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KÜLL
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Fabiano
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31NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 29 Nov - 11:48

KÜLL



Toyota Yaris é registrado no Brasil em versão de produção


Posted on 28. nov, 2011 by Henrique Rodriguez in Segredos, Toyota
















NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Toyota-YarisApós ser registrado em versões conceituais, desta vez o Toyota Yaris aparece no registro de patentes nacional
com suas formas definitivas. O modelo, reestilizado no início do ano, é
cotado para ser vendido no Brasil há anos, mas os boatos nunca
avançaram. Por aqui ele seria um concorrente direto do Honda Fit.



O modelo chegou esta semana ao México
equipado com um motor 1.5i 16v de 106 cv, airbags frontais, freios ABS,
rodas de liga leve, direção elétrica, vidros elétricos, ar
condicionado e sistema de som com controles no volante, custando o
equivalente a quase R$ 30 mil.

Estaria a Toyota cogitando a produção do Yaris no Brasil para ocupar o abismo
a faixa de preço entre o Etios e o Corolla? Cá entre nós, me parece
muito estranho a Toyota se lançar entre modelos mais baratos apenas com
o Etios…

Foto | Reprodução INPI


FONTE: http://autossegredos.com.br/?p=19938

32NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 29 Nov - 16:15

Fabiano



Seria interesante a Fiat trazer um belo Chrysler sedã para competir com carros do tipo e porte do Fusion do mexico por exemplo, e esse prototipo ai das fotos me pareceu ser moderno, vamos ver, mas na questão de volume, seria mais interesante não ter a produção aqui e ter uma opção viavel da marca neste segmento.

Sobre o Yaris, bem, essa é uma novela de capitulos quase infindaveis.....

http://www.oticainova.com.br

33NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 29 Nov - 16:16

Grilo


Administrador

Com três carros inéditos, Toyota mira 8% do mercado brasileiro até 2015

A Toyota tem planos ambiciosos para o Brasil, que prometem tirar a companhia da relativa apatia que a mantém distante do topo do ranking das fabricantes. A marca japonesa é apenas a sétima maior vendedora de veículos no país, com 3,28% de participação no mercado este ano (até o final de outubro), em contraste com a circunstancial posição de maior vendedora global assumida em 2008 devido à crise da General Motors, agora abalada pelos efeitos do terremoto/tsunami de março no Japão.
A meta da Toyota do Brasil é elástica, mas mesmo em seu piso é ousada: obter entre 5% e 8% do mercado brasileiro em até três anos, segundo UOL Carros apurou junto a fontes da empresa.

Isso significa que a Toyota quer ter, até o final de 2015, uma fatia que hoje a colocaria na quinta posição entre as montadoras, quase empatada com a Ford (8,62%) e acima da Renault (7,01%). Essa projeção, obviamente, desconsidera as promessas de crescimento das demais fabricantes -- se todas se confirmassem, a soma passaria de 100%.


GIGANTE EM RISCO
A Toyota é a maior vendedora de veículos no Japão, embora em termos absolutos seu principal mercado seja o norte-americano -- fator contribuinte para o breve status de maior do mundo que a fabricante experimentou. A apreciação do iene frente ao dólar, que tem provocado o deslocamento para o exterior da produção de Honda e Nissan (em direção a México e países "mais baratos" da Ásia), já projeta uma incômoda sombra de desestabilização sobre a empresa dentro de sua própria casa.

Com previsão de recuo de 14,2%, o mercado automotivo interno do Japão deve ser de 4,25 milhões de unidades este ano.

No Brasil, a Toyota lidera no segmento dos sedãs médios, com o Corolla mantendo boa dianteira mesmo com a chegada de rivais fortíssimos (entre outros, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta) e ainda aguardando os efeitos da virada de geração do Honda Civic, esperáveis para o final do primeiro trimestre de 2012 -- apesar de já apresentado à imprensa, o Civic chega às lojas apenas em janeiro.

No segmento dos utilitários e comerciais leves, a Toyota aposta muitas fichas na picape Hilux, que acaba de passar por um facelift e em 2012 ganha opção de motor bicombustível. Entre as picapes médias, ela só perde para a Chevrolet S10, que será substituída no ano que vem pela variação brasileira da Colorado. O número projetado para a Hilux é de 40 mil unidades em 2012, mais do que venderá a S10 em 2011. O SUV irmão da picape, o SW4, chegaria no ano que vem a 10 mil unidades.

Fabricados fora do eixo Mercosul-México, o SUV compacto RAV4 (que recentemente ganhou uma versão 4x2) e o sedã grande Camry completam a gama da Toyota -- e podem ser penalizados pelo aumento do IPI, em vigor a partir de 15 de dezembro próximo.


NOVO PÚBLICO
A Toyota não vai crescer no Brasil como espera oferecendo apenas produtos relativamente elitistas, vale dizer, ainda distantes do que pode almejar uma nova classe média em processo de consolidação. E sabe disso.


UOL Carros apurou que, neste horizonte de três anos, a marca terá três modelos inéditos no Brasil -- o Prius, o compacto Etios e mais um, ainda misterioso. Os dois primeiros chegam já em 2012; o híbrido no segundo semestre, o Etios (que tem DNA indiano) talvez antes. A fabricante passaria a atuar no segmento de compactos, forte para ela em diversos países mas negligenciado no Brasil, onde marcas japonesas como a própria Toyota, a Honda e a Mitsubishi têm um status de sofisticação que não corresponde à imagem delas em outros mercados.

Além da estreia no segmento B, a Toyota planeja, num prazo de até sete anos, lançar no Brasil um quarto modelo inédito (este é um completo segredo) e promover o Prius de "carro de imagem", com vendas iniciais previstas de cerca de 100 unidades por mês, a carro de volume, disputando para valer entre os hatches médios. Por sinal, outro segmento no qual a Toyota do Brasil dorme em berço esplêndido.

Viagem a convite da Toyota do Brasil

Fonte: UOL Carros

http://www.autouniverso.com.br

34NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 29 Nov - 16:19

Grilo

Grilo
Administrador

A Toyota vai tirar o atraso em relação a Honda, o que já era hora. Fiquei muito animado com os novos produtos, em especial o Yaris - só espero que os valores não acompanhem os do Fit NOTAS INTERESSANTES - Página 3 439272



Espero que sejam cuidadosos para não perderem as qualidades do pós-venda, igual chegou a ocorrer com a Honda (que parece estar se recuperando).

http://www.autouniverso.com.br

35NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 29 Nov - 16:27

Fabiano

Fabiano

Sinceramente, não consigo ver o pequeno Yaris disputando vendas com quem compra um Fit, ou eu não vi uma foto correta ainda ou eles nem fazem parte do mesmo segmento.

http://www.oticainova.com.br

36NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 29 Nov - 16:42

KÜLL



SOBRE O DODGE HORNET: Ao que se sabe, usa a plataforma Alfa, da Giulietta, que nada mais é do que uma (grande) evolução da plataforma do Bravo, sendo que como no nosso Uno, pode crescer tanto em comprimento, largura e entre eixos e ter suspensões com eixo de torção ou multilink na traseira (se não me engano este Alfa é assim). Vai ser é um carro do tamanho de Civic, Corolla, Cruze, Elantra, etc.
Já foi anunciado que a Chrysler vai "subir na vida", ficando posicionada à Cadillac, por exemplo e seus produtos, vendidos na Europa como Lancia, serão os "luxuosos" do grupo Fiat, portanto, algo para competir com Fusion, só se for Dodge, ao menos nos EUA, porque ainda não consegui entender o posicionamento da Dodge em nosso mercado. Revistas e sites já disseram que o Brasil é o único mercado do mundo onde existem simultaneamente o Freemont e o Journey. Como a Ram agora é submarca, será que a Dodge vai ser a marca "utilitária" do grupo, com Journey, Durango mas, E O QUE MAIS? Tanto para a Dodge, quanto para a Fiat não vejo, ainda pelo menos, um bom posicionamento por aqui: a primeira, talvez transmita mais força e até mesmo mais exclusividade, mas falta capilaridade; à Fiat, sobra capilaridade, mas a marca tem uma tremenda dificuldade para emplacar carros maiores por aqui. COMO DISSE, A PORCARIA MESMO É EVENTUALMENTE PERDER MAIS UM MODELO PARA O MÉXICO. Já falam do Ducato indo para lá e agora, mais essa (muito embora a similaridade das plataformas Hornet/Giulietta e Bravo ajude a produção/montagem do modelo por aqui.

SOBRE O YARIS: a movimentação de registros já denuncia que será este o outro modelo da marca. A questão é DE ONDE ELE VIRÁ. Até onde eu sei, a empresa não tem fábrica no México e, na Argentina, a uniade é toda voltada a utilitários. O quanto será que a plataforma deste se assemelha à do Etios?

37NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 29 Nov - 17:00

Fabiano

Fabiano

Minha visão do grupo americano é quase essa, de Dodge ser utilitarios mas de luxo, Chrysler como sedãs de luxo e compactos e a Jeep como carros para trabalho, essa é minha visão da coisa, porque de produtos passa longe disso.

http://www.oticainova.com.br

38NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 29 Nov - 17:48

KÜLL



Fabiano escreveu:Sinceramente, não consigo ver o pequeno Yaris disputando vendas com quem compra um Fit, ou eu não vi uma foto correta ainda ou eles nem fazem parte do mesmo segmento.

EIS AQUI AS MEDIDAS DO NOVO TOYOTA YARIS, OBTIDAS NO SITE DA MARCA EM PORTUGAL:



Comprimento exterior (mm)3885
Largura exterior (mm)1695
Altura exterior (mm)1510
Via dianteira (mm)1485
Via traseira (mm)1470
Distância entre eixos (mm)2510
Capacidade do depósito de combustível (l)42

Como se nota, o carro é um pouco menor, mas pode ser colocado na categoria dos "compactos premium" por aqui. New Fiesta e Punto passaram a marca dos 4 metros já, mas mesmo assim, pensando em um carro completo, pode-se colocá-lo lá. A questão do Fit é que a Honda criou uma minivan para ser seu hatch e aí, o que temos é uma absoluta falta de modelos que se comparem com ele.

39NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Ter 29 Nov - 22:58

Grilo

Grilo
Administrador

Para ter uma idéia do tamanho, a foto dos dois juntos:

NOTAS INTERESSANTES - Página 3 01lfc0



obs. O Yaris da foto é a geração recém-substituída.

http://www.autouniverso.com.br

40NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 30 Nov - 11:31

KÜLL



Honda no Brasil: adeus Brio….



  • Por Redação
  • Em 30/11/2011


A Honda afirmou em Tóquio que não vai vender o Brio no mercado brasileiro. O modelo não deverá ser produzido ou vendido aqui nos próximos três anos. Ou seja, se vier só por volta de 2015.

Neste período, ele já estará perto de uma atualização e aí quem sabe. O modelo feito na Tailândia e recém chegado ao mercado indiano seria uma opção interessante para o consumidor, que assim poderia adquirir um Honda mais barato.

A Honda diz que o Brio não chegaria por menos de R$40.000 ao Brasil e para ser feito aqui, precisaria de no mínimo 40.000 carros por ano. A única esperança é que a fábrica mexicana da Honda em Celaya, fabrique o compacto tailandês e assim ele poderá chegar ao mercado nacional sem imposto de importação ou IPI maior.

Então, o quinteto atual deverá ser mantido até 2015, tendo o Civic 2012, o Accord atual, o CR-V 2012 (que chega em março) e os retrofit no City e Fit, também pela mesma época. A notícia também vem jogar um balde de água fria sobre os modelos CR-Z e Insight, já testados por nós.

Caso o governo resolva dar bons incentivos para carros híbridos e elétricos, essa dupla pode acabar chegando por aqui. Mas se a política não mudar, o consumidor brasileiro vai continuar conhecendo os modelos somente por aqui.

FONTE: http://www.noticiasautomotivas.com.br/honda-no-brasil-adeus-brio/



COMENTÁRIOS: Então é bom que não venha mesmo. Não é aceitável a marca ganhar mercado aqui não produzindo aqui.

41NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 30 Nov - 11:33

KÜLL



Honda adota injeção direta de combustível para motores a gasolina




  • Por Redação
  • Em 29/11/2011


A Honda decidiu adotar injeção direta de combustível para seus motores, a fim de obter melhor rendimento e acompanhar a concorrência, que investe cada dia mais nessa tecnologia. Esses novos motores trabalharão com o sistema Start&Stop para maior economia.

O CR-V 2012 vai estrear um desses novos motores com injeção direta. Será um 2.4 com 181 cv e 24,4 kgfm. O ganho de potência foi de 4 cv. Além desse bloco, a Honda vai lançar também versões 1.5 e 1.8 com injeção direta.

No topo de linha, um novo V6 3.5 com a tecnologia vai entregar 308 cv e 36,6 kgfm. Este terá um rendimento superior ao V6 3.7. A Honda ainda aposta no ciclo diesel mais eficiente para mover seus carros compactos e médios.

Nesse caso, um novo 1.6 turbo diesel vai render 118 cv e 30,4 kgfm, vai substituir o antigo 2.2. Essa versão deverá equipar principalmente o Civic 2012 europeu. Enfim, a Honda entra finalmente na era da injeção direta de gasolina.

FONTE: http://www.noticiasautomotivas.com.br/honda-adota-injecao-direta-de-combustivel-para-motores-a-gasolina/



COMENTÁRIOS: Logo, logo tal tecnologia deve acabar chegando ao 1.8, o que garante uma boa sobrevida ao motor.

42NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 30 Nov - 11:50

KÜLL



LEIAM ESTA MATÉRIA, SOBRE "SEGREDOS" TÃO FACILMENTE REVELADOS:

http://bestcars.uol.com.br/colunas3/mm366-segredos-divulgados.htm

43NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qua 30 Nov - 20:45

R8V

R8V
Administrador

Fato...

44NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 1 Dez - 0:47

pliniodemarco

pliniodemarco

Belo texto, esperava ler algo assim no Best Cars.

http://www.tigrao.info

45NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 1 Dez - 9:25

Fabiano

Fabiano

Eu sinceramente fiquei feliz que o Brio não venha, se for pra colocar um carro tão feio com a marca honda então que fique longe daqui, queria saber poquer não fazer um carrinho então bem basico e insonso como March ou Mirage, aposto que venderia bem, não basta ter apenas o "H" na frente pra ter sucesso de vendas.....

http://www.oticainova.com.br

46NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 1 Dez - 11:58

KÜLL



30/11/2011 - 18h00


Governo vai estimular nacionalização de automóveis importados, aponta ministro







Lourenço Canuto

Da Agência Brasil, em Brasília

O governo deverá publicar até o dia 15 de dezembro o segundo decreto do
ano para definir a criação de incentivos para a instalação de fábricas
de automóveis e estimular as indústrias que já estão produzindo no país.
A informação foi dada nesta quarta-feira (30) pelo ministro do
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

O anúncio foi feito durante a Confederação Nacional da Indústria
(CNI) da Conferência Américas + 10: Empresas e Empresários nas Américas
em 2022, na qual o ministro representou a presidente Dilma Rousseff.
Segundo Pimentel, a incidência do IPI (Imposto sobre Produtos
Industrializados) no setor automotivo, que atualmente é de 30%, vai aos
poucos ficar restrita aos produtos "importados".

De acordo com as regras estipuladas pelo governo, essa tributação será feita em duas frentes: 1. sobre as empresas que não promovem nacionalização dos produtos; 2. sobre as que não utilizam até 65% de partes produzidas no Mercosul.

As empresas que já estão instaladas e aquelas que vão implantar novas fábricas (como a chinesa JAC Motors, quer anunciou recentemente projeto de fábrica em Camaçari) ou apresentarem projetos de implantação de novos parques industriais e passarem por avanços tecnológicos vão ter tratamento diferenciado no imposto e contarão com benefícios nos prazos para se adequarem à utilização de conteúdo local.

Segundo o ministro, o decreto trará uma série de detalhes e terá de ser publicado até o dia 15 de dezembro -- a Justiça brasileira suspendeu a elevação do IPI para carros importados até o dia 15 que, teoricamente, voltaria a vigorar automaticamente a partir do dia 16.

Com Redação
FONTE: http://carros.uol.com.br/ultnot/2011/11/30/governo-vai-estimular-nacionalizacao-de-automoveis-importados-aponta-ministro.jhtm
09/11/2011 - 13h40



Importadoras 'genuínas' têm queda de 41,2% e temem IPI até 2016







Da Redação

A Abeiva (Associação Brasileira das Empresas importadoras de Veículos
Automotores) anunciou nesta quarta-feira (9) que somente duas de suas 27
associadas tiveram alta nos emplacamentos em outubro último, na
comparação com setembro. As importadoras filiadas à entidade fecharam o
mês passado com 13.264 unidades emplacadas, 41,2% menos que em setembro,
quando venderam 22.569 unidades.

O mercado automotivo em geral recuou cerca de 10% em outubro, mas
mantendo boa média diária de emplacamentos e o otimismo para novembro e
dezembro.

As marcas que avançaram nas vendas foram Aston Martin, que cresceu 50%
-- vendeu dois carros em setembro e três em outubro -- e a Changan
(ex-Chana), que saltou de 216 unidades para 242, crescendo 12%. Clique aqui para ver o relatório completo, e aqui para as vendas divididas por modelos.

Em seu comunicado à imprensa, a Abeiva passou a chamar os carros de
suas filiadas de "importados genuínos", numa referência ao fato de que
uma parte dos carros das marcas com fábrica no Brasil vem de países do
Mercosul e do México, sem penalização no IPI (Imposto Sobre Produtos
Industrializados) e sem taxa de importação.

De acordo com a avaliação de José Luiz Gandini, presidente da Abeiva e
da Kia Motors (que viu suas vendas despencarem 51,5%), nem mesmo a
decisão judicial de que o aumento do IPI passaria a valer apenas a
partir de 15 de dezembro ajudou as vendas das importadoras. "Obviamente o
consumidor brasileiro se retraiu. No primeiro momento após o anúncio do
decreto houve uma corrida às concessionárias de importadoras, mas logo
no início de outubro o setor sentiu duro golpe", disse Gandini.

"Estamos satisfeitos com a decisão do Supremo Tribunal Federal, mas
nossas associadas não tiveram tempo de se programar" ressalvou,
referindo-se à logística da importação "genuína" -- no caso dele,
originada na Coreia do Sul.

"O ciclo de importação, de pedido, confirmação do pedido, produção e
período de transporte, é de no mínimo 90 dias", explica o executivo.
"Assim, mesmo com a suspensão do IPI no dia 20 de outubro o setor ficou
impossibilitado de trazer mais unidades para o Brasil, já que os
próximos pedidos passam a desembarcar somente na segunda quinzena de
janeiro de 2012. Ou seja, já estarão em vigor as novas alíquotas do
IPI", lamentou Gandini.

No cômputo anual das vendas ainda há folgada vantagem neste ano: em
outubro de 2010 foram emplacados 10.562 "importados genuínos", e ante
este número as 13.264 unidades do mês passado ainda significam dianteira
de 25,6%. O resultado é ainda mais espetacular ao se considerar o
acumulado de janeiro a outubro, quando as associadas à Abeiva emplacaram
165.114 carros, 98,3% mais (sim, praticamente o dobro) que no mesmo
período de 2010 (83.254 veículos). Assim, as associadas têm agora 5,03%
do mercado brasileiro (no mês) e 5,92% no ano.

RUMOR E TEMOR
A Abeiva acredita que a tendência das vendas em novembro e dezembro é
de retomar a média mensal de 2011, chegando a 200 mil unidades neste
ano. Nos próximos 14 meses, todas as 27 associadas prometem manter as
operações no Brasil e reajustar os preços de seus produtos pela menor
taxa possível, com vistas a 2013 -- ano em que, segundo o decreto, a
alíquota do IPI volta aos níveis normais.

Ou não. Segundo Gandini, a Abeiva está preocupada com os rumores de que
o IPI especial seja estendido até 2016. "As manifestações do ministro
Guido Mantega [Fazenda], de ampliar os índices de nacionalização e de
localização regional para acima de 65%, sinalizam endurecimento com o
setor de importação", disse o executivo.

FONTE: http://carros.uol.com.br/ultnot/2011/11/09/importadoras-genuinas-tem-queda-de-412-e-temem-ipi-ate-2016.jhtm

COMENTÁRIOS: Isso é MONSTRUOSO, pois foi dada uma proteção à incompetência, à ineficiência, lembrando que o setor já está "aberto" aos importados a praticamente VINTE ANOS, portanto, tempo mais do que suficiente para que se conseguisse ESCALA, o que temos, sendo o 4º, 5º maior mercado do mundo; produtividade, tanto pelo tempo decorrido, quando pelos estímulos dados ao longo do tempo, em especial, o regime de financiamento oferecido pelo governo anos atrás, através do BNDES com jutos subsidiados e com isenção de impostos, por conta do governo federal. Agora, com a crise internacional se aprofundando, começam a aparecer declarações de "deixar o país" ou de congelamento de investimentos.
Aqui, quando o dólar está barato, não se investe (em maquinário e projetos em boa parte importados), porque é melhor importar, quando está caro, não se investe para "preservar" as finanças da operação aqui. Quando o mercado aqui está ruim, não se investe, porque não vende; se o mercado está bom, não se investe porque "não se mexe em time que está ganhando". Tudo isso, ultimamente escancarando o LUCRO BRASIL, que no fim das contas, serve mesmo para salvar as matrizes, para trazer carros importados que geram lucros, empregos e divisas lá fora ou mesmo para manter operações no México ou Argentina funcionando, pois caso contrário, fechariam.

47NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Qui 1 Dez - 18:43

R8V

R8V
Administrador

Era só o que faltava prorrogar esse absurdo!

48NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Empty Re: NOTAS INTERESSANTES Sex 2 Dez - 11:55

KÜLL




Seria este o novo Logan



NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Date
02/12/2011
|

10:10
NOTAS INTERESSANTES - Página 3 User
Henrique Rodriguez

Leia mais Novidades Automotivas: Seria este o novo Logan

http://novidadesautomotivas.blogspot.com/

NOTAS INTERESSANTES - Página 3 Dacia%252520logan%252520II_thumb%25255B2%25255D

O próximo passo da Dacia é lançar no mercado europeu o monovolume
Lodgy, em março, durante o Salão de Genebra. Mas a fabricante romena
controlada pela Renault também está trabalhando na segunda geração do
Logan, prevista para chegar ao mercado europeu em 2013. O
modelo sera caracterizado por um visual completamente novo, pelas
dimensões maiores e pelo interior ainda mais amplo, mas o projeto ainda
prevê que o sedã fique mais seguro. Na Europa ele será comercializado
com preço base de 9.000 euros, com motores diesel e gasolina com
potência entre 90 e 125 cavalos.
Fonte | Autoblog.rs
FONTE: http://novidadesautomotivas.blogspot.com/2011/12/seria-este-o-novo-logan.html

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