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Salão do Automóvel de São Paulo - 2.018

5 participantes

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Fred



Gostaria de saber qual a participação do Touring no mix de vendas do Civic. Vejo muito poucos na rua.

Grilo


Administrador

Fred escreveu:Gostaria de saber qual a participação do Touring no mix de vendas do Civic. Vejo muito poucos na rua.

Eu ia dizer o contrário, o que mais vejo é o Touring.

Quanto ao Accord, parece que se esforçaram para fazer um carro feio!

http://www.autouniverso.com.br

KÜLL



KÜLL escreveu:
Domingos V escreveu:
KÜLL escreveu:MINHAS "DECEPÇÕES": Falta de motores atualizados em geral (Fiat, GM, etc.); Hyundai: cadê o novo Veloster? Apareceu o New Tucson com facelift? Audi: por conta do novo Q3 usar a mesma plataforma MQB, além de esperar que ele aparecesse agora, esperava de cara o anúncio de sua nacionalização, afinal, com esta plataforma "rodando" no Paraná, deve ser facílimo a sua montagem por aqui e logo.

Talvez pelas vendas altas estão evitando a nacionalização, tendo em vista que Série 3, Golf e A3 que foram nacionalizados subiram de preço? A3 Sedan e Q3 talvez, por serem hoje mais procurados, a Audi esteja tentando manter com preço mais competitivo.

É ruim de falar, mas com níveis de nacionalização não tão altos acho que acabamos fazendo esses carros mais caros aqui que na Alemanha.


CONTINUANDO: Cadê o facelift do 2008?

OPA, Peugeot não está no Salão, mas no fim das contas, isso meio que a desobriga de mostrar novidades e assim, continuar no "morre-não-morre" de sempre.

Domingos V


Administrador

Na prática o Camry é vendido a mais ou menos 180 mil nas concessionárias, cabendo ainda negociação. O Accord teria que fazer o mesmo, já que 200 mil implica concorrer com Série 5 e Classe E sem nem ao menos ter motor V6, ficando com um 4 turbo tal como os alemães.

O 4 cilindros atual pode ser mais rápido no 0-100, mas as versões V6 de Camry e Accord eram muito boas. É sem comparação um carro desses 4 cilindros e um V6.

Sem isso, não vejo nenhum argumento a favor do Accord contra os outros concorrentes. O Passat custa menos e é mais bonito, além de muito elogiado. O Camry tem um motor fantástico. Classe E e Série 5 têm o tal do status e a Série 5 é um carro sempre bastante legal.

Revenda dos japoneses nessa categoria é pior que a dos alemães. Não acho que só preço de peças faria o Accord vender alguma coisa...

Do 2008: será que vão matá-lo com a chegada do Cactus??

KÜLL



Domingos V escreveu:Na prática o Camry é vendido a mais ou menos 180 mil nas concessionárias, cabendo ainda negociação. O Accord teria que fazer o mesmo, já que 200 mil implica concorrer com Série 5 e Classe E sem nem ao menos ter motor V6, ficando com um 4 turbo tal como os alemães.

O 4 cilindros atual pode ser mais rápido no 0-100, mas as versões V6 de Camry e Accord eram muito boas. É sem comparação um carro desses 4 cilindros e um V6.

Sem isso, não vejo nenhum argumento a favor do Accord contra os outros concorrentes. O Passat custa menos e é mais bonito, além de muito elogiado. O Camry tem um motor fantástico. Classe E e Série 5 têm o tal do status e a Série 5 é um carro sempre bastante legal.

Revenda dos japoneses nessa categoria é pior que a dos alemães. Não acho que só preço de peças faria o Accord vender alguma coisa...

Do 2008: será que vão matá-lo com a chegada do Cactus??


E aí, a Peugeot vai vender O QUÊ por aqui?

KÜLL



[size=52]Presidente da VW diz que picape Tarok chega em pouco mais de um ano[/size]

Por GLAUCO LUCENA
A picape-conceito VW Tarok foi a grande surpresa deste Salão do Automóvel. Moldada para rivalizar com a Fiat Toro, ela apareceu sem aviso, e também chamou a atenção por estar praticamente pronta para ser produzida. AutoBuzz participou ontem de uma pequena coletiva de imprensa com o presidente da VW do Brasil, Pablo Di Si, e apurou que a novidade chega logo, mas não em menos de um ano. Embora não tenha falado de datas, dá para apostar que o modelo, totalmente projetado no Brasil, chegue às lojas no primeiro semestre de 2020.
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Di Si confirmou ainda para 2020 o lançamento do SUV Tarek, de porte médio, que virá da Argentina para desafiar o Jeep Compass. Portanto, os dois próximos anos representarão uma ofensiva sem precedentes da VW nos segmentos que mais crescem (em volume e margens de lucro) no Brasil e no mundo, o dos SUVs e picapes.
Questionado por AutoBuzz se a picape Tarok será produzida no Paraná, Di SI não confirmou, embora reconheça fazer sentido, não só pela plataforma em comum com o SUV compacto T-Cross (que será paranaense), mas também por ser a fábrica menos ocupada do Grupo na América do Sul, por enquanto. “Temos três turnos em São Bernardo e na fábrica de motores de São Carlos, dois turnos em Taubaté e uma fábrica Argentina repleta de modelos. A do Paraná trabalha em um turno, mas irá para dois em abril”. A fábrica paranaense produz ainda o Fox, o Golf e algumas unidades do Audi Q3 e do Audi A3 Sedan. Nos bastidores, especula-se que a montadora não terá pudor em tirar alguns deles de linha, em detrimento de modelos com forte potencial de vendas no país.
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Quanto ao T-Cross, grande lançamento da marca no Salão, Di Si afirmou que ele vem para disputar a liderança com os quatro modelos mais vendidos hoje, HR-V, Creta, Renegade e Kicks. “Temos a grande vantagem de entrar num segmento que estamos completamente fora, por isso deveremos ter pouca canibalização interna, e muita migração de clientes de outras marcas”. Segundo o presidente, a VW vai crescer 36% este ano, mais que o dobro da média da indústria. Mas para ele, o ano-chave será 2019, com a chegada do T-Cross. “Este segmento SUV ainda tem forte potencial de crescimento, e nos permitirá dar outro salto de patamar em 2019.” Embora não admita, a briga será pela liderança geral do mercado até 2020, hoje nas mãos da Chevrolet como marca e da FCA (Fiat-Jeep) como grupo.
AutoBuzz também questionou se não é um exagero ter quatro hatches compactos na gama. “Para uma marca global como a VW, não, embora esse mercado esteja evidentemente perdendo espaço para os SUVs”. Segundo Di Si, várias marcas estão abrindo mão de ter modelos de entrada. “Não será o nosso caso, já temos a próxima geração do Gol confirmada, e o novo Polo é um sucesso absoluto”. Di Si não comentou sobre o futuro dos modelos Fox e Up.
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O executivo também foi questionado sobre a parceria global com a Ford, inicialmente na área de veículos comerciais, e até sobre a possibilidade de aproveitar a ociosidade da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, que poderia ser aproveitada para fazer modelos da VW. “Não posso comentar nada, apenas que há muitas discussões de alta cúpula, que em breve se tornarão públicas.”
Finalmente, Di Si se mostrou muito otimista com os rumos até agora apontados pela futura equipe econômica do governo brasileiro. “Independentemente de questões sobre Rota 2030 e Mercosul, tudo sinaliza para um fortalecimento dos fundamentos econômicos do país”, declarou. “Estamos animados não só aqui no Brasil. Nossa matriz viu com bons olhos as escolhas ministeriais, em especial do futuro Ministro da Justiça Sérgio Moro”.

Domingos V


Administrador

Sim, a PSA e a Peugeot em especial passam um momento complicadíssimo. Se os produtos ficarem se canibalizando vai ficar pior ainda, apesar que ambas precisam de novidades urgentemente.

Grilo

Grilo
Administrador

Interessante observar que a PSA, tem investido pesado nos utilitários - volta do Berlingo (ainda que seja m carro de 20 anos), Jumpy/Expert e as recém chegadas Jumper/Boxer (alguem sabe de onde estão sendo importadas?). Já que supostamente se criou um canal de importação, poderiam também fornecer carros de passeio.

http://www.autouniverso.com.br

KÜLL



Domingos V escreveu:Sim, a PSA e a Peugeot em especial passam um momento complicadíssimo. Se os produtos ficarem se canibalizando vai ficar pior ainda, apesar que ambas precisam de novidades urgentemente.

CANIBALIZAÇÃO: Se estamos falando de 2008 x C4 Cactus, lembremos, ISSO FOI ESCOLHA DA MONTADORA, portanto, ela que lide com isso. O fato é que estas francesas, apesar dos belíssimos designs, não se acertam por aqui. Pessoalmente, acho o C4 Cactus mais outra c@gada do grupo, exatamente por conta de ser sobreposição de produto.

KÜLL



Salão de SP: Nova geração do Jeep Wrangler estreia com boas novidades

NOV 15, 2018 em 08:41

Salão do Automóvel de São Paulo - 2.018 - Página 6 Julio-cesar1
POR: JULIO CESAR, Editor


Utilitário ganha novo motor 2.0 turbo de 273 cv e mais tecnologia


Entre as novidades da Jeep para o Salão do Automóvel 2018 está a apresentação da nova geração do Wrangler. Previsto para o início de 2019, o modelo chegará em três versões: Sport 2 portas, Sahara 2 e 4 portas e a inédita Rubicon de 4 portas. Sem perder a essência, o novo Wrangler evoluiu em diversos aspectos. A Jeep promete melhor aerodinâmica, dirigibilidade aprimorada, mais tecnologia e ainda novas opções de personalização.
O estilo mantém os clássicos faróis redondos, enquanto as setas agora estão situadas nas extremidades dos para-lamas. O para-choque dianteiro ficou mais robusto e contemporâneo. Mas é sob o capô que está a maior novidade: o inédito motor 2.0 turbo a gasolina de 273 cv e 40,8 kgfm de torque, além do mais robusto V6 3.6 de 285 cv. O câmbio é automático de oito marchas e a tração é 4x2 com função 4x4 e reduzida.
Salão do Automóvel de São Paulo - 2.018 - Página 6 Jeep-wrangler-2019
Graças ao emprego maciço de alumínio na construção, o modelo ficou 90 quilos mais leve em relação ao modelo da geração anterior. Mais tecnológico, o novo Wrangler também recebeu o sistema Uconnect de quarta geração com três opções de tela (Uconnect 5, 7 e 8,4 NAV).


Fotos: Donizette Castilho

Galeria: Jeep Wrangler 2019



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7 Fotos

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COMENTÁRIOS: Só para contextualizar, nos EUA, as versões básicas de Cherokee e Wrangler continuam usando o 2.4 e aí, dependendo da versão, o 3.2 ou o 3.6 V6 continuam sendo oferecidos, sendo colocado o 2.0 turbo como opcional, mais caro do que todos os outros motores (!?). Acho curioso, quando não, uma enganação, esta "gourmetização" do 2.0 turbo. Por fim, imagino ser este motor o mesmo da Alfa, só que com outro nome, mas o seja ou não, por analogia com a italiana, que o tem em versão "básica" no Giulia e Stelvio com 200 cv, o imagino sendo oferecido aqui em algum momento, em versão top do Compass.

KÜLL



Novo Jeep Wrangler chega ao Brasil no 1º semestre de 2019

CATEGORIAS: FIAT-CHRYSLER , JEEP , JEEP-WRANGLER , LANÇAMENTO , [url=https://www.car.blog.br/search/label/Sal%C3%A3o do Autom%C3%B3vel de S%C3%A3o Paulo]SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO[/url] 12 COMENTÁRIOS






A Fiat Chrysler do Brasil apresenta no 30º Salão Internacional do Automóvel a nova geração Jeep Wrangler, tradicional veículo com capacidade off-road, que nesta nova iteração faz maior uso de alumínio na carroceria, conta com uma cabine atualizada e adota um conjunto mecânico novo. O design foi reformulado, sem perder a identidade.

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O Novo Wrangler conta com o motor 2.0 turbo, com injeção direta de gasolina, que rende 272 cv e 40,8 kgfm. Combinado a ele está um câmbio automático de oito marchas e a tração 4x4 com reduzida. Pela primeira vez na história do Jeep Wrangler, há uma caixa de transferência de duas velocidades com opção de tração integral permanente.

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No interior, há mais mais espaço e acabamento aprimorado, e a quarta geração do sistema Uconnect com tela de 8,4 polegadas compatível com Android Auto e Apple Car Play. O conjunto inclui tela multifuncional de LED dentro do quadro de instrumentos.

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O Novo Jeep Wrangler estará disponível no primeiro semestre de 2019 nas carrocerias de duas e quatro portas (Unlimited), incluindo - pela primeira vez no Brasil – a versão Rubicon, com uma série de upgrades para o off-road pesado. Entre elas, o sistema Rock-Trac com eixos Dana 44 de última geração e relação reduzida de 4:1. Há ainda diferenciais de bloqueio eletrônico Tru-Lok e barra estabilizadora eletronicamente desconectável, para aumentar a articulação da suspensão.

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No pavilhão do SP Expo, dois Wrangler se destacam: um Unlimited Rubicon laranja e um Sport branco, de duas portas, repleto de acessórios do portfólio Mopar, como faróis extras e refletores de LED, para-choque dianteiro off-road e guincho. Este último está sem portas e capota – uma amostra da liberdade ao ar livre proposta pela Jeep. Além deles, um Wrangler Unlimited Sahara cinza compõe a linha da marca, subindo e descendo em frente à grande tela ao fundo do estande.



O Novo Wrangler é baseado em um desenho imediatamente reconhecível, graças a detalhes de estilo tradicionais da Jeep. Os traços externos são ousados e rústicos, com linha de cintura mais baixa e janelas maiores para melhor visibilidade, especialmente nas trilhas.

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A equipe de design da Jeep deu à tradicional grade de sete fendas um olhar atualizado que agora mostra as duas fendas nas pontas sendo “invadidas” pelos faróis, homenageando modelos como o Jeep CJ-5 (produzido no Brasil entre 1957 e 1982).

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Outro destaque na dianteira é a parte superior da grade, que foi suavemente inclinada para melhorar a aerodinâmica.[/size]

KÜLL



PSA, Mercedes Classe X, novo Corolla e mais: as principais ausências do Salão de SP

NOV 21, 2018 em 07:03

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POR: NICOLAS TAVARES, Repórter


Sentiu falta de alguma marca ou modelo durante o evento? Nós também


Após 10 dias para o público e mais dois dias de imprensa, o Salão do Automóvel encerrou sua edição 2018. Embora o evento tenha sido mais animado do que em 2016, tanto por mais lançamentos imediatos quanto por promessas para os próximos dois anos, não pudemos deixar de notar algumas ausências importantes. E elas vão desde marcas que decidiram não participar do evento, como Peugeot, Citroën, Land Rover e Volvo, a até modelos que foram revelados dias depois na China.

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Peugeot, Citroën e outras marcas
Há alguns anos, participar de um Salão do Automóvel era algo obrigatório para qualquer fabricante. Hoje em dia não é mais assim. Algumas empresas, como Volvo e Jaguar Land Rover, estão selecionando a dedo quais serão os eventos em que participarão no ano e, se não tiverem um bom motivo para montar um estande, preferem investir essa grana em um evento próprio de lançamento, evitando disputar espaço na mídia e ainda, em alguns casos, até gastando menos.


Só que algumas ausências são mais difíceis de justificar. A Citroën lançou o C4 Cactus neste ano, modelo que promete dar nova vida à fabricante francesa no país, e participar do Salão seria um jeito de dar mais destaque ao crossover, além de mostrar que a marca está "viva". Porém, o Grupo PSA decidiu ficar de fora. A chinesa JAC, assim como nas últimas edições, também decidiu não montar um estande, mesmo que tivesse novidades como os SUVs T50 e T70, e a futura picape média.
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Chevrolet Blazer
Todo mundo conhece o Chevrolet Blazer, é um nome forte que garantiu seu espaço no Brasil. Imagina então a nova geração, com cara de Camaro e uma pegada de SUV de luxo, brigando diretamente com o Ford Edge. A marca diz que não tem intenção de vendê-lo por aqui, mas teria sido um ótimo show car e poderia avaliar uma possível importação do carro, ainda mais na inédita versão de 7 lugares, antecipada na China por um novo conceito.
Salão do Automóvel de São Paulo - 2.018 - Página 6 Fiat-x1p-segundo-jonathan-machado
Conceito da nova Fiat Strada
Há tempos falamos de uma mudança para a Strada. A picape compacta está há 20 anos no mercado apenas com mudanças de design, mas sem receber uma nova geração. A Fiat trabalha em um novo modelo, que será uma mistura da plataforma do Mobi com a Fiorino, mas parece não ter pressa alguma para mostrar, já que não fez nem um conceito de como ela deve ficar. E, como seu estande foi muito mais povoado por modelos mais abstratos do que lançamentos, a picape teria ajudado como um modelo mais próximo das ruas.
Salão do Automóvel de São Paulo - 2.018 - Página 6 2019-kia-forte
Kia Cerato
A nova geração do Kia Cerato está chamando a atenção no mundo todo – pena que não no Brasil. Por algum motivo, a empresa resolveu não apostar no sedã médio e não o trouxe nem para só dar um alô em seu estande. Uma pena, já que o novo Cerato poderia ganhar mais espaço no segmento, ainda mais agora que é produzido no México. Em vez dele, a Kia preferiu mostrar o Stonic, um SUV sem plano algum de ser vendido aqui... 
Salão do Automóvel de São Paulo - 2.018 - Página 6 Jeep-yuntu-concept
Jeep Yuntu/Grand Commander
Sabemos que a Jeep trabalha em um SUV de sete lugares para países emergentes. Ele já foi revelado na China com o nome de Grand Commander. Por aqui, a marca registrou a versão conceitual, o Yuntu, que poderia ter pintado no estande da empresa, ao lado do Renegade reestilizado, do novo Wrangler e do Cherokee renovado.
Salão do Automóvel de São Paulo - 2.018 - Página 6 Ford-ranger-2019-eua
Ford Ranger reestilizada
O estande da Ford estava melhor do que em 2016: teve o EcoSport sem estepe, o Edge ST e o Territory (modelo que chega em 2020). Mas, ao invés de dar mais moral para a Ranger com a versão reestilizada e deixá-la alinhada com o resto do mundo, a marca achou melhor mostrar dois conceitos: a Ranger Black e a Ranger Storm.
Salão do Automóvel de São Paulo - 2.018 - Página 6 2019-ford-fusion-energi-titanium
Ford Fusion reestilizado
Outro modelo que a Ford ficou devendo foi o Fusion reestilizado. O sedã passou por uma renovação, revelada no Salão de Detroit deste ano e, considerando que ele vende bem para a sua faixa de preços, esperávamos por mudanças. Ainda mais que o nosso modelo é produzido no México, tanto para os EUA quanto para o Brasil.
Salão do Automóvel de São Paulo - 2.018 - Página 6 Volkswagen-atlas-cross-sport-concept
Volkswagen Atlas Sport
A Volkswagen foi uma das marcas que mais mostrou novos carros e conceitos no Salão. Não esperávamos pela picape Tarek, nem mesmo como conceito, já que poderia roubar a atenção do T-Cross. Porém, a marca poderia ter trazido também o conceito do Atlas Sport, já que a empresa tem planos de lançar um SUV acima do Tiguan, e tudo indica que será a versão de cinco lugares do Atlas, chamada de Sport.
Salão do Automóvel de São Paulo - 2.018 - Página 6 Audi-q3
Novo Audi Q3
O Audi Q3 é o carro mais vendido da marca alemã no Brasil e faria todo sentido mostrar a nova geração durante o Salão, já que ela foi apresentada há poucas semanas no Salão de Paris. Porém, o modelo atual é feito em São José dos Pinhais (PR) e a fabricante ainda deve ter um bom estoque do SUV, o que deve ter motivado a empresa a não mostrar o novo carro por aqui.
Salão do Automóvel de São Paulo - 2.018 - Página 6 Novo-audi-a1-no-salao-de-paris
Audi A1
Outra ausência no estande da Audi foi o novo A1. O hatch de entrada da marca é basicamente o primo rico do Polo e poderia até ser produzido no Brasil, em São José dos Pinhais, aproveitando que a fábrica é preparada para fazer modelos com a plataforma MQB-A0. O mais provável é que a Audi ainda estude a venda do novo A1 como importado e não quis criar expectativa.
Salão do Automóvel de São Paulo - 2.018 - Página 6 Toyota-prius-flex-apresentacao
Toyota Prius flex
Não sabemos se a Toyota já encerrou os testes com o Prius com motor flex. Mesmo que ainda seja um protótipo, a fabricante japonesa poderia ter levado uma unidade para o Salão, já que o tema principal era veículos eletrificados e conectados. Nem precisava ser o próprio carro, bastava ser um Prius com os mesmos adesivos e uma tela explicando a tecnologia, o suficiente para que o público pensasse em como seria um híbrido abastecido com etanol.
Salão do Automóvel de São Paulo - 2.018 - Página 6 2019-toyota-rav4
Novo Toyota RAV4
O Toyota RAV4 é o SUV mais vendido do mundo. A nova geração foi lançada neste ano e, pelo visto, irá demorar um pouco para chegar ao Brasil. O modelo atual tem vendas bem tímidas, então mostrar a nova geração não iria causar nenhum problema. Além de revelar sua nova cara, bem diferente do modelo vendido no nosso mercado, ainda poderia aproveitar para aparecer na versão híbrida.
Salão do Automóvel de São Paulo - 2.018 - Página 6 2020-toyota-corolla
Novo Toyota Corolla
Ainda com o Salão de São Paulo aberto ao público, a Toyota mostrou o novo Corolla na China. Entendemos que a estreia no Salão de Guangzhou é mais importante, por conta do tamanho do mercado, mas a fabricante poderia ter trazido o Corolla em outra versão para o nosso mercado, só para mostrar o futuro da empresa - nem que fosse na forma do Corolla Hatchback ou da perua Corolla Touring Sports. Deve ter optado por não mostrar porque nova geração do sedã ainda demora para chegar ao Brasil: só no primeiro semestre de 2020.
Salão do Automóvel de São Paulo - 2.018 - Página 6 Mercedes-classe-x-em-paris
Mercedes-Benz Classe X
A picape média da Mercedes-Benz teria feito muito barulho se tivesse aparecido no estande. Mas foi exatamente por isso que a fabricante alemã decidiu não levá-la ao Salão do Automóvel. A marca já tinha um monte de novidades, como o novo Classe A e sua inédita versão sedã, o elétrico EQC, o superesportivo Project One e mais. Colocar a picape no estande poderia ter "apagado" os outros carros.
 
Salão do Automóvel de São Paulo - 2.018 - Página 6 Honda-hr-v-2019-brasil
Honda HR-V Touring
Dos dois anúncios de produto da Honda, o mais importante era o HR-V Touring 2019, que agora terá motor 1.5 turbo igual ao do Civic. Porém, o modelo ficou só nas palavras do presidente da fabricante, pois ele não estava no evento. No estande da japonesa, só o HR-V EXL. Era um bom momento para mostrar o SUV turbinado, já que o rival VW T-Cross 1.4 TSI estava ali perto com toda a pompa e circunstância.
 
Salão do Automóvel de São Paulo - 2.018 - Página 6 Renault-sandero-2018-inpi
Renault Sandero
A Renault trabalha em dois lançamentos para 2019. Um deles é a picape Alaskan, que não deu as caras durante a coletiva da empresa, mas que foi colocada no estande nos dias seguintes. Já o outro será a renovação da dupla Sandero e Logan, que receberão novo design e motor 1.6 ligado ao câmbio CVT. Considerando que o hatch ainda vende bem e terá uma mudança profunda na traseira, poderia ter sido antecipado por um conceito, servindo como algo mais popular além do Kwid Outsider.

KÜLL



Postei muita coisa sobre o Salão, mas sinceramente, assisti a muito poucos vídeos sobre o evento, o que estou fazendo agora. Hoje especificamente, foquei na Tarok e no Polo/Virtus GTS. Os segundos, parecem um grande lance da VW, pois vão saciar a sede dos antigos fãs da marca e eventualmente, conseguirão arrebanhar novos, seja pelo visual, seja pelo desempenho dos modelos. Dos tantos vídeos que assisti, infelizmente do meu ponto de vista, o defeito em segurança do Polo/Virtus (e outros) permanece, pois pelas imagens do interior do modelo, NADA DE AIRBAGS CORTINA. É um absurdo como segurança é mal tratada e, quando aparece, aparece mais como elemento de estilo do que como o que é: um importante item que deveria ser considerado antes da compra.
Sobre a Tarok, vários detalhes que simplesmente não foram esclarecidos em textos, eu notei nos vídeos. Adorei ver os tais pneus All Terrain, mas mesmo nos vídeos, nada de falar na medida deles. Tomara que estes venham em alguma versão do modelo. Este, por sinal, tinha o aplique 4Motion nas laterais e, no interior, era visível o seletor de tração. Sobre o conceito em geral, achei impressionante quanta coisa, digamos, de uso, foi realmente aplicada ao modelo; dizer que o modelo "pode" "vai ter" isso ou aquilo no press release é uma coisa, mas ver um conceito funcional com todos os itens, é outra bem diferente. Gostei bastante da tampa traseira com amortecedor, que ajuda na abertura ou fechamento. No modelo no vídeo, é notável a presença de espelho retrovisor externo com área convexa e presença de sensor de ponto cego. No acabamento interior, nota-se o mesmo esquema de Golf/Polo/Tiguan, com a parte superior das portas dianteiras e parte superior do painel emborrachada. A central multimídia, é aquela do Passat, 9 polegadas se não me engano, com uso de gestos. O console central é evidentemente o mesmo do Tiguan, com freio eletrônico e inclusive ar de três zonas. A questão é o quanto disso tudo o modelo efetivamente vai ter, mas ao menos parece uma bela promessa.

Domingos V


Administrador

Muito bom que essa versão 4 Motion parece séria em relação à proposta, pela escolha dos pneus. E também bastante completa e com muitos recursos. Mas vamos esperar que não seja uma situação, por exemplo, do tipo "Ecosport versus Ecosport AWD", onde o modelo básico, além da perda da tração, ainda era beeem depenado em relação ao modelo de topo - a ponto de serem quase dois carros diferentes mesmo.

Me parece que se não for o caso, brigará bem com a Toro em diante. E teria tudo para ser uma possível líder do segmento. Mas, pensando bem, não seria nada mau uma versão bem de entrada para também concorrer com a Duster... Nesse caso, claro, a VW tem que praticar os preços desta. Caso contrário, só vai é atrapalhar o mercado.


Do GTS: não há o cortina nem como opcionais? Nesse carro, nesse preço, com essa proposta realmente seria uma falha.

KÜLL



Domingos V escreveu:Do GTS: não há o cortina nem como opcionais? Nesse carro, nesse preço, com essa proposta realmente seria uma falha.

Esta é uma falha de praticamente TODOS os compactos ditos premium. Que oferecem o item, e ainda assim apenas nas versões top, Fit e Yaris.
Em alguns textos, bem poucos, sobre a Tarok, se falava que ela usaria a plataforma MQB, a mesma de Golf/Jetta/Tiguan, ainda que não se esclarecesse sobre a suspensão traseira. Ou seja, por princípio, nasce mais sofisticada em estrutura, mais "world class product".

KÜLL



ASSISTI A ALGUNS VÍDEOS SOBRE O FIAT ARGO STING, e alguns, até com certo exagero, falam do acabamento de plásticos interiores, que como eu, consideram superior ao do Polo e que no conceito, em comparação aos Polo e Virtus GTS, no Fiat é evidentemente ainda mais superior, ainda que, ressalto eu, no caso do Fiat, É UM CONCEITO. Mas o fato é que colocar couro em painéis interiores de carros compactos, dá, lembrando que na Europa, 208 e 2008, oferecem o item, coisa que aqui, não. Defeito? Nada sobre a efetiva vinda do Firefly turbo, seja o 1.0, seja o 1.3 em um versão esportiva MESMO.

KÜLL



TAMBÉM FIZ QUESTÃO DE VER UNS VÍDEOS SOBRE O TERRITORY e, definitivamente, o interior usa materiais de MUITO BOA QUALIDADE mesmo, com muito plástico emborrachado, botões em metal verdadeiro, etc. A questão é que mesmo a Ford afirmando "N" vezes que o modelo foi revisão à exaustão para atender padrões de qualidade da Ford, ela mesma já tirou o pé do acelerador até mesmo deste modelo para vir ao nosso mercado. Em vários vídeos ficam falando em motor ECOBOOST, mas o fato é que NÃO É. Inclusive visitando o site chinês da marca, com aquela traduções automáticas HORROROSAS, fica patente que o carro tem, no máximo, um motor tipo o Dragon com turbo. SÓ ISSO.... Lá na China, no site aparece até uma versão com alternador 48 volts, como no Mercedes C200 EQ. O fato é que neste mesmo site, aparece o novo Focus em versões com 150 e 180 cv, este, o esportivado da linha, mas mesmo na versão menos potente, tem saudáveis 250 NM de torque, uns 26 kilos, enquanto o Territory fica em 21. Lembro que o crossover tem mais espaço no cofre, o que permitiria o uso de radiadores maiores e, se fosse mesmo um motor Ecoboost, poderia então, ter ao menos o mesmo torque do Focus menos potente, prova da pilantragem da marca. Por fim, na China, tem à venda o Escape da atual geração, ou seja, assim como a VW, a Ford tem carros "de raiz", tipo o Focus e o Escape e os "para mercados emergentes, tipo o Escort e agora, o Territory e aqui, nem isso...

Domingos V


Administrador

É, no caso do GTS fica agravado por ser versão esportiva e ter o precedente do atual Golf GTI que tem enorme lista de itens de segurança. Que fizessem um pacote básico e um completo, ao menos. Nada impediria ter uma versão manual simples, com opcional de um pacote incluindo os airbags de cortina, e a mesma coisa para a versão DSG.

Do acabamento, a coisa que menos gostei e mais notei no Polo atual é justamente como o acabamento regrediu em relação ao Polo antigo. Pareceu um downgrade e não uma melhoria. Isso e a posição de dirigir, que é desajeitada com o banco lá embaixo - e no antigo parecia muito mais acertada nisso também.

Não tem nada mal montado ou rebarba ou desleixos do tipo, mas o plástico é realmente bastante simplório. Tal como também são os bancos da versão básica, por exemplo.

Me parece aí que faltou urgentemente pensar numa solução como havia no Polo vendido na Europa, ao menos até a geração passada, em que as versões básicas tinham um padrão de interior e acabamento e as de topo um outro bem diferente.

Como é um carro que foi projetado para ocupar e hoje, na prática, ocupa desde o lugar do Gol até o do Fox e Polo antigo, precisaria de uma elasticidade na configuração do produto em que a VW já foi melhor - vide antigos Gol GIII em que o carro mudava muito do modelo basicão até os 1.8 e 2.0 e conseguia "se adaptar" a essa gama ampla.

Essa elasticidade havia nessa configuração dupla que menciono do Polo europeu também. Deveriam ter feito o mesmo aqui.

Da Ford: acredito que ela tem que decidir que vai fingir que está falindo mesmo (e aí a China fica de fora, pois é a chefe do plano e um mercado em que não ganha nada fazendo isso) ou se quer sobreviver normalmente... Por aqui como nos EUA está artificialmente cortando e sufocando sua gama de produtos até ficarem com uma ou nenhuma opção interessante.

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