STRADA-2021-2
Projeção | João Kleber Amaral/Especial para o Autos Segredos

Tirando a “casca” de Mobi, a nova Strada 2021 é outro carro por debaixo da pele do subcompacto. A arquitetura é diferente da usada no subcompacto, sendo que a parte traseira é do Fiat Fiorino e ainda há elementos do Argo e da plataforma 327. O novo modelo será construído com aços especiais, sendo que inclusive, já teria gabaritado o teste de impacto no laboratório de crash test de Betim (MG).

Quando chega?

A picape chegará ao mercado no primeiro trimestre de 2020. Com a proximidade do lançamento, a nova Strada terá dezenas de unidades pré-série montadas em outubro. É provável que os protótipos comecem a circular em testes com camuflagens mais leves.

Direção

As versões cabine dupla da nova Strada equipadas com motor 1.3 FireFly terão direção por assistência elétrica. Já as opções de cabine simples manterão a assistência hidráulica já que serão equipadas somente com o motor 1.4 Fire EVO.

Segurança

Em relação a segurança, a nova Strada que surgirá do Projeto 281 terá como itens de série controles de tração e estabilidade. Airbags laterais devem fazer parte das versões cabine dupla que também terá ancoragens ISOFIX para fixação de equipamentos de retenção infantis.

E como fica a velha?

A Fiat ainda não bateu o martelo se a geração atual sai de linha de imediato ou se manterá algumas versões do modelo cabine simples com a nova Strada 2021.

Domingos V


Administrador

Se manter a velha é porque no final foi só atualização extensa mesmo...

E não entendo porque usar o desenho do Mobi. É horrível.

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