Opinão: posicionamento de mercado do Audi A3 Sedan Flex
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Twittar Quais seriam os objetivos da Audi do Brasil com o lançamento do A3 Sedan Flex? Evidentemente que vender muito, lucrar muito, manter a imagem de carro premium e exclusivo, preços elevados. Mas, mas para atingir esses objetivos é preciso posicionar adequadamente o produto, e este post tenta descobrir qual a estratégia de alocação o A3 Sedan nacional no mercado.
Logo que o Audi A3 1.4 importado começou a ser vendido no Brasil, surgiram em várias revistas e publicações comparativos do Audi A3 Sedan 1.4 com o Corolla Altis. Ambos na faixa de R$ 100 mil reais, e a média dos resultados dos comparativos dava vantagem para o A3, por questões de dirigibilidade, melhor acabamento e etc.
Isso evidencia que a Audi do Brasil quer atrair o consumidor de Corolla que quer subir de categoria, aquele que deseja fazer o upgrade, ingressando no mundo premium. Ocorre que o A3 Sedan importado é um carro de características muito diferentes do Corolla.
Enquanto o Corolla tem suspensão macia e relativamente elevada, o A3 Sedan importado tem suspensão firme e relativamente baixa. Enquanto o Corolla é silencioso, suave e macio, o Audi A3 Sedan 1.4 importado é ágil, esportivo e tem um câmbio que faz ruídos de peças metálicas.
O Corolla tem fama de inquebrável, manutenção barata. Já o Audi A3 Sedan 1.4 tem uma suspensão traseira multilink que perde alinhamento em pancadas mais firmes e um câmbio que faz ruídos estranhos.
Isso mostra que o A3 Sedan 1.4 importado não é um carro que seria apreciado pelo consumidor típico do Corolla. Este quer um carro macio, robusto, silencioso e confiável, enquanto o Audi é esportivo, firme, relativamente ruidoso, mas com ótima dirigibilidade.
Desempenho e Consumo - Audi A3 Sedan 1.4 Flex AT6 x Corolla 2.0 Altis CVTOs dados de desempenho abaixo são da Revista Carro, edição de novembro, com ambos modelos testados com gasolina, com
grifo em azul no vencedor.
Prova | Audi A3 1.4 Flex AT6 | Corolla 2.0 Altis CVT | Vantagem do A3 |
0 a 100 Km/h [s] | 8,9 | 9,7 | 8,99% |
0 a 180 Km/h [s] | 31,1 | 34,1 | 9,65% |
80 a 120 Km/h [s] | 6,3 | 6,5 | 3,17% |
|
Frenagem a 120 Km/h [metros] | 57,4 | 61 | 6,27% |
Freangem a 180 Km/h [metros] | 136 | 140,7 | 3,46% |
Frenagem a 100 Km/h [metros] | 39,8 | 41 | 3,02% |
|
0 a 400 metros [s] | 16,3 | 16,8 | 3,07% |
Velocidade a 400 metros [Km/h] | 140,2 | 136,5 | 2,71% |
0 a 1000 metros [s] | 29,7 | 30,5 | 2,69% |
Velocidade a 1000 metros [Km/h] | 176,6 | 176,1 | 0,28% |
Os números mostram que o motor mais moderno do
A3, um 1.4 TFSI Flex, com 150 cavalos, associado a uma transmissão automática TipTronic de 6 marchas,
apresenta desempenho melhor em todas as situações em relação ao Corolla 2.0 CVT. Além disso, o Audi A3 1.4 Flex freia melhor e oferece melhores retomadas (mais segurança).
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Modelo | Etanol | Gasolina | Vantagem do A3 |
Cidade | Estrada | Média | Cidade | Estrada | Média |
Audi A3 Sedan 1.4 Flex Automático | 7,8 | 9,9 | 8,64 | 11,7 | 14,2 | 12,7 |
|
Toyota Corolla 2.0 CVT | 7,2 | 8,8 | 7,84 | 10,6 | 12,6 | 11,4 | 11,40% |
Mercedes-Benz GLA 200 Flex AT | 7 | 8,6 | 7,64 | 10 | 12,7 | 11,08 | 14,62% |
BMW 320i Automática | 6,5 | 9,3 | 7,62 | 9,4 | 13,3 | 10,96 | 15,88% |
Ford Focus 2.0 Poweshift | 6,7 | 8,5 | 7,42 | 9,9 | 12,4 | 10,9 | 16,51% |
Citroen C4 THP Flex | 6,5 | 8,5 | 7,3 | 9,3 | 11,9 | 10,34 | 22,82% |
O Audi A4 1.4 Flex, mesmo oferecendo um desempenho cerca de 10% melhor que o Corolla 2.0 CVT, o Audi é ainda em média 11,4% mais econômico, segundo dados do
INMETRO (veja detalhes aqui), o que mostra a maior eficiência do powertrain alemã. Em resumo: o A3 1.4 Flex anda mais e bebe menos que o Corolla 2.0 CVT.
Parenteses: Dirigibilidade / Handling - EUA - Europa - BrasilVamos abrir um parenteses para tratar de diferenças de estilos de direção - Brasil/Europa/EUA. O consumidor europeu dá muito valor à dirigibilidade e características de manipulação dos seus carros. Não é por outro motivo que os modelos mais vendidos na Europa são carros firmes, com suspensões multilink, baixos e adequados a andar nas estradas européias sem limite de velocidade.
Já o consumidor americano, e o brasileiro também - que emula o comportamento do americano -, não está nem aí com dirigibilidade e handling. O que faz sentido, já que nem nos EUA e muito menos no Brasil há estradas e legislação que permita usufruir de carros com boa dirigibilidade em altíssimas velocidade.
Isso fica claro até mesmo pelo tipo de carro preferido nos EUA e Brasil: os tais dos SUV´s, médios e compactos, que podem ser espaçosos, volumosos e imponentes, mas têm dirigibilidade / handling péssimos se comparados aos hatchs e sedãs dos quais derivam.
Tanto no Brasil quanto nos EUA, a preferência do consumidor é por carros macios e confortáveis, que filtrem bem as irregularidades dos pisos, e, no caso do Brasil, resistam à buraqueira (o A3 Sedan 1.4 Flex nacional é assim).
A3 Sedan 2.0 Ambition - versão focada em dirigibilidade e performanceDe qualquer forma, para os consumidores que querem um carro com comportamento mais esportivo, e de alta performance, a Audi Brasil oferece o
A3 Sedan 2.0 Ambition (veja detalhes aqui).
Essa versão traz suspensão mais baixa, firme e com esquema independente na traseira. O motor é um um quatro cilindros 2.0 Turbo mono-combustível (gasolina) de 220 cavalos, 35,7 Kgfm de torque associado a uma transmissão automática S-Tronic de dupla embreagem de seis marchas.
Trata-se de do mesmo conjunto do Golf GTI, que é para entusiasta nenhum vai colocar defeito.
Audi A3 Sedan nacional - novas suspensão e transmissãoVoltando ao A3 Flex, o contexto deixa claro, portanto, que a estratégia da Audi do Brasil com o modelo: tornar o A3 Sedan 1.4 Flex nacional convergente ao que o consumidor de
Corolla aprecia: maciez, suavidade, progressividade, conforto e silêncio.
Dessa forma, um Audi A3 com tais características pode ser um modelo altamente atrativo para o consumidor de Corollas GLi/XEi, que estão na faixa de R$ 75 mil a R$ 90 mil, e quer migrar a um patamar superior.
Hoje, esse consumidor é atendido pelo Corolla Altis, na casa de R$ 100 mil. Mas a verdade é que não há muita diferença, sobretudo em termos de imagem, entre um Corolla GLi/XEi e um Altis. E aí que entra o
A3 Sedan 1.4 Flex nacional.
A Audi do Brasil deu ao
A3 1.4 Flex nacional uma
suspensão mais macia e confortável, 1.5 cm mais elevada, uma
transmissão mais suave, menos esportiva, mais progressiva e que não faz ruídos de peças metálicas. E absolutamente robusta - até mesmo porque é fabricada por uma subsidiária da Toyota, a AISIN.
E, então, tem-se um carro que tem características apreciadas pelo consumidor do Corolla: maciez, conforto, suavidade, e agrega uma marca premium (status), um melhor acabamento interno, um motor mais moderno e eficiente e até mais desempenho.
Com isso, posiciona-se o A3 Sedan 1.4 nacional na faixa de mercado até agora inexplorada, que é entre R$ 100 mil (onde terminam os sedãs médios generalistas - Corolla/Civic/Jetta/Focus) e R$ 130 mil, que é onde começam os sedãs médios premium (BMW Série 3/Mercedes Classe C e Audi A4 e A3 2.0 Ambition).
E esse Audi A3 1.4 flex nacional atende ao que o consumidor brasileiro em geral, e o do Corolla em particular, gosta, o que torna mais claros os motivos de marketing que subsidiaram as alterações técnicas no Audi A3 nacional.
ConclusãoO Audi A3 Sedan nacional é um modelo diferente do vendido no mercado europeu, por ter adotado um motor mais potente, suspensão mais macia e robusta, além de uma transmissão mais confiável, silenciosa e suave.
Essas alterações, além de adequar o carro ao tipo de pavimentação que existe no Brasil, também vem ao encontro das preferências do consumidor médio brasileiro, que valoriza conforto e maciez em detrimento de dirigibilidade.
COMENTÁRIOS: Ainda acho um absurdo um carro "premium" não oferecer ar digital. As rodas daquele modelo branco devem ser oferecidas como acessório nas concessionárias. Na Europa, tem medidas em aro 18 e 19, sendo a maior opcional no S3