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Salão de Genebre 2.013

5 participantes

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61Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Empty Re: Salão de Genebre 2.013 Ter 5 Mar - 18:08

R8V


Administrador

Suzuki mostra nova geração do SX4
05/03/2013
Por: Leonardo Andrade |
comentários



A Suzuki revelou em seu estande no Salão de Genebra a nova geração do SX4, que além do visual mais moderno, traz medidas maiores. O modelo agora traz 4,30 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,57 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. A capacidade do porta-malas ganhou 160 litros, passando para 430 litros. Com isso, de acordo com a marca japonesa, o “sportcross” passa a se posicionar na categoria de crossovers.

Na motorização, pelo menos de início, o novo Suzuki SX4 será oferecido com dois motores de 1.6 litros, um a gasolina e um a diesel, ambos com 120 cv e torque de 14,2 kgfm e 32,6 kgfm, respectivamente. O primeiro vem equipado de série com uma transmissão manual de cinco velocidades, enquanto no segundo o câmbio recebe uma marcha a mais – a caixa automática continuamente variável (CVT) é opcional, assim como a tração 4WD.



Entre os equipamentos, dependendo do mercado, haverá controle eletrônico de estabilidade, sensor de pressão dos pneus, ar-condicionado automático, sistema de abertura das portas sem a utilização da chave, teto solar panorâmico, sistema de som com navegador integrado, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, dentre vários outros.

O novo SX4 a ser destinado ao mercado europeu sairá da fábrica da Suzuki na Hungria, enquanto o “nosso” continuará vindo do Japão.

Fonte:http://www.noticiasautomotivas.com.br/suzuki-mostra-nova-geracao-do-sx4/

Não gostei...

62Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Empty Re: Salão de Genebre 2.013 Qua 6 Mar - 18:01

KÜLL



GUMPERT APOLLO S MARCA RETORNO DA FABRICANTE DE SUPERESPORTIVOS

Carro de 760 cv de potência tem apenas 10 unidades produzidas por ano e custa R$ 1,5 milhão, com entregas no Brasil


por RENATA VIANA DE CARVALHO, DE GENEBRA






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Salão de Genebre 2.013 - Página 5 PinExt

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06/03/2013 14h43



Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Img_1435Gumpert Apollo S no Salão de Genebra (Foto: Renata Viana de Carvalho/Autoesporte) Este ano, a maior briga do Salão de Genebra é para mostrar "quem pode mais" quando o assunto é potência e desempenho. Mas enquanto Ferrari LaFerrari, McLaren P1 e Lamborghini Veneno brilham sob os holofotes, uma pequena fabricante alemã anuncia discretamente, mas com orgulho, ser dona do melhor tempo em uma volta no circuito de Nürburgring. O feito foi alcançado em 2009 pelo piloto Florian Gruber em uma medição feita pela revista Sport Auto. O Gumpert Apollo Speed precisou de apenas 7:11.57 para percorrer o circuito.
A construção do esportivo conta com materiais como fibra de vidro e carbono, além de titânio e duralumínio. O motor que impulsiona o Apollo é um V8 4.2 biturbo. Mas ele tem acerto diferenciado em cada uma das três versões disponíveis: 690 cv e 86,6 kgfm na básica, 760 cv e 91,7 kgfm na S, e chega a 993 cv e 100 kgfm, na R - essa restrita apenas às pistas. O 0 a 100 km/h fica acima dos 3 segundos apenas no caso da primeira configuração. As demais atingem a marca em 2,9 s.

Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Img_1438 Genebra também marca um momento importante para a Gumpert que - com a crise europeia - quase fechou as portas em 2012. Agora, com a ajuda de investidores privados, a empresa volta a fabricar seus superesportivos artesanalmente - a produção é de cerca de 10 unidades por ano.
Para levar o Apollo S para casa é preciso desembolsar 606.200 euros, o equivalente a mais de R$ 1,5 milhão. E a marca diz que envia unidades para o Brasil, caso você tenha ficado interessado.

Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Img_1440

63Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Empty Re: Salão de Genebre 2.013 Qua 6 Mar - 18:18

KÜLL



Brasil deve ter novo Golf perua antes do novo Golf hatch
Comentários 19



Claudio Luís de Souza
Do UOL, em Genebra (Suíça)
06/03/201310h02 > Atualizada 06/03/201313h32







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Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Selo-hp


  • Claudio Luís de Souza/UOL
    Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Volkswagen-jetta-variant-golf-variant-1362572540467_615x300Volkswagen Jetta Variant, ou Golf Variant na Europa: nova plataforma e recheio sofisticado
A Volkswagen apresenta no Salão de Genebra mais alguns membros da família do Golf 7, que acaba de ser eleito o carro do ano mundial por jornalistas aqui mesmo na Suíça -- além de ter sido o modelo mais vendido em toda a Europa em 2012. O filho rebelde é o Golf GTI, que já havia sido mostrado no ano passado como conceito e agora tem sua versão definitiva exposta ao grande público no salão.

Já a mamãe acolhedora é a station wagon Golf Variant, conhecida no Brasil como Jetta Variant devido ao intercâmbio de nomes entre Jetta, Golf e Bora em determinados mercados (como o México, onde também é fabricada).


GOLF GTI, PARA VARIAR, É ESTRELA


  • Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Volkswagen-golf-gti-1362574077562_300x200 A nova geração do icônico Golf GTI é a grande atração no estande da Volkswagen em Genebra. Volta e meia, os alto-falantes tocam "My way", de Frank Sinatra, e uma versão de "Wouldn't it be nice", dos Beach Boys, para banhar o modelo numa aura ao mesmo tempo cool e clássica.


  • Leia mais sobre o modelo Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Ico_ler
A perua tem a dianteira alinhada à do Golf 7, e sua eventual chegada ao Brasil (via importação) terá o mesmo efeito que a do modelo anterior: o consumidor brasileiro vai ter seu primeiro contato com a frente do novo Golf não onde seria óbvio, ou seja, no próprio Golf, e sim em um derivado dele. A atual Jetta Variant vendida no Brasil tem a frente do Golf 6, e a anterior, do Golf 5 -- nenhum deles chegou ao país.

A razão é simples: a Volkswagen pode importar para o Brasil um modelo de baixa intensidade nas vendas, como é o caso da Jetta Variant, que em 2012 inteiro emplacou 1.197 unidades que fechou fevereiro último com apenas 73, segundo dados da Fenabrave. Seu preço final "pode" ser mais alto, especialmente se for escolhida uma versão bem completa; a participação nas cotas de importação é pequena -- e, no limite, devido às vendas limitadas, a origem do carro pode ser até a Europa, em vez do México.

Já o Golf dois-volumes é sempre um candidato a liderar o segmento de hatches médios, algo bastante possível quando uma nova geração do modelo chegar ao Brasil. Isso significa vender pelo menos 3.500 unidades por mês. Precisa, portanto, ser fabricado localmente, ou então buscado no México como prioridade na cota de importações. A ver a solução a ser encontrada pela Volks, mas é pouco provável que ela venha antes de 2014.
RECHEIO
A nova Jetta Variant, que usa a plataforma modular MQB lançada pelo Golf, traz um pacotão de equipamentos, entre os quais destacam-se os de segurança e eficiência energética, como o Stop/Start e função de regeneração da bateria. Há também um sistema que reduz automaticamente a velocidade após uma colisão, mais sete airbags, programa eletrônico de estabilidade (ESC) e bloqueio eletrônico cruzado do diferencial (XDS).
O PreCrash, equipamento inspirado em tecnologias de marcas premium (especialmente Mercedes-Benz), detecta uma situação de potencial acidente e atua para minorar os efeitos da batida, tensionando os cintos de segurança dianteiros e fechando as janelas laterais, entre outras medidas. Mas é item opcional, bem como o controle de distância em relação ao veículo à frente e o Park Assist.




Ampliar


Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Volkswagen-jetta-variant-2014-1362583412038_956x500 Veja mais fotos da nova Jetta Variant10 fotos

2 / 10



Perua agora compartilha plataforma (MQB) e soluções técnicas com a sétima geração do hatch Golf; traseira tem traços mais esportivos, mas ainda alinhados com nova identidade visual da Volkswagen Claudio Luís de Souza/UOL
Como no caso do Golf 7, a gama de motores da Jetta Variant é inédita no Brasil e acompanha a mudança de plataforma. São as famílias EA211 (gasolina) e EA288 (diesel), a primeira com opções de 85 cv, 105 cv, 122 cv e 140 cv; e a segunda com três, de 105 cv, 110 cv e 150 cv. Todos os propulsores são turbocomprimidos (TSI, com injeção estratificada de gasolina, e TDI). Um dos câmbios oferecidos é o automatizado de dupla embreagem DSG, de seis velocidades.

As vendas do Golf Variant (ou Jetta Variant) na Europa começam em agosto. Não há data certa para chegar ao Brasil. Não foram anunciados valores. O modelo ora oferecido no país parte de R$ 88.590. O motor é um 2,5 litros de 170 cavalos, de cinco cilindros, acoplado a câmbio Tiptronic de seis marchas.
Viagem a convite da Fiat

COMENTÁRIOS: Até o mercado aposta no sucesso do Golf que, com vendas de 3.500 unidades/mês, chegaria a 42 mil unidades/ano. Isso já não é argumento suficiente para a sua produção aqui? Afinal, da mesma plataforma poderiam sair outros modelos, como os Audi e gerar ainda mais escala para justificar sua vinda.

64Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Empty Re: Salão de Genebre 2.013 Qui 7 Mar - 11:01

R8V

R8V
Administrador

Não adianta....sempre desculpas e mais desculpas.

65Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Empty Re: Salão de Genebre 2.013 Qui 7 Mar - 11:15

Fabiano

Fabiano

Linda essa perua.

http://www.oticainova.com.br

66Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Empty Re: Salão de Genebre 2.013 Sex 8 Mar - 17:59

KÜLL



COMENTÁRIOS: Ví uma foto do interior do Eco europeu e o painel é igual ao do nosso, sem a atualização feita no Fiesta. Na 4 Rodas, o modelo do teste de longa duração tem recebido reclamações sobre reflexos na parte central, de plástico que imita metal. No europeu, é escuro. Seria uma boa medida, mas medida melhor ainda seria o uso do mesmo tipo de material mais refinado do interior do europeu.
Salão de Genebre 2.013 - Página 5 406818_3147_big_2013-ford-ecosport-81


FONTE: Revista Quattro Ruote.
Numa nota colada da Auto Esporte, sobre a Mercedes, cita-se entre os lançamentos deste ano, o GLK a Diesel, o que não é tão novidade, uma vez que vendem o ML que usa o combustível. Estranho foi a marca conseguir enquadrar o primeiro, e agora, o segundo utilitário na legislação que permite o uso do Diesel, uma vez que o primeiro não tem os apetrechos normais que o enquadrariam, tipo reduzida com acionamento por conta do motorista, etc. Se é assim, não entendo porque Audi, BMW, Land Rover (Evoque) e "n" outras marcas não usam a mesma janela para enquadrarem seus (muitas vezes nem tanto) utilitários e vendê-los aqui com motorização Diesel.

67Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Empty Re: Salão de Genebre 2.013 Sex 8 Mar - 19:17

R8V

R8V
Administrador

Seria melhor que colocassem o aplique em outra parte do painel.


O emblema da MB também foi objeto de críticas pela revista, quando testaram o Classe A no semi longa duração.

68Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Empty Re: Salão de Genebre 2.013 Sex 8 Mar - 19:38

Fabiano

Fabiano

Por isso deveria cobrir tod opainel com borracha mesmo, mas dai vem aqueles lavadores toscos e tacam silicone no painel pra ficar brilhante, ali ja mata o efeito.

http://www.oticainova.com.br

69Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Empty Re: Salão de Genebre 2.013 Sex 8 Mar - 22:08

pliniodemarco

pliniodemarco

Eu odeio silicone no painel, e ainda tenho que ouvir piadinhas do cara que vai lavar...

http://www.tigrao.info

70Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Empty Re: Salão de Genebre 2.013 Sex 8 Mar - 23:59

Grilo

Grilo
Administrador

Silicone no painel deixa o carro com cara de velho, fora que depois nunca mais fica o mesmo.

Quanto ao Eco europeu, parece que a parte superior do painel é espumada. Alguém confirma?

O 2008 ficou lindo!

Já o SX4, assustador!

http://www.autouniverso.com.br

71Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Empty Re: Salão de Genebre 2.013 Sáb 9 Mar - 15:43

KÜLL



Direto de Genebra: compare o EcoSport europeu com o brasileiro


08/03/2013Por: Daniel Messeder31 Comentários
Salão de Genebre 2.013 - Página 5 EcoSport-europeu-12-650x487
O EcoSport é o único modelo exposto no Salão de Genebra que já roda no Brasil e ainda não chegou às lojas europeias. Mas vê-lo ali na versão para a Europa deixa a dúvida: será o jipinho deles mais caprichado que o nosso? Com essa pergunta na cabeça e uma câmera na mão, fui tirar isso a limpo.
Salão de Genebre 2.013 - Página 5 EcoSport-europeu-5-650x487
A primeira dificuldade: o carro estava dentro de uma plataforma giratória e com as portas trancadas. Só tive acesso ao interior do modelo no segundo dia de imprensa, após procurar a pessoa responsável pelo Eco por todo o estande. Antes de entrar, porém, já é possível notar algumas diferenças. A construção do modelo europeu, ao menos nessa unidade de Salão (que costuma receber atenção especial da fábrica), parece mais criteriosa que a brasileira, com vãos de carroceria mais justos. O estepe preso à tampa traseira, coisa que caiu em desuso na Europa – basta ver os rivais Peugeot 2008 e Renault Captur – é coberto por uma tampa plástica com o nome do carro, que substitui o logotipo “EcoSport” existente na tampa do modelo nacional. Do outro lado fica o logo “Ecoboost” que indica o uso do motor 1.0 turbo.
Salão de Genebre 2.013 - Página 5 EcoSport-europeu-10-650x487
Ainda por fora, chamam a atenção as rodas aro 17 com desenho mais esportivo e pneus Michelin 205/50. No Brasil, o Eco é equipado com rodas aro 16 e pneus Pirelli 205/60 R16 – uma opção mais acertada em termos de conforto, tendo em vista nosso piso maltratado e a proposta off-road leve do carro. Mas a grande diferença fica mesmo pelo motor mais avançado do modelo europeu. Enquanto no Brasil temos o bom Sigma 1.6 16V, de 115 cv e 15,9 kgfm, os europeus terão o ótimo 1.0 Ecoboost de três cilindros e turbo, capaz de gerar 125 cv e até 20,4 kgfm de torque. Tentei fotografar o tricilíndrico sob o capô, mas a alavanca que abre o compartimento estava travada.
Salão de Genebre 2.013 - Página 5 EcoSport-europeu-15-650x487
“E o acabamento?”, você deve estar me perguntando. Para minha surpresa, o nível de qualidade dos materiais e montagem é bastante similar ao do Eco nacional. Nada de superfície emborrachada no painel ou forração mais requintada nas portas. O plástico rígido continua o tema principal do interior, apesar dos bons encaixes e da ausência de rebarbas. O que muda são detalhes: no carro brasileiro a parte central do painel tem acabamento prata na área do sistema de som e “black piano” na região inferior, enquanto o europeu usa um tom grafite na peça toda. Botão de partida e entrada USB são comuns aos dois modelos.
Salão de Genebre 2.013 - Página 5 EcoSport-europeu-8-650x487
Ao fim do “pente fino”, acredito que os brasileiros estão bem servidos quando o assunto é EcoSport. A lamentar, mesmo, somente a ausência do motor Ecoboost em terras tupiniquins. Ainda na dúvida? Confira a galeria abaixo com o carro europeu (azul) e o nacional (vermelho) e tire suas próprias conclusões.
Texto e Fotos Daniel Messeder, de Genebra, Suíça


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Salão de Genebre 2.013 - Página 5 EcoSport-europeu-1-150x150Salão de Genebre 2.013 - Página 5 EcoSport-europeu-2-150x150Salão de Genebre 2.013 - Página 5 EcoSport-europeu-31-150x150Salão de Genebre 2.013 - Página 5 EcoSport-europeu-4-150x150
Salão de Genebre 2.013 - Página 5 EcoSport-europeu-5-150x150Salão de Genebre 2.013 - Página 5 EcoSport-europeu-8-150x150Salão de Genebre 2.013 - Página 5 EcoSport-europeu-10-150x150Salão de Genebre 2.013 - Página 5 EcoSport-europeu-12-150x150
Salão de Genebre 2.013 - Página 5 EcoSport-europeu-15-150x150Salão de Genebre 2.013 - Página 5 EcoSport-europeu-16-150x150Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Ford-Ecosport-frente-represa-150x150Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Ford-Ecosport-lateral-de-porta-150x150
Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Ford-Ecosport-painel-central-150x150Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Ford-Ecosport-painel-fechado-150x150Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Ford-Ecosport-traseira-parado-150x150

16 fotos

COMENTÁRIOS: Vejam que segundo o repórter, o material também é duro, o que na outra reportagem que postei, não fica claro. Ainda assim, o interior mais sóbrio ficou bom, ainda mais se lembrarmos do tal problema de reflexo. Sobre o 2.008, tá parecendo o Up!, com site falando da fabricação começando no fim deste ano e outros que só se iniciam vendas no fim do ano que vem.

72Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Empty Re: Salão de Genebre 2.013 Sáb 9 Mar - 16:41

pliniodemarco

pliniodemarco

Não gostei do tom da cor do painel Europeu, ficou mais bonito o brasileiro (bem que podia ser um pouco mais escuro), tirando o preto piano, que não gosto, risca tudo na primeira vez que for tocado

http://www.tigrao.info

73Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Empty Re: Salão de Genebre 2.013 Sáb 9 Mar - 18:29

Grilo

Grilo
Administrador

Achei esse azul lindo!

Sobre o interior, quem diria, nós temos painel bi-color e eles não. Prefiro os acabamento fosco do rádio.

Já que tem o estepe na traseira, prefiro o do modelo brasileiro, sem a capa de acrílico, pois com ela, cria uma impressão do pneu ser muito grande, parece desproporcional ao carro. Obs. Não me lembro de nenhum lançamento na Europa, nos ultimos anos, que tivesse o pneu na traseira...

http://www.autouniverso.com.br

74Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Empty Re: Salão de Genebre 2.013 Seg 11 Mar - 9:58

Fabiano

Fabiano

Também me perguntei sobre o Estepe, ja que isso ja foi dito aqui que na europa é proibido, fica questão, se a capa protetora resolve o problema, sinceramente acho um estribo dianteiro muito mais agressivo que um estepe na traseira, pois como ficaria uma Pajero Full que tem toda extrutura projetada para ampliar o espaço e prever o estepe por fora.

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75Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Empty Re: Salão de Genebre 2.013 Seg 11 Mar - 10:05

R8V

R8V
Administrador

Coloquem o estepe dentro do porta malas(medida normal ou temporária) ou utilizem um kit de reparo de pneu, como no Smart.

76Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Empty Re: Salão de Genebre 2.013 Seg 11 Mar - 10:30

Fabiano

Fabiano

No caso de uma Pajero Full teriam de refazer uma tampa de porta-malas exclusivamente para a Europa, é como andar de Eco sem estepe atras e deixar tudo pendurado, enfim, não existe como colocar um estepe deste tamanho no porta-malas, e vejo que algo assim acontece na Eco, o estepe da Cherokee é no porta-malas e digo com experiencia que isso é uma baita furada.

Existe alguma coisa que me proiba de usar pneus RunFlat no Brasil, remover o estepe e não ser multado? Tem muita coisa que no Brasil a coisa precisa de ajustes.

http://www.oticainova.com.br

77Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Empty Re: Salão de Genebre 2.013 Ter 12 Mar - 17:19

R8V

R8V
Administrador

Olha Fabiano, o que poderia fazer é usar/criar o "seu kit" de reparos, qual seja: espuma que veda o pneu e um aparelho portátil para encher o pneu.

O Smart não tem estepe e roda aqui , legalmente; se não me engano foi alterada uma resolução do Contran para o uso do kit fosse legalizado.

78Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Empty Re: Salão de Genebre 2.013 Ter 12 Mar - 17:55

KÜLL




VW
e-Co-Motion Concept ainda é conceito, mas pode chamar de “nova Kombi”!



Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Date
12/03/2013 | 11:52 Salão de Genebre 2.013 - Página 5 User
Henrique Rodriguez , Posted in SALÃO DE GENEBRA , SEGREDOS , VOLKSWAGEN Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Icon18_email


<p>Engenheiro da VW
dá detalhes sobre utilitário que deve substituir a Kombi



Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Volkswagen%252520e-Co-motion%252520Concept%252520%2525285%252529_thumb%25255B1%25255D Genebra, Suíça - A longeva Kombi está
fadada a entrar para a história no final deste ano, logo após ter completado 56
anos em produção no Brasil. Mas a Volkswagen não pretende ficar de fora de um
segmento rentável e historicamente dominado pela Kombi, que não conta com
concorrentes diretos. Seu substituto está sendo preparado, e não será o
Volkswagen Transporter (evolução da própria Kombi).

Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Volkswagen%252520e-Co-motion%252520Concept%252520%2525286%252529_thumb
Sim, o Transporter (ou T5, como é chamado pelo
pessoal da VW) será vendido no Brasil, e em breve. Deve chegar primeiro
importado da Alemanha e, em meados do ano que vem, passar a ser montado na
fábrica da MAN Caminhões em Resende (RJ). Mas este é um veículo comercial maior,
do porte de Fiat Ducato, Renault Master, Ford Transit e Mercedes-Benz Sprinter,
e portanto, deverá custar o dobro do que é cobrado hoje por uma Kombi.

O futuro substituto da “Velha Senhora” atende hoje pelo nome de Volkswagen
e-Co-Motion Concept, e encontra-se em exibição no stand da marca no Salão de
Genebra, até o próximo domingo (17).

Conceito, mesmo?


Apresentado como conceito, o e-Co-Motion usaria, segundo a VW, um motor
elétrico montado no eixo traseiro e com transmissão planetária de marcha única à
frente. Este motor geraria 50 kW (73 cv) continuamente, com pico de potência de
87 kW (116 cv), e torque constante de 270 Nm / 27,5 kgfm.
Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Volkswagen%252520e-Co-motion%252520Concept%252520%2525283%252529_thumb
Contudo, o “status” de carro conceitual e
o discurso de propulsão elétrica não batem com o que vimos em Genebra. Assim
como os engenheiros chineses, que vão aos Salões internacionais para tomar medidas e estudar soluções dos
modelos ocidentais mais recentes, fizemos uma revista no E-Co-Motion. E, no
geral, o que está exposto é um furgão simples, prático, de construção de baixo
custo. De conceitual, ele tem apenas a decoração e o discurso!

Dobradiças aparentes das portas traseiras, borrachas de vedação e
outras guarnições, limpadores de para-brisas, qualidade e textura de plásticos
no interior, entre outros detalhes, indicam que o carro está praticamente pronto
para ganhar as linhas de montagem. No interior, basta excluir os apliques
metálicos (de aspecto claramente improvisado, diga-se de passagem) presentes no painel e nas laterais das portas, e
substituir as capas dos bancos e teremos um carro normal de produção em série.
Ah, a tela touch-screen de 8 polegadas no painel, onde são exibidas informações
do sistema elétrico e de entretenimento, também dança.

Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Volkswagen%252520e-Co-motion%252520Concept%252520%2525288%252529_thumb%25255B2%25255D

A única alteração relevante, pelo que pudemos
notar, será a provável substituição do sistema de abertura das portas laterais
apoiadas em braços pantográficos, pelo esquema de portas corrediças (mais
simples e barato) com trilho embutido no vinco já existente na lateral do
veículo.

E se tudo indica que o modelo deve ganhar as ruas muito em breve, alguns
indícios fazem crer que não serão ruas europeias.

Explicamos: Com 4,55 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,96 m de
altura, o e-Co-Motion estaria posicionado entre Caddy e Transporter. Contudo,
detalhes de construção e de acabamento vistos no modelo exposto (como a qualidade dos materiais)
mostram que este é um produto bem mais simples que os irmãos alemães e, mesmo
sendo um utilitário, seria um produto rústico para os padrões do mercado
europeu.

Salão de Genebre 2.013 - Página 5 Volkswagen%252520e-Co-motion%252520Concept%252520%25252810%252529_thumb%25255B2%25255DSalão de Genebre 2.013 - Página 5 Volkswagen%252520e-Co-motion%252520Concept%252520%25252811%252529_thumb%25255B2%25255D



Plataforma mista



Questionado sobre o modelo, um engenheiro da Volkswagen nos explicou
(em alemão) que o modelo emprega uma plataforma mista, com estrutura inferior
derivada do Tiguan e estrutura superior derivada do T5 (Transporter). Segundo
ele, o resultado desta combinação é um veículo comercial com bom comportamento
dinâmico (graças, principalmente, ao com conjunto mecânico instalado em posição
mais baixa) e com bastante disposição para o transporte de carga. A capacidade
anunciada é de 4,6 m³ e 800 kg de carga.

Questionado sobre a intenção de se produzir o modelo no Brasil, o mesmo
engenheiro desconversou. Segundo ele, o que separa o e-Co-Motion da realidade é
o uso do motor elétrico traseiro. Mas o que vimos ao olhar o veículo por baixo é
um motor convencional montado na dianteira (e com tração também dianteira).

Foi quando argumentamos que a velha T2 (como é chamada a geração da nossa
Kombi lá fora) sairia forçosamente de linha no final do ano, devido à
obrigatoriedade de airbags e ABS, e que, pelo porte, pelas características
construtivas e de acabamento, o conceito exposto era claramente um carro pronto
para a produção, e mais adequado à realidade de mercados como o brasileiro, e
não ao europeu! A resposta veio numa expressão de surpresa por parte do
engenheiro, como se ele dissesse “Oops, será que falei demais!?”.

Enfim, pode chamar o e-Co-Motion de “nova Kombi” que ele atende!



Por Fábio Abreu e Henrique Rodriguez
Fotos | Renato Passos, Fábio
Abreu, Divulgação



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e-Co-Motion Concept ainda é conceito, mas pode chamar de “nova Kombi”! -
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COMENTÁRIOS: O que é o design... Conseguiram deixar um caixote com rodas com visual muitíssimo interessante. Só espero que não fiquemos com a nova Kombi "velha", a Transporter e lá fora, apareça essa.

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