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Novo Ford Focus

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pliniodemarco
Domingos V
Fabiano
7 participantes

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211Novo Ford Focus - Página 15 Empty Re: Novo Ford Focus Qui 26 Set - 20:30

Fred



Primeiro texto, só elogios pro carro, mas cobra caro pela evolução:
http://carplace.virgula.uol.com.br/volta-rapida-evoluido-equipadao-e-mais-caro-novo-focus-quer-entrar-no-g4-dos-sedas-medios/

212Novo Ford Focus - Página 15 Empty Re: Novo Ford Focus Qui 26 Set - 22:45

Grilo


Administrador

Olha, a versão de entrada do sedan é a mais razoável. As demais, acho impraticável.

http://www.autouniverso.com.br

213Novo Ford Focus - Página 15 Empty Re: Novo Ford Focus Qui 26 Set - 23:25

Fabiano



Resta ver agora se ele tem atributos mesmo pra custar isso, uma coisa posso dizer, 90% das pessoas vão preferir para mais caro por um nacional do que o mesmo valor num importado que é um uma incognita como um Subaru por exemplo....

Infelizmente a concorrência ainda não é capaz de fazer eles baixarem os preços.....

http://www.oticainova.com.br

214Novo Ford Focus - Página 15 Empty Re: Novo Ford Focus Sex 27 Set - 0:52

KÜLL



Fabiano escreveu:Resta ver agora se ele tem atributos mesmo pra custar isso, uma coisa posso dizer, 90% das pessoas vão preferir para mais caro por um nacional do que o mesmo valor num importado que é um uma incognita como um Subaru por exemplo....

Infelizmente a concorrência ainda não é capaz de fazer eles baixarem os preços.....
Bom, mas convenhamos, que "Mercosul" ou não, o Focus É UM IMPORTADO, com o agravante que na versão 2.0 FLEX, motor E câmbio são importados do México (sem contar a incógnita que é a presença de peças trianguladas), tanto assim, que à exceção do Agile, nunca um carro importado foi um verdadeiro sucesso de vendas.

215Novo Ford Focus - Página 15 Empty Re: Novo Ford Focus Sex 27 Set - 0:52

KÜLL



Focus 2014 Hatch e Sedã: preços e conteúdo das versões
Categorias: Focus , Ford , Lançamento , preço 7 Comentários

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A Ford lançou o Novo Focus 2014 no Brasil em versões hatch e sedã. Em artigo anterior publicamos os preços do sedã, e, agora, a tabela de preços completa de ambas as configurações de carroceria.

Novo Ford Focus - Página 15 Novo-Focus-2014+(4)
O Focus Hatch será oferecido com duas opções de motor: Sigma 1.6 Flex para as versões S e SE, podendo ser acoplado a câmbio manual ou automatizado PowerShift de seis marchas. Já o motor Duratec Direct 2.0L estará sempre associado com o câmbio PowerShift nas versões SE e Titanium. O Focus Sedã não tem opção 1.6, apenas 2.0 acoplado com o câmbio PowerShift.

Novo Ford Focus - Página 15 Novo-Focus-2014-painel
Lista de preços e conteúdos - Focus Hatch

Novo Ford Focus - Página 15 Novo-Focus-2014-hatch

  • Focus Hatch S 1.6 MT - R$ 60.990, contendo duplo airbag frontais, freios (ABS) com EBD, cintos de três pontos nos cinco lugares, fixação Isofix para cadeira infantil, retrovisores com luzes de direção, ar-condicionado com saídas de ar traseiras, direção eletricamente assistida, rodas de alumínio de 16 polegadas, computador de bordo, sistema Sync de áudio com MP3, interface Bluetooth e comandos por voz, ajustes de altura e distância do volante, comando elétrico do porta-malas, banco traseiro bipartido, alarme antifurto.
  • Focus Hatch S 1.6 PowerShift - R$ 66.990, contendo todos os itens do anterior e mais controle eletrônico de estabilidade.
  • Focus Hatch SE 1.6 MT - R$ 63.990, mesmos itens do S 1.6 e mais airbags laterais, abertura e fechamento de vidros a distância, faróis de neblina, sensores de estacionamento na traseira, bancos revestidos em couro, detalhes internos em cor prata, controlador e limitador de velocidade, sistema Sync com tela de 4,2 polegadas, ajuste de apoio lombar do banco do motorista e iluminação nos para-sóis.
  • Focus Hatch SE 1.6 PowerShift - R$ 69.990, mesmos itens do modelo manual, mais controle de estabilidade.
  • Focus Hatch SE 2.0 PowerShift - R$ 72.990, contendo os mesmos itens do SE 1.66 PowerShift.
  • Focus Hatch SE Plus, mais R$ 3.000 reais ao preço do SE, contendo airbags cortina, chave com sensor de presença para acesso e partida, faróis e limpador de para-brisa automáticos, retrovisor fotocrômico, retrovisores com rebatimento elétrico e ar-condicionado automático com duas zonas de climatização.
  • Focus Hatch Titanium 2.0 PowerShift - R$ 79.990, com todos os itens do SE 1.6 PowerShift, mais os equipamentos do pacote Plus, e mais câmera de ré, Sync com tela de 8 polegadas e navegador, rodas exclusivas, tela configurável no painel, sistema de áudio superior, câmera traseira para manobras, apoio de braço traseiro e luzes de cortesia com leds.
  • Pacote Titanium Plus - R$ 8 mil, acrescentando faróis de xenônio, luzes diurnas de leds, faróis auxiliares em curvas, teto solar com controle elétrico, assistente de estacionamento e banco do motorista com ajuste elétrico.


Lista de preços e conteúdos - Focus Sedã

Novo Ford Focus - Página 15 Novo-Focus-2014+(3)

  • Ford Focus Sedã S 2.0 PowerShift - R$ 69.990, contendo duplo airbag frontais, freios (ABS) com EBD, cintos de três pontos nos cinco lugares, fixação Isofix para cadeira infantil, retrovisores com luzes de direção, ar-condicionado com saídas de ar traseiras, direção eletricamente assistida, rodas de alumínio de 16 polegadas, computador de bordo, sistema Sync de áudio com MP3, interface Bluetooth e comandos por voz, ajustes de altura e distância do volante, comando elétrico do porta-malas, banco traseiro bipartido, alarme antifurto.
  • Ford Focus Sedã SE 2.0 PowerShift - R$ 74.990, com os mesmos itens do S, e acrescentando airbags laterais, abertura e fechamento de vidros a distância, faróis de neblina, sensores de estacionamento na traseira, bancos revestidos em couro, detalhes internos em cor prata, controlador e limitador de velocidade, sistema Sync com tela de 4,2 polegadas, ajuste de apoio lombar do banco do motorista e iluminação nos para-sóis. Há a opção também do pacote Plus, ao custo de R$ 3.000 reais, com airbags cortina, chave com sensor de presença para acesso e partida, faróis e limpador de para-brisa automáticos, retrovisor fotocrômico, retrovisores com rebatimento elétrico e ar-condicionado automático com duas zonas de climatização.
  • Ford Focus Sedã Titanium 2.0 PowerShift - R$ 81.990, com todos os itens do SE mais pacote plus e acrescentando câmera de ré, Sync com tela de 8 polegadas e navegador, rodas exclusivas, tela configurável no painel, sistema de áudio superior, câmera traseira para manobras, apoio de braço traseiro e luzes de cortesia com leds. Há também o Pacote Plus Titanium, com preço de R$ 8.000 reais, que acrescenta faróis de xenônio, luzes diurnas de leds, faróis auxiliares em curvas, teto solar com controle elétrico, assistente de estacionamento e banco do motorista com ajuste elétrico.
Mecânica

O motor Sigma 1.6 TiVCT tem comando com variação de fase na abertura e no fechamento, sistema de partida a frio Easy Start e a potência é de 131 cv com gasolina e 135 cv com álcool, com torque de 16,2 e 16,7 m.kgf, respectivamente.

O motor 2.0 também conta com duplo comando com variador de fase na admissão e no escape. Potência de 175 cv/21,4 m.kgf com gasolina e 178 cv/22,1 m.kgf com álcool.

Novo Ford Focus - Página 15 Novo-Ford-Focus-Hatch-2014+(2)
Todas as versões com motor 2.0 adotam pneus 215/50 R 17, enquanto os 1.6 usam 205/55 R 16 das equipadas com o outro motor.

216Novo Ford Focus - Página 15 Empty Re: Novo Ford Focus Sex 27 Set - 1:03

KÜLL



Novo Focus 2014: Na terceira geração, Ford quer manter sucesso do hatch e finalmente emplacar o sedã

  • Avaliação NA
  • Ford
  • Sedãs

por Redação - 26/09/2013

100 98
Novo Ford Focus - Página 15 700x507xnovo-focus-seda-2014-1-700x507.jpg.pagespeed.ic.epjnvD5S6I
A presença ou não de um terceiro volume pode mudar completamente o rumo de um carro no mercado. O Ford Focus é um belo exemplo disso. A segunda geração do modelo, à venda por aqui desde 2008, fez bastante sucesso com a configuração de dois volumes – é o atual o líder do segmento de hatches médios.
Em compensação, a versão com o porta-malas protuberante praticamente sumiu na multidão de sedãs médios do mercado, apesar de a marca ter concentrado nela todo o marketing da linha Focus. A nova geração – que chega em outubro no Brasil – tem como missão deixar essa diferença menos gritante. Com o hatch, a ideia é continuar no primeiro lugar. No caso do sedã, a expectativa é mais comedida. A Ford se contenta com a disputa pela quarta posição do setor. O que já seria um grande avanço em relação ao atual sétimo lugar.
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A própria fabricante admite que a tarefa é difícil. Por isso, – assim como fez em 2008 e não funcionou –, vai novamente dar mais divulgação para o sedã. A marca já expôs, por exemplo, o carro na Bienal de São Paulo no último mês de agosto. De acordo com a Ford, o hatch não deve dar muito “trabalho” por já ser um produto de sucesso – apesar da indisfarçável preocupação a chegada do novo Volkswagen Golf.
A terceira geração do Focus chega ao Brasil com um certo atraso. O carro foi apresentado mundialmente em 2010, para chegar no início do ano seguinte aos mercados de Europa e Estados Unidos. O atraso de dois anos e meio é justificado pela Ford como uma questão de preferência e planejamento. Enquanto o médio demorou, o Brasil foi local do lançamento mundial do EcoSport e um dos primeiros mercados a receber o New Fiesta reestilizado, por exemplo. A fábrica de General Pacheco, na Argentina, aliás, é a oitava do mundo a produzir essa terceira fase do modelo. O tal atraso, por sinal, criou uma discrepância estética com o resto da linha, que já tem a nova identidade visual da marca, inaugurada em 2012.
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Para tentar amenizar o retardo na chegada, a Ford tratou de modernizar o resto do carro. O grande destaque é a mecânica. O sedã só pode vir com o 2.0 Duratec Direct Flex, primeiro motor bicombustível do mundo a receber injeção direta de combustível. Com duplo comando variável de válvulas e sistema de partida a frio, ele joga 178 cv a 6.500 rpm e 22,5 kgfm a 4.500 giros nas rodas dianteiras.
Em qualquer configuração de carroceria, esse propulsor vai ser aliado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem. A Ford não deu números oficiais de desempenho. Porém, em seu segmento, os tempos só devem ficar aquém do Volkswagen Jetta 2.0 TSI e seus 200 cv.
Em termos construtivos, a evolução é menos impactante. A plataforma é basicamente uma evolução da usada na geração anterior do modelo. Recebeu melhorias construtivas, como uso de aços mais rígidos e braços de suspensão mais leves e resistentes. Avanços que garantiram cinco estrelas nos testes de impacto na Europa e Estados Unidos – está em fase de testes também pelo LatinNCAP.
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O ganho de tecnologia – e o aspecto novidade – também mudaram ligeiramente o Focus de patamar de preço. A Ford mira – explicitamente – o Honda Civic na tabela.
Novo Focus S – A versão de entrada é a S já com duplo airbag, controles de estabilidade e tração, rodas de liga leve de 16 polegadas e rádio/CD/USB/Bluetooth com tela de 3,5 polegadas por R$ 69.990 – exatamente o mesmo preço do Civic de entrada.
Novo Focus SE – A intermediária, versão que a Ford espera que represente 50% das vendas, agrega airbags laterais, tela central maior, revestimento de couro e sensor de estacionamento traseiro por R$ 74.990.
Novo Focus SE Plus – Ainda há o pacote Plus que adiciona os airbags de cortina, partida sem chave, ar digital e sensor de chuva e luminosidade por R$ 77.990.
Novo Focus Titanium – A topo continua sendo a Titanium que ganha o sistema de entretenimento com tela central sensível ao toque de 8 polegadas com GPS e som de nove alto-falantes e computador de bordo com monitor colorido de 4,2 polegadas. Nesse caso, o preço sobe para R$ 81.990.
Novo Focus Titanium Plus – Também há um kit Plus para a versão Titanium que inclui faróis de xênon, luzes de led, teto solar, banco do motorista com ajuste elétrico e sistema de estacionamento automático. Com tudo que pode ter, o Focus sedã vai a R$ 89.990. Bem perto dos R$ 92.990 cobrados pelo Fusion 2.5 L.
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Ponto a ponto / Ford Focus sedã
Desempenho – Os 178 cv desenvolvidos pelo novo 2.0 são extremamente saudáveis para o sedã médio. O Focus acelera com progressividade e determinação. O torque de 22,5 kgfm é mais que suficiente para os 1.414 kg e deixam o sedã com comportamento bem ágil e até esportivo, principalmente em rotações médias e altas. Não é um desempenho alucinante, mas é bem animado. Outro destaque é a suavidade de funcionamento do conjunto, mesmo próximo à linha de corte. A transmissão funciona em harmonia com o propulsor, com trocas extremamente rápidas. O único “senão” é que no modo “D”, o câmbio trabalha em giros baixos, faixa onde o motor não é tão competente. Problema que se resolve ao colocar a alavanca no modo “S”. Nota 8.
Estabilidade – A segunda geração do Focus já era referência em comportamento dinâmico entre os médios. A nova, parece só ampliar essa sensação. O sedã mantém a suspensão traseira independente do tipo Multilink, que proporciona ótima estabilidade em qualquer situação. O Focus é neutro nas curvas e segue a trajetória apontada sem qualquer “drama”. Nota 9.
Interatividade – O volante tem boa pegada e a direção é precisa, apesar de ser um tanto leve para a proposta esportiva do médio. A cabine é envolvente e traz aquela sensação de “cockpit”, com os comandos voltados para o motorista. O novo sistema de entretenimento desta versão topo de linha é bom, cheio de funções – mas é preciso algum tempo para se adaptar ao programa. A transmissão tem opção de trocas manuais, porém, os botões ficam incomodamente na própria alavanca. Nota 9.
Consumo – No teste feito em estrada, o novo Focus fez média de 10,2 km/l com etanol no tanque. Os resultados do InMetro ainda não foram oficializados, mas a Ford garante que o novo sedã faz 6,6 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol e 9,6 km/l e 12,6 km/l com gasolina. São números um pouco decepcionantes para um motor moderno. Nota 6.
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Conforto – Nem mesmo o ajuste firme da suspensão prejudica o conforto ao rodar do sedã. O Focus anda sempre com “desenvoltura” e sem maltratar a coluna dos ocupantes. Os bancos também merecem elogios pelos ótimos apoios laterais e lombar. O espaço interno não é dos maiores do segmento, mas fornece conforto suficiente para quatro adultos e uma criança. Nota 8.
Tecnologia – O novo Focus é baseado na plataforma global intermediária da Ford, que é uma evolução da usada pela segunda geração do modelo. Mantém componentes que já agradavam, como o comportamento dinâmico, e amplia a tecnologia embarcada, com o motor de injeção direta e a transmissão de dupla embreagem. O recheio é bom, principalmente na versão topo, com direito a seis airbags, sistema de entretenimento com tela sensível ao toque e assistente de estacionamento. O consumo fraco, no entanto, decepciona. Nota 8.
Habitabilidade – A ideia da Ford no interior foi valorizar o acabamento e o design. Por isso, não há grandes espaços na cabine para guardar objetos de uso rápido. O descanso de braços é o único que abriga um compartimento de tamanho maior. O porta-malas leva razoáveis 421 litros de bagagem. Nota 7.
Acabamento – É notável a evolução no padrão do interior do novo Focus. Os plásticos usados no painel são de ótima qualidade e agradam bastante ao toque. O couro desta versão topo de linha dá um toque ainda maior de sofisticação. O desenho da cabine também ajuda para a boa impressão. Nota 8.
Design – Apresentado mundialmente em 2010, a terceira geração do Focus não tem a atual identidade visual da Ford, caracterizada pela dianteira com a tomada de ar marcante. O que causa alguma estranheza do médio com o resto da linha da marca. O design por si só agrada, com linhas mais agressivas que as do modelo anterior, mas não chega a se destacar nas ruas. Nota 7.
Custo/benefício – A Ford claramente posicionou os preços do Focus baseado nos do Honda Civic. Isso significa que a nova geração do sedã não é propriamente barata. O carro é bastante competente, bem recheado e com comportamento dinâmico acima da média. Porém, mesmo assim, é caro. Principalmente na versão topo de linha, em que o preço se equipara ao do Fusion de entrada. Nota 6.
Total – O novo Ford Focus sedã somou 76 pontos em 100 possiveis.
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Primeiras impressões - Além das linhas
No último ano a Ford ficou marcada pela beleza de seus lançamentos. O Fusion é um dos sedãs mais elegantes à venda no mercado, o EcoSport, um utilitário bem moderno e o New Fiesta, um compacto extremamente bem resolvido. Todos com a característica dianteira com a entrada de ar oval generosa, que lembra um “bocão”. Por isso, é no mínimo estranho chegar perto do novo Focus e perceber um carro que pouco tem a ver com seus companheiros de concessionária. Perto de um Fusion ou de um New Fiesta, por exemplo, parece um modelo antigo.
Sensação que rapidamente é invertida ao entrar no novo médio da marca norte-americana. O visual interno é moderno, com boas soluções estéticas. Na versão topo, tudo é valorizado pela tela central sensível ao toque e pelo acabamento mais caprichado. A qualidade do interior, por sinal, é significativa melhor do que a da fase anterior. O plástico emborrachado que reveste a maior parte do painel agrada tanto aos olhos quanto ao toque. E o mesmo se estende ao couro dos bancos, portas e volante.
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Mas apesar de ter desenvolvido bastante em conforto, ergonomia e qualidade geral interna, é em movimento que o Focus continua se destacando. A nova geração do médio manteve as características mecânicas básicas, como a suspensão traseira independente. Significa que continua sendo a referência do segmento em termos de dirigibilidade. O conjunto dá ótimo controle do carro, mesmo em situações mais extremas. O carro quase não rola nas trocas bruscas de direção e sempre mantém uma neutralidade e aderência.
Só que, agora, para acompanhar o elogiável desempenho dinâmico, a Ford aprimorou bastante o trem de força do Focus. O novo motor 2.0 de injeção direta é um tanto “preguiçoso” em rotações baixas, mas se mostra muito eficiente quando passa dos 3 mil giros. Ele puxa o sedã com desenvoltura, sem qualquer sinal de “fadiga”.
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Impressiona também a suavidade com que ele atinge o limite de giros – o ótimo isolamento acústico também contribui para isso. A transmissão de dupla embreagem aparece em sua melhor forma no Focus. Há uma clara harmonia com o propulsor e as trocas são rápidas e intuitivas. O único item que “joga contra” é o software do câmbio. Em “D”, ele fica sempre calibrado para um melhor consumo.
Ou seja, faz o motor trabalhar em uma faixa de giros baixa. Assim, quando se pisa forte no acelerador para uma eventual retomada, a resposta não é imediata. É preciso reduzir uma marcha antes do carro realmente acelerar com vontade. O problema é que mesmo em rotações baixas, o motor bebe bastante. Fez, no máximo, 10,2 km/l na estrada com etanol. Ao que parece, a Ford aposta fortemente na esportividade de seu sedã para finalmente se dar bem no segmento.
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Ficha técnica - Ford Focus sedã
Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.999 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas variável. Acelerador eletrônico e injeção direta de combustível.
Transmissão: Câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 178 cv a 6.500 rpm.
Torque máximo: 22,5 kgfm a 4.450 rpm.
Diâmetro e curso: 87,5 mm x 83,1 mm. Taxa de compressão: 12,0:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira do tipo multilink, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. Oferece controle de estabilidade.
Pneus: 215/50 R17.
Freios: Discos na frente e atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Sedã em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. 4,53 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,47 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais de série.
Peso: 1.414 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 421 litros.
Tanque de combustível: 55 litros.
Produção: General Pacheco, Argentina.
Lançamento mundial: 2011.
Itens de série:
Versão S: Airbag duplo, ABS com EBD, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, aviso de pressão baixa dos pneus, rádio/CD/USB/Aux com tela de 3,5 polegadas, rodas de liga leve de 16 polegadas, direção elétrica, ar-condicionado manual e volante multifuncional.
Preço: R$ 69.990.
Versão SE: Adiciona airbags laterais, tela central colorida de 4,2 polegadas, revestimento de couro, cruise control e sensor de estacionamento traseiro.
Preço: R$ 74.990.
Versão SE Plus: Adiciona airbags de cortina, chave presencial, sensor de chuva e luminosidade, retrovisor interno eletrocrômico e externos com rebatimento elétrico e ar-condicionado digital.
Preço: R$ 77.990.
Versão Titanium: Adiciona sistema de entretenimento com tela central sensível ao toque de 8 polegadas com entrada de vídeo/áudio RCA, GPS e sistema de som com 9 alto falantes.
Preço: R$ 81.990.
Versão Titanium Plus: Adiciona faróis de xênon, luzes diurnas de led, teto solar, sensor de estacionamento dianteiro, sistema de estacionamento automático e banco do motorista com ajuste elétrico.
Preço: R$ 89.990.
Por Auto Press

217Novo Ford Focus - Página 15 Empty Re: Novo Ford Focus Sex 27 Set - 11:52

KÜLL



Novo Focus hatch começa em R$ 60.990 – Veja preços de todas as versões
26/09/2013Por: Fábio Trindade174 Comentários
Novo Ford Focus - Página 15 Novo-focus-hatch-2014-04-620x465
Além da versão sedã que CARPLACE já dirigiu (confira as impressões aqui), a Ford também revela os preços e versões do Novo Focus Hatch. Com preço inicial de R$ 60.990, a versão de entrada da carroceria de cinco portas é equipada com o motor 1.6 Sigma anabolizado.
Novo Ford Focus - Página 15 Novo-focus-hatch-2014-02-620x465
No Focus Hatch, o motor 1.6 Sigma Flex recebe ajuste diferente do New Fiesta passando a render 135 cv de potência e entrega torque de 17,2 kgfm de torque com etanol (com gasolina são 131 cv e 16,7 kgfm). O propulsor também conta com duplo comando de válvulas variável e sistema “Easy-Start” que dispensa o tanquinho extra de gasolina para partidas a frio.
Novo Ford Focus - Página 15 Novo-focus-hatch-2014-01-620x465
Quando equipado com o motor 2.0 Duratec, a potência é a mesma do sedã: 178 cv e torque de 22,5 kgfm de com etanol. Para o motor 1.6 há a opção de transmissões manual de cinco marchas ou automatizada (Powershift) de dupla embreagem de seis velocidades. Já para o sedã, não há escolho: somente motor 2.0 e câmbio Powershift.
Versões e itens de série do Novo Focus
FOCUS HATCH 1.6 S – R$ 60.990
FOCUS SEDAN 2.0 S Powershift – R$ 69.990
Itens de série: freios ABS com EBD; controles de tração e estabilidade; duplo airbag duplo; sistema Sync com comando de voz/Bluetooth/USB/AUX; controles de áudio no volante; tela LCD de 3,5 polegadas no console; rodas de liga leve de 16 polegadas; direção elétrica; ar-condicionado manual; vidros e travas elétricas; alarme; assistente de partida em rampas e aviso de pressão dos pneus.
FOCUS HATCH 1.6 SE – R$ 63.990
FOCUS HATCH 1.6 SE PowerShift: R$ 69.990
FOCUS HATCH 2.0 SE PowerShift: R$ 72.990
FOCUS SEDAN 2.0 SE Powershift – R$ 74.990
Itens de série: os mesmos da S, mais quatro airbags (total de seis); bancos de couro; sensor de estacionamento traseiro; rodas de liga leve de 17 polegadas; tela colorida LCD multifuncional de 4,2″ e controle automático de velocidade.
Opcional: pacote Plus adiciona sistema keyless (abertura sem chave e botão de ignição); sensor de chuva; acendimento automático de faróis; espelho retrovisor eletrocrômico; retrovisores externos com rebatimento elétrico e ar-condicionado digital de duas zonas.
FOCUS HATCH 2.0 Titanium PowerShift: R$ 87.990
FOCUS SEDAN 2.0 Titanium Powershift: R$ 81.990
Itens de série: os mesmos da versão SE e pacote Plus, mais rodas personalizadas escurecidas, sistema Sync com tela touch screen de oito polegadas, entrada USB adicional, entrada de vídeo RCA, navegador GPS e alto-falantes da Sony.
FOCUS SEDAN 2.0 Titanium Powershift Plus: R$ 89.990
Pacote Plus: faróis de xenônio; luzes diurnas de LED; teto solar; sensor de estacionamento dianteiro; sistema de auxílio ao estacionamento; ajuste elétrico do banco do motorista.
Novo Ford Focus - Página 15 Novo-focus-hatch-2014-03-620x465
Tabela: preços e versões do Novo Focus
Focus Hatch 1.6 S: R$ 60.990
Focus Hatch 1.6 S Powershift: R$ 66.990
Focus Hatch SE 1.6: R$ 63.990
Focus Hatch SE 1.6 PowerShift: R$ 69.990
Focus Hatch SE 2.0 PowerShift: R$ 72.990
Focus Hatch SE 2.0 PowerShift + Pacote Plus (A/C digital): R$ R$ 75.990
Focus Hatch Titanium 2.0 PowerShift: R$ 87.990
Focus Sedan 2.0 S Powershift: R$ 69.990
Focus Sedan 2.0 SE Powershift: R$ 74.990
Focus Sedan 2.0 SE Powershift + Pacote Plus: R$ 77.990
Focus Sedan 2.0 Titanium Powershift: R$ 81.990
Focus Sedan 2.0 Titanium Powershift + Pacote Plus: R$ 89.990

218Novo Ford Focus - Página 15 Empty Re: Novo Ford Focus Sex 27 Set - 18:00

KÜLL



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[url=javascript:void(0);]Exibir todas as fotos (slideshow)[/url]
[url=javascript:void(0);]Novo Ford Focus - Página 15 ThumbsBackBtn[/url][url=javascript:void(0);]Novo Ford Focus - Página 15 ThumbsNextBtn[/url]
Atenção: anexos podem danificar e expor seu computador a riscos. Saiba mais.

219Novo Ford Focus - Página 15 Empty Re: Novo Ford Focus Sex 27 Set - 18:00

Fabiano

Fabiano

Eu concordo Eduardo, da pra perceber que a maioria das marcas não quer saber de dizer que o carro é importado, todos trabalham como ele sendo nacional, e as pessoas caem nessa....

http://www.oticainova.com.br

220Novo Ford Focus - Página 15 Empty Re: Novo Ford Focus Sex 27 Set - 22:14

KÜLL



27/09/2013 - 18h49 Novo Ford Focus - Página 15 Lg-share-en

Para Ford, sistema start/stop é inútil no Brasil
por LUÍS PEREZ, enviado especial a Mendoza (Argentina)
Meio que para alfinetar a concorrência do Volkswagen Golf, meio para constatar a forma como a marca pensa a questão, o fato é que Oswaldo Ramos, gerente-geral de marketing da Ford, afirmou, durante o lançamento do novo Focus, que acontece em Mendoza (Argentina): "Do jeito que está, o sistema start/stop não tem utilidade no Brasil".Novo Ford Focus - Página 15 Pub_h_120_b
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Segundo o executivo, em um país tropical como o Brasil, em que o uso do ar-condicionado é intensivo, a tendência natural dos consumidores será a de simplesmente desligar o start/stop. O sistema traz motores elétricos e alternadores para manter certos equipamentos, como ar-condicionado e direção elétrica, funcionando por um certo período. Mas se esse tempo for ultrapassado, os itens podem ser desligados, com a direção elétrica funcionando como uma mecânica.

Equipamento presente em mais de 5 milhões de veículos na Europa (no Brasil, apenas em alguns importados), o sistema permite que o motor seja desligado automaticamente quando o carro para, religando-o quando reconhece uma ação do motorista em voltar a andar.

Novo Ford Focus - Página 15 63151
Painel de veículo com indicação do sistema start/stop

Recheado de tecnologias, inclusive botão de partida, o novo Focus (leia aqui reportagem sobre o hatch e aqui sobre o Sedan) não tem o dispositivo, que equipa o novo Golf. Em junho Carpress esteve em Windischbuch, na Alemanha, durante o 61º Encontro de Imprensa da Bosch, onde obteve a informação de que no próximo ano o start/stop enfim equipará um automóvel fabricado no Brasil. Segundo a fornecedora, essa tecnologia permite reduzir em até 15% o consumo de combustível e a emissão de CO2.

Uma geração futura do start/stop, batizada de "coasting" (em tradução livre, uma espécie de banguela), vai permitir que o motor desligue mesmo em altas velocidades, desde que abaixo dos 120 km/h. Com ele, é utilizada a energia cinética para mover o carro. Por esse sistema, a partida é imperceptível, e as funções elétricas do veículo, como direção, rádio, ABS e ESP, continuam em funcionamento.

Se o ar-condicionado vai ser desligado, se ficará ligada apenas a ventilação ou se nada disso vai acontecer, será do gosto do freguês, ou seja, da montadora. Nessa hora possivelmente a Ford vai rever seu conceito.

221Novo Ford Focus - Página 15 Empty Re: Novo Ford Focus Sex 27 Set - 23:23

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Impressões Novo Ford Focus 2014: recheio é a aposta para atrair consumidor

  • Avaliação NA
  • Hatches
  • Sedãs

por Sueli Osório - 27/09/2013

33 29
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Outro destaque do modelo da Ford é o motor 2.0 bicombustível com injeção direta
Sueli Osório
Enviada a Mendoza (Argentina)
A terceira geração do Focus chega em outubro às revendas apostando em conteúdo para incrementar as vendas. Embora os executivos da marca não falem em números, eles esperam que haja um aumento nos emplacamentos ante a geração anterior. A expectativa é de que o hatch continue tendo mais demanda que o sedã, com um mix de 60%.
Entre as 13 versões oferecidas, eles acreditam que a intermediária SE é a que terá mais procura. Outro trunfo apontado pela marca é que o modelo, que teve mais de 1 milhão de unidades vendidas em 2012, hoje é exatamente o mesmo em todos os mercados em que é comercializado.
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Já que falamos que a Ford aposta em conteúdo para atrair os consumidores, vale lembrar que o modelo pode ter seis air bags – frontais, laterais e de cortina –, sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de tração e estabilidade para mais aderência e auxílio em frenagens, assistente de partida em rampas e aviso de pressão baixa dos pneus.
Novo Ford Focus - Página 15 700x466xnovo-focus-fotos-2-700x466.jpg.pagespeed.ic.JHjPTdOtL3
Outros recursos oferecidos são piloto automático e limitador de velocidade eletrônico, chave com sensores de presença para acesso inteligente e partida sem chave, bancos com ajuste elétrico em seis posições, sistema de estacionamento automático, câmera de ré, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento, faróis de xenon com lavador, iluminação auxiliar em curvas, luzes diurnas de LED, teto solar, rodas de liga leve de 16 ou 17 polegadas, com exclusivo design esportivo e na cor preta adiamantada na versão topo, além de Sync Media System com comandos de voz em português, conexão Bluetooth para celular, entradas USB e auxiliar, CD/MP3-player com seis alto-falantes, e uma versão Sync MyFord Touch com sistema de navegação, entrada RCA para áudio-vídeo e som Sony Premium com nove alto-falantes.
Motores do Novo Focus
Em relação ao modelo anterior, o Focus está 15% melhor no coeficiente de arrasto, que é de 0,287, o que ajuda na economia de combustível. O modelo tem duas opções de motores, 1.6 e 2.0, ambos flexíveis. O sedã tem apenas a opção 2.0 com o câmbio Powershift de seis velocidades. O hatch oferece versões com os dois blocos e opção de transmissão manual para os modelos equipados com o motor 1.6.
Ambos têm bloco, cabeçote e cárter em alumínio. O destaque do 2.0 Duratec Direct Flex é justamente a injeção direta. Ele entrega potência de 178/175 cv (a 6.500 rpm) e torque de 22,5/21,5 mkgf (a 4.500 rpm), com etanol e gasolina, respectivamente – um ganho de 30 cv e de 3 mkgf com etanol em comparação com o 2.0 Duratec anterior.
A injeção direta ajuda o modelo a economizar mais combustível e a melhorar o desempenho, entregando a quantidade precisa de combustível dentro da câmara de combustão. O sistema trabalha em conjunto com o TiVCT, que ajusta o tempo de válvulas para a melhor configuração possível, seja para melhor desempenho ou economia, de acordo com o perfil de direção do motorista.
Segundo a marca, o novo Focus 2.0 Direct Flex é até 15,8% mais econômico que o motor 2.0 Duratec anterior. Tem consumo de 6,6/9,6 km/l na cidade e de 8,6/12,6 km/l na estrada com etanol e gasolina, respectivamente, segundo as medições do INMETRO/CONPET. Sua emissão de CO2 é de 107 g/km.
A Ford aponta o Honda Civic como o principal concorrente do Focus Sedan, mas Toyota Corolla, Chevrolet Cruze e VW Jetta também entram na briga, que não será nada fácil.
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Novo Focus hatch
Para o hatch, o embate é travado com rivais como Chevrolet Cruze – principalmente para as versões com bloco 1.6 -, Hyundai i30, Peugeot 308 e Volkswagen Golf – considerado pela marca o concorrente do hatch dotado de propulsor 2.0.
O motor Sigma 1.6 entrega 135/131 cv com etanol e gasolina, respectivamente (a 6.500 rpm), e torque de 16,7/16,2 kgfm (a 5.250/3.000 rpm). Ele conta com o sistema Easy-Start, que dispensa o tanque auxiliar de partida a frio, EcoMode, que ajuda o motorista a ter uma condução mais econômica e é classificado com padrão A no INMETRO/CONPET, com consumo de 7,0/10,3 km/l na cidade e de 9,3/13,7 km/l na estrada (com etanol/gasolina, respectivamente), na versão manual.
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Primeiras impressões do Novo Focus
Em test drive realizado de Mendoza até uma região de bodegas próxima à Cordilheira dos Andes, dirigimos o modelo hatch na versão topo de linha Titanium, equipada com o bloco 2.0 e câmbio Powershift. Externamente, o modelo agrada por suas linhas fluidas e arrojadas. As luzes diurnas de LED da versão Titanium chamam bastante a atenção, assim como as rodas com acabamento esportivo em preto de alto brilho adiamantado.
Internamente, o acabamento é muito bem cuidado, com materiais de boa qualidade, sem apresentar rebarbas ou peças mal encaixadas. Mas é claro que isso já era de se esperar em um hatch que custa praticamente R$ 80.000.
O painel de instrumentos é feito de espuma injetada, um material mais agradável ao toque, e é voltado para o motorista. Os comandos são bastante intuitivos, de fácil acesso. No lugar da alavanca do freio de mão, que atrapalha um pouco, poderia haver um freio de estacionamento eletrônico.
O silêncio a bordo agrada bastante. É possível conversar dentro do carro sem o barulho do motor, já que o isolamento acústico é bem eficiente. A direção é direta e o acelerador responde com eficiência quando pisamos nele com mais vigor.
A suspensão cumpre bem o seu papel, filtrando com eficácia as irregularidades do solo para dentro da cabine, oferecendo conforto aos ocupantes. Também proporciona boa estabilidade. A visibilidade também agrada. O espaço para quem vai atrás é bom, mas se o motorista tiver mais de 1,80 metro, quem for atrás dele fica com as pernas um pouco apertadas. Embora o ar-condicionado seja de duas zonas, falta a saída para os passageiros do banco de trás.
Novo Ford Focus - Página 15 150x99xnovo-focus-fotos-2.jpg.pagespeed.ic.SXWq5f2qw3 Novo Ford Focus - Página 15 150x99xnovo-focus-fotos-3.jpg.pagespeed.ic.PYBJYFj-rTNovo Ford Focus - Página 15 150x99xnovo-focus-fotos-4.jpg.pagespeed.ic.qRtm9lqYPO
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222Novo Ford Focus - Página 15 Empty Re: Novo Ford Focus Sex 27 Set - 23:25

KÜLL



Novo Focus já tem configurador no site brasileiro

  • Ford
  • Hatches
  • Preços
  • Sedãs

por Ricardo de Oliveira - 27/09/2013

8 15
Novo Ford Focus - Página 15 700x589xfocus-config-700x589.jpg.pagespeed.ic.6mNnFY2tP0
A Ford já disponibilizou o configurador do Novo Focus. Na versão Hatch, o modelo médio possui sete versões sem opcionais, além de oito cores disponíveis e apenas um padrão de cor interna. Os preços variam entre R$ 60.990 na S 1.6 e R$ 87.990 na Titanium Plus 2.0 PowerShift. As pinturas metálicas variam entre R$ 1.000 e R$ 1.285. O motor 1.6 Ti-VCT Sigma Flex tem até 135 cv com etanol.
No caso do Novo Focus Sedan, só há opção de motor 2.0 Duratec Direct Flex com até 178 cv. As versões oferecidas são: S, SE, SE Plus e Titanium Plus. Os preços variam entre R$ 69.990 e R$ 89.990. As pinturas são as mesmas e com os valores similares às do hatch. O configurador revela os principais destaques de cada versão.
A imagem do interior do Novo Focus é muito pequena e externamente apenas as cores são personalizáveis. De interessante mesmo apenas o comparador, que permite observar as diferenças entre as versões, facilitando a escolha da opção desejada.
Agradecimentos ao Jurandir Carneiro pela dica.

223Novo Ford Focus - Página 15 Empty Re: Novo Ford Focus Sáb 28 Set - 17:45

R8V

R8V
Administrador

Olha, o risco do Focus ser esquecido ao ser lançado junto com o Golf, é considerável- basta ver Ranger x S10.

224Novo Ford Focus - Página 15 Empty Re: Novo Ford Focus Sáb 28 Set - 19:42

Grilo

Grilo
Administrador

Para Ford, sistema start/stop é inútil no Brasil

por LUÍS PEREZ, enviado especial a Mendoza (Argentina)

Meio que para alfinetar a concorrência do Volkswagen Golf, meio para constatar a forma como a marca pensa a questão, o fato é que Oswaldo Ramos, gerente-geral de marketing da Ford, afirmou, durante o lançamento do novo Focus, que acontece em Mendoza (Argentina): "Do jeito que está, o sistema start/stop não tem utilidade no Brasil".

Segundo o executivo, em um país tropical como o Brasil, em que o uso do ar-condicionado é intensivo, a tendência natural dos consumidores será a de simplesmente desligar o start/stop. O sistema traz motores elétricos e alternadores para manter certos equipamentos, como ar-condicionado e direção elétrica, funcionando por um certo período. Mas se esse tempo for ultrapassado, os itens podem ser desligados, com a direção elétrica funcionando como uma mecânica.

Equipamento presente em mais de 5 milhões de veículos na Europa (no Brasil, apenas em alguns importados), o sistema permite que o motor seja desligado automaticamente quando o carro para, religando-o quando reconhece uma ação do motorista em voltar a andar.

Recheado de tecnologias, inclusive botão de partida, o novo Focus (leia aqui reportagem sobre o hatch e aqui sobre o Sedan) não tem o dispositivo, que equipa o novo Golf. Em junho Carpress esteve em Windischbuch, na Alemanha, durante o 61º Encontro de Imprensa da Bosch, onde obteve a informação de que no próximo ano o start/stop enfim equipará um automóvel fabricado no Brasil. Segundo a fornecedora, essa tecnologia permite reduzir em até 15% o consumo de combustível e a emissão de CO2.

Uma geração futura do start/stop, batizada de "coasting" (em tradução livre, uma espécie de banguela), vai permitir que o motor desligue mesmo em altas velocidades, desde que abaixo dos 120 km/h. Com ele, é utilizada a energia cinética para mover o carro. Por esse sistema, a partida é imperceptível, e as funções elétricas do veículo, como direção, rádio, ABS e ESP, continuam em funcionamento.

Se o ar-condicionado vai ser desligado, se ficará ligada apenas a ventilação ou se nada disso vai acontecer, será do gosto do freguês, ou seja, da montadora. Nessa hora possivelmente a Ford vai rever seu conceito.

Fonte: CarPress

http://www.autouniverso.com.br

225Novo Ford Focus - Página 15 Empty Re: Novo Ford Focus Sáb 28 Set - 21:22

Fabiano

Fabiano

Eu também dispenso o sistema, ja que pra compensar esse sistema teria de colocar baterias de uns 120-150ah e um alternador de uns 200ah pra dar conta de manter um compressor ligado a um motor eletrico enquanto o motor fica desligado, sinceramente, acho muito mais util uma forma do motor reduzir o giro a um nivel mais baixo possivel....

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226Novo Ford Focus - Página 15 Empty Re: Novo Ford Focus Sáb 28 Set - 21:59

Grilo

Grilo
Administrador

Opa, agora que vi que o Kull já tinha postado.

Acho uma tecnologia muito interessante, mas é preciso manter ar condicionado por alguns minutos. No Smart, passei muito calor com esse sistema ativo.

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227Novo Ford Focus - Página 15 Empty Re: Novo Ford Focus Sáb 28 Set - 22:41

KÜLL



Fabiano escreveu:Eu concordo Eduardo, da pra perceber que a maioria das marcas não quer saber de dizer que o carro é importado, todos trabalham como ele sendo nacional, e as pessoas caem nessa....
O que eu acho é exatamente o contrário: se tiver carro nacional do mesmo segmento a preço similar, acabam preferindo o nacional, ainda que menos recheado. Só assim para eu entender como Civic e Corolla vendem tanto, quando comparados aos outros do segmento.

228Novo Ford Focus - Página 15 Empty Re: Novo Ford Focus Dom 29 Set - 15:03

KÜLL



Golf x Focus: comparativo de consumo, performance e preço
Categorias: Comparativo , Focus , Golf , [url=http://www.car.blog.br/search/label/Golf G7]Golf G7[/url] 12 Comentários

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Agora que Volkswagen e Ford colocaram seus novos hatchs médios no mercado e ambos os carros possuem números de consumo e performance comparáveis (os números deste artigo são dos testes da Revista Quatro Rodas), já é possível responder a questão: qual é o melhor hatch médio disponível no mercado nacional? Esqueça Cruze, esqueça Peugeot 308, esqueça Fiat Bravo. Esses são meros coadjuvantes inofensivos perante os titãs: Focus e Golf.

Novo Ford Focus - Página 15 Novo-Focus-Titanium-AT

Novo VW Golf

O Volkswagen Golf chega ao Brasil importado da Alemanha apenas em versões topo de linha, Highline e GTI, partindo de um nível de preços mais elevado, mas, em contra-partida oferecendo um pacote de itens de série mais completo. 
Novo Ford Focus - Página 15 Novo-Golf-2014-Highline+(39)

O Golf desde o modelo mais básico já conta com sete airbags, ar-condicionado com duas zonas de climatização, sistema de som com tela de 5,8 polegadas e 8 alto-falantes, direção e freio de estacionamento com assistência eletro-hidráulica.

Novo Ford Focus - Página 15 Novo-Golf-2014-Highline+(47)

Além disso, o Golf conta com sistema Star-Stop do motor, sistemas de auxílio a condução (ABS, ASR, EDS, XDS E MSR), sistema Keyless, volante multifuncional, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. Esses itens já estão presentes na versão de R$ 74.990 reais.

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Novo Golf Highline - interior




Novo Focus

O Novo Focus, por sua vez, tem a vantagem de ser produzido na Argentina e chegar ao Brasil com uma gama de versões mais ampla oferecendo versões mais acessíveis. 

Novo Ford Focus - Página 15 Novo-Ford-Focus-2014+(2)

O modelo de entrada do Focus é o S 1.6 MT com preço R$ 60.990 reais, o que representa um desconto de R$ 7.000 reais sobre o Golf Highline 1.4 TSI com câmbio manual de R$ 67.990. O Focus S 1.6 Powershift (automático) custa R$ 66.990 reais - o que mostra que pelo valor do Novo Golf Manual mais básico é possível comprar um Novo Focus Automático.

Novo Ford Focus - Página 15 Novo-Ford-Focus-2014+(6)

A diferença de preços, porém, é justificável, já que o Focus é menos equipado em sua versão básica, já que conta com apenas dois airbags (contra 7 do Golf), e fica devendo sensores de estacionamento, sistema multimídia, ar-condicionado de duas zonas entre outros itens. 

Novo Ford Focus - Página 15 Novo-Focus-2014-painel
Novo Ford Focus - interior




Dessa forma, tomando-se por base as versões automáticas, a versão do Focus equivalente em termos de equipamento e de motorização ao Golf Highline 1.4 DSG é o Focus SE 2.0 PowerShift Plus, que conta com o motor 2.0 Direct Flex, 6 airbags, ar-condicionado digital, etc, com preço de R$ 75.990 reais.

Preço - Empate

Novo Ford Focus - Página 15 Novo-Focus-x-Golf-preco

Como se pode observar, o Focus tem a vantagem de oferecer versões mais acessíveis, mas se compararmos configurações equivalentes em termos de itens de série, observamos uma situação de equilíbrio entre o Golf 1.4 TSI Highline e o Focus SE 2.0 Plus, aspecto que se repete nos modelos mais equipados, que seria o Focus 2.0 Titanium Plus 2.0, com preço de R$ 87.990 reais que concorre com o VW Golf Highline 1.4 TSI DSG, ao preço de R$ 89.990 reais. Em resumo, em termos de preço, temos um empate entre Focus e Golf, com vantagem para o Focus por oferecer versões mais baratas.

Desempenho - Superioridade do Golf

O Focus tem duas versões de motor, uma 1.6 Flex com 135 cavalos e outra 2.0 flex com 178 cavalos, enquanto o Golf Highline oferece a 1.4 TSI só a gasolina com declarados 140 cavalos. Assim, em uma análise inicial, mesmo considerando que o Golf é, em média, 100 Kg mais leve que o Focus, seria de se supor que o Focus 2.0, com seus 178 cavalos fosse superior ao Golf de 140 cv. A realidade dos fatos porém é bem outra, com o modelo da Volkswagen mostrando uma performance bem superior ao da Ford.

Novo Ford Focus - Página 15 Novo-Focus-x-Golf-desempenho

Como pode se observar, o Golf 1.4 TSI DSG è 10% mais rápido na aceleração de 0 a 100 Km/h, fazendo a prova em 8,6 segundos, contra 9,4 segundos do Focus 2.0 Powershift. Quando se compara os tempos de retomada de 80 a 120 Km/h o Golf também é superior, com 6 segundos, contra 6,3 segundos do Focus. Ambos bastante superiores ao Cruze 1.8 Automático.

Distância de frenagem - Superioridade do Golf

O comparativo de frenagem leva em consideração a distância percorrida quando se aciona os freios dos carros viajando a 120 Km/h. Quanto menor a distância percorrida melhor, mostrando maior capacidade de frenagem.

Novo Ford Focus - Página 15 Novo-Focus-x-Golf-frenagem

Novamente o Golf se mostra bastante superior o Focus, com uma distância de frenagem 3 metros inferior ao Focus e mais de 7 metros inferior ao Cruze da Chevrolet.

Silêncio interno - superioridade do Golf

O gráfico abaixo mostra as medidas de ruído interno dos carros comparados em velocidade de 80 Km/h e 120 Km/h medidos em dBA. Quanto menor o indicador, menor o ruído e, portanto, maior o silêncio.

Novo Ford Focus - Página 15 Novo-Focus-x-Golf-silencio

Como se pode notar, o Golf 1.4 TSI é muito mais silencioso que o Focus e Cruze a 80 Km/h. A 120 Km/h a vantagem do Golf diminui, mas mesmo assim ele continua a ser o carro mais silencioso de todos.

Consumo - superioridade do Golf

Todos os dados deste comparativo são oriundos de testes da Revista Quatro Rodas, que, no caso dos modelos flex informa dados de consumo de álcool. Como o Golf 1.4 TSI só aceita gasolina, o seu teste revelou dados de consumo desse combustível, impedindo uma comparação direta de consumo com o Focus, que tem dados de álcool. Entretanto, para tornar os dados comparáveis, aplicamos uma correção de 30% nos números de consumo de etanol do Focus e Cruze para estimar o dado de consumo de gasolina desses carros. 

Novo Ford Focus - Página 15 Novo-Focus-x-Golf-consumo

Como se pode observar, o VW Golf é mais econômico em cidade que o Focus 2.0 Powershift, perdendo, porém, no consumo em estrada, onde o carro da Ford se mostra ligeiramente melhor. Ambos, porém, muito superiores ao Cruze 1.8 Automático.

Conclusão

Novo Ford Focus - Página 15 Novo-Golf-2014-Highline+(45)

Para quem quer um hatch médio atualizado com câmbio automático (o que é altamente recomendável) e não quer gastar mais de R$ 70.000 reais, a melhor opção hoje do mercado é o Novo Focus, que oferece versões automáticas abaixo de R$ 70.000 reais (como a SE 1.6 Powershift). Entretanto, o melhor carro desse segmento é o Novo Golf 1.4 TSI DSG. Assim, quem puder gastar R$ 8.000 reais a mais não se arrependerá por optar pelo modelo da Volkswagen.

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