AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Crash test- segurança veicular

+2
Domingos V
R8V
6 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 6 de 8]

Domingos V


Administrador

Poder pode, mas seria uma situação bem difícil. E se bem fixada, acho que ela quebraria antes de representar um perigo. Nesse caso, talvez o projeto do Uno seja simplesmente soltar essa tampa ao menor sinal de risco e ela seja jogada contra a parte de trás dos bancos traseiros sem muita força, virando algo de importância bem reduzida.

PS: Um Uno com airbags! E até que não foi mal, aparentemente.

R8V


Administrador

Se bem que o próprio encosto de cabeça pode ajudar a tampa a não invadir..

Mas veja: o Uno foi muito bem,o Monza mesmo sendo bem maior, não adiantou nada.O que manda é a estrutura.

R8V


Administrador

Da Saab: quando a GM trouxe o 900 em meados de 91, anunciavam como o carro mais seguro do mundo.

Grilo

Grilo
Administrador

R8V escreveu:Se bem que o próprio encosto de cabeça pode ajudar a tampa a não invadir..

Mas veja: o Uno foi muito bem,o Monza mesmo sendo bem maior, não adiantou nada.O que manda é a estrutura.

Interessante notar que a própria Fiat que usa a cobertura de plástico, também usa combinação de apoio de cabeça no formato vírgula nesses carros, o que poderia não segurar a tampa.

Mas de toda forma, para que a tampa chegue no interior do carro, a intensidade da colisão por si só já é o maior risco e a tampa acaba sendo detalhe.

Pela lateral do Monza, parece que ele teve uma certa dificuldade em absorver o impacto, já que transmitiu para outras partes.

http://www.autouniverso.com.br

Domingos V


Administrador

Sim, o Monza dobrou bem. E isso porque foi contra um outro carro a batida e não contra um objeto menos deformável.

Falando nisso, essa cobertura plástica é maior que o vão entre os bancos e o teto na parte de trás? Se for, isso já dificulta bem ela ser um perigo.

R8V, a GM trouxe o 900 para cá? E ele foi lançado em que época? Porque até mais ou menos a metade dos anos 90 pode ser que ele fosse mesmo o mais seguro, depois disso acho que o termo era mais uma meia-verdade - já que existiam Volvos extremamente seguras para a época depois da metade dos anos 90, que se comportavam bem melhor num crash-test.

R8V

R8V
Administrador

Até pela idade do projeto do Monza (1982, o resto foram facelifts), e o conceito era estrutura "frágil" para deformar bastante e absorver- só que invadiam o habitáculo.

Lembro que quando o Kadett sofreu uma colisão traseira (de um outro Kadett), foram atingidos: tampa,ambas laterais traseiras e o piso até a beirada no banco traseiro(vi pq rebati o banco para olhar), e o outro foram: capô/páralamas dianteiro esquerdo e porta do motorista.


Geralmente a tampa é menor que o vão...

O 900 veio pela GM em meados do 91, e o anunciavam como o carro mais seguro do mundo.

Domingos V


Administrador

Acho que fica mais para um relativamente frágil do que frágil realmente. Era o que dava para fazer na época, ou o que interessava fazer. Naquele momento estavam mesmo priorizando a absorção, que até antes daquela época passava quase sempre batido ou com muito pouca atenção.

Mas não fazia ideia que os 900 tinham vindo para o Brasil! Chegou a ver algum ao vivo? Onde eles eram vendidos?

E em 91 acho que a informação era válida sim. Apesar que pode ser que já existissem carros com a estrutura mais forte, como o Golf III - só que ele raramente vinha com airbags na época, mesmo na Europa.

Fabiano

Fabiano

Não chega a ser um teste efetivamente, mas achei muito bacana esse video:

http://www.oticainova.com.br

R8V

R8V
Administrador

Nunca cheguei a ver um 900 ao vivo,eles eram vendidos em algumas concessionárias da GM.

Esse vídeo da Renault é muito legal.

Domingos V


Administrador

Seria bacana achar um desses à venda no WebMotors ou algum outro lugar hoje em dia! Mas se veio em 1991 acho que não me lembraria mesmo que tivesse visto ao vivo numa concessionária ou pela rua. Por quanto tempo ele foi vendido no Brasil? Era por encomenda?

Aliás, será que foi algum teste da GM na época para ver se trazia a marca para cá?

E esse vídeo da Renault é interessante mesmo. Foi lançado há uns 3 anos, não?

Fabiano

Fabiano

Eu nem sei, mas se foi a 3 anos, notasse a defasagem dos nosso Renault feito no Brasil.

http://www.oticainova.com.br

Grilo

Grilo
Administrador

Domingos V escreveu:Seria bacana achar um desses à venda no WebMotors ou algum outro lugar hoje em dia! Mas se veio em 1991 acho que não me lembraria mesmo que tivesse visto ao vivo numa concessionária ou pela rua. Por quanto tempo ele foi vendido no Brasil? Era por encomenda?

Aliás, será que foi algum teste da GM na época para ver se trazia a marca para cá?

Eu me lembro de ter visto carros da Saab aqui pelo menos umas 2x.

No Webmotors tem o anúncio de um:
http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/saab-9000-2.3-cd-turbo-gasolina-4p-automatico/4593153/detalhe.wm

http://www.autouniverso.com.br

Domingos V


Administrador

Fabiano, sim, estamos bem atrasados ainda. Se retomassem a Scénic e o Clio nas versões normais e atualizadas, ficaria bem interessante.

Grilo, quais modelos você viu? Porque esse que você postou é o 9000, não o 900 - que tinha a base compartilhada com o Vectra. Mesmo assim é bacana de ver, ainda mais sendo o turbo e estando em bom estado!

Mas fico imaginando se a GM ainda trás as peças dele ou o dono usa importadores. E que já daria para por placa preta e não pagar IPVA! smilbg

Grilo

Grilo
Administrador

Eu lembrava desse modelo mesmo do anúncio - até pelo fato da traseira dele ter um toque de Renault 21.

http://www.autouniverso.com.br

Domingos V


Administrador

Sim, lembra um pouco. E lembrando agora, parece que esse modelo era feito numa plataforma compartilhada entre Lancia, Fiat, Alfa Romeo e a Saab. Fico pensando se teve algum acordo na parte de peças, pois nessa mesma época vinha o Alfa Romeo que usava essa base.

R8V

R8V
Administrador

Porque todos eles compartilhavam a mesma plataforma?

Domingos V


Administrador

Era algum acordo que fizeram na época para os sedans maiores dessas marcas. Chuto que esses modelos maiores e mais luxuosos fossem interessantes para elas, mas não eram seus focos e nem suas especialidades, portanto só valeria a pena caso fizessem algo de menor custo e que compensassem mesmo em menores volumes individuais.

Se você pensar, todos eles eram carros além do tamanho e luxuosidade tradicionais dessas marcas. Foram todos de menor volume de vendas também - por isso penso nessa possibilidade.

Além do 9000 tinha o Alfa 164, Fiat Croma e a Lancia também tinha uma versão que agora não lembro o nome. Alguns sites - desde os mais gerais até os de apreciadores desses modelos - dizem que as portas dianteiras do Croma e do 9000 eram intercambiáveis, por exemplo. A diferença é que a do 9000 pesava mais, pois tinha mais proteção para impactos laterais.

EDIT: O Lancia era o Thema, se não me engano. Tanto ele como o Croma têm gerações novas que são vendidas hoje em dia.

Grilo

Grilo
Administrador

http://www.autouniverso.com.br

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 6 de 8]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos