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Novo Regime Automotivo

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Grilo
pliniodemarco
6 participantes

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1Novo Regime Automotivo Empty Novo Regime Automotivo Seg 2 Abr - 17:33

KÜLL



Carros novos deverão ter mais de 75 cv e 9 kgfm de torque


Novo Regime Automotivo Date 01/04/2012 | 07:36 Novo Regime Automotivo User Henrique Rodriguez , Posted in BRASIL , INVERDADES , MERCADO Novo Regime Automotivo Icon18_email


<p>
Novo Regime Automotivo 271482_Papel-de-Parede-M100-Effa_1024x768_thumb_thumb
Com o objetivo de estimular o aprimoramento dos motores de modelos vendidos no Brasil, além de estudar novas regras de emissões, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) está julgando a possibilidade de obrigar que carros com motores com deslocamento acima dos 960 cm³ tenham potência maior que 75 cavalos.

A determinação poderá gerar efeitos positivos no trânsito das cidades nos próximos anos. Pesquisas apontam que veículos lentos, tanto em aceleração como em retomadas, são muitas vezes culpados por impedir o trânsito de fluir como deveria, além de impedirem um melhor aproveitamento dos semáforos abertos.

No entanto, a medida mais parece um novo empecilho para carros chineses, principalmente os utilitários pequenos, que contam com motor de 970 cm³ que gera 46 cv e 7,9 kgfm de torque, fornecido pela Suzuki. São poucos os modelos nacionais que não se enquadram, e também por muito pouco.

A nova resolução deverá ser promulgada antes do primeiro semestre.



FONTE: http://www.novidadesautomotivas.blog.br/2012/04/carros-novos-deverao-ter-mais-de-75-cv.html



COMENTÁRIOS: É, por enquanto, parece mesmo é outra medida protecionista não tarifária. Por que não incentivar a vinda de motores de classe mundial, tipo os 3 cilindros da Ford, o 1.0 EcoBosst, tão elogiado na 4 Rodas, equipando o Focus (!!!) ou o 1.2 da Peugeot, igualmente elogiado?

2Novo Regime Automotivo Empty Re: Novo Regime Automotivo Seg 2 Abr - 18:16

Fabiano

Fabiano

Hahahahahha, realmente inacreditavel, tiraram o setor pra zuar agora.....

http://www.oticainova.com.br

3Novo Regime Automotivo Empty Re: Novo Regime Automotivo Seg 2 Abr - 22:19

Grilo

Grilo
Administrador

Desde quando se preocupam em melhorar o trânsito?

Protecionismo ao extremo!

http://www.autouniverso.com.br

4Novo Regime Automotivo Empty Re: Novo Regime Automotivo Ter 3 Abr - 10:13

R8V

R8V
Administrador

Sai mais barato do que investir em infraestrutura, não?

Se isso fosse responsável pelo trânsito lento, o que não é o caso,precisaria avaliar outros fatores, como relação peso x potência, por exemplo.

Ridículo!

5Novo Regime Automotivo Empty Re: Novo Regime Automotivo Ter 3 Abr - 12:05

Fabiano

Fabiano

Olha, andei pensando nisso, quem sabe começam a fazer motores 1.0 com turbo em torno dos 80-90cv com um otimo torque.

http://www.oticainova.com.br

6Novo Regime Automotivo Empty Re: Novo Regime Automotivo Ter 3 Abr - 16:34

Grilo

Grilo
Administrador

Que tal tirar os radares a 50Km/h que travam todo o trânsito?

Aposto que seria muito mais fácil e ajudaria muito mais o trânsito.

Ah, esqueci; radar é fonte de renda e isso não evita o avanço dos chineses...

http://www.autouniverso.com.br

7Novo Regime Automotivo Empty Re: Novo Regime Automotivo Ter 3 Abr - 17:47

KÜLL



Acho que a lei dos carros populares já deu o que tinha que dar, inclusive porque foi mesmo é feita de encomenda para a Fiat. Em vez de colocar a "trava" na cilindrada, deveriam colocar em um misto de consumo e emissões, independente da cilindrada; óbvio que com um "plus", para quanto mais alta fosse a cilindrada. Em muitos países da Europa é assim e nos EUA é cobrada uma taxa de carros de alta cilindrada, como se fosse um extra pelo "direito" de poluir mais. Assim teríamos acesso a motores, tipo o tão bem falado 1.2 tricilíndrico da PSA.

8Novo Regime Automotivo Empty Re: Novo Regime Automotivo Ter 3 Abr - 17:51

KÜLL



03/04/2012


Governo cria novo regime automotivo




Programa entra em vigor em 2013, vai até 2017 e terá tabela de pontos; entenda



























Da Redação







Novo Regime Automotivo 0,,61270945,00 O governo brasileiro enfim anunciou nesta terça-feira (3) a criação de um
novo regime para a indústria automobilística nacional, que entra em
vigor em 2013 e terá validade de cinco anos (até 2017). O programa
mantém a proposta original do Plano Brasil Maior, anunciado em setembro de 2011. A meta é atrair investimentos das matrizes em insumos, conteúdo regional (Mercosul) e inovação. Para tanto, haverá uma tabela de pontos, que premiará as montadoras com reduções no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
A medida, no entanto, só valerá a partir do ano que vem. Para 2012, será
mantido o regime em vigor desde meados de dezembro, que eleva em 30
pontos percentuais o IPI para veículos importados de fora do eixo
Mercosul-México
. A partir de 2013, essa sobretaxa funcionará como moeda
de troca: quanto maior forem os investimentos em novas tecnologias e na
inclusão de peças produzidas no Mercosul, maior será o desconto na
alíquota. E esse abatimento virá em forma de créditos pagos ao longo do
período.
O novo regime automotivo, claro, também vai privilegiar as montadoras que optarem por construir fábrica(s) no Brasil. Em vez de exigir de imediato os 65% de conteúdo regional, como anunciado no Plano Brasil Maior, as fabricantes terão um prazo de três anos para atingir o percentual – tempo que o governo acredita ser mais que suficiente. Assim funcionará para Chery, Hyundai e JAC Motors, três montadoras que ainda não possuem unidade no país, mas que já assinaram termos de compromisso para as construções.
No caso das montadoras instaladas no país (como Fiat, Nissan e Toyota,
que também estão construindo novas fábricas), o governo entende que
estas já cumprem as exigências. Mesmo assim, salienta que todas terão de
melhorar os índices de nacionalização e investimentos em inovação. Por
enquanto, os líderes brasileiros ainda não informaram como funcionará o
desconto no IPI. Uma tabela, junto com as novas regas, serão publicadas
em breve.

Regras do novo regime automotivo
A partir de 2013, as montadoras que quiserem participar do novo regime e
ganhar reduções no IPI terão de cumprir os seguintes pré-requisitos:

- Investir pelo menos 0,15% da receita bruta em inovação; em 2017, esse percentual subirá para 0,5%;
- Investir no mínimo 0,5% da receita bruta em engenharia; em 2017 o percentual subirá para 1%;
-
Cumprir um mínimo de 8 das 12 etapas de produção de veículos leves no
país, e 10 das 14 para pesados; em 2017, são exigidas 10 de 12 etapas
para os leves, e 12 de 14 para os veículos pesados;
-
Aderir ao programa de etiquetagem, que mede a eficiência energética dos
veículos, com pelo menos 25% dos modelos produzidos no país; em 2017,
100% dos veículos deverão participar do programa controlado pelo
Inmetro; atualmente essa participação é voluntária.

FONTE: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI301166-10142,00-GOVERNO+CRIA+NOVO+REGIME+AUTOMOTIVO.html

COMENTÁRIOS: Ou seja, neste ano vai mesmo é funcionar como uma "trava", dando um calor nas importadoras para ver o quanto se desesperam em perder o mercado brasileiro. Ainda assim, para aquelas que aderirem, três anos é um período razoável.



Última edição por KÜLL em Ter 3 Abr - 17:57, editado 1 vez(es)

9Novo Regime Automotivo Empty Re: Novo Regime Automotivo Ter 3 Abr - 17:54

KÜLL



Nova medida do governo pode isentar veículos importados do aumento de IPI
fabricados com peças brasileiras





  • Por Redação
  • Em 3/04/2012

  • 26 comentários






Novo Regime Automotivo F%C3%A1brica-da-Kia-na-Cor%C3%A9ia-do-Sul

O ministro do Desenvolvimento, Fernando
Pimentel, anunciou nesta terça, 3, novas regras para o IPI (Imposto sobre
Produtos Industrializados) para automóveis importados comercializados no mercado nacional. A
partir de 2013, as montadoras que adquirirem peças nacionais e do Mercosul e
investirem um mínimo de seu faturamento em pesquisa e inovação serão
beneficiadas com uma redução no imposto a partir do ano que vem, e pode chegar a
30 pontos percentuais.

Isso indica que o polêmico aumento de IPI
para automóveis importados anunciado no final do ano passado poderia ser nulo
para a montadora que cumprir essas tais “regras”. Um exemplo: se a
Kia Motors produzir seus veículos lá na Coreia do Sul em pelo menos seis etapas das 11
do processo de produção com componentes nacionais, poderá ficar isenta do
acréscimo de 30% do imposto para carros fabricados fora do Brasil e dos países
com qual o governo nacional tem acordo – como México, Argentina, etc.


As montadoras deverão exercer três de quatro
pré-requisitos, que irão reduzir gradualmente o aumento na alíquota de IPI no
preço dos carros. A fábrica que comprovar as compras de peças e
outros componentes fabricados no Brasil pode receber um desconto extra de 2% no
IPI regular.

De acordo com Pimentel, o objetivo é elevar o
conteúdo regional, assegurar o investimento em pesquisa e desenvolvimento e
ampliar a eficiência energética dos veículos.


FONTE: http://www.noticiasautomotivas.com.br/nova-medida-do-governo-pode-isentar-veiculos-importados-do-aumento-de-ipi-fabricados-com-pecas-brasileiras/

10Novo Regime Automotivo Empty Re: Novo Regime Automotivo Ter 3 Abr - 18:01

KÜLL



3/04/2012 - 15h59

/ Atualizada 03/04/2012 - 17h50


Governo vai 'fiscalizar' novos carros; indústria de autopeças sai ganhando







Da Agência Brasil
Com Redação

Em Brasília (DF)
Em São Paulo (SP)












Comentários 2













  • Novo Regime Automotivo Presidente-dilma-rousseff-cumprimenta-o-ministro-fernando-pimentel-desenvolvimento-industria-e-comercio-exterior-durante-cerimonia-de-ampliacao-do-plano-brasil-maior-de-incentivo-a-industria-1333481913879_615x470
    Presidente Dilma Rousseff cumprimenta o ministro Fernando
    Pimentel na cerimônia de ampliação do plano Brasil Maior, de incentivo à
    indústria; Anfavea fez elogios contidos


















Entre as medidas anunciadas nesta terça-feira (3) para aquecer a
economia e ajudar a indústria nacional a enfrentar a crise econômica
mundial, o setor automotivo ganhou um novo regime para substituir o
atual, que perde a vigência em dezembro deste ano. Uma das medidas é uma
espécie de "fiscalização" dos projetos de novos modelos, por meio da
qual verificará se suas determinações estão sendo cumpridas.

O novo regime, que terá validade de 2013 a 2017, inclui novas condições
de habilitação para as futuras fábricas, além de incentivos. O objetivo
é atrair investimentos para a produção de novos modelos no Brasil.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
(MDIC), haverá uma fase de transição entre os dois modelos.


De acordo com a proposta apresentada pelo ministro Fernando Pimentel,
na solenidade em que o governo anunciou medidas gerais para a economia e
indústria nacionais, a meta é aumentar o conteúdo regional, medido pelo volume de aquisições de peças e insumos estratégicos.
Outro objetivo é assegurar investimentos em inovação e o volume de
gastos em engenharia e tecnologia industrial básica, com eficiência
energética com etiquetagem veicular e a redução da emissão de dióxido de
carbono.


Conforme a proposta, empresas que quiserem incentivos terão de apresentar um projeto de investimento em novos modelos.
Durante a construção de uma fábrica, o Imposto sobre Produtos
Industrializados (IPI) recolhido sobre os importados gerará créditos
tributários, que serão usados após o início da produção do novo parque
fabril. O crédito será limitado a metade da capacidade prevista no
projeto aprovado pelo governo. Haverá também cota de importação.


Neste ano, porém, não haverá qualquer alteração no IPI, e o incentivo
para redução do imposto será condicionado ao esforço de produção e
inovação a partir de 2013. A redução do IPI também será calculada com
base no valor da compra de peças e materiais no Brasil. De acordo com a
proposta, quanto maior a compra, maior o benefício, que será calculado
em até 30 pontos percentuais do IPI.

Está prevista ainda no pacote a redução adicional de dois pontos
percentuais no IPI para empresas que investirem em pesquisa,
desenvolvimento e engenharia.

A presidente Dilma Rousseff disse, durante a cerimônia de apresentação
das medidas, que a indústria automotiva do Brasil teve um "crescimento
estarrecedor" nos últimos anos, e lembrou que as principais fabricantes
de veículos do mundo possuem filiais no país.

Dilma também afirmou que "temos de lutar contra a concorrência predatória e desleal, contra o dumping,
contra práticas protecionistas ilegítimas, e diante disso vamos agir
com firmeza nos organismos internacionais e adotar todas as salvaguardas
possíveis para defender nossas empresas, nossos empregos e a renda dos
nossos trabalhadores". Impossível um recado mais claro a montadoras como
as chinesas JAC e Chery, e também às sul-coreanas Hyundai e Kia,

FALA A ANFAVEA
O vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos
Automotores (Anfavea), Rogélio Golfarb, que participou da cerimônia no
Palácio do Planalto, disse acreditar que, ao longo do regime, quando se
começar a desenvolver a tecnologia e o conteúdo locais e houver redução
de custos produtivos, haverá ganho de competitividade.

"O objetivo desse regime não é o mercado neste momento, é desenvolver a
indústria nacional automotiva e a inteligência automotiva. Acho que,
nisso, ele cumpre muito bem o papel, e é isso que vai gerar
competitividade. A melhor maneira de proteger o mercado é desenvolver
competitividade local", disse Golfarb.

A Anfavea soltou uma nota oficial no final da tarde desta terça comentando as medidas. Eis seu texto integral:

"A adoção do novo regime automotivo brasileiro para o período
2013-2017 é positiva como fator de valorização da produção nacional, de
estímulo à inovação e desenvolvimento tecnológico e incremento dos
investimentos da indústria automobilística no país. O Brasil é um dos
principais mercados automotivos do mundo, com potencial favorável de
expansão nos próximos anos. A expectativa da Anfavea é de que o novo
regime automotivo, associado à políticas setoriais e estruturais de
competitividade, possam promover o fortalecimento e o adensamento da
cadeia industrial automotiva e consolidar o Brasil também como produtor
automobilístico de classe mundial"
.


FONTE: http://carros.uol.com.br/ultnot/2012/04/03/governo-vai-fiscalizar-novos-carros-industria-de-autopecas-sai-ganhando.jhtm

11Novo Regime Automotivo Empty Re: Novo Regime Automotivo Qua 4 Abr - 8:57

Fabiano

Fabiano

Odeio planoso com validade, fica com cara de arranjo de ultima hora, e assim nunca teremos um rumo a ser seguido.

http://www.oticainova.com.br

12Novo Regime Automotivo Empty Re: Novo Regime Automotivo Qua 4 Abr - 11:27

R8V

R8V
Administrador

É um remendão,mas podia ser bem pior.


De fato, a questão da cilindrada está superada, pois deviam preocupar-se com as emissões; quanto à questão de carros "populares" deveria ser revista, pois eles ainda estão muito caros.

13Novo Regime Automotivo Empty Re: Novo Regime Automotivo Qui 5 Abr - 11:49

KÜLL



Nacionalização: índice que será anunciado pelo governo será de
55%





  • Por Redação
  • Em 5/04/2012






Novo Regime Automotivo Fabrica-gm-rs

O novo regime automotivo nacional deverá ser publicado somente na
próxima semana, e vai incluir uma importante mudança no cálculo do índice de
nacionalização dos veículos.

A partir de 2013, o novo índice mínimo exigido para
nacionalização de um veículo passa de 65% atuais para 55%. No entanto, o cálculo
deixa de ser feito com base no faturamento do fabricante.


O novo índice vai levar em conta o custo dos insumos e peças adquiridos pelo
fabricante e instalados no veículo
. Na prática, o índice subiria de 65 para 75%
se levar em conta o cálculo atual.

Com isso, as montadoras terão que adquirir realmente mais itens nacionais
para montagem de seus veículos, reduzindo as importações de peças. Assim,
podemos prever um aumento na produção de autopeças nacionais para atender à
indústria nacional.

O crédito do IPI será feito na venda do veículo, caso o fabricante
atenda ao requisito mínimo de 55% de peças e insumos nacionais. Haverá ainda o
desconto de até 2% caso haja investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas
tecnologias.

[Fonte: Automotive
Business]


FONTE: http://www.noticiasautomotivas.com.br/nacionalizacao-indice-que-sera-anunciado-pelo-governo-sera-de-55/


Política
e Legislação

Regime automotivo: novo índice de
nacionalização será de 55%


peças e insumos entrarão na conta

Redação AB, com Agência Estado

O decreto que regulamenta o
novo regime automotivo deve ser publicado até a próxima semana,
de acordo com a Receita Federal. A regulamentação trará, entre outros
detalhamentos, o porcentual mínimo de nacionalização que passará a ser exigido
das montadoras, a partir de janeiro de 2013, para efeito da isenção da
sobretaxação de 30 pontos porcentuais IPI. “O índice vai ser calibrado para
anular os 30 pontos se a empresa tiver 55% de conteúdo regional”, afirmou João
Hamilton Rech, coordenador de tributos sobre a produção da Receita.

O
índice é inferior ao de 65% definido desde setembro passado pelo Decreto 7567 e
que vale até o fim deste ano. A diferença está na mudança do cálculo, que
passará a ser feito somente sobre o custo dos insumos e componentes usados na
produção dos veículos (leia aqui) – hoje a fórmula leva em conta o
faturamento total da empresa, que inclui custos administrativos e salários. Na
prática, os 55% exigidos equivalem a algo como 75% pelo formato atual.


Segundo Rech, as despesas com componentes e insumos nacionais vão gerar
créditos de IPI que serão abatidos “já na nota fiscal” do imposto que deveria
ser recolhido na venda. Ele lembrou que, além dos 30 pontos, há o benefício de
abater mais 2 pontos de IPI com base em despesas com pesquisa e engenharia.


A Receita lembrou ainda que, embora o regime só entre em vigor em 2013,
com revogação do regime atual, que acaba em dezembro de 2012, as medidas
relativas à habilitação das montadoras já estão valendo. “Precisamos que as
empresas façam a habilitação ainda em 2012”, afirmou Rech.

COTAS DE
IMPORTAÇÃO


As empresas que ainda não produzem no País também poderão
gerar crédito tributário sobre uma cota de importação. A montadora que se
habilitar junto ao governo, com base em um projeto de instalação no Brasil,
durante o período de construção da linha de produção pode acumular o crédito
limitado a 50% da sua previsão de produção. “Se a empresa vai fabricar 100 mil
veículos por ano, por exemplo, vai poder importar metade dessa previsão anual
(50 mil unidades) gerando o crédito”, explicou Rech. Ele lembrou que, enquanto a
fábrica está sendo construída, a empresa não poderá usar o crédito. Só irá
utilizar posteriormente, nos veículos já fabricados no Brasil.

MEDIDA
PROVISÓRIA


Na quarta-feira, 4, foi publicada no Diário Oficial da
União a Medida Provisória 563 (leia aqui), que nos seus artigos 31 a 33 trata do
Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva
de Veículos Automotores, batizado pelo governo de Inovar-Auto. A MP oficializa
as medidas anunciadas no dia anterior (leia aqui), mas o detalhamento das regras de
habilitação para receber os incentivos fiscais do Inovar-Auto será feito por
meio do decreto esperado para a semana que vem.

FONTE: http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/13638/Regime%20automotivo%20novo%20%C3%ADndice%20de%20nacionaliza%C3%A7%C3%A3o%20ser%C3%A1%20de%2055

14Novo Regime Automotivo Empty Re: Novo Regime Automotivo Qui 5 Abr - 11:52

KÜLL



Importadores terão cotas sem aumento de IPI – novas marcas deverão
chegar





  • Por Redação
  • Em 4/04/2012

  • 36 comentários






Novo Regime Automotivo Exclusivo-great-wall-hover-a-partir-de-r71000-1

O governo definiu que também haverá cotas para empresas que importam
carros para o Brasil, mas que apresentem planos
de produção para o futuro.

A medida visa tanto facilitar a entrada de uma marca já com planos de
produção quanto atrair outros possíveis investimentos no futuro.

As cotas estarão isentas do aumento de IPI, mas as empresas de planejam
produção no país terão de recolhê-lo e depois ganharão os créditos quando
começar a operação. A cota ainda não foi definida, mas vai garantir até 50% do
que será produzido.

Assim, quem se dispõe a produzir no futuro 1.500 carros por
mês, vai poder importar agora 750 sem pagamento de IPI maior. Esse valor será
devolvido já na produção. Além disso, o crédito só será válido para modelos do
mesmo segmento.

Haverá ainda cotas isentas de aumento para importadoras que ainda não possuem
planos para produção, mas que com o aumento das vendas, possam definir projetos
de fábrica local. A cota sem IPI maior será garantida pelo governo para
facilitar sua entrada no mercado.

Já para as montadoras instaladas no país, haverá cotas para importação
de determinados modelos sem aumento de IPI. Este caso só será válido para
investimentos em uma linha de produção para o mesmo ou gastos com tecnologia nos demais produtos.

Agora vamos esperar que estas cotas estejam definidas pelo governo, o que
deverá acontecer em alguns meses. Com isso, novas e velhas marcas estrangeiras
poderão novamente pensar em vender seus carros no país.

O mercado nacional já mostrou que tem potencial para atrair investimentos de segmentos diversos. De
carros populares a modelos de luxo de marcas
Premium, todos querem ganhar um pedaço maior do mercado nacional.

[Fonte: Estadão]


FONTE: http://www.noticiasautomotivas.com.br/importadores-terao-cotas-sem-aumento-de-ipi-novas-marcas-deverao-chegar/

15Novo Regime Automotivo Empty Re: Novo Regime Automotivo Qui 5 Abr - 17:14

Fabiano

Fabiano

Estou sondando esse Great Wall Hover Cuv, simplesmente me apaixonei por ele.....

http://www.oticainova.com.br

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