Para cumprir Inovar-Auto, três montadoras apostam em turbo com tecnologia flex
18/03/2013
Por: Ricardo de Oliveira |
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O Inovar-Auto vai exigir metas mais duras de consumo e emissões para os carros nacionais até 2017. Para cumprir tais metas, algumas montadoras vão recorrer ao turbocompressor aliado à tecnologia flex. Pelo menos três delas já fecharam contratos para adquirir turbocompressores da fabricante Honeywell. A empresa espera que a demanda por turbo triplique nos próximos anos, visto que para reduzir em consumo em 12%, estes três fabricantes vão apostar em carros nacionais equipados dois modelos de turbo da Honeywell: NGT10 e NGT12. A produção nacional deverá ser superior a 100.000 unidades/ano.
Na primeira fase, essas montadoras (não reveladas) usarão estes modelos de turbo em motores acima de 1.0 e para modelos de tamanho compacto e médio, indo de 1.3 a 2.0 litros. Depois será a vez dos 1.0 litro. A empresa diz que só o turbo representa economia de 10%, além de tecnologias integradas aos novos motores, que inclui comandos variáveis, blocos de alumínio e injeção direta, por exemplo.
Pelos pedidos feitos à Honeywell, todos os modelos entre 1.5 e 2.0 deverão ter turbo nos próximos anos, mas os 1.0 de até 80 cv continuarão a ser aspirados. Os testes nas montadoras, clientes da empresa, já começaram há um ano e meio atrás. Enfim, unir a tendência downsizing à tecnologia flex será o futuro do carro nacional. Quais serão estas montadoras? Provavelmente Volkswagen, PSA Peugeot Citroën e Ford. O que você acha?
[Fonte: Automotive Business]