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Ford Focus Flex chega em Junho com motor 1.6 Sigma

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KÜLL
Domingos V
leocouto
Fred
Fabiano
Grilo
10 participantes

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Domingos V


Administrador

Esse bege metálico é mais pro escuro ou claro?

E, poxa, 125cv estava bacana. 115cv faz o mesmo papel do Rocam, talvez só com torque mais bem distribuído. Bem decepcionante se for isso.

KÜLL



Tambem esperava mais de potencia, uma vez que no Fiesta europeu, este motor desenvolve 120 cv. Pode ser que tenham dado uma "estrangulada" no motor por conta do maior peso do Focus. Quero mesmo e ver as especificaçoes tecnicas dele.

Fred



Além das especificações técnicas estou curioso para ver como se comporta no focus e nso outros veiculos da marca. O fato de ser o 1.6 mais leve do mundo com apenas 79 quilos (cfe anuncio) demonstra que o projeto é voltado para a eficiência.

KÜLL



Retornando ao tema ESPECIFICAÇOES TECNICAS, dando uma xeretada em outros sites, o motor e completamente em aluminio, pesa 79 kg sendo, segundo a Ford, o mais leve do mundo em seu segmento, MAS nao tem comando variavel. Se nao me engano, o mesmo motor e usado no Fiesta chines.
Enfim, que ao menos viesse, PARA ONTEM, no novo Fiesta.

Fabiano

Fabiano

Vendo que a Ford coloca dois sistema de injeção no 2.0 duratec do Focus antigo um com 147cv no manual e outro com 140 no automatico, acredito que este 1.6 sigma tenha uma bela distribuição de do torque que é um valor bem interesante para um 1.6(apesar de não ser incrivel) e como o torque num carro pesado vale mais que a potencia, eles devem ter priorizado isso, criando ai uma unidade motriz que deve fazer muito barulho na concorrencia, pois deve ainda alia muito bem numeros de consumos muito animadores para um carro de categoria média.

Foi o mesmo que ocorreu quando Rocan apareceu(que na verdade foi um motor CHT muito bem repaginado), houve muita corrida para superar o motor da Ford, o que contou contra era a linha de carros da marca que na epoca não fazia o conjunto motriz se sobre sair mais, e tenho convicção de que assim como este 1.6, o 2.0 quando se tornar sigma ira fazer o mesmo alvoroço no mercado da epoca do Rocan, porem agora com uma linha de carros muito mais moderna e atraente para publico.

http://www.oticainova.com.br

KÜLL



KÜLL escreveu:Retornando ao tema ESPECIFICAÇOES TECNICAS, dando uma xeretada em outros sites, o motor e completamente em aluminio, pesa 79 kg sendo, segundo a Ford, o mais leve do mundo em seu segmento, MAS nao tem comando variavel. Se nao me engano, o mesmo motor e usado no Fiesta chines.
Enfim, que ao menos viesse, PARA ONTEM, no novo Fiesta.

CORREÇÃO: Na China, os Fiesta usam, ao menos por enquanto, um motor Duratec 1.5, que eu creio ser exclusivo para aquele mercado. Na Europa, há um motor 1.6 sem comandos variáveis, usado em alguns mercados, tipo Itália (novo Fiesta) e Inglaterra (Fiesta e Focus), com GLP. Infelizmente, não achei no arquivo PDF do(s) modelo(s) se esta unidade é mais simples. Pela falta de informação sobre comando variável, dá a entender que NÃO.

rafiuskis DF

rafiuskis DF

acredito que será um bom carro em relação ao consumo de combustivel...
esperar pra ver...

Domingos V


Administrador

Fabiano, o Rocam causou tanta boa recepção porque era o 8v com mais torque e potência do mercado. O Sigma com 110cv e 15 de torque está prometendo ser apenas econômico...

E uma coisa a se notar é que o Focus é um médio bem pesadinho. O Rocam 1.6 mesmo com tanto torque não empurrava bem o Focus antigo, onde aliás se ficava com o pior dos mundos, com o torque alto não sendo suficiente para dar agilidade e o menor rendimento em alta não fazendo o carro desenvolver bem mesmo depois de já embalado. Era uma situação parecida com os Punto e Stilo 1.8 8v, mas nesse caso o Focus fazia o mesmo com menos cilindrada e consumo, além de render bem melhor em alta.

Sendo assim, o Focus novo sendo ainda mais pesado pode ficar bem ruizinho com o 1.6. Claro, nada que seja inaceitável, mas para um médio e ainda mais um médio que foca no prazer de dirigir...

KÜLL



TRECHO DA COLUNA DO JORNALISTA ROBERTO NASSER, NO SITE WEBMOTORS, LIBERADA AGORA A POUCO (grifos por minha conta):

Sigma, um motor na história da Ford

Com apresentação neste mês e vendas em março, a Ford quer fazer do novo motor Sigma 1.6 Flex 16V referência de tecnologia e de ação. Ele será o primeiro de família a expandir-se para cilindradas menores e maiores, e o principal reflexo econômico será para o país: a fábrica de Taubaté, SP, teve dobrada a capacidade de produção e enviará em torno de 200 mil/ano para o Fiesta norte-americano.

Novo, todo em alumínio e soluções interessantes como as capas dos cinco mancais fixos interligadas, assim como as camisas de ferro, insertas no alumínio do bloco, unidas pela parte superior, como estruturas auxiliares anti torção.

Na prática o Sigma 1.6 16V terá potencia inicial baixa relativamente à modernidade de seu projeto: 110 cv a gasolina e 115 cv com álcool. Torque de 15,5 kgfm e 16 kgfm. Vantagens para o consumidor, o motor é 13 kg mais leve que o anterior, garantindo melhor estabilidade e menor gasto de pneus. Outra, a dosagem de torque, interpretada como força – medida que permite fazer retorno ou passar quebra-molas em terceira marcha, ou não protestar em baixas rotações – ocorre em 80%, uns 14 kgfm, logo acima da marcha-lenta.

O motor, retificável, tem o jurássico tanquinho de gasolina para partida, por injetores especiais, e taxa de compressão de 11:1 compatibilizando o uso de álcool ou gasálcool em qualquer proporção. Na prática é o seguinte: o flex nem é o melhor para a gasolina, nem para o álcool. O Zé, vivido mecânico em Pirenópolis, GO, interpretou: “- É cruzamento de vaca com cavalo. Nem dá leite, nem puxa a carroça. “
Enquanto o Brasil não desenvolver motor específico para o álcool, teremos este problema em todos, de todas as marcas.

Para esclarecer, o bom Zetec Roçam 1.0 continua em produção e o 2.0 mantém-se importado e será flex no próximo ano.

COMENTÁRIOS: Moderno ele é, embora tenha abdicado dos comandos variáveis, o que o coloca no mesmo patamar de potência dos franceses, que usam praticamente os mesmos motores 1.6 16v já a DEZ ANOS. Perdem em tecnologia para o 1.6 da Toyota e até mesmo para os motores do Fit. Por fim, note-se que parece evidente que este Sigma vai gerar filhotes, provavelmente um 1.4 e um 2.0. Com capacidade de produção de até 400 mil unidades por ano, parte Zetec RoCam é claro, é muito mais do que provável que um eventual 2.0 vai acabar equipando Focus, EcoSport e até mesmo uma versão esportiva do novo Fiesta. Adeus Duratec, mas é provável que a fábrica mexicana se torne produtora dos Ecoboost, seja lá de que cilindrada for, o que é uma pena para nós.

R8V

R8V
Administrador

Sendo assim, o foco do Sigma é na eficiência; mas parece que faltou o "algo mais" que se aguardava.

Qual a diferença do Sigma para o Ecoboost? Pq o 1º será fabricado aqui em detrimento do 2º?

Grilo

Grilo
Administrador

No geral não vejo nada demais no Sigma. Espero que compense em emissões e consumo.

http://www.autouniverso.com.br

Fabiano

Fabiano

Ecoboost sãos os motores Sigma multivalvulas comprimidos, seria uma evolução dos mesmo, para aproveitar o Downsizing pelo mundo.

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Apesar das soluções interessantes, como ter camisas de ferro que na hora da retífica você pode simplesmente trocar no lugar de ter que passar torno e usar pistões maiores, nada de mais. O próprio Duratec tem uma eficiência maior e o 1.6 16v da Renault por exemplo já dava 85% do torque a 2500 RPM há 11 anos...

E bloco de alumínio, estruturas ante torção, etc. já não são novidade faz tempo também. Enfim, deve ser um bom motor e melhor que a grande maioria dos motores que temos por aqui, mas que era de se esperar bem mais era.

KÜLL



R8V escreveu:Sendo assim, o foco do Sigma é na eficiência; mas parece que faltou o "algo mais" que se aguardava.

Qual a diferença do Sigma para o Ecoboost? Pq o 1º será fabricado aqui em detrimento do 2º?

Fabiano escreveu:Ecoboost sãos os motores Sigma multivalvulas comprimidos, seria uma evolução dos mesmo, para aproveitar o Downsizing pelo mundo.

Alem de serem multivalvulas com comandos variaveis e turbo, os Ecoboost usam tambem injeçao direta.
Pelo que foi exposto, a vantagem do projeto, alem de poder subir e descer em cilindrada, fora os avanços tecnicos, e que ele realmente foi pensado como motor mundial, com cilindradas variadas, com e sem comando de valvulas, injeçao direta e turbo, tudo isso significando uma tremenda racionalizaçao nos custos, como fazem as japonesas, mas que estas ate hoje, oferecem motores mais modernos aqui no Brasil, por exemplo. Este Sigma "brazuca", pelos atuais conceitos, apesar de tudo, pode ser considerado um motor de BAIXA TECNOLOGIA, pois motores leves com 4 valvulas por cilindro ja sao comodity no mercado internacional. Outra coisa que me preocupa e que em geral, motores sem comandos de valvulas variaveis tendem a ser xoxos (escrevi certo?) em baixas rotaçoes, para isso que servem, entre outras coisas, os comandos variaveis, portanto, seja este 1.6, seja um eventual 2.0 podem sofrer deste mal, sendo que, se nao me engano, o Duratec ja tem comandos variaveis, portanto, seria um "avanço para tras" este motor aqui. Veremos...

Fabiano

Fabiano

Sim Küll seria um retrocesso mesmo, mas eu vejo da seguinte forma, e assim como voce falou, a base do motor aqui nós ja temos, caso o mercado exigir, esta base pode ser rapidamente atualizada noq ue for preciso para se manter competitivo e atual, sem a engenharia de adaptação que geralmente é feito por aqui, basta eles pegarem o que ja existe mundialmente e aplicar nele, por exemplo, numa versão Top do Focus como exemplo, se eles quiserem deixar o carro esmerado e causar frizon na midia, podem colocar num futuro Focus um motor 2.0 ecoboost com injeção direta flex, digamos que o motor rendese 200cvs, pensa no Ba-fa-fa que daria um motor desta forma.

Sendo assim eles só precisaria importar poucas partes do motor para fazer isto, ja que de resto o motor é o mesmo, dando agilidade para isso e ainda assim sendo confiante, pois não daria a imagem de motor importado.

http://www.oticainova.com.br

KÜLL



Falando especificamente sobre o motor Sigma, TEM BOI NA LINHA. no site AutoBlog e o Terra mexicano está escrito literalmente que o motor tem comandos variáveis, então, o motor não é brasileiro, ou a fábrica daqui vai montar as duas versões. Ah, potência declarada lá de 119 hp, 122 cv.

Fabiano

Fabiano

Então para saber a verdade só mesmo esperar pelo lançamento oficial.

http://www.oticainova.com.br

KÜLL



No site da Ford americana o Fiesta ja aparece. Como correçao, a versao top do sedan e a SEL e a do hatch e a SES. Aquele detahe no parachoque, com luzes, nada mais e do que uma lanterna com LED's, que enfeita muito, deve fazer vista na rua com o carro visto de longe mas, segundo o proprio site, so serve para iluminar logo a frente e parte da lateral do carro ao estacionar, portanto, alcance quase zero. Ainda sobre o interior, o Fiesta pode ter aquele painel em que o usuario escolhe a cor, bonito para o seu filho ate uns 8, 10 anos, so. Como aqui o Focus nao tem isso, ainda bem, o item vai ficar mesmo restrito ao Fusion.
Sobre o motor, a especificaçao cita nominalmente que o mesmo usa sistema de comandos variaveis, portanto, se ele e mesmo feito aqui, a gente vai pagar sabe-se la quanto por algo A MENOS do que vai ser oferecido la fora. Querendo ou nao, de novo aparece a sensaçao de sermos consumidores de terceira ou mesmo quinta categoria, apesar da unidade BRASILEIRA da Ford ter sido a UNICA a dar lucro no auge da crise, US$ 78 MILHOES, pouco, mas ainda assim, lucro e ser a unidade que mais rapidamente voltou a lucratividade nos patamares pre-crise. Primeiramente, quero ler e, quando possivel, experimentar este motor, mas sinceramente, essas 4 Grandes parecem que querem mesmo continuar a apanhar das japonesas. Do ponto de vista meramente tecnico, o 1.6 Sigma e inferior a todos os motores oferecidos por Honda e Toyota. Apesar de eu continuar achando inadmissivel termos de esperar ate 2.011 pelo Fiesta (a Motor Show de junho ou julho afirma que o hatch chegaria primeiro, ja nos primeiros meses de 2.010, importado, e depois seria nacionalizado - pode acontecer se realmente o interesse dos americanos por carros pequenos continuar a cair, lembram da reportagem sobre o "arrependimento" de quem trocou os carroes por carros menores por la?). Ainda, o 1.6 Ford perde em potencia para o 1.5 da Honda e, por fim, se o sedan chegar aqui em 2.011 mesmo, ate la a Honda ja vai ter o Civic 2.0 e como existe o City 1.8 na China, por exemplo, nao e de duvidar que tenhamos esta opçao por aqui e ai, com um motor muito moderno, com relativamente baixo peso, o City vai por o Fiesta sedan no bolso.

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