BMW 320i flex e turbo chega ainda em 2013 por menos de R$ 120 mil
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Fernando Calmon
Colunista do UOL
01/11/201319h12
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Unidades do BMW 320i com a grafia ActiveFlex foram vistas em SC: novo motor chega já
Carros avistados, estratégia traçada. A BMW apresenta
nos próximos dias o primeiro motor turboflex do mundo capaz de utilizar etanol puro (E100). Modelo será o 320i, por enquanto importado da Alemanha e a ser produzido em Araquari (SC), no início de 2015. Preço também está definido -- ainda que mistério seja feito sobre o assunto, valor deve ficar
abaixo de R$ 120 mil (mais sobre o tema abaixo).
Solução técnica da fábrica alemã para o ActiveFlex será "segurar" a potência com etanol (que será idêntica à potência com gasolina, também mantida em segredo) em troca de um ganho expressivo em consumo.
Outros modelos, americanos e europeus, já tinham motor turboflex E85 (85% de etanol anidro e 15% de gasolina). Vencer a corrida para entregar um motor de alto rendimento que consumisse também nosso E100 (que representaria 100% etanol hidratado, mas que contém 5% de água em volume por especificação oficial) representa, sobretudo, vitória sobre as arquirrivais Mercedes-Benz e
Volkswagen (Audi), que já haviam anunciado processos de adaptação de quatro-cilindros turbo a gasolina para solução bicombustível.
Vence-se também o mito de que um motor turboflex seria inviável pelo percentual de água no etanol e de que seria necessário termos aqui E85. E100 funciona, e funciona muito bem. No exterior, os 15% de gasolina existem para permitir partidas a frio abaixo de 10 °C negativos. Como não temos essas temperaturas aqui e como injeção direta dispensa sistema auxiliar de partida a frio (sem "tanquinho" ou pré-aquecimento elétrico) temos aqui um turboflex de verdade.
PREÇO BRASILConforme
noticiado por UOL Carros na quinta-feira (31 de outubro), a versão 320i, importada da Alemanha com motor quatro-cilindros a gasolina (2.0, turbo, de 184 cv e 27,5 kgfm de torque), é vendida por
até R$ 132 mil. Tabela encontrada no site da BMW, portanto oficial, traz preço básico mais baixo, de
R$ 129.950.
Mas o chamado "xis da questão" está na tabela
tabela Fipe, que em sua revisão de novembro com preço menor, de
R$ 119.484. Ou seja, já está precificado como versão nacional -- valor que será cobrado a partir de agora e que será mantido quando as primeiras unidades do sedã saírem da linha de produção nacional em Araquari (SC).
Sempre bom lembrar, em 2006 um 320 da geração anterior custava
R$ 190.000...
Por ora, 320i com motor turboflex será importado da Alemanha, mas preço já está definido e será mantido quando carro for fabricado na unidade da BMW em Araquari (SC)
ACTIVEFLEXFlagrante do Série 3 ActiveFlex foi feito pelo leitor
Rodrigo Perini, que avistou duas carretas com unidades do sedã rodando entre as cidades de Itajaí e Balneário Camboriú, em Santa Catarina, mesmo Estado da futura fábrica.
Em duas imagens por ele enviadas, é possível ver claramente as inscrições 320i e ActiveFlex em emblemas na tampa traseira.
Segundo informações obtidas por
UOL Carros, o projeto do motor flex -- agora confirmado como turboflex -- foi desenvolvido diretamente pela matriz da BMW, na Alemanha, e será mantido quando da nacionalização do modelo ao lado do hatch Série 1 e do crossover X1.
Pouco comentada, mas também acertada, é a decisão da BMW de fabricar também o Série 3 no Brasil. Ignorado a princípio, o sedã não apenas surge agora, como chega com papel de "carro-chefe" da marca. Não poderia ser diferente, já que a concorrente de Stuttgart já havia assumido a intenção de fazer por aqui o rival
Mercedes-Benz Classe C, que chegará em nova geração a ser apresentada em 2014.
COMENTÁRIOS: Conseguindo a BMW fazer um motor turbo, flex e com bom consumo, vai ser um tremendo tapa na cara. Na cara das concorrentes, que ainda não fizeram o mesmo. Na cara das 4 grandes, que mesmo tendo tecnologia, preferem não investir em motores minimamente modernos, garantindo lucros para as matrizes.