Opinião
21-03-14 | Texto: Joel Leite | Foto: Divulgação
Em São Paulo, GM é líder e Hyundai é “grande”
Marca estadunidense vende mais que Fiat e Volkswagen; com 10%, coreana fica entre as quatro grandes na cidade
[size=1][size=1]in[size=11]Compartilhar[/size][/size][/size]
Em São Paulo, não tem pra ninguém: a GM é, de longe, a marca mais vendida na cidade e no Estado, superando as duas principais concorrentes, Fiat e Volkswagen, que estão na sua frente no mercado nacional.
A GM fechou 2013 com 18.624 unidades vendidas no Estado, o que corresponde a 20,8% de participação, contra 16,2% da Volkswagen e 14,5% da Fiat.
Na cidade de São Paulo a diferença para as concorrentes é ainda maior: a GM ficou com 18,9%, contra apenas 13,6% da Volkswagen e 12,3% da Fiat.
Líder no Brasil, com 21,3%, a italiana amargou a terceira posição tanto na cidade quanto no estado. Na cidade, por pouco não foi superada também pela Hyundai: a marca coreana ficou com 10,1% das vendas na maior cidade do País, superando a Ford e ficando a apenas dois pontos da Fiat.
Dá pra dizer que na cidade de São Paulo, o grupo das “quatro grandes” é formado por GM, Volkswagen, Fiat e Hyundai, únicas que atingiram uma participação de dois dígitos.
É na cidade de São Paulo – maior mercado do País – que se notam as principais diferenças de participação em relação ao desempenho nacional.
Além da liderança absoluta da GM, da sofrível participação de Fiat e Volkswagen e do crescimento da Hyundai (veja quadro), a Honda mais do que dobra o percentual de participação em relação ao mercado total. A japonesa tem no Brasil 3,9% das vendas e sobe para 8,8% na cidade de São Paulo.
Assim, mais uma marca passou a Ford, que ficou apenas com a sexta posição no ranking da capital.
No estado, a Citroën sobe uma posição em relação ao ranking nacional e quase dobra a participação, passando de 1,9% para 2,7% e a Renault cai de quinto lugar (no ranking nacional) para a sétima posição na cidade e no estado.
Veja quem é quem na cidade, no estado e o país:
Ranking de vendas na cidade de São Paulo (2013)
[size][color][font][size][font]
Ranking de vendas no estado de São Paulo (2013)
[/font][/size][/font][/color][/size]
[size][color][font][size][font]
Ranking de vendas no Brasil (2013)
[/font][/size][/font][/color][/size]
[size][color][font][size][font]
Fonte:http://revista.webmotors.com.br/yahoo/opiniao/em-sao-paulo-gm-e-lider-e-hyundai-e-grande/1333467630056[/font][/size][/font][/color][/size]
21-03-14 | Texto: Joel Leite | Foto: Divulgação
Voltar
Em São Paulo, GM é líder e Hyundai é “grande”
Marca estadunidense vende mais que Fiat e Volkswagen; com 10%, coreana fica entre as quatro grandes na cidade
[size=1][size=1]in[size=11]Compartilhar[/size][/size][/size]
Em São Paulo, não tem pra ninguém: a GM é, de longe, a marca mais vendida na cidade e no Estado, superando as duas principais concorrentes, Fiat e Volkswagen, que estão na sua frente no mercado nacional.
A GM fechou 2013 com 18.624 unidades vendidas no Estado, o que corresponde a 20,8% de participação, contra 16,2% da Volkswagen e 14,5% da Fiat.
Na cidade de São Paulo a diferença para as concorrentes é ainda maior: a GM ficou com 18,9%, contra apenas 13,6% da Volkswagen e 12,3% da Fiat.
Líder no Brasil, com 21,3%, a italiana amargou a terceira posição tanto na cidade quanto no estado. Na cidade, por pouco não foi superada também pela Hyundai: a marca coreana ficou com 10,1% das vendas na maior cidade do País, superando a Ford e ficando a apenas dois pontos da Fiat.
Dá pra dizer que na cidade de São Paulo, o grupo das “quatro grandes” é formado por GM, Volkswagen, Fiat e Hyundai, únicas que atingiram uma participação de dois dígitos.
É na cidade de São Paulo – maior mercado do País – que se notam as principais diferenças de participação em relação ao desempenho nacional.
Além da liderança absoluta da GM, da sofrível participação de Fiat e Volkswagen e do crescimento da Hyundai (veja quadro), a Honda mais do que dobra o percentual de participação em relação ao mercado total. A japonesa tem no Brasil 3,9% das vendas e sobe para 8,8% na cidade de São Paulo.
Assim, mais uma marca passou a Ford, que ficou apenas com a sexta posição no ranking da capital.
No estado, a Citroën sobe uma posição em relação ao ranking nacional e quase dobra a participação, passando de 1,9% para 2,7% e a Renault cai de quinto lugar (no ranking nacional) para a sétima posição na cidade e no estado.
Veja quem é quem na cidade, no estado e o país:
Ranking de vendas na cidade de São Paulo (2013)
Marca | Unidades | Part. |
1) GM | 6.069 | 18,90% |
2) Volkswagen | 4.349 | 13,60% |
3) Fiat | 3.933 | 12,30% |
4) Hyundai | 3.224 | 10,10% |
5) Honda | 2.836 | 8,80% |
6) Ford | 2.747 | 8,60% |
7) Renault | 2.171 | 6,80% |
Toyota | 1.625 | 5,00% |
9) Nissan | 923 | 2,90% |
10) Citroën | 892 | 2,80% |
Fonte: Renavam |
Ranking de vendas no estado de São Paulo (2013)
[/font][/size][/font][/color][/size]
Marca | Unidades | Part. |
1) GM | 18.624 | 20,80% |
2) Volkswagen | 14.447 | 16,20% |
3) Fiat | 12.913 | 14,50% |
4) Ford | 8.833 | 9,90% |
5) Hyundai | 7.164 | 8,00% |
6) Honda | 6.267 | 7,00% |
7) Renault | 5.214 | 5,80% |
8)Toyota | 4.408 | 4,90% |
9) Citroën | 2.398 | 2,70% |
10) Nissan | 2.036 | 2,30% |
Fonte: Renavam |
Ranking de vendas no Brasil (2013)
[/font][/size][/font][/color][/size]
Marca | Unidades | Part. |
1) Fiat | 762.619 | 21,30% |
2) Volkswagen | 666.632 | 18,70% |
3) GM | 649.907 | 18,10% |
4) Ford | 335.055 | 9,40% |
5) Renault | 236.238 | 6,60% |
6) Hyundai | 212.913 | 5,90% |
7) Toyota | 176.287 | 4,90% |
Honda | 139.281 | 3,90% |
9) Nissan | 77.843 | 2,20% |
10) Citroën | 66.113 | 1,90% |
Fonte: Renavam |
Fonte:http://revista.webmotors.com.br/yahoo/opiniao/em-sao-paulo-gm-e-lider-e-hyundai-e-grande/1333467630056[/font][/size][/font][/color][/size]