VW Up!: preços (estimativa), consumo e especificações Categorias:
Segredo ,
Volkswagen ,
VW-Up. 4 Comentários .post-header-line-1 { padding: 0 0 15px 0; }
O VW UP! chega às concessionárias da Volkswagen em fevereiro de 2014, mas sua produção no Brasil começa este mês de novembro de 2013, na fábrica da Volkswagen em Taubaté - interior do Estado de São Paulo. O novo compacto - que tem a missão de devolver a liderança do mercado brasileiro à montadora alemã - será vendido em carrocerias de duas e quatro portas, e terá desde o lançamento, além da básica, uma versão aventureira, chamada Cross Up! No final de 2014 chegam a versão luxuosa - Black Up! - e a esportiva - cujo nome What´s UP! está em estudo. Em 2015 chega o VW Taigun, que é o SUV compacto construído sobre a plataforma do VW UP!
VW UP! brasileiro - diferenças em relação ao alemão
O VW UP! brasileiro será maior que o modelo alemão. O entre-eixos cresceu 3 cm, para 2,45 metros (contra 2,42 do germânico) - o que permitiu uma ampliação da capacidade do porta-malas para 280 litros (contra 250 litros do modelo alemão). O VW UP! brasileiro 4 portas terá o vidro traseiro que desce (basculante no alemão) e a coluna "C" mais larga, mas mantendo a identidade visual.
Interior
Ao contrário do Up! europeu, o brasileiro terá um interior sem partes pintadas na cor da carroceria. Tudo será recoberto de plástico preto - com materiais da mesma qualidade dos observados no Gol. O volante terá opcionalmente comandos multifuncionais e haverá, inclusive, um sistema multimídia, também opcional.
O VW Up! de entrada virá com rodas de 14 polegadas de aço recobertas por calotas e vidros com acionamento manual, mas, como a legislação exige, haverá duplo air-bag dianteiro e freios ABS.
Motor: consumo de mais de 20 Km/l de etanol em estrada
O motor do VW UP! será o 1.0L de três cilindros que já está no Fox Bluemotion, mas como o UP! é mais leve, os já excelentes números de consumo do Fox serão ainda melhorados no VW Up! - que ostentará números de consumo de álcool em estrada superiores a 20 Km/l. Isso permitirá que o tema "economia de combustível" se transforme em um dos pilares da campanha de marketing de lançamento do carro.
Além disso, os 82 cavalos e os 10,4 Kgfm de torque do motor tornarão o VW UP! um carro mais ágil e rápido nas respostas que o VW Fox Bluemotion, pois o novo compacto alemão é mais leve e com aerodinâmica aprimorada. Em resumo: ele é mais econômico e anda mais que o Fox.
Preços
Os níveis de preço do VW UP! serão os seguintes (valores fruto de especulação e sem caráter oficial).
- VW Up! 2 Portas - básico ~ R$ 27.000 reais
- VW Up! 4 Portas - básico ~ [pouco menos de] R$ 30.000 reais
- VW Cross Up! ~ R$ 35.000 reais
Conclusão
Levando-se em consideração que o Fiat Uno - o principal adversário do VW Up! e segundo carro mais vendido - tem preço inicial de R$ 26.270, e o VW Gol G6 2 portas - atual líder do parte de R$ 27.920 - podemos concluir que o VW Up! tem potencial para se tornar o novo líder de vendas do mercado brasileiro.
Com informações: [Revista Car and Driver]