O Volkswagen up! adota um motor 1.0 de três cilindros, que, segundo o fabricante, oferece 82 cavalos @ 6.250 RPM quando abastecido com etanol, potência que cai para 75 cavalos quando abastecido com gasolina, o que sugeriria que o desempenho do up! abastecido com gasolina seria inferior ao do carro usando álcool. Entretanto, os testes que vem sendo divulgados pelas revistas mostram justamente o contrário: o Volkswagen up! tem melhor desempenho com gasolina no tanque.
O fato pode ser comprovado pelos números de desempenho aferidos pela Revista Carro no teste de 100 dias do Volkswagen up!, e que mostraram o compacto da Volkswagen mais rápido nas provas de performance até 100 Km/h quando abastecido com gasolina. A partir de 100 Km/h o carro com etanol passa a levar vantagem.
O White-up! testado pela Carro acelerou de 0 a 100 Km/h em 14,4 segundos com gasolina, enquanto com etanol o tempo foi 0,1 segundos mais lento: 14,5s. Já a aceleração de 0 a 140 Km/h foi completada pelo modelo com etanol em 34 segundos, contra 35,9 segundos do mesmo carro com gasolina.
Quadro comparativo - desempenho e consumo - Volkswagen up! (Etanol x Gasolina)
Modelo
Aceleração
Retomadas
Consumo
0-40 Km/h
0-80 Km/h
0 -100 Km/h
0-120 Km/h
0-140 Km/h
0-400 metros
40-100 Km/h
60-120 Km/h
80-120 Km/h
Cidade
Estrada
Volkswagen up! (Etanol)
3
9,2
14,5
22
34
19,1
14,1
23
17,8
8,8
15,3
Volkswagen up! (Gasolina)
2,9
9,2
14,4
22,1
35,9
19
14,3
23
17,9
13,4
20
Volkswagen up! I-Motion (Etanol)
3,7
12,1
17,3
27,1
38,9
18,3
13,3
19,9
16,4
9,4
13,6
Aceleração de 0 a 40 Km/h e 0 a 80 Km/h
Nas provas de aceleração a 40 Km;h o up! a gasolina foi 0,1 segundos mais rápido, enquanto na prova de 80 Km/h há um empate.
Aceleração de 0 a 100 Km/h
Na tradicional prova de aferição de performance, o 0 a 100 Km/h, novamente o up! com gasolina foi mais rápido, com 14,4 segundos, contra 14,5 segundos do mesmo carro com etanol.
Aceleração de 0 a 120 Km/h e 0 a 140 Km/h
Já quando a velocidade passa dos 100 Km/h o up! movido a etanol começa a se destacar, sendo 0,1 segundo mais rápido para atingir os 120 Km/h e expressivos 1,9 segundos melhor para chegar a 140 Km/h.
Corrida de 0 a 400 metros
No sprint de 0 a 400 metros o up! mecânico com gasolina foi melhor, com 19 segundos, contra 19,1 segundo dos up! manual com etanol. O melhor dos dois foi, porém, o up! I-Motion abastecido com etanol, com 18.3 segundos.
Retomadas de velocidade
Em provas de retomadas de velocidades os modelos com câmbios automáticos se saem melhor, e, neste caso, o up! I-Motion automático venceu todas as provas. Entretanto, no caso do up! com transmissão manual, o modelo a gasolina foi mais rápido de 40 a 100 Km/h, empatou na prova de 60 a 120 Km/h e foi ligeiramente mais lento (0,1 s) na prova de 80 a 120 Km/h.
Consumo
Nas provas de consumo, evidentemente, o modelo a gasolina se sobressai.: o up! com gasolina é 34% mais econômico com gasolina em cidade, e 23,5% mais econômico com gasolina em estrada.
Conclusão
Em geral os carros equipados com motores flex, que aceitam etanol ou gasolina em igual proporção, apresentam melhor desempenho quando abastecidos com etanol, e melhor consumo com gasolina. No caso do Volkswagen up!, porém, ele se sobressai também em desempenho quando abastecido com gasolina.
Tendo em vista que é mais vantajoso abastecer com gasolina que com etanol na maior parte do país, a afinação do motor do up! privilegiando o uso de gasolina é adequada, já que beneficia o combustível mais usado pelos consumidores.
Flagra: Leitor fotografa Cross up! em testes de rodagem 17 setembro 2014 / 10 Comentários
Nossos leitores Marcelo Zanini e Cristiane Zanini fotografaram próximo a fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) uma mula de testes do Cross up!. A versão aventureira do compacto alemão teve as primeiras unidades em pré-série produzidas como Autos Segredos publicou em maio. A estreia do Cross up! está prevista para o Salão do Automóvel, que abre suas portas no final de outubro.
A unidade flagrada pelos leitores não conta com as molduras dos para-lamas. Entretanto, a suspensão ligeiramente mais alta, o rack no teto e as rodas entregam que é um protótipo do Cross up!.
Pelo apurado por nossa reportagem o Cross up! não será muito diferente da versão europeia, que tem molduras nas caixas de roda, para-choques e soleiras das portas em preto, para-choques, capas de espelhos pintura em prata metalizado e rodas de aro 16” semelhantes às empregadas em outros “Cross” da Volkswagen. A suspensão é apenas 15 mm mais alta.
O Cross up! usará o mesmo motor 1.0 que já equipas as demais versões do compacto. O propulsor rende 82cv de potência e torque de 10,4kgfm quando abastecido com etanol e 75cv e torque de 9,7kgfm com gasolina no tanque. As opções de câmbio serão o manual de cinco velocidades e o automatizado I-Motion de cinco marchas.
VW up! tem preço reduzido para R$ 26.900, temporariamente
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A Volkswagen do Brasil reduziu temporariamente o preço do Volkswagen up! 2 portas, versão de acesso, take-up!, neste mês de setembro de 2014, para R$ 26.900 reais.
O valor representa um desconto de R$ 620 reais sobre o preço sugerido do veículo, que é de R$ 27.520 reais.
Além da redução no preço, o up! pode ser adquirido com financiamento subsidiado com taxa de juros "zero", com entrada de 60% e o saldo em 12 parcelas fixas, com o pagamento da primeira parcela agendado para dezembro.
Nessas condições, o up 1.0, 2 portas, ano/modelo 14/15, com preço à vista de R$ 26.900, pode ser financiado com entrada de R$ 16140 (60%) e + 12 prestações mensais de R$ 960,53, resultando em um valor total de R$ 27666,36.
O Volkswagen up! 2 portas, versão take-up, conta com rodas de aço de 13 polegadas com calotas, lavador e desembaçador do vidro traseiro, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, alerta sonoro de faróis acesos, alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, espelhos retrovisores externos com comando interno manual, limpador do para-brisa com temporizador, para-sol com espelho para o passageiro e os equipamentos de segurança obrigatórios por lei: ABS e duplo airbag dianteiro.
Sem dúvida alguma é a melhor escolha nesse segmento de entrada.
O que acho é que a VW precisa urgentemente definir versões e reduzir a lista e opcionais.
Ex. Take sem nada de série e apenas com ar/dh/ve/te como opcionais. Move com dh/ve/te de série e como opcional ar/cd/roda. High com ar/dh/ve/te/cd/roda com opcional de sensor estacionamento, gps e couro.