Novo Ford Focus parte de R$ 60.990 (hatch) e vai até R$ 89.990 (sedã top)
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André Deliberato
Do UOL, em Mendoza (Argentina)
26/09/201318h51
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Igual no mundo inteiro, o Focus ainda oferece sistema Isofix (para encaixe de cadeirinhas para bebês) e três anos de garantia no Brasil; as cores disponíveis são: branco e vermelho (sólidas), dois tipos de prata (uma metálica e outra perolizada), preto, azul e outros dois tipos de cinza (perolizadas) Leia mais
DivulgaçãoDepois de
anos de flagras e uma
antecipação pública no Parque do Ibirapuera (SP), a Ford finalmente lança o Focus de terceira geração no Brasil. Composta por hatch e sedã (na Europa existe a configuração perua), a linha de médios é mais uma a entrar na onda globalizada da marca, chamada de One Ford: EcoSport, Ranger, Fusion e New Fiesta também passaram, recentemente, por atualizações (e uniformizações) mundiais.
O carro chega ao país importado da Argentina (ele é produzido em General Pacheco, na província de Buenos Aires) e começa a ser vendido em novembro. Os preços são:
HATCHBACK
+ Focus 1.6 S -- R$ 60.990
+ Focus 1.6 S Powershift -- R$ 66.990+ Ford Focus SE 1.6 -- R$ 63.990
+ Ford Focus SE 1.6 PowerShift -- R$ 69.990+ Ford Focus SE 2.0 PowerShift -- R$ 72.990
+ Ford Focus SE 2.0 PowerShift + Pacote Plus (A/C digital) -- R$ R$ 75.990
+ Ford Focus Titanium 2.0 PowerShift -- R$ 87.990SEDÃ + Focus Sedan 2.0 S Powershift -- R$ 69.990
+ Focus Sedan 2.0 SE Powershift -- R$ 74.990+ Focus Sedan 2.0 SE Powershift + Pacote Plus -- R$ 77.990 + Focus Sedan 2.0 Titanium Powershift -- R$ 81.990+ Focus Sedan 2.0 Titanium Powershift + Pacote Plus -- R$ 89.990 O Focus, incluindo hatch e sedã, foi o carro mais vendido do mundo em 2012, com mais de 1 milhão de unidades. Além do sucesso de mercado, o modelo também tem nota máxima em testes de segurança europeus (Euro NCAP). Curiosamente, os freios traseiros, de todas as versões, são a tambor -- a Ford afirma que "o nível de segurança do carro é tão alto que não foi preciso a utilização de discos no sistema de freio traseiro."
Praticamente igual no mundo inteiro, o Focus ainda oferece sistema Isofix (para encaixe de cadeirinhas para bebês) e três anos de garantia no Brasil. As cores disponíveis são: branco e vermelho (sólidas), dois tipos de prata (uma metálica e outra perolizada), preto, azul e outros dois tipos de cinza (perolizadas).
No Brasil, o carro vendeu apenas 20.012 unidades entre janeiro e agosto deste ano (15.005 hatches e 5.007 sedãs). A versão dois-volumes vai bem, à frente de Peugeot 308, Hyundai i30, Volkswagen Golf, Chevrolet Cruze e Fiat Bravo, entre outros. O Focus Sedan, entretanto, tem vida difícil no Brasil -- para se ter uma ideia, só em agosto o Honda Civic (atual líder entre os sedãs médios) vendeu 5.636 unidades, cerca de 600 carros a mais que o Focus
no ano inteiro.
A meta da Ford é fazer o hatch brigar pela liderança do segmento, especialmente contra o novíssimo Volkswagen Golf, e tentar emplacar o sedã entre os quatro primeiros da categoria (hoje dominada por Civic, Toyota Corolla, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta).
O Focus Sedan terá somente motor 2.0 e câmbio automatizado Powershift de seis marchas e embreagem dupla -- esqueça, ao menos por enquanto, versões com motor 1.6 ou transmissão manual. São deles as primeiras informações técnicas oficiais divulgadas pela Ford.
Na versão S, a de entrada, o três-volumes traz pacote de equipamentos que inclui freios ABS com EBD; airbag duplo; controles de tração e estabilidade; assistente de partida em rampas; aviso de pressão dos pneus; sistema Sync com comando de voz, Bluetooth, entradas USB e auxiliar e controles de áudio no volante; tela LCD multifuncional de 3,5 polegadas no console e rodas aro 16. Tudo isso além, claro, de itens básicos de um carro desta categoria, como direção elétrica, ar-condicionado, trio elétrico e alarme.
A versão SE adiciona quatro airbags (totalizando seis), bancos de couro, sensor de estacionamento traseiro, controlador automático de velocidade, rodas de 17 polegadas e alguns detalhes de acabamento personalizados. A tela multifuncional cresce para 4,2" e passa a ser colorida. Além disso, a configuração intermediária conta com o pacote Plus, opcional de
R$ 3 mil, que incorpora chave com sensor de presença e botão de ignição, sensor de chuva, acendimento automático de faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico e ar-condicionado digital de duas zonas.
Por fim, a versão Titanium, topo de gama, recebe os itens do Pacote Plus da versão SE como equipamentos de série, rodas personalizadas (pretas) e o sistema Sync mais completo (que ganha, em relação ao Sync das outras configurações, tela touch screen de oito polegadas, uma nova entrada USB, entrada de vídeo RCA e GPS, além de novos alto-falantes da Sony). O opcional Plus do Focus Sedan Titanium, de R$ 8 mil, é composto por faróis de xenônio, luzes diurnas de LED, teto solar, sensor de estacionamento dianteiro, sistema automático de balizas (que estaciona o carro sozinho) e banco do motorista com ajustes elétricos.
CONJUNTO MECÂNICO O motor quatro-cilindros 2.0 de 16V, chamado pela Ford de Duratec Direct Flex, é o primeiro propulsor bicombustível do mundo com injeção direta. Com 178 cv e 22,5 kgfm de torque máximos (com etanol), o sistema utiliza duplo comando variável de válvulas e bloco de alumínio e ainda dispensa o tanque para partidas a frio (tecnologia exclusiva da Ford, chamada de Compressed Crank Assisted Start, permite que o motor seja ligado num ambiente com temperatura de -10ºC, mesmo com 100% do tanque cheio de etanol). A taxa de compressão, calibrada para alto desempenho e baixo consumo de combustível, é de 12:1.
Com coeficiente aerodinâmico relativamente baixo (0,287 cx), a Ford afirma que o Focus Sedan é capaz de render, com etanol, 6,6 km/litro na cidade e 8,6 km/l na estrada. Com gasolina, o sedã faz 9,6 km/l no ciclo urbano e 12,6 km/l no rodoviário.
UOL Carros fará test-drive com as duas configurações de carroceria ainda nesta sexta-feira (27) e publica suas impressões oportunamente -- além de mais detalhes sobre o Focus hatch.
Viagem a convite da Ford