O IIHS norte-americano estreiou uma nova modalidade de teste; a de capotamento.
Nesse teste, o carro não ''rola'' como deveria acontecer. Na verdade, é 'atingido' uma única vez por uma placa de aço na quina do teto do lado do motorista.
A pressão feita por essa barra, é de 4 vezes o valor do carro (segundo as pesquisas, o peso do carro + velocidade fazem com que em um capotamento real, essa seja a pressão aproximada exercida no teto).
A forma de teste não é 'natural' e dá para achar um pouco contestável, mas não deixa de ser interessante - e serve como uma base de como os carros se comportam nessa situação.
A classificação 'BOM' é aplicada aos veículos que não tiverem uma deformação do teto maior do que 13cm
Segue os resultados:
Bom:Volkswagen Tiguan
Subaru Forester
Honda Element
Jeep Patriot
Aceitável:
Suzuki Grand Vitara
Chevrolet Equinox
Toyota RAV4
Nissan Rogue
Mitsubishi Outlander
Marginal:
Ford Escape
Honda CR-V
Ruim:
Kia Sportage / Hyundai Tucson
Infelizmente, não serão divulgadas imagens de cada carro, mas consegui a dos dois extremos:
Nesse teste, o carro não ''rola'' como deveria acontecer. Na verdade, é 'atingido' uma única vez por uma placa de aço na quina do teto do lado do motorista.
A pressão feita por essa barra, é de 4 vezes o valor do carro (segundo as pesquisas, o peso do carro + velocidade fazem com que em um capotamento real, essa seja a pressão aproximada exercida no teto).
A forma de teste não é 'natural' e dá para achar um pouco contestável, mas não deixa de ser interessante - e serve como uma base de como os carros se comportam nessa situação.
A classificação 'BOM' é aplicada aos veículos que não tiverem uma deformação do teto maior do que 13cm
Segue os resultados:
Bom:Volkswagen Tiguan
Subaru Forester
Honda Element
Jeep Patriot
Aceitável:
Suzuki Grand Vitara
Chevrolet Equinox
Toyota RAV4
Nissan Rogue
Mitsubishi Outlander
Marginal:
Ford Escape
Honda CR-V
Ruim:
Kia Sportage / Hyundai Tucson
Infelizmente, não serão divulgadas imagens de cada carro, mas consegui a dos dois extremos: