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Crash test- segurança veicular

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Domingos V
R8V
6 participantes

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R8V


Administrador

Não consigo acreditar que o motorista foi olhar para trás.....

Espero que a Volvo continue sendo a mesma em matéria de segurança, agora que ela foi comprada por chineses.

Domingos V


Administrador

Também fico com dúvidas quanto a isso. Espero que não mexam para pior nessa parte.

Fabiano



Acredito que tenham comprado a marca justamente para se aperfeiçoarem neste quesito.

http://www.oticainova.com.br

Grilo

Grilo
Administrador

Falando em Volvo, eles não tem desempenho brilhante no EuroNcap, porém, acredito que sejam bem preparados para qualquer situação que se possa enfrentar, ao contrário de alguns carros, que são feitos claramente para passar no teste somente.

http://www.autouniverso.com.br

Domingos V


Administrador

Grilo, sim, eles podem não se destacarem tanto no EuroNcap mas em situações reais eles costumam ir bem melhor que os modelos equivalentes em nota. O carro é pensado como um todo nessa parte, não apenas nos pontos testados ou mais críticos.

Fabiano, vamos esperar que eles usem para melhorar realmente e não só para piorar e baratear falsamente os Volvos.

R8V

R8V
Administrador

A Saab possui o mesmo cuidado com a segurança que a Volvo ou um pouco menos?

Domingos V


Administrador

Sinceramente, não sei. Sei que o foco deles, antes da compra pela GM, era na aerodinâmica e motores - ambos com inspiração na aviação.

Se alguém soubesse de algo da parte da segurança seria muito bacana saber!

Fabiano

Fabiano

Innovations



  • 1958: The GT 750 is the first car fitted with seatbelts as standard.[50]
  • 1963: Saab becomes the first volume maker to offer diagonally-split dual brake circuits.
  • 1969: Saab creates an ignition system near the gearstick - instead
    of behind the steering wheel like most cars - in an attempt to reduce
    the very common serious and permanent knee injuries during collisions,
    caused by the knee impacting the key.
  • 1970: Saab introduces a world-first - headlamp wipers and washers.
  • 1971: Heated front seats are introduced, the first time in the world they are fitted as standard.
  • 1971: Saab develops the impact-absorbing, self-repairing bumper[citation needed].
  • 1976: Saab was the first manufacturer to produce a turbo engine with wastegate to control boost.
  • 1978: Saab introduces another 'world-first,' the passenger compartment air filter (pollen filter).
  • 1980: Saab introduces Automatic Performance Control (APC), and an anti-knock sensor that allowed higher fuel economy and the use of lower grade fuel without engine damage.
  • 1981: Saab introduces the split-field side mirror. This reduces the drivers blind spot.
  • 1982: Saab introduces asbestos-free brake pads.
  • 1983: Saab introduces the 16-valve turbocharged engine
  • 1985: Saab pioneers direct ignition, eliminating the distributor and spark plug wires.
  • 1991: Saab introduces a 'light-pressure' turbo.
  • 1991: Saab is the first manufacturer to offer CFC-free air-conditioning.
  • 1991: Saab develops its 'Trionic' engine management system, equipped with a 32-bit micro-processor.
  • 1993: Saab introduces the 'Sensonic clutch' and the 'Black Panel', later to be called the 'Night Panel'.
  • 1993: Saab develops the 'Safeseat' rear passenger protection system.
  • 1994: Saab introduces the 'Trionic T5.5' engine management system, its processor is a Motorola 68332.
  • 1995: Saab presents an asymmetrically turbocharged V6 at the Motor Show in Frankfurt am Main, Germany.
  • 1996: Saab introduces active head restraints (SAHR), which help minimize the risk of whiplash.
  • 1997: Saab introduces Electronic Brake-force Distribution
  • 1997: Saab fits ventilated front seats to their new 9-5.
  • 1997: Saab introduces ComSense; an alert delay feature that reduces
    the risk of distraction by briefly postponing lower priority alerts when
    the brakes or indicators are activated
  • 2000: Saab introduces SVC; a Variable Compression, an engine in which the compression ratio is varied by tilting the cylinder head in relation to the pistons.
  • 2002: Saab developed ReAxs System provides crisp steering feedback and contributes to enhanced driving stability in curves
  • 2003: Saab introduces CargoSET; automatic storage well retraction for the convertible, a two-step tonneau action for quicker soft-top deployment
  • 2008: Saab introduces Cross-wheel drive, an advanced all-wheel drive system with eLSD.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Saab_Automobile

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Interessante essa lista. A parte mecânica eu já tinha alguma ideia e confirmo, a parte de segurança não fazia ideia e se for verdade confirma que eles são - ou eram - também bastante concentrados na segurança.

Mas fica ainda a dúvida se na parte de estrutura eles seriam como as Volvos...

Grilo

Grilo
Administrador

A Saab sempre mostrou uma certa preocupação com a segurança (apesar dos crash-tests desastrosos do 900). Tinha uma revista portuguesa com uma reportagm especial sobre o centro de segurança da marca, nos mesmos moldes da Volvo - inclusive recolhem carros acidentados de verdade para estudos. Tenho alguns catálogos da marca, e tem mais imagens de crash-test do que do carro inteiro. O Saab 9-5 anterior foi o primeiro carro do mundo a atingir 5 estrelas no EuroNcap (e não o Laguna) - e olha que ele não tinha uma das bases mais seguras, era a do Vectra, que não foi bem nos testes.

http://www.autouniverso.com.br

Domingos V


Administrador

Bom saber dessa do 9-5, pois significa que assim como as Volvos eles melhoram substancialmente as plataformas compartilhadas também.

Mas o 900 era tão ruim assim? Não sabia.

E o primeiro 5 estrelas não tinha sido o C5?

Grilo

Grilo
Administrador

Saab 900:




O primeiro 5 estrelas foi o Laguna II. O C5 teve 4 estrelas, e depois quando veio o facelift e ganhou airbag de joelho, passou a ter 5 estrelas. O Saab 9-5 tinha sido testado uns dois anos antes do Laguna, mas devido a um erro de contagem (acho que quanto ao aviso de cinto afivelado), acabou ficando com 4 estrelas. Só recentemente corrigiam a pontuação.

http://www.autouniverso.com.br

Domingos V


Administrador

Poxa, bem fraco mesmo. Mas não era de estranhar, pois a plataforma dessa versão do 900 já era meio antiga na época e vinha de antes dos testes do EuroNcap. Era a do Vectra I, que foi bem melhorada no Vectra II apesar de ser a mesma plataforma - só que refinada. O teto que pareceu o maior problema aí e se foi ele isso é relativamente fácil de corrigir.

Do Laguna, C5 e do 9-5 eu não fazia ideia. Talvez eu confundi que o C5 era 5 estrelas porque faziam propaganda dessa classificação no Brasil. O Laguna II talvez tenha sido então também o primeiro 5 estrelas no Brasil, mas infelizmente isso passou bem desapercebido.

Grilo

Grilo
Administrador

Foto tirada do jornal:

Crash test- segurança veicular - Página 5 Crashuno1

Muitos carros tem a tampa de cobertura do porta-malas de papelão e carpete, porém, tem surgido alguns lançamentos (como Uno e Punto) que tem a tampa de plástico. Olhando essa colisão, fica claro - será que ela pode representar risco para quem está no banco traseiro?

http://www.autouniverso.com.br

Fabiano

Fabiano

Acho que não seria por representar risco, o fato da tampa ser de plastico e sim o fato de uma traseira tão curta.

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Poder pode, mas seria uma situação bem difícil. E se bem fixada, acho que ela quebraria antes de representar um perigo. Nesse caso, talvez o projeto do Uno seja simplesmente soltar essa tampa ao menor sinal de risco e ela seja jogada contra a parte de trás dos bancos traseiros sem muita força, virando algo de importância bem reduzida.

PS: Um Uno com airbags! E até que não foi mal, aparentemente.

R8V

R8V
Administrador

Se bem que o próprio encosto de cabeça pode ajudar a tampa a não invadir..

Mas veja: o Uno foi muito bem,o Monza mesmo sendo bem maior, não adiantou nada.O que manda é a estrutura.

R8V

R8V
Administrador

Da Saab: quando a GM trouxe o 900 em meados de 91, anunciavam como o carro mais seguro do mundo.

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