15/02/2012 - 21h35
Peugeot promete 208 no começo de 2013; 207 deve continuar Claudio Luis de Souza
Do UOL, em Ouro Preto (MG)
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Peugeot 208, a ser feito no Brasil, vai conviver com o "primo pobre" 207 em 2013
- VEJA FOTOS DO PEUGEOT 208
Atravessando
uma séria crise na Europa,
com fortes prejuízos financeiros e cortes de custos duríssimos, o grupo
PSA Peugeot Citroën promete reagir no biênio 2012/2013 -- ao menos no
Brasil. No caso da marca do leão, usando a arma mais interessante para o
consumidor: a ampla oferta de produtos. O objetivo é vender cerca de
100 mil carros no país este ano, atingindo 3% de participação no
mercado.
Em 2011, a Peugeot foi a 10ª colocada no ranking das montadoras no
Brasil, com 2,51% de participação -- foram 85.820 veículos emplacados no
país, segundo a Fenabrave (associação dos concessionários).
A ofensiva já começou. O hatch médio 308, que aposenta o 307,
está sendo apresentado nesta quarta-feira (15), em Ouro Preto (MG). Por ora, chega com motores 1.6 e 2.0, ambos bicombustíveis e aspirados.
Até o meio do ano chega ao país uma variação premium do modelo: a
CC (Coupé Cabriolet), conversível. Depois, no segundo semestre, chega o modelo de prestígio da Peugeot, o sedã grande 508,
conforme antecipado por
UOL Carros (embora
com um ajuste na data). Importado da Europa, tem porte, e terá preço,
para encarar o Volkswagen Passat, talvez seu principal inimigo.
ANHEMBI QUENTE O Salão do Automóvel de São Paulo, a ser realizado em outubro, terá
duas outras novidades: a primeira delas é para a versão Féline do 308
(topo da gama), que vai ganhar uma outra opção de motorização. Trata-se
do propulsor THP de 165 cavalos, somente a gasolina, desenvolvido em
conjunto com a BMW e já usado no crossover 3008 e no seda 408.
A segunda atração do evento em São Paulo é a mais importante de todas:
será mostrado o compacto 208, substituto do 207 na Europa a partir de
seu lançamento no Salão de Genebra (em março próximo), mas que aqui
deverá conviver com o atual modelo de entrada da Peugeot por mais algum
tempo -- do mesmo modo que o 207 que está nas lojas conviveu com o 206.
De acordo com o presidente da Peugeot do Brasil, Frédéric Drouin, o 208
começa a ser fabricado no Brasil no final de 2012, para ser
comercializado no ano que vem. "Nossa gama na Peugeot ficará completa,
de R$ 33 mil até R$ 140 mil", disse ele.
Atenção para estes valores, porque eles dão pistas de quanto custarão
os carros ainda inéditos no Brasil. Eles se referem ao 207 e ao
esportivo RCZ -- os dois extremos da atual gama da Peugeot no Brasil. Ou
seja: nem 508 e muito menos o 308 CC custarão mais de R$ 140 mil. E o
208 deverá vir próximo dos R$ 40 mil.
Viagem a convite da Peugeot
Brasil não tapa rombo alheio Faturamento no Brasil não serve para tapar buracos no balanço
europeu da Peugeot. É o que garante Marc Bocqué, executivo da diretoria
mundial de marketing e comunicação da fabricante. Francês, ele está no
Brasil acompanhando o lançamento nacional do 308.
"O que a Peugeot ganha no Brasil é para investir no Brasil", disse
Bocqué -- como prova, ele ressalta os investimentos totais de 1,5
bilhão de euros feitos pela marca do leão no país e região.
Para Bocqué, a grave situação do grupo PSA na Europa é reflexo da
crise financeira no continente. "A boa notícia é que a situação por lá
chegou ao fundo do poço, e de agora em diante só pode melhorar", disse.
Além da turbulência geral, há outra razão para que a Peugeot prove
momentos amargos na Europa: o fim do ciclo de vida do 207. "O modelo
está saindo de linha agora para dar lugar ao 208", lembra Bocqué.
No Brasil, as duas gerações vão conviver para a marca tente chegar
a 100 mil unidades por ano. Já na Europa o reerguimento da Peugeot é
tarefa para o 208 e o ainda inédito
crossover 4008, feito sobre a base do Mitsubishi ASX.
(CLS)
FONTE: http://carros.uol.com.br/ultnot/2012/02/15/peugeot-promete-208-no-comeco-de-2013-207-deve-continuar.jhtm