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Fabrica da BMW no Brasil

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Grilo
pliniodemarco
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181Fabrica da BMW no Brasil - Página 13 Empty Re: Fabrica da BMW no Brasil Sex 2 maio - 15:42

KÜLL



“A economia é cíclica e as empresas precisam se adaptar”
01/05/2014

  • // Por: Ana Paula Machado

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Fabrica da BMW no Brasil - Página 13 1398972054013
A partir de outubro, carros made in Brazil da marca alemã BMW começarão a circular pelas ruas e estradas do País. A montadora colocará em operação sua primeira linha de montagem nacional, no município catarinense de Araquari, redefinindo o cenário do mercado nacional de automóveis de luxo. A meta da BMW é turbinar suas vendas para 40 mil unidades por ano até 2020 – mais do que o dobro dos 17 mil em 2013. Trata-se, proporcionalmente ao tamanho do mercado, da mais ambiciosa estratégia de crescimento da companhia no mundo. À frente desse desafio está o executivo paulista Arturo Piñero, que contou à DINHEIRO como pretende alavancar a participação da BMW no mercado nacional, especialmente após o lançamento de um modelo elétrico, o i3, ao mesmo tempo que avalia a situação do mercado brasileiro. “Há uma crise de confiança na economia do País, uma desconfiança contagiosa”, afirma Piñero.
DINHEIRO – Como o sr. avalia a recente queda das vendas de veículos no País?
ARTURO PIÑERO –
O mercado total vem enfrentando dificuldades neste ano, mas os problemas não atingiram os automóveis premium até agora. O mercado de luxo cresceu no primeiro trimestre, assim como as vendas da BMW. Nos primeiros três meses, em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento foi de 90%.
DINHEIRO – Mas esse crescimento não é resultado da isenção do adicional de 30 pontos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que beneficiou a BMW após o anúncio de construção da fábrica?
PIÑERO –
Temos de analisar esse crescimento sob diferentes perspectivas. Quando o governo lançou o Inovar-Auto, as empresas ficaram sem direito a cotas de importação sem o imposto extra até abril do ano passado. Es­­tá­vamos vendendo os carros com o IPI muito maior, o que nos prejudicou. Então, a comparação é sobre uma base muito fraca. Mesmo assim, há um reaquecimento do mercado premium.
DINHEIRO – Então, a partir dos resultados de abril é que será possível perceber o comportamento do mercado premium no País?
PIÑERO –
De abril para a frente estaremos comparando, digamos, maçãs com maçãs, avaliando as vendas de períodos com as mesmas cotas do Inovar-Auto. Nossa previsão é de que o mercado premium deva crescer entre 15% e 20% neste ano, apesar da queda de cerca de 5% que estamos esperando para abril. O que aconteceu no mês foi um acúmulo de más notícias, o que afetou muito a confiança dos consumidores. Isso faz com que a maioria adie a decisão de compra.
DINHEIRO – O pessimismo se justifica?
PIÑERO –
As pessoas têm de perceber que o Brasil não está tão ruim economicamente como se fala. Os fundamentos econômicos são bons. Somos uma economia de pleno emprego. Há mais pessoas na roda do consumo. Nas classes A e B, que é o nosso público, já há 30 milhões de pessoas, e está crescendo. Então, o que há é uma crise de confiança na economia do País, uma desconfiança contagiosa. Acredito que a situação econômica tem problemas, mas não creio que seja tão grave. O governo precisa fazer certos ajustes para que o pessimismo se dissipe. A economia é cíclica e as empresas precisam se adaptar para viver em épocas de baixa e de alta. Eu vim dos Estados Unidos e passei uma das piores crises da história do automóvel lá. Naquela época, o mercado americano vivia sob forte tensão. Algumas empresas ícones do país, como GM e Chrysler, estavam sob risco de fechar.
DINHEIRO – Como sair dessa situação?
PIÑERO –
É possível sair de um cenário desses com trabalho, seriedade, bons produtos e acreditar que a tempestade vai passar. Essa combinação gera confiança no seu consumidor. A BMW sempre esteve preparada para enfrentar momentos difíceis. Em épocas de crise, a companhia costuma investir em novos produtos e nas linhas de produção. E é justamente o que estamos fazendo aqui no Brasil. Vamos iniciar a operação de uma fábrica, em Santa Catarina, nossa primeira no País, e estamos trazendo novos modelos. Para se ter uma ideia, acabamos de lançar o primeiro carro turbo do mundo com motor flex, uma especialidade do Brasil. Esse modelo é o 320i. Estamos nos preparando para aproveitar o potencial que o mercado brasileiro ainda possui. Não fazemos um investimento de € 200 milhões apenas para um ano. Fazemos investimento olhando para daqui a 20 anos.
DINHEIRO – O que precisa acontecer para o Brasil recuperar o otimismo?
PIÑERO –
Existem ajustes na economia que o governo precisa fazer e que ainda não foram feitos. Certas políticas e propostas, que foram abandonadas, precisam ser retomadas, como a independência do Banco Central, por exemplo. O BC não deveria ser um instrumento político. Além disso, o chamado custo Brasil, que é amplamente discutido, é um dos fatores que elevam os preços dos carros no mercado. Temos de repassar ao preço a logística, a burocracia, a tributação e a matéria-prima. Tudo isso eleva e muito a nossa conta. Nos EUA, por exemplo, esses fatores custam a metade daqui. Não existe uma solução no curto prazo, mas o governo precisa ter coragem para desenvolver medidas que acabem com esses gargalos e tornem o País mais competitivo. O governo deve ter mais visão no longo prazo.
DINHEIRO – Quais são as perspectivas de vendas?
PIÑERO –
O segmento premium vem crescendo acima da média de mercado. E nossa previsão é de que as vendas dessa categoria continuem nessa trajetória pelos próximos cinco anos. Mesmo que ainda seja pequeno, se comparado com as vendas totais de veículos no Brasil, que chegam a 3,6 milhões de unidades, é um segmento que tem mais chances de crescer. Por isso, temos confiança no Brasil. Nossos estudos apontam que as vendas de carros de luxo no País devem alcançar 120 mil carros em 2020. Isso é duas vezes e meia o volume atual.
DINHEIRO – E como foi o mercado premium no ano passado?
PIÑERO –
No ano passado, foram comercializados 50 mil automóveis premium no País. As vendas das nossas marcas, a BMW e a Mini, somaram mais de 17 mil carros. Neste ano, esperamos chegar a 20 mil automóveis.
DINHEIRO – Qual a estratégia da marca para atingir esse volume de vendas?
PIÑERO –
Nós temos uma cota estabelecida pelo Inovar-Auto de 4,8 mil carros. É igual à de todos os importadores. Mas, por já termos um projeto de fabricação local de nossos carros, essa quantia aumenta mais um pouco. Podemos importar até 50% do volume que teremos capacidade de produzir. No caso, são 16 mil veículos. Somando essas duas cotas, podemos trazer até 21 mil carros sem o IPI adicional.
DINHEIRO – Então, a BMW não deverá pagar esse imposto adicional neste ano?
PIÑERO –
Nos carros que não vamos produzir no Brasil, teremos de pagar esse IPI maior. Mas, pela regra, vamos recuperar esse valor depois que iniciarmos a operação de nossa fábrica em Santa Cata­rina. Aliás, o projeto está dentro do cronograma. Nosso primeiro carro sairá da linha de produção em outubro. Vamos fabricar cinco modelos nessa unidade. O primeiro será o sedã de luxo Série 3, depois o hatch Série 1. Na sequência virão o crossover X1 e os jipinhos X3 e o Mini Country­­man.
DINHEIRO – Já estão definidos os fornecedores?
PIÑERO –
Estamos trabalhando junto aos parceiros para definir com quais vamos operar. O importante é que 80% de nossos fornecedores no mundo já são empresas consolidadas no Brasil. Então, esse processo será muito mais fácil para nós. No momento certo, vamos divulgar os nomes de cada um.
DINHEIRO –A BMW já trabalhava com a projeção de 120 mil carros por ano até 2020 quando anunciou a fábrica?
PIÑERO –
Sim. Para competir aqui, já sabíamos que era preciso produzir localmente. Hoje, o Brasil é considerado um mercado médio para a BMW e está no mesmo nível de volume de países como Holanda, Bélgica e Canadá. Mas é um mercado que no longo prazo poderá ser um dos dez melhores para a BMW no mundo. O potencial aqui é enorme. Em cinco anos, o País já estará entre os dez maiores dentro da BMW. Vamos trabalhar para isso.
DINHEIRO – A fábrica brasileira será a base de exportação para a América Latina?
PIÑERO –
Não. Hoje o Brasil não nos oferece condições para isso. É uma pena, mas o País não nos dá condições de competir com outras fábricas da BMW. O foco será local. De nossa área de 1,5 milhão de metros quadrados ,em Araquari, construímos em apenas um terço. Não vamos exportar para a região, mas teremos condições para isso no futuro, com capacidade de produção de 100 mil carros por ano.

DINHEIRO – Quais as novidades que a BMW irá levar para o Salão do Automóvel em São Paulo em outubro?
PIÑERO –
O mais importante é o lançamento do i3 no Brasil, que é o primeiro carro elétrico da marca no País. O modelo foi lançado no ano passado no mundo e agora chega ao Brasil. Esperamos começar a comercialização desse modelo até o fim deste ano. Para que essa estratégia dê certo, estamos trabalhando junto aos governos, tanto federal quanto estaduais e municipais, para que o modelo seja realmente uma alternativa à mobilidade. É claro que para desenvolver esse conceito precisamos de uma infraestrutura, principalmente de abastecimento, tema que estamos tratando paralelamente com os parceiros e os governos. A nossa estratégia é muito clara. Estamos lançando esse carro somente em algumas praças, não será um lançamento para todo o País. E, nessas cidades, teremos parceiros estratégicos, que não apenas oferecerão infraestrutura para o abastecimento como também facilidades em estacionamentos.
DINHEIRO – Onde o carro elétrico será vendido?
PIÑERO –
O que posso dizer é que São Paulo é uma dessas cidades. Estamos em negociação com os governos para conseguir isenções tributárias para esses veículos, como também outros incentivos para o uso desses carros. Esses veículos recebem um tratamento diferenciado em todo o mundo. Na maioria dos países, os elétricos podem, por exemplo, trafegar em faixas exclusivas e têm espaços garantidos em estacionamentos. Existe uma série de medidas e subsídios que devem ser criados se quisermos promover uma alternativa real aos combustíveis fósseis. O governo precisa criar incentivo para que os fabricantes de automóveis possam trazer as tecnologias verdes para o Brasil. O governo brasileiro apostou muito no etanol, mas há muito o que se fazer na área elétrica, principalmente no suporte para a entrada de outro tipo de combustível.

FONTE: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/entrevistas/20140501/economia-ciclica-empresas-precisam-adaptar/150932.shtml#

182Fabrica da BMW no Brasil - Página 13 Empty Re: Fabrica da BMW no Brasil Sex 2 maio - 17:38

Fabiano



Interessante, mas creio que Piñero esteja um pouco equivocado quando a economia, é fato que cada eleição tudo fique trava, a cada dois anos para ser mais exato, mas este ano esta extremamente atípico, nunca vimos um travamento tão brutal do comercio e industria na nossa região, a Santa Clara, revenda GM para a região esta vendendo carro com parte financiado por banco e restante com cheque do cliente pago diretamente para a mesma sem juros, pois a situação da região é desesperadora, tenho receio que o travamento será tão grande que fechara muitas empresas pequenas e medias....

Agora é muito triste ler que a BMW não tem condições para exportar já que é mais fácil mandar um carro da Alemanha para um Chile por exemplo que será muito mais barato e desembaraçoso....

http://www.oticainova.com.br

183Fabrica da BMW no Brasil - Página 13 Empty Re: Fabrica da BMW no Brasil Sáb 3 maio - 12:29

R8V


Administrador

Fabiano, o que os comerciantes e empresários da região falam sobre a situação? Teria alguma justificativa local ou não?

184Fabrica da BMW no Brasil - Página 13 Empty Re: Fabrica da BMW no Brasil Sáb 3 maio - 23:30

KÜLL



Aqui em Rib. Preto, creio eu que cidade maior do que as de vocês, portanto com outra dinâmica econômica, de uns anos para cá, o que abriu de coisa no comércio foi absurdo, mas agora, vê-se claramente um refluxo, com muita coisa que abriu, fechando, muitas empresas que expandiram, encolhendo, etc. Não sei se o balanço de empregos aqui está positivo ou negativo, mas simplesmente no visual, tem muita, mas muita coisa fechada/fechando. Andando pelos meus caminhos habituais, muito comércio de bairro, que tinha dando uma expandida retraiu e mesmo pontos em locais considerados de alto fluxo, portanto valorizados pela localização, estão fechados.

185Fabrica da BMW no Brasil - Página 13 Empty Re: Fabrica da BMW no Brasil Seg 5 maio - 8:27

Grilo

Grilo
Administrador

KÜLL escreveu:Aqui em Rib. Preto, creio eu que cidade maior do que as de vocês, portanto com outra dinâmica econômica, de uns anos para cá, o que abriu de coisa no comércio foi absurdo, mas agora, vê-se claramente um refluxo, com muita coisa que abriu, fechando, muitas empresas que expandiram, encolhendo, etc. Não sei se o balanço de empregos aqui está positivo ou negativo, mas simplesmente no visual, tem muita, mas muita coisa fechada/fechando. Andando pelos meus caminhos habituais, muito comércio de bairro, que tinha dando uma expandida retraiu e mesmo pontos em locais considerados de alto fluxo, portanto valorizados pela localização, estão fechados.

Realmente parece que o mercado deu uma encolhida.

http://www.autouniverso.com.br

186Fabrica da BMW no Brasil - Página 13 Empty Re: Fabrica da BMW no Brasil Seg 5 maio - 13:34

Fabiano

Fabiano

Não tem uma direção unica, uns atribuem ao desenrolar dos jogos da Copa do Mundo, mas alguns apontaram numa direção meio parecida, a de que as pessoas chegaram num patamar de endividamento que, ou elas param de consumir, ou ela quebram gerando inadimplência aguda.
As duas cooperativas que possuímos conta para serviços financeiros, entrou em estado de emergência pois não conseguem mais fazer as pessoas tomar dinheiro emprestado, resultando em queda na arrecadação....

Eu realmente sinto qualquer feriado que aparece, deu um "Feriadão", quebrou a economia para aquele mês, nos temos uma inadimplência não edemática, mas mas perigosa, pois tecnicamente ali reside o nosso lucro que deixamos de retirar....

Mas vejo o mesmo que o Eduardo vem apontando, sobre maneira nos Shoppings da região, que é 95% do comercio de rua ainda, quem não pode bancar uma empresa no Shopping esta fechando e ficando apenas com as lojas de rua, teremos este ano 3 carnavais, e nem passamos pelo segundo, estou muito apreensivo....

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187Fabrica da BMW no Brasil - Página 13 Empty Re: Fabrica da BMW no Brasil Seg 5 maio - 14:41

R8V

R8V
Administrador

Nossa...não pensava que a situação chegou nesse ponto...

O que noto aqui em Porto Alegre, é que quando as lojas nos shoppings fecham, leva mais tempo para vir uma nova loja e o comércio de bairro diminuiu.

188Fabrica da BMW no Brasil - Página 13 Empty Re: Fabrica da BMW no Brasil Seg 5 maio - 16:21

Fabiano

Fabiano

Ainda que a BMW esteja num patamar de valores acima da grande parte do mercado, as massas que são nossos maiores clientes, estão encurraladas em dividas, já estamos no 3º mês fraco, com quedas de 30-50% nas vendas, e isso que nossa intensão era durante os 5 primeiros meses juntar dinheiro pra atravessar os dois meses da copa que serão destruídos, desta vez eu não farei financiamento pra pagar contas, se não der mais venderei a empresa ou fecharei.

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189Fabrica da BMW no Brasil - Página 13 Empty Re: Fabrica da BMW no Brasil Seg 5 maio - 17:52

KÜLL



R8V escreveu:Nossa...não pensava que a situação chegou nesse ponto...

O que noto aqui em Porto Alegre, é que quando as lojas nos shoppings fecham, leva mais tempo para vir uma nova loja e o comércio de bairro diminuiu.

Não sabia que você estava em Porto Alegre; imaginava que fosse de alguma cidade menor. Porto Alegre tem mais ou menos o dobro do tamanho de Rib. Preto em população e o orçamento da cidade é uns 50% maior do que o de Rib. Preto (2.013: R$ 2,085 bi, aqui).

190Fabrica da BMW no Brasil - Página 13 Empty Re: Fabrica da BMW no Brasil Ter 6 maio - 15:39

R8V

R8V
Administrador

Sim, moro em Porto Alegre, não sei o valor do orçamento; mas que as obras para Copa estão consumindo um belo valor...

Fabiano, as vendas no período da Copa não seriam maiores?

191Fabrica da BMW no Brasil - Página 13 Empty Re: Fabrica da BMW no Brasil Qua 7 maio - 13:11

Fabiano

Fabiano

É difícil dizer, o que vejo também, é que muita gente acredita que vai dar algum tipo de encrenca entre o povo e o governo, não sei o que esperar da copa pra nossa região em que não haverá nenhum jogo, espero que seja totalmente o contrario....

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192Fabrica da BMW no Brasil - Página 13 Empty Re: Fabrica da BMW no Brasil Qua 7 maio - 18:12

KÜLL



Não acho que a situação aqui, em geral, esteja "desesperadora", como disse o Fabiano. Aqui, realmente, olhando determinadas ruas, inclusive algumas centrais, mais nobres, tem muita, mas muita coisa fechada, mas em compensação, continua a falta de mão de obra por aqui, em geral, não só aquela de horário específico, tipo gente para trabalhar em shopping, padeiros e garçons. O pessoal das usinas que perderia o emprego por conta da mecanização, já perdeu, porque o processo se antecipou aqui, voluntariamente. Tem construtura daqui importando mão de obra, literalmente: montadores de formas, azulejistas e marceneiros uruguaios, argentinos e colombianos, arquitetos sulamericanos e europeus, pessoal de informática indiano, etc. Aqui, mesmo com problemas, acho que ainda estamos "calibrados". O que tem mesmo é muita gente reclamando porque veio para cá, mas não tem qualificação e realmente, não consegue emprego (a Prefeitura tem várias escolas profissionalizantes para setor textil, padaria, restaurantes, diversos cursos para construção civil toda semana oferecendo vaga, inclusive dando 2 vales transporte por dia e, nas escolas que tem a parte da culinária, o pessoal pode comer do produzido lá e mesmo assim, falta gente).

193Fabrica da BMW no Brasil - Página 13 Empty Re: Fabrica da BMW no Brasil Qua 7 maio - 18:15

KÜLL



Me confirmaram ontem que o BMW 328i já é mesmo Flex. Ou seja, provavelmente também será feito aqui e de cara, vai oferecer mais versões do que o Mercedes Classe C que, até agora, confirmou apenas o C180 (1.6) e C200 (2.0, 184 cv). Nesta versão do BMW, tem-se a partida sem chave, teto solar e borboletas no volante, que no 320 não tem e, claro mais potência. Esse seria minha escolha para comprar.

194Fabrica da BMW no Brasil - Página 13 Empty Re: Fabrica da BMW no Brasil Qui 8 maio - 11:43

R8V

R8V
Administrador

Será que o 328 vai custar abaixo de 100 mil?

Do mercado em geral: acho que o problema maior está na falta de foco na produtividade, realmente falta pessoal qualificado( o que faz o salário aumentar) e a taxa de desemprego deixa de fora quem abandonou a busca por trabalho(que é sigiificativo).

195Fabrica da BMW no Brasil - Página 13 Empty Re: Fabrica da BMW no Brasil Seg 19 maio - 16:17

Fabiano

Fabiano

Saiba como são feitos os carros de luxo da BMW
Em um galpão de 800 m² em Joinville, 180 pessoas montam e desmontam automóveis da montadora alemã

Saiba como são feitos os carros de luxo da BMW Rodrigo Philipps/Agencia RBS
No espaço, acontece o "intercâmbio profissional" dos novos funcionários da BMW
Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS
Átila Froehlich
atila.froehlich@an.com.br
A estrutura da fábrica da BMW ainda ganha forma em Araquari, mas o trabalho de pelo menos 180 profissionais que vão atuar na unidade, de onde sairão os primeiros automóveis de luxo da montadora alemã fabricados no País, já começou. Na central de distribuição da BMW no Brasil, que fica no Perini Business Park, em Joinville, um galpão de 800 m² foi transformado em uma réplica da linha de montagem, com a mesma aparelhagem e controle de qualidade de outras filiais pelo mundo.

Fabrica da BMW no Brasil - Página 13 16492009

É nesse espaço que acontece o “intercâmbio profissional” dos novos funcionários da BMW com instrutores alemães que, movidos a muito diálogo e troca de experiências, alinham os procedimentos para, todos os dias, montarem, estudarem e desmontarem 96 carros da marca disponíveis na unidade.

A rígida capacitação é uma solução encontrada pela montadora para compensar a pouca oferta de mão de obra especializada no setor automotivo na região, explica a diretora de recursos humanos da BMW no Brasil, Betina Kraus.

— Só assim teremos um profissional totalmente apto a entrar na linha de montagem e alcançar o nível de excelência exigido pela companhia — conta.

Como funciona

No módulo de treinamento, uma equipe de cerca de cem pessoas se espalha entre as carrocerias dos veículos nas mais diversas funções. Dessa equipe, 80 profissionais estão sendo preparados para assumir a função de supervisores. Eles vão ter os papéis mais importantes quando a fábrica entrar de vez em operação, pois irão liderar seus próprios grupos dentro do processo de montagem. Para orientar esses futuros líderes, dez instrutores alemães acompanham passo a passo a construção de cada automóvel.

— Esses treinadores são as pessoas com maior experiência na engenharia dos veículos. São eles que definem quando, onde e como cada uma das etapas deve acontecer, e passam isso para os aprendizes — explica Betina.

O processo, dividido em mais de 50 estações de trabalho, começa apenas com o chassi e a carroceria dos veículos, que ao longo do dia vão ganhando forma e design. As portas dos carros são removidas logo no começo da montagem para facilitar o acesso dos técnicos ao interior do veículo durante o trabalho e evitar o desgaste das dobradiças. Elas só voltam para o carro nas últimas etapas.

Nesse meio tempo, a carcaça recebe o bloco do motor, as rodas, toda a parte interna do veículo, o cockpit – que envolve o painel frontal –, o chamado “chicote elétrico” – onde todos os componentes eletrônicos são instalados – até, finalmente, passar pelo startup, quando o motor ronca pela primeira vez desde o começo da montagem.

Neste estágio, as mais de dez mil peças utilizadas no processo, que chegaram ao País pelos portos de Navegantes e Itapoá, já se transformaram em um BMW CL3 ou X1, os dois primeiros modelos que serão produzidos em Araquari. Depois, eles ganham os últimos retoques antes de, finalizados, irem para o estacionamento e entrarem na fila para a desmontagem no dia seguinte.

Comunicação e organização

Neste primeiro momento, o foco da BMW é a qualidade, não a quantidade. Não existe uma cobrança quanto ao número de carros montados e desmontados, já que o importante é o aprimoramento da experiência do funcionário e da comunicação com as equipes, explica Betina.

– A BMW está fazendo um investimento alto para garantir que a montadora de Araquari tenha o mesmo padrão de qualidade do resto do mundo. A ideia é garantir que essas pessoas estejam plenamente capacitadas para entrar na linha de produção quando a fábrica ficar pronta – lembra ela.

Para quebrar a barreira de comunicação entre alemães e brasileiros, a empresa recrutou intérprete.

– Assim, cada um dos dez treinadores tem o suporte de um tradutor. A maioria é professor de alemão. Há, também, pessoas com conhecimento do idioma – explica.

Rompido o obstáculo da língua, o próximo desafio foi organizar as equipes e funcionários entre as várias funções. Dessa forma, foi estipulada a diferenciação na cor dos uniformes, separando as equipes entre profissionais de logística, montadores, responsáveis pela carroceria, controle de qualidade, tradutores e treinadores.

Planejamento a longo prazo

Com 180 funcionários já contratados e mais 740 previstos até o final de 2014, a BMW pretende ter um quadro de pelo menos 1,3 mil profissionais no primeiro trimestre de 2015, quando a montadora vai estar com a planta operando com 100% de sua capacidade.

No mundo inteiro, a BMW tem 110 mil colaboradores. Para Betina, referência do grupo no Brasil na relação com os funcionários, estes são números que estão alinhados com a política de trabalho da BMW, que tem por princípio pensar em um relacionamento de longo prazo.

— Globalmente, a empresa se caracteriza pelo baixo turnover. Não gostamos de contratar e demitir por causa da sazonalidade, por isso dimensionamos o quadro para aguentar a alta e a baixa demanda, uma questão de planejamento — explica a diretora de recursos humanos.

Nascida na Alemanha, Betina diz que já conhece o Brasil o suficiente para ter boas projeções para o futuro da empresa no País.

— O brasileiro é naturalmente entusiasta e propenso ao diálogo. É uma cultura que tem paixão por fazer. O alemão é planejador por natureza e, assim como o brasileiro, tem sede por mudanças. Acho que vamos conseguir juntar o melhor das duas culturas aqui em Santa Catarina e fazer da BMW um ambiente apaixonante de se trabalhar.

Obras a todo vapor

Quem passa pelas margens do km 66 da BR-101 em Araquari já se depara com boa parte da estrutura da fábrica da BMW de pé em um terreno de 1,5 milhão de m². No local, é intenso o movimento de tratores e máquinas. A obra, segundo a montadora, ficará pronta em setembro.

A planta terá capacidade para produzir até 32 mil veículos por ano – volume que pode aumentar, dependendo da demanda do mercado. O investimento é de 200 milhões de euros.

Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2014/05/saiba-como-sao-feitos-os-carros-de-luxo-da-bmw-4502693.html

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196Fabrica da BMW no Brasil - Página 13 Empty Re: Fabrica da BMW no Brasil Seg 19 maio - 16:25

Fabiano

Fabiano

Creio em erro de digitação, pois não me recordo de nenhum CL3....

Mas gostaria de fazer parte desta equipe inicial, deve ser muito interessante aprender a montar um carro....

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197Fabrica da BMW no Brasil - Página 13 Empty Re: Fabrica da BMW no Brasil Seg 19 maio - 18:09

KÜLL



Fabiano escreveu:Creio em erro de digitação, pois não me recordo de nenhum CL3....

Mas gostaria de fazer parte desta equipe inicial, deve ser muito interessante aprender a montar um carro....

Concordo, mas a grande questão aqui é que o teor da reportagem deixa bem claro o quão séria está sendo a chegada da empresa ao Brasil. ÓTIMO.

198Fabrica da BMW no Brasil - Página 13 Empty Re: Fabrica da BMW no Brasil Qui 5 Jun - 0:51

KÜLL



BMW revela o tamanho da burocracia no Brasil

  • BMW
  • Governamental/Legal
  • Montadoras/Fábricas


05/06/2014
Fabrica da BMW no Brasil - Página 13 700x545xbmw-45-700x545.jpg.pagespeed.ic.OQYE6ERzkT
Durante a posse do novo presidente da Câmara Brasil-Alemanha, Markus Bluemenschein, o vice-presidente da BMW do Brasil, Gerald Degen, divulgou um slide bastante curioso e que chamou a atenção de muita gente no local.
A montadora germânica tentou colocou em uma única imagem todas as licenças e contratos que foi obrigada a conseguir para que a fábrica de Araquari, norte de Santa Catarina, saísse do papel. O jornalista Pancho, chegou a contar pelo menos 45 documentos.
Havia licenças para quase tudo, sendo algumas delas do Ibama, Fatma, Fundema, Funai, Iphan, Casan, Celesc, ANTT, BNDES, Autopista, Eletrosul, BRDE, SCGAS, Bombeiros, entre outros.
A quantidade de contratos e licenças mostra como é o tamanho do burocracia brasileira, que muitas vezes estimula alguns empresários à iniciarem obras sem as licenças devidas. Sem dúvida, o exagero em licenças só contribui para o aumento do Custo Brasil, pois demandam muito tempo para aprovação.
[Fonte: Blog do Pancho/Foto: Daniel Zimmermann]
Agradecimentos ao Osni Duarte pela dica.

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