[size=52]Honda HR-V 2019: Impressões ao dirigir[/size]
Ricardo de Oliveira
5 Minutos de LeituraO Honda HR-V 2019 chega ao mercado com renovação visual de olho na recuperação diante do principal rival, o Jeep Compass. O crossover da marca japonesa é o produto mais vendido da empresa e já emplacou mais de 186 mil unidades desde 2015, quando surgiu por aqui com grande expectativa, logo assumindo a posição de liderança no segmento de utilitários esportivos.
Feito ainda em Sumaré-SP (visto que a produção será trasladada para Itirapina, também no interior paulista), o Honda HR-V 2019 ganha não só retoques no visual, mas também alterações mecânicas e de tecnologia para tornar-se mais confortável e conectado. Com preços a partir de R$ 92.500, agora se resume a três opções e mata definitivamente o câmbio manual, mantendo apenas o CVT.
Aliás, essa transmissão recebeu também um ajuste para ficar mais linear e oferecer maior conforto durante a condução. Ainda seguindo pela parte não vista das mudanças no Honda HR-V 2019, a suspensão agora possui amortecedores recalibrados para melhor absorção de impactos, bem como novos revestimentos acústicos na parede de fogo, assoalho e portas para redução do nível de ruído interno.
Por fora, o Honda HR-V 2019 adota novos faróis duplos com projetor destacado e luzes diurnas em LED, além de grade frontal mais larga e cromada, assim como para-choque revisado. As novas rodas de liga leve aro 17 polegadas são o destaque no visual, chamando atenção pela grande área em preto brilhante que se mescla bem com a reduzida parte diamantada.
Na traseira, as lanternas em LED com visual levemente escurecido também dão um charme a mais ao crossover. Por dentro, o HR-V 2019 ganhou acabamento em preto brilhante sobre o console central, que é uma característica interessante do modelo, enquanto os bancos receberam revestimentos atualizados em tecido e couro.
Além disso, os bancos dianteiros receberam modificação estrutural, tendo agora mais preenchimento nas laterais e assento levemente elevado para melhor apoio das pernas. Por fim, a multimídia foi revisada com os sistemas Android Auto e Car Play, bem como navegador GPS nativo no EXL.
Há também câmera de ré e hot spot Wi-Fi, assim como Bluetooth e entradas USB e Bluetooth. O cluster agora tem aros dos instrumentos personalizáveis com sete cores. Falando nisso, o Honda HR-V 2019 recebeu também a nova cor Azul Cósmico metálico. Se você percebeu, o crossover perdeu alguns itens como faróis full LED e HDMI, apesar dos ganhos. A versão Touring também sai de cena.
[size=43]Honda HR-V 2019 – Impressões ao dirigir[/size]
São Sebastião-SP – Num test drive entre São Paulo e o litoral norte do estado, pudemos provar bem o Honda HR-V 2019. Logo de cara, nota-se uma diferença importante nos novos bancos, mas não foi o preenchimento lateral e sim a elevação do assento, mais sentida e que garante mais conforto ao dirigir.
Não notamos assim tanto os preenchimentos laterais, bem diferente daquele empregado no Fit 2019, que realmente faz diferença nesse aspecto. O nível de ruído também melhorou, mas no tocante à suspensão, que agora ficou mais suave e filtra muito melhor as irregularidades do solo, garantindo mais conforto e prazer ao dirigir, sem dúvidas.
No rodar, o HR-V 2019 também ficou mais silencioso por causa dos novos preenchimentos com material absorvente de ruído, mas mesmo que estes tenham sido aplicados na parede de fogo, entre motor e habitáculo, um ruído indesejável continua aparecendo.
O motor 1.8 i-VTEC FlexOne com 140 cavalos na gasolina e 139 cavalos no etanol (único nesse aspecto), continua tendo que elevar demais a rotação em subidas leves da estrada e o ruído acaba invadindo o espaço dos ocupantes. Como é aspirado, ele precisa manter rotações acima de 3.500 rpm para vencer elevações não muito íngremes, e chega mesmo a superar 4.000 rpm.
Num uso urbano ele é até silencioso, já que mal passa dos 2.000 rpm, girando sempre entre 1.000 e 1.500 rpm. Mas na estrada ou quando se exige mais força, ele não titubeia em girar acima de 3.000 rpm, onde o barulho aparece.
Solução? Motor 1.5 Turbo, que tem torque maior e em rotação sempre mais baixa, eliminando essa necessidade de ficar girando alto (e consumindo mais) e se esforçando mais. Por ora, quando em cruzeiro, a 110 km/h, a rotação (no plano) fica em bons 1.800 rpm, pelo menos.
No mais, o Honda HR-V 2019 tem pontos positivos na direção firme e precisa, assim como no ajuste da calibração do CVT, que ficou mais esperto e apenas um pouco mais linear. A simulação de marchas é bom para quem quer a sensação das engrenagens, mas tira aquela linearidade verdadeira desse tipo de transmissão.
Freios continuam bons, assim como a estabilidade. O espaço é um dos atributos do HR-V, assim como a modularidade do assento traseiro e seu porta-malas com ótimos 437 litros. O novo console deu ao crossover um ar ainda mais vistoso, sendo com o painel de difusor lateral contínuo, um conjunto realmente agradável aos olhos e ao tato. De modo geral melhorou muito.
[size=43]Honda HR-V 2019 – Galeria de fotos[/size]
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COMENTÁRIOS: Grosso modo, o nosso NÃO TEM em relação ao exterior, chave presencial e teto solar (convencional, como o do Civic, nos EUA e panorâmico, com duas lâminas, uma fixa, na Europa, Ásia e Oceania). A marca peca pelos preços altos em relação ao que oferece e, atualmente, pela falta de atualização de motores. LEMBRAM DA PROMESSA DA NACIONALIZAÇÃO DESTA FAMÍLIA TURBO?