[size=52]Ka Sedan: Ford Aspire terá dois motores Dragon na Índia[/size]
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Ricardo de Oliveira
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De acordo com o site indiano Overdrive, o Ford Aspire – versão indiana e encurtada do Ka Sedan brasileiro – terá dois motores da família Dragon na linha 2019, ambos com três cilindros, duplo comando de válvulas variável (Ti-VCT) e construção totalmente em alumínio, tendo ainda cabeçote com coletor de escape integrado e eixo antivibração integrado à bomba de óleo no cárter.
Quais serão? Segundo os indianos, além do novo motor 1.2 Ti-VCT que entrega 97 cavalos e 12,2 kgfm, o Ford Aspire terá também o 1.5 Ti-VCT usado no EcoSport, tanto lá quanto aqui. Por lá, o propulsor maior tem 123 cavalos e 15,3 kgfm, números inferiores ao equivalente exportado ao Brasil, que chega aqui com 130 cavalos na gasolina e 137 cavalos no etanol, além de 15,6 kgfm no primeiro e 16,2 kgfm no segundo combustível.
Outra novidade é que o Ford Aspire terá novos para-choques e interior redesenhado, segundo fontes locais. Em realidade, o modelo deverá ostentar a nova multimídia SYNC 3 com tela de 6,5 polegadas como visto no aventureiro Freestyle, que aqui será chamado Ka Freestyle.
Tanto o Figo quanto o Aspire por lá, Ka e Ka Sedan por aqui, serão equipados com esse painel modificado para ostentar o sistema de entretenimento, que deve chegar também com navegador GPS dotado de mapas 3D, Google Android Auto, Apple Car Play e câmera de ré integrados aumentarão muito o nível de conectividade a bordo, reforçado por dois USB e comando de voz mais completo.
Estranhamente não se falou no Figo, que é o Ka hatch. Este, por sua vez, já tem garantido o motor 1.2, indicando que a Ford Índia quer elevar o Aspire em posicionamento no mercado. Além dos dois propulsores Dragon, os compactos locais terão ainda o motor diesel Duratorq 1.5 com 100 cavalos e 20,4 kgfm.
Este terá somente câmbio manual de cinco marchas, mas os motores a gasolina terão opção de um câmbio automático de seis marchas com conversor de torque, eliminando assim a necessidade de uso de um automatizado simples, como é comum ao mercado indiano. Essa mudança no Aspire pode significar o uso do Dragon 1.5 Ti-VCT também no Brasil, conforme rumores apontam. Mas, diferente do modelo indiano, como já citado, a diferença de potência e torque é bem grande.
Então, o mais provável é que o 1.5 Ti-VCT Flex seja empregado com números menores, numa configuração específica para Ka, Ka Sedan e Ka Freestyle, ficando abaixo do EcoSport 2018 nesses termos. O propulsor para a Índia dá uma ideia do que poderia vir. Se tiver os mesmos números, com etanol poderia até entregar 128 cavalos e talvez 15,6 kgfm, o que seria interessante. Apenas a lacuna entre este e o 1.0 Ti-VCT de até 85 cavalos continuaria grande. O que você acha?
[Fonte: Overdrive]