Avaliação 365 – Revisão de 10.000 km do up! – Concessionária ainda não “sabe” fazer alinhamento/balanceamento08/08/2014
A revisão de 10.000 km do nosso Volkswagen up! teria tudo para ser feita sem maiores problemas. Afinal, são feitas poucas coisas: troca de três litros e meio de óleo do motor (5W40), filtro de óleo, bujão de escoamento e filtro de combustível, a um valor de tabela de R$ 236, divididos em até quatro vezes no cartão.
Valor mais alto que o site, pra variar
Parece que é quase uma regra, independente da marca. Quando vamos fazer uma revisão a concessionária tenta cobrar mais do que o site da montadora indica. Na hora de deixar o up! na loja, o valor que nos foi passado foi de R$ 271.
Tinhamos aceitado a inclusão de um produto para colocar no reservatório do limpador do parabrisa por R$ 6, que seria para melhorar a visibilidade, mas ainda assim o valor estava acima. Reclamamos que o valor do site era de R$ 236, mas o consultor disse que o up! leva mais óleo no motor do que os outros modelos 1.0 da marca. Dissemos que isso não tem muito a ver, pois o preço que citamos é para o up!, no site da marca, não para Gol ou Fox.
Quando fomos pegar o carro e pagar, a mesma pessoa fez R$ 230, pois afirmou que esse era o preço que tinhamos visto no site (na verdade tinhamos falado R$ 236). Tudo bem, fomos ao caixa da concessionária e então pedimos para pagar em uma vez no crédito. A moça do caixa então disse que no pagamento em apenas uma parcela tinhamos direito a um desconto adicional de 15%, baixando o total para R$ 197.
Ou seja, quanto aos valores cobrados, não temos nenhuma reclamação a fazer, ao contrário de nossa experiência com o Onix, em que as concessionárias queriam cobrar até R$ 700 por uma revisão, inserindo muitos itens não obrigatórios na conta.
Rodizio de pneus? Esqueça
Ao deixar o carro para fazer a revisão, questionamos o consultor da concessionária se não deveria ser feito o rodízio de pneus. Ele disse que sim, mas logo em seguida disse que não poderia o fazer, já que junto com rodízio de pneus tem de ser feito alinhamento e balanceamento e que a rampa de alinhamento e balanceamento da concessionária ainda não tinha o “programa” do up!.
Ou seja, seis meses depois do lançamento de um modelo “popular” e de entrada, a concessionária ainda não tem isso. Lamentável, visto que notamos que já existe uma quantidade boa de up! rodando nas ruas. Iremos então fazer o rodízio e também o alinhamento/balanceamento por fora, em um centro automotivo de confiança. Talvez seja até preferível, pois geralmente o preço do mercado é bem menor do que o cobrado dentro da concessionária.