É q o pessoal supervaloriza os aspectos positivos do Focus, e o colocam como o "melhor da categoria"," melhor carro nacional" , " tanque"( em alusão à suposta durabilidade mecânica q mim não passa de um conto de fadas) e como se tivesse um "conforto excepcional q até então estavam presente apenas em importados como Mercedes e afins", "nenhum carro até 80 mil faz mais curva q ele "- sendo q o Impreza q custa a partir de 59 na versão 1.5 ou uns 68 sendo 2.0, ambos c tração integral, seria inferior ?
Exagero? Exatamente!
Esquecem os problemas do carro , como por exemplo : desvalorização acentuada (em especial o sedan) ,falta de liquidez ( nem com grandes descontos vendem o usado - em época de mercado aquecido), embreagem e caixa de direção com baixa durabilidade .
O aspecto da falta de liquidez,gerou o seguinte comentário de um lojista de usados :"Sabe qual a diferença do Focus e da Aids ? A Aids vc passa adiante". Sem comentários....
Teve um consumidor q reclamou q o Focus incendiou ( pelo q entendi, foi um agravamento do q ocorreu no Focus do Grilo), meu ex-chefe teve um, adquirido OKM, que em 2 semanas parou na estrada com o mesmo problema : saindo fumaça do capô.
Minha tia tem um 1.8 16V 2003 e não acha nada de mais no carro,sendo q ela teve um Golf antes dele ( q teve diversas avarias mecânicas).Já meu vizinho, q tem um GL 1.6 c menos de 2 anos, já está c ruído forte no motor- pode ser sério ou não.
Tem um proprietário entusiasta , de outro fórum ,q menciona nunca ter feito nada em 150 mkm. Bom, tenho sérias dúvidas disso( tem manutenção de rotina, por exemplo ou logo dará um bom gasto), enfim : o uso do carro é predominantemente em estradas de boa qualidade. Seria extremamente dificíl qualquer carro dar manutenção nessas condições. Tb sei q o mencionado carro estava há 10 meses à venda, sem sucesso.
Não acho q seja um carro ruim, mas certamente existem opções melhores na categoria de mercado,tais como : Impreza, C4 e Tiida.
Quanto à capacidade de curva : Civic, Corolla, Impreza são iguais ou melhores.
E quanto ao acabamento , até 2003 era excelente, depois foi ficando pior a cada ano.
Quanto ao fato de ser "igual" ao europeu : a estrutura dele foi simplificada. Ou alguém acredita em almoço grátis ?
O Focus FOI um ótimo carro. Hoje, em especial o GL 1.6 não tem nada além da casca ( cansada e a passo de subsitituição) do que um dia representou.
É um carro ruim ? Não, mas certamente existem opções bem melhores no segmento e na faixa de preço.