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Peugeot 308

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pliniodemarco
KÜLL
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1Peugeot 308 Empty Peugeot 308 Qua 15 Fev - 17:52

KÜLL



15/02/2012


Curinga, Peugeot 308 chega por R$ 53.990




Sucessor do 307 tem estilo, estreia novo motor 1.6 flex e é primeiro a usar leds



























Diogo de Oliveira, de Ouro Preto (MG)







Peugeot 308 0,,65824892,00
Como uma carta de coringa, o 308 hatch entra no lugar do 307
No jogo de cartas, o curinga costuma mudar o rumo de uma
partida. É a única carta do baralho capaz de trocar de valor
aleatoriamente, para alterar uma combinação de outras cartas. Salvo as
devidas proporções, o 308 hatch, que a Peugeot lança essa quarta-feira (15) no Brasil, desembarca da Argentina quase como um curinga. Além de suceder o cansado 307,
o modelo médio promove a estreia do motor 1.6 16V flex, chamado pelo
código EC5 e o primeiro bloco a usar o “Flex Start”, sistema (fornecido
pela Bosch) que elimina a necessidade do tanquinho de gasolina.

Outro aspecto inovador do 308
são as luzes diurnas de leds. Dentro do segmento de hatchs médios, o
novo Peugeot será o primeiro a oferecer o item – filetes em “L” deitado
contornam a seção dos faróis de neblina verticais. Só que os leds serão
oferecidos apenas na versão top de linha Feline, como equipamento de
luxo. Para completar, o modelo chega atualizado em relação ao similar
francês, vendido na Europa desde o fim de 2007 (e reestilizado em 2011).
Quer dizer, o 308 já tem alguns anos de estrada, mas chega ao Brasil cheio de renovações.


E é com base nessas modernidades que a Peugeot vê no novo hatch
médio potencial para começar a virar o jogo – tal como um curinga do
baralho. Nos últimos dois anos, especialmente, a montadora francesa
perdeu terreno no mercado brasileiro. Em 2011 foi apenas a 10ª colocada
no ranking de vendas e quase ultrapassada pela sul-coreana Kia Motors. Nesse jogo, mais que vender, o 308 chega para se tornar referência em sofisticação e estilo. Mesmo assim, a Peugeot espera quase dobrar as 6.647 vendas do 307 no ano passado, somando 12 mil unidades até dezembro.

Para tanto, o 308
chega em cinco versões a preços competitivos e com listas de série
muito bem pensadas. O Active 1.6 manual, modelo mais em conta, parte de
R$ 53.990 e traz de fábrica um pacote sedutor de equipamentos:
ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, “trio” elétrico, rodas de
liga leve aro 16, rádio/CD com o conhecido comando satélite no volante,
computador de bordo, airbags frontais e freios com ABS, EBD e assistente
de emergência BAS. O bloco 1.6 litro segue sob o capô na versão
intermediária Allure, que passa a R$ 56.990 e traz uma lista ainda mais
atraente.


Peugeot 308 0,,65824928,00 Nível de acabamento é ponto forte

A partir de R$ 59.990, a configuração Allure passa a usar o conhecido bloco 2.0 flex, que equipa o sedã 408 e os médios da parceira Citroën.
O motor produz 143/151 cv de potência e torques de 20/22 kgfm aos 4.000
giros e pode vir acoplado ao câmbio manual de cinco marchas ou ao
(veterano) automático sequencial de quatro velocidades – com esta caixa,
a versão Allure sobe a R$ 63.990. No topo da gama fica a tradicional
configuração Feline, vendida apenas com a transmissão automática a
partir de R$ 70.990. Nela, a lista de série ganha corpo e muita
sofisticação.

Há itens como controle eletrônico
de estabilidade e seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de
cortina) na segurança. O sistema de som ganha conectividade, com
Bluetooth e entradas auxiliar e USB. E o nível de conforto é
sensivelmente maior, com forração em couro e sensores de chuva, de
luminosidade e de obstáculos traseiro. Curiosamente, o nível de
acabamento não muda muito da versão Active para a Feline. Tirando o
couro dos bancos, o painel usa materiais muito agradáveis aos olhos e ao
toque. A sensação de qualidade é indiscutivelmente um ponto alto no
hatch.


Peugeot 308 0,,65824934,00 Primeiras Impressões: 308 Allure 1.6 Manual

A Peugeot escolheu a histórica cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, para apresentar o novo 308
no Brasil. A ideia da montadora foi resgatar seu próprio passado, que
mantém ligação estreita com a história do automóvel no país – no fim do
século XIX, o revolucionário Santos Dumont trouxe o primeiro veículo ao
Brasil, um Peugeot. Passado mais de um século desde então, o 308
também quer mudar o cenário. As 12 mil unidades desejadas pela Peugeot
parecem tímidas perto dos quase R$ 36 mil emplacamentos do Hyundai i30, líder entre os hatchs médios em 2011.

Mas é possível esperar bons momentos do 308
nos próximos meses, sobretudo nas versões Active e Allure equipadas com
o novo motor 1.6 16V EC5. Esse novo bloco compacto, originado do 1.6
16V flex do 307, foi praticamente inteiro modificado.
Do antigo propulsor, apenas o diâmetro e o curso dos cilindros foi
mantido. E além do sistema Flex Start (que pré-aquece o etanol antes de
injetá-lo nos cilindros no momento da partida), o motor também possui
comando variável das válvulas de admissão, recurso que busca melhorar o
desempenho em baixos giros.



Peugeot 308 0,,65825014,00
É a estreia do motor 1.6 16V flex. O 308 também usa “Flex Start”, elinando o uso do tanquinho de gasolina


Com essa reunião das tecnologias e ajustes, eis o motor 1.6
litro nacional mais potente. Pelos dados da fábrica, são 115/122 cv
(gasolina/etanol) e 15,5/16,4 kgfm de torque, força capaz de empurrar o 308
com eficiência. Nesse primeiro contato, o bloco compacto pareceu
suficiente para o dia-a-dia na cidade. Em baixas rotações o desempenho
não chega a surpreender, mas a partir dos 3.500 giros o motor despeja
quase todo o torque, produzindo acelerações e retomadas interessantes.
Um aspecto a destacar são os baixos níveis de ruído e vibração dentro da
cabine
.

As respostas imediatas da direção
eletro-hidráulica também merecem elogios. Como de costume, a Peugeot
deixou a direção mais “pesada”, para transmitir esportividade. Como
resultado, nas curvas e retas o hatch médio transmite segurança e parece
estar sempre firme sobre o asfalto. Outro aspecto que agradou bastante
ao volante é a posição mais baixa do painel, que amplia o campo de
visão. Há ajustes de altura e profundidade da coluna de direção e do
assento do motorista desde a versão Active 1.6, itens que reforçam essa
boa ergonomia, essencial para a vida urbana.


Peugeot 308 0,,65825022,00 Primeiras Impressões: 308 Feline 2.0 Automático

Para o lançamento, a Peugeot ofereceu todas as versões do 308
para o Brasil. Primeiro, escolhemos a Allure 1.6 para testar o novo
motor. Depois, saltamos para a topo de linha Feline, na tentativa de
entender qual o máximo que o modelo pode oferecer. Surpreendentemente,
em relação ao acabamento pouco mudou: a versão mais cara do 308 tem
couro, uma moldura mais sofisticada na base do console e o quadro de
instrumentos de fundo branco – exclusivo das configurações automáticas.
Ah, quase me esqueci, há o suntuoso teto solar panorâmico “Cielo”.

A Peugeot disse que vai surpreender o mercado com o teto solar a
R$ 2.500 – é um dos poucos opcionais, ao lado da pintura metálica e do
sistema de navegação por GPS (Wip Nav). A bordo do novo hatch, é preciso
dizer: o item muda por completo a vida a bordo. A área envidraçada vai
até a cabeça dos ocupantes do banco traseiro e oferece uma visão
incrivelmente ampla. Por fora, os leds dianteiros dão outro aspecto ao
modelo, que fica com visual bem mais moderno. O sistema de navegação por
GPS dá o toque final, com uma moderna tela retrátil (escamoteável) no
topo do console.


Peugeot 308 0,,65825108,00
Teto solar por R$ 2.500 é um dos poucos opcionais, ao lado do sistema de navegação por GPS (Wip Nav)
Somado a esses itens está o motor 2.0 flex, que oferece um
rendimento mais condizente com o apelo esportivo trabalhado na suspensão
e na direção. O volante, com pega mais anatômica que nas versões Active
e Allure, enfim encontra o desempenho para transmitir esse “feeling” de
arrojo. Mas, afinal, o que há de ruim? O câmbio automático sequencial
de quatro velocidades. A Peugeot conta que trocou o conversor de torque,
substituiu componentes hidráulicos e mexeu na central eletrônica,
mudanças que reduziram o tempo das trocas de marcha.


Mas a verdade é que esse câmbio de quatro velocidades está
ultrapassado e compromete não apenas o desempenho nas acelerações e
retomadas, mas também o consumo de combustível. Durante o teste drive, o
computador de bordo marcou média inferior a 5 km/l. Como atravessamos
um trecho de serra, a marca sem dúvida pode ser melhor. De qualquer
maneira, a transmissão é limitada e sente-se falta de um maior número de
relações. Mas tirando o item, a verdade é que o 308 não apenas deixa o 307 no passado, como muda o paradigma no segmento de hatchs médios.

Peugeot 308 0,,65825104,00

FONTE: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI294844-15846,00-CURINGA+PEUGEOT+CHEGA+POR+R.html

2Peugeot 308 Empty Re: Peugeot 308 Qua 15 Fev - 22:34

pliniodemarco

pliniodemarco

Ainda o mesmo câmbio defeituoso?

http://www.tigrao.info

3Peugeot 308 Empty Re: Peugeot 308 Qua 15 Fev - 22:46

R8V

R8V
Administrador

Pô! Porque insistem com esse câmbio at ainda?

4Peugeot 308 Empty Re: Peugeot 308 Qua 15 Fev - 22:48

Grilo

Grilo
Administrador

Esse vermelho/vinho da PSA é perfeito para todos os carros do grupo!

Os preços estão MUITO interessantes, coisa que fazia tempo que não via.

Acho que tem grandes chances de ser um sucesso, principalmente considerando os descontos que as concessionárias dão.

Só falta trocar logo esse 2.0 e esse câmbio problemático pelo 1.6 THP

http://www.autouniverso.com.br

5Peugeot 308 Empty Re: Peugeot 308 Qui 16 Fev - 11:00

Fabiano

Fabiano

Ficou bacana mesmo, só não me convenço com essa traseira....

http://www.oticainova.com.br

6Peugeot 308 Empty Re: Peugeot 308 Qui 16 Fev - 21:55

R8V

R8V
Administrador

Ele está bonito, mas o segmento está bem concorrido.

O que pode atrapalhar é o pós-venda da marca- se ouvirem a opinião da colega da minha irmã, que teve um 307, o interessado desiste na hora.

7Peugeot 308 Empty Re: Peugeot 308 Sex 17 Fev - 22:46

pliniodemarco

pliniodemarco

Falei com um ex-dono de 307 esta semana, realmente ninguém mais compra Peugeot se for assim.

http://www.tigrao.info

8Peugeot 308 Empty Re: Peugeot 308 Sex 17 Fev - 23:04

Grilo

Grilo
Administrador

Arrisco dizer que o pós-venda da Peugeot é um dos piores - se não o pior... Vide por exemplo, o 3008 da longa duração. Estranho que a Citroën é bem acertada nesse quesito.

http://www.autouniverso.com.br

9Peugeot 308 Empty Re: Peugeot 308 Seg 20 Fev - 10:11

R8V

R8V
Administrador

Uma pena, pois a gama parece estar ficando interessante de novo.

10Peugeot 308 Empty Re: Peugeot 308 Sex 6 Abr - 11:28

R8V

R8V
Administrador

Vi um branco na rua hoje, bonito mas nem de longe chama chama a atenção como seu antecessor ,quando foi lançado.

11Peugeot 308 Empty Re: Peugeot 308 Sex 6 Abr - 14:43

Fabiano

Fabiano

R8V escreveu:Vi um branco na rua hoje, bonito mas nem de longe chama chama a atenção como seu antecessor ,quando foi lançado

Pra mim a primeira impressão que fica é que fizeram um carro pra ser 10 mil mais barato e simplorio, não transpira evolução, não aparenta que ele ficou melhor que o anterior, simples assim.

http://www.oticainova.com.br

12Peugeot 308 Empty Re: Peugeot 308 Sáb 7 Abr - 2:02

Grilo

Grilo
Administrador

Eu vi e gostei, mas é mais do mesmo.

http://www.autouniverso.com.br

13Peugeot 308 Empty Re: Peugeot 308 Sáb 7 Abr - 22:40

R8V

R8V
Administrador

Teve um teste de porta malas onde constou que ele tem 310/320 l e não 430...

14Peugeot 308 Empty Re: Peugeot 308 Dom 8 Abr - 14:08

Fabiano

Fabiano

Não teria nexo também, um astra sedã tem portamalas de 460 litros, um hatch mesmo que fosse um Cruze semi-perua não teria um porta-malas tão grande.

http://www.oticainova.com.br

15Peugeot 308 Empty Re: Peugeot 308 Dom 8 Abr - 21:21

R8V

R8V
Administrador

Teve muito carro com porta malas "grande" que se revelou nem tão grande assim, como o J3 Turim que apresentou 380l, se não me engano.

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