18/05/2012 - 20h37
Ford Focus leva família à praia, mas realidade é nebulosa Do UOL, em São Paulo (SP)
Comentários 29
'Point' de modelos camuflados, Caraguatatuba (litoral paulista) viu também o novo Focus
A situação da Ford é, no mínimo, intrigante. A quarta "força" do setor
automotivo brasileiro -- as aspas são justificadas pela letargia da
marca do oval azul -- vive a contradição de ser ao mesmo tempo grande e
se ver a todo instante ameaçada por emergentes como Renault, Nissan e
Hyundai. Estas têm planos, já declarados, de tomar daquela a posição
entre os principais nomes do mercado, e em pouco tempo. E quase não se
vê reação por parte do grupo americano.
A placidez da Ford no Brasil chega a irritar amantes ávidos do universo
automotivo: a marca é dona de uma das linhas mais interessantes e
inovadoras no exterior, mas no Brasil vive do face-lift interminável de
modelos há muito ultrapassados
(NÃO PARECE QUE ESTÃO FALANDO DA VW?). E mesmo as novidades anunciadas insistem
em atrasar. O novo EcoSport foi mostrado estaticamente por duas vezes,
em eventos realizados simultaneamente no Brasil e na Ásia. Da mesma
forma, a nova geração da picape Ranger rodou todos os salões do mundo,
marcou presença em todo tipo de feira agropecuária, inclusive na
Argentina (onde já é fabricada) e no Brasil. Mas nada de ganhar o
mercado. O atraso de ambos é justificado pela marca como sendo culpa da
apertada agenda de lançamentos no Brasil --
leia mais sobre isso no Blog do Luís Perez.
Pode até ser verdade, mas o fato é que a incerteza de duas certezas,
com o perdão do trocadilho, só prejudica o andamento do restante da
fila.
Estamos falando da chegada da atual geração do médio Focus, que o mundo
todo conhece desde 2010. O mundo todo, menos nós: no Brasil, ainda
convivemos com a segunda geração, que também chegou atrasada em nossas
terras. Apresentado no Salão de Paris, há dois anos, o novo Focus lançou
as linhas da segunda fase da escola Kinetic, atualmente presente em
todos os carros da Ford -- o novo EcoSport, por exemplo, segue este
paradigma estilístico, bem como o Fusion mostrado em Detroit, em
janeiro.
Na Europa, o novo (ou seria atual?) Focus está presente em todas as
formas possíveis: hatch, sedã, perua (configuração chamada Estate) e
variações esportivas. Nos Estados Unidos, apenas o dois e o três-volumes
marcam presença desde o último ano. E o Brasil, como fica? Até o
momento, nenhum executivo se atreveu a indicar uma provável data para
estreia do modelo. Mas ele já está entre nós. E, surpresa, em todas as
suas formas.
É o que mostram os flagrantes feitos por leitores de
UOL Carros, como o paulistano
Wellington França dos Santos,
que avistou uma unidade do novo Focus sedã estacionada em rodovia na
praiana Caraguatatuba, no litoral norte paulista, há uma semana. Apesar
da maquiagem ainda pesada, foi possível notar detalhes nítidos da
terceira geração, como as molduras dos faróis de neblina ou o recorte do
capô que se encaixa com a pequena grade frontal. Vincos laterais, linha
de maçanetas, área envidraçada e placas verdes de São Bernardo do Campo
(SP), cidade onde a Ford mantém fábrica, também denunciam a real
identidade do modelo. As rodas eram simples, típicas de modelos de
teste.
Nesta sexta-feira (18), também em Caraguatatuba, foi a vez de
Edilberto Alves,
morador local, flagrar uma unidade do hatch passeando por ruas do
centro da cidade. Desta vez, no entanto, as belas rodas de liga leve
entregaram o R.G. do modelo. Inequívocas, também, são as formas
frontais, como a base do para-choque que se prolonga além da carroceria,
ou as lentes saltadas do farol. A camuflagem também tentou ocultar o
inovador recorte das lanternas traseiras, que deixaram de ser
verticalizadas, mas um close feito pelo internauta permitiu desvendar a
charada. As placas verdes de Tatuí confirmam o palpite, uma vez que a
cidade abriga a pista de teste da marca.
Acima, a perua Focus flagrada no litoral. Abaixo, limpa, como é vendida na Europa
O flagra mais importante, porém, pode ser creditado a uma leitora de São José dos Campos (SP),
Diana Neri,
que conseguiu encontrar a nova perua Focus circulando no litoral com
placas verdes de São Bernardo do Campo. O segmento das station wagons é o
mais desprezado do cenário nacional no momento. Afinal, quais peruas
zero-quilômetro de porte médio podem ser encontradas atualmente? Apenas a
Renault Grand Tour (ex-Mégane) se apresenta para responder à pergunta
e, dizem, não por muito mais tempo. Se confirmada, a chegada da perua
Focus poderia cair como uma luva e garantir boas vendas de compradores
ainda necessitados das virtudes familiares deste tipo de modelo.
Mas isso, claro, se a Ford conseguir decidir sua vida, destrancar a agenda e voltar a lançar carros novos no país.
PEQUENOS DETALHES
Acima, close de Edilberto Alves mostra que camuflagem mal consegue
esconder vinco que se prolonga até a porção central da lanterna e
inclinação da terceira coluna. Tudo fica claro na imagem de divulgação,
que também confirma desenho das rodas do novo Focus.
FONTE: http://carros.uol.com.br/ultnot/2012/05/18/ford-focus-leva-familia-a-praia-mas-realidade-e-nebulosa.jhtm