SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO 2018: CINCO MONTADORAS DESISTEM DE PARTICIPAR DO EVENTO
Montadoras afirmam que investirão em outros eventos e que custos para participar do Salão do Automóvel são muito elevados
por GUILHERME BLANCO MUNIZ E MICHELLE FERREIRA
21/05/2018 16h05 - atualizado às 16h08 em 21/05/2018
Jaguar XE no Salão do Automóvel 2014 (Foto: Gustavo Maffei/Autoesporte)
O Salão do Automóvel de São Paulo de 2018 parece estar seguindo a tendência de outros salões internacionais e será marcado pela ausência de algumas importantes montadoras. Jaguar, Land Rover, Peugeot, Citroën e JAC Motors confirmaram que não terão estande no principal evento automotivo do Brasil.
Nas últimas semanas, outras montadoras confirmaram que não irão mais participar de outros eventos semelhantes em diferentes países. É o caso da Audi, que desistiu do Salão de Detroit, e da Volkswagen, que pulou fora do Salão de Paris deste ano.
O evento será realizado entre os dias 8 e 18 de novembro, no São Paulo Expo. Os ingressos do Salão do Automóvel de São Paulo 2018 têm preços que variam entre R$ 21 e R$ 180 e há pacotes especiais que chegam a R$ 3.500.
Range Rover Velar (Foto: Divulgação)
Jaguar e Land Rover
Está confirmado: não iremos ver os carros da Jaguar ou da Land Rover no Salão do Automóvel de São Paulo. Em resposta à Autoesporte, o porta-voz do grupo afirmou que as marcas irão apostar em eventos de marketing de experiência e não comparecerão no salão. “Nós não estaremos e a justificativa é que nós estamos tendo um feedback muito positivo para eventos de marketing de experiência, quando clientes ou não clientes dirigem os nossos carros”, afirmou Fernando de Moraes, gerente de Relações Públicas do grupo.
Citroën C4 Cactus (Foto: Divulgação)
Peugeot e Citroën
As francesas Peugeot e Citroën também ficarão de fora do Salão do Automóvel de São Paulo 2018. À Autoesporte, a representação do grupo PSA no Brasil confirmou que as montadoras não terão estandes no evento deste ano. Mas, organizarão "outras plataformas e canais de comunicação" para divulgar seus carros.
A confirmação de que essas empresas estarão de fora do evento chama atenção porque ambas as montadoras estão preparando lançamentos para a época do evento. O Citroën C4 Cactus, por exemplo, será fabricado no Brasil no segundo semestre do ano. Já o Peugeot 2008 deve passar por uma reestilização na mesma época.
Peugeot 2008 Griffe automático (Foto: Divulgação)
Íntegra da nota:
O Groupe PSA decidiu que suas marcas não estarão presentes na edição deste ano do Salão do Automóvel de São Paulo. Em 2018, a Peugeot e a Citroën do Brasil continuarão utilizando diversas outras plataformas e canais de comunicação para apresentação de seus produtos e relacionamento com seus consumidores.
Volvo XC40 R-Design (Foto: Divulgação)
Volvo
A desistência da Volvo já era esperada. A montadora sueca está tradicionalmente fora dos principais salões do automóvel do mundo. De acordo com o presidente da Volvo no Brasil, Luis Rezende, “não faz mais sentido [participar]”. A fabricante prefere investir o dinheiro no Ocean Race, evento que acontece a cada três anos em Itajaí, Santa Catarina. “Imagina que no salão são 700 mil pessoas, mas são 40 marcas. Em termos de investimento e de estrutura, eu nunca vou ter a amplitude que as marcas de volume têm. Eu prefiro investir aqui [Volvo Ocean Race], que para nós é o nosso salão e a gente consegue se sentir em casa”, afirma.
JAC T40 CVT (Foto: Divulgação)
JAC Motors
A JAC Motors também não estará presente no Salão do Automóvel de São Paulo. Conversamos com o diretor de assuntos corporativos da marca, Eduardo Pincigher, que afirmou não haver interesse “em função do alto investimento”. De acordo com ele, o preço pago pelas montadoras para participar da mostra é de no mínimo R$ 1,5 milhão para um estande pequeno. “O público quando entra no salão é bombardeado por tantos carros, que a retenção é muito pequena. Vamos investir em eventos pontuais com resultados mais imediatos.”, afirmou. A chinesa participou pela última vez do evento paulistano em 2014.
COMENTÁRIOS: Volvo e Jaguar-Land Rover, a lamentar suas ausências, mas se não é estratégia, demonstra o pouco que o mercado brasileiro tem significado. Mas as outras, sinceramente, apenas demonstram sua insignificância, atual e provavelmente futura (francesas) por aqui. Sem lançamentos, ou limitados, quando vemos o que tem aparecido lá fora, tendem a ser cada vez mais cada vez menos em nosso mercado.
COMENTÁRIOS: Volvo e Jaguar-Land Rover, a lamentar suas ausências, mas se não é estratégia, demonstra o pouco que o mercado brasileiro tem significado. Mas as outras, sinceramente, apenas demonstram sua insignificância, atual e provavelmente futura (francesas) por aqui. Sem lançamentos, ou limitados, quando vemos o que tem aparecido lá fora, tendem a ser cada vez mais cada vez menos em nosso mercado.