O 1.5 turbo da Honda
Aceleramos o Civic japonês equipado com a novidade, que chegará ao Brasil
25/11/2013 15:35 | Autor: César Tizo
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Até mesmo no Japão, os novos motores turbo da Honda ainda estão em fase final de desenvolvimento e não existe previsão de quando eles passarão a equipar algum modelo (por isso sequer possuímos muitas imagens). Contudo, o Carro Online já teve a oportunidade de acelerar por lá um Civic hatch equipado com a novidade. E ela promete surpreender.
Como você já conferiu, a nova família de propulsores será composta pelo 1.0, 1.5 e 2.0, sendo que o último pode entregar facilmente por volta de 300 cv. Para nossa avaliação, entretanto, escolhemos o 1.5 por um motivo bem especial: ele será nacionalizado dentro de um ano e meio, ou, no máximo, dois anos, já como bicombustível.
A Honda ainda não informa seus dados finais de potência e torque, mas o primeiro deverá girar em torno de 180 cv. Pelo menos na pista da Honda em Tochigi, o Civic com ele sob o capô surpreendeu.
Pelo ritmo vigoroso na aceleração, podemos esperar um torque na casa de 25 kgfm e um 0 a 100 km/h na casa de 8s5, 9s0. Se isso se confirmar serão excelentes números. Para você ter uma ideia, o Civic EXR sedã comercializado atualmente no Brasil com seu 2.0 16V de 155 cv com etanol é capaz de cumprir a prova de desempenho em 10s4.
Ao menos para um veículo do porte do Civic hatch, carroceria que infelizmente não temos no Brasil, o 1.5 turbo chega até a “sobrar” em termos de performance. Ele confere ótimas acelerações ao modelo, além de uma agilidade ímpar na hora de retomar velocidade, duas características em que o turbo mostra seu valor.
O Civic avaliado contava com câmbio manual, mas o propulsor também pode ser associado a um câmbio CVT (relações continuamente variáveis). Para quem gosta de sentir prazer ao volante, uma característica interessante do 1.5 turbo é a sua elasticidade. A faixa de corte da injeção eletrônica beira as 6.000 rpm, tornando seu comportamento bem interessante.
Mesmo ainda sem muitas informações consistentes, o novo 1.5 turbo da Honda mostra-se uma ótima – e competente – obra de engenharia. Em tempos de normas cada vez mais rígidas de emissões de poluentes e consumidores ansiando por carros mais econômicos e nem por isso menos agradáveis na hora de dirigir, ele desponta como uma ótima resposta para essas necessidades.
Um ótimo Civic 1.0
No Japão, o Carro Online avaliou o modelo com o novo motor turbo e câmbio CVT
26/12/2013 04:00 | Autor: César Tizo
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Depois do 1.5 turbo, é a vez de falarmos sobre outra estrela da Honda apresentada neste ano: seu novo motor 1.0 turbo.
Pensado claramente para a Europa, onde a Ford conta com seu 1.0 EcoBoost e a VW com o 1.2 TSI, o propulsor da Honda também entregará potência na faixa de 120 cv e atenderá a rígida norma Euro 6 de emissões de poluentes, válida a partir de 2014.
Da mesma forma que no 1.5 e 2.0, a nova família conta com bloco e cabeçote totalmente novos específicos para ela. Na busca pela máxima eficiência, o objetivo da Honda foi reduzir ao máximo o atrito. O sistema de comando de válvulas variável (VTEC) também está presente no trio.
Por se tratar de um motor pequeno, a Honda adotou um turbo que oferece melhor resposta em baixas rotações. Além disso, a injeção direta de combustível confere um bom equilíbrio entre potência e torque.
Assim como ocorreu com o 1.5, nosso contato com o 1.0 no Japão ocorreu em um Civic hatch e a primeira experiência foi muito boa.
A unidade testada contava com câmbio CVT (relações continuamente variáveis) e ele não deixou a desejar nas acelerações e retomadas.
A solução do turbo com baixo momento de inércia mostrou-se efetiva: o efeito do lag – a demora para o turbo entrar em ação – é pouco perceptível e o Civic mostrou boa disposição em baixas rotações, além de ótima elasticidade.
Ao volante, é como se você estivesse no controle de um carro 1.6. Em conjunto com recursos como o start-stop, o modelo deverá apresentar ótimos números de consumo. Infelizmente, como só rodamos com o Civic 1.0 na pista de testes, não conseguimos aferir nenhuma parcial.
Ao contrário do 1.5, a Honda não tem intenção de oferecer ou nacionalizar o 1.0 turbo no Brasil. Contudo, caso alguma concorrente lance um propulsor equivalente no Brasil, a japonesa terá um ótima carta na manga!
COMENTÁRIOS: Podia vir também o Civic hatch....
Aceleramos o Civic japonês equipado com a novidade, que chegará ao Brasil
25/11/2013 15:35 | Autor: César Tizo
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Até mesmo no Japão, os novos motores turbo da Honda ainda estão em fase final de desenvolvimento e não existe previsão de quando eles passarão a equipar algum modelo (por isso sequer possuímos muitas imagens). Contudo, o Carro Online já teve a oportunidade de acelerar por lá um Civic hatch equipado com a novidade. E ela promete surpreender.
Como você já conferiu, a nova família de propulsores será composta pelo 1.0, 1.5 e 2.0, sendo que o último pode entregar facilmente por volta de 300 cv. Para nossa avaliação, entretanto, escolhemos o 1.5 por um motivo bem especial: ele será nacionalizado dentro de um ano e meio, ou, no máximo, dois anos, já como bicombustível.
A Honda ainda não informa seus dados finais de potência e torque, mas o primeiro deverá girar em torno de 180 cv. Pelo menos na pista da Honda em Tochigi, o Civic com ele sob o capô surpreendeu.
Pelo ritmo vigoroso na aceleração, podemos esperar um torque na casa de 25 kgfm e um 0 a 100 km/h na casa de 8s5, 9s0. Se isso se confirmar serão excelentes números. Para você ter uma ideia, o Civic EXR sedã comercializado atualmente no Brasil com seu 2.0 16V de 155 cv com etanol é capaz de cumprir a prova de desempenho em 10s4.
Ao menos para um veículo do porte do Civic hatch, carroceria que infelizmente não temos no Brasil, o 1.5 turbo chega até a “sobrar” em termos de performance. Ele confere ótimas acelerações ao modelo, além de uma agilidade ímpar na hora de retomar velocidade, duas características em que o turbo mostra seu valor.
O Civic avaliado contava com câmbio manual, mas o propulsor também pode ser associado a um câmbio CVT (relações continuamente variáveis). Para quem gosta de sentir prazer ao volante, uma característica interessante do 1.5 turbo é a sua elasticidade. A faixa de corte da injeção eletrônica beira as 6.000 rpm, tornando seu comportamento bem interessante.
Mesmo ainda sem muitas informações consistentes, o novo 1.5 turbo da Honda mostra-se uma ótima – e competente – obra de engenharia. Em tempos de normas cada vez mais rígidas de emissões de poluentes e consumidores ansiando por carros mais econômicos e nem por isso menos agradáveis na hora de dirigir, ele desponta como uma ótima resposta para essas necessidades.
Um ótimo Civic 1.0
No Japão, o Carro Online avaliou o modelo com o novo motor turbo e câmbio CVT
26/12/2013 04:00 | Autor: César Tizo
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Depois do 1.5 turbo, é a vez de falarmos sobre outra estrela da Honda apresentada neste ano: seu novo motor 1.0 turbo.
Pensado claramente para a Europa, onde a Ford conta com seu 1.0 EcoBoost e a VW com o 1.2 TSI, o propulsor da Honda também entregará potência na faixa de 120 cv e atenderá a rígida norma Euro 6 de emissões de poluentes, válida a partir de 2014.
Da mesma forma que no 1.5 e 2.0, a nova família conta com bloco e cabeçote totalmente novos específicos para ela. Na busca pela máxima eficiência, o objetivo da Honda foi reduzir ao máximo o atrito. O sistema de comando de válvulas variável (VTEC) também está presente no trio.
Por se tratar de um motor pequeno, a Honda adotou um turbo que oferece melhor resposta em baixas rotações. Além disso, a injeção direta de combustível confere um bom equilíbrio entre potência e torque.
Assim como ocorreu com o 1.5, nosso contato com o 1.0 no Japão ocorreu em um Civic hatch e a primeira experiência foi muito boa.
A unidade testada contava com câmbio CVT (relações continuamente variáveis) e ele não deixou a desejar nas acelerações e retomadas.
A solução do turbo com baixo momento de inércia mostrou-se efetiva: o efeito do lag – a demora para o turbo entrar em ação – é pouco perceptível e o Civic mostrou boa disposição em baixas rotações, além de ótima elasticidade.
Ao volante, é como se você estivesse no controle de um carro 1.6. Em conjunto com recursos como o start-stop, o modelo deverá apresentar ótimos números de consumo. Infelizmente, como só rodamos com o Civic 1.0 na pista de testes, não conseguimos aferir nenhuma parcial.
Ao contrário do 1.5, a Honda não tem intenção de oferecer ou nacionalizar o 1.0 turbo no Brasil. Contudo, caso alguma concorrente lance um propulsor equivalente no Brasil, a japonesa terá um ótima carta na manga!
COMENTÁRIOS: Podia vir também o Civic hatch....