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Renovação da linha PSA (Peugeot/Citroën) no Brasil

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R8V
pliniodemarco
6 participantes

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Fabiano



Aqui a resistência aos SUVs é facilmente visível, motorista daqui gosta de dirigir bem, seguro e rápido....

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Sim, ainda parece ter muito mais variedade na venda de modelos novos e na presença deles nas ruas do que por aqui e as SUVs ainda parecem ser bem minoria em ambos os quesitos.

Porém, já se está vendo bastante delas por aí. Na Itália então, lembro que quando estive pela primeira vez SUV era bem raro de ver. Na vez seguinte já tinham muitas. E com esse negócio de carro elétrico e das normas de emissão cada vez mais doidas a tendência é ter uma grande padronização dos modelos - provavelmente por cross-overs/"SUVs", que se adaptam mais a isso e são mais passíveis de margens de lucro e preços maiores, que disfarçam o aumento de preço que viria com tudo isso.

KÜLL



Flagra: Novo Peugeot 208 já roda em testes no Brasil

12 JUNHO 2019 em 10:30 4 

POR: DANIEL MESSEDER, Diretor Editorial

Hatch foi supreendido na Via Dutra nas proximidades da fábrica de Porto Real (RJ); lançamento deve ser em 2021

A Peugeot parece ter pressa de lançar a nova geração do 208 na América Latina. Prova disso é que, enquanto o modelo era apresentado no Salão de Genebra, em março, unidades já chegavam à Argentina para testes. Agora, nosso colega Renato Maia, do Canal Falando de Carro, recebeu o primeiro flagra do hatch rodando no Brasil. Na calada da noite, o 208 foi surpreendido pelo espectador Danilo Oliveira na Via Dutra, nas proximidades da fábrica da PSA em Porto Real (RJ).

Renovação da linha PSA (Peugeot/Citroën) no Brasil - Página 7 Flagra-novo-208-no-brasil
Renovação da linha PSA (Peugeot/Citroën) no Brasil - Página 7 Peugeot-208-2019

Maior e mais sofisticado, o novo 208 adota a plataforma CMP e tem como destaque o visual arrojado, que chama a atenção pela dianteira com o "dente" que sai do farol e avança pelo para-choque. Na traseira, as lanternas escurecidas são unidas por um friso preto que dá impressão de ser tudo uma única peça. Pelo flagra é possível notar bem as três "garras" das luzes de freio, outra marca registrada do novo hatch.

Por dentro, o 208 traz uma evolução do conceito I-Cockpit, mantendo o volante pequeno e o cluster elevado. Nas versões mais caras, o quadro de instrumentos passa a ser digital e a tela da multimídia aumenta para 10".

Na Europa, a principal novidade do 208 2020 é uma versão puramente elétrica. Por aqui, enfim teremos o motor 1.2 PureTech na versão turbo de 130 cv para o lugar do antigo 1.6 aspirado do carro atual - sempre ligado ao câmbio automático de 6 marchas. À princípio, os planos são de fabricar o novo hatch na Argentina a partir do fim de 2020, com chegada ao Brasil em 2021. No entanto, gente ligada à fabricante diz que a produção em Porto Real (RJ) não está descartada, principalmente levando-se em conta a (delicada) situação econômica do país vizinho atualmente.

De certo, porém, está apenas a decisão de manter o 208 atual como modelo de entrada da marca, deixando o novo como opção aos chamados "compactos premium". A ver.

Fotos: Danilo Oliveira (flagra), arquivo Motor1.com e divulgação

COMENTÁRIOS: Tem muita marca, francesas em especial, que demoram demais para lançar seus carros aqui. Hoje, com o mercado tão difícil, apesar de crescendo, se demorar demais, é capaz de entrar de falência antes de lançar novos modelos aqui, então, acho melhor a PSA se apressar.... Ford, sem lançamentos e terminando a fabricação de determinados modelos, já está EM SÉTIMO neste começo de junho. Eis o caminho para a morte anunciada.

R8V

R8V
Administrador

A Ford se encaminha para virar “ do contra “: geralmente iniciam importando e depois nacionalizam; ela está encerrando os nacionais e investindo nos importados .

Domingos V


Administrador

Também acho 2021, para vir importado ainda por cima, muito tempo. Não vejo como ruim a estratégia de manter um modelo antigo como opção de entrada, pelo contrário evita-se que aconteça a oferta de um modelo novo mas pior, porém o 208 atual já é bem carinho para fazer essa brincadeira...

Vamos esperar que ofereçam algo interessante em termos de preço. E isso vale para o modelo novo também. Se for ser mais um compacto de 80 mil com cento e tantos cavalinhos - turbo ou não - nem precisa vir.

Aliás, poderiam trabalhar mais em cima do que eles já têm. O 208 GTI mereceria mais destaque e é um carro exclusivo na categoria. Idem para o 2008.

Renan, da Ford, essa estratégia no passado até que funcionou. Os modelos argentinos (Escort, Focus) tiveram algum sucesso e se fossem nacionalizados no momento certo teriam continuado por bons anos as boas vendas que tiveram em certos momentos - Escort em particular.

O problema é que os importados que ela está "investindo"... Bom, eles não sustentam sequer uma marca de nicho. Quanto mais uma fabricante gigantesca e de volume.

KÜLL



Renovação da linha PSA (Peugeot/Citroën) no Brasil - Página 7 X_noticia_30002
CMP: nova plataforma modular do Grupo PSA e que já é feita na Europa e na Argentina também será fabricada no Brasil


Indústria | 08/10/2019 | 16h43
PSA fará investimento de R$ 220 milhões em fábrica no Brasil
Aporte vai para a modernização da unidade de Porto Real para a produção da nova plataforma CMP

REDAÇÃO AB

O Grupo PSA fará um novo investimento de R$ 220 milhões para a modernização de sua fábrica no Brasil localizada em Porto Real (RJ) a fim de prepará-la para produzir a nova plataforma modular compacta CMP (common modular plataforma) a partir de 2020. Em comunicado enviado na terça-feira, 8, a empresa informa que além desse aporte fará outros incrementais futuramente para a produção de novos veículos que serão montados sobre a nova base.

As mudanças começam no mês que vem. Para isso, o complexo vai paralisar suas operações industriais entre novembro e janeiro, já considerando o período de férias coletivas estabelecidas anteriormente para a unidade.

“Continuamos investindo em Porto Real, que tem passado por uma grande transformação industrial e digital para mantê-la como uma das fábricas mais competitivas do Groupe PSA no mundo, e a implementação das mudanças para recebermos a nova plataforma CMP vem coroar este processo”, afirma o presidente do Grupo PSA Brasil e América Latina, Patrice Lucas.

O executivo reforça que a nacionalização da nova plataforma CMP permitirá o lançamento de novos veículos no Brasil, embora não cite quais. Sua alta flexibilidade permite montar modelos de categoria B e C, como hatches e sedãs, além de SUVs, tipo de modelo que pode ser cotado para o Brasil. Isso porque a fábrica da PSA em Palomar, na Argentina, está em processo final da introdução de uma das variantes da plataforma CMP para o lançamento de um novo veículo, provavelmente o novo Peugeot 208 totalmente redesenhado e apresentado na Europa durante o Salão de Genebra, em março deste ano. Cogita-se na imprensa especializada que o hatch compacto pode ser o eleito para a fábrica argentina com produção a partir de 2021. Com isso, abre-se um possível espaço para a produção de um SUV no Brasil.

“Nossa intenção é de lançar um novo produto por ano, por marca, na região da América Latina, em linha com nosso plano estratégico Push to Pass”, completa o executivo.

PLATAFORMA MODERNA, FÁBRICA À ALTURA

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Vista aérea da fábrica da PSA em Porto Real: unidade passará por transformações a partir de novembro

A plataforma CMP é considerada bastante moderna por ser flexível e por agregar características relevantes aos projetos de veículos cuja estrutura oferece menores níveis de vibração, além de maior conforto acústico e térmico. Em Porto Real, ela será fabricada na mesma linha de produção da plataforma BVH1 utilizada atualmente pela unidade para a montagem dos modelos Peugeot 208 e 2008 e os Citroën C3, Aircross e C4 Cactus.

O processo de modernização contará com uma transformação em diferentes áreas produtivas da fábrica. O investimento contemplará a instalação de 30 novos robôs, especialmente na área da chaparia, que se somarão aos 245 já existentes. Também neste mesmo setor, a empresa vai alocar um processo polivalente inédito para a produção tanto dos novos veículos na CMP quanto os montados na atual plataforma BVH1.

Já nas áreas de pintura e montagem, o foco é a automação de processos, incluindo novas parametrizações e equipamentos, o que vai garantir maior eficiência nas linhas. A empresa também diz que o projeto de transformação industrial contempla ações estruturais para uma significativa redução no consumo de energia da planta fabril.

Grande parte dos processos e equipamentos existentes continuarão sendo utilizados para também montar os modelos a serem produzidos a partir da CMP.

COMENTÁRIOS: A questão é, JÁ QUE 208 E PROVAVELMENTE 2008 NOVOS VÃO SER FEITOS NA ARGENTINA, o que será feito aqui? Já foi dito que este novo C3 não tem a menor chance de ser feito aqui, até porque usa a plataforma do atual 208. Vamos ficar com os carros compactos, que a rigor significam mesmo os carros mais baratos e menos modernos? E o motor 1.2? Vai ser nacionalizado?

KÜLL



Após 208 argentino, PSA confirma carros da plataforma CMP no Brasil

08 OUTUBRO 2019 em 16:43

Por: Dyogo Fagundes

Fábrica de Porto Real (RJ) será modernizada para receber os novos modelos

Logo após a Peugeot do Uruguai confirmar que será o primeiro mercado do novo 208 na América do Sul, com a produção vinda da Argentina, agora a PSA anuncia que a plataforma CMP (que dá vida ao 208) também sustentará modelos produzidos no complexo industrial de Porto Real (RJ). Para tanto, serão investidos R$ 220 milhões em processos de modernização e ampliação da unidades, além da instalação de cerca de 30 novos robôs (especialmente na área da chaparia). A "transformação industrial", como diz o comunicado, será iniciada em novembro e suspenderá as atividades produtivas até janeiro de 2020.

Renovação da linha PSA (Peugeot/Citroën) no Brasil - Página 7 2019-peugeot-2008
Renovação da linha PSA (Peugeot/Citroën) no Brasil - Página 7 2019-peugeot-2008
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Renovação da linha PSA (Peugeot/Citroën) no Brasil - Página 7 Peugeot-2008-2019
Renovação da linha PSA (Peugeot/Citroën) no Brasil - Página 7 Peugeot-2008-2019
Renovação da linha PSA (Peugeot/Citroën) no Brasil - Página 7 Peugeot-2008-2019
Peugeot 2008 2020 (Europa)
33 Fotos
Caracterizada pela ampla modularidade e grande flexibilidade, a CMP (também chamada de EMP1) poderá ser usada em veículos dos segmentos B e C, principalmente em hatches, sedãs e SUVs. Na Argentina, a base sustentará a nova geração do compacto 208, que será produzida na fábrica de El Palomar e chegará ao mercado sul-americano em 2020. No Brasil, a PSA ainda não confirmou qual ou quais modelos serão produzidos dentro da nova arquitetura, mas todas as especulações apontam para a nova geração do crossover 2008. O segmento de SUVs compactos é um dos mais dinâmicos do mercado brasileiro e a Peugeot certamente apostará na renovação de seu representante. Também pode ser usada em futuros modelos da Citroën.

"Trata-se de uma plataforma modular moderna, altamente flexível, multi-energia, com menores níveis de vibração, maior conforto acústico e térmico, e que permitirá o lançamento de novos e mais modernos produtos no Brasil, em complemento aos que produziremos na Argentina”, afirma Patrice Lucas, membro do comitê executivo da PSA.

A marca confirma ainda que atual plataforma BVH1 continuará em produção, o que confirma a estratégia de deixar o atual 208 em linha convivendo com a nova geração importada da Argentina, além da manutenção do C4 Cactus nacional.

Fotos: Divulgação

COMENTÁRIOS: No momento, tô no modo "só acredito vendo". Fazer só o 208 na Argentina me parece pouco e, sinceramente, acho este 2008 feio, não o imagino um sucesso por aqui. Sobre o 208, vendo uns vídeos sobre a versão elétrica, que não está confirmada para o Mercosul, por dentro, assim como o Corsa, todinho em plástico, NADA de soft touch, embora muito bem acabado. NA VERSÃO ELÉTRICA, assim como é comum aqui, as portas traseiras nem revestimento tem, um estofadinho, só no descansa braço das mesmas, então, nada que vá destoar daqui e algo que mostra que mesmo na Europa, o acabamento interno neste segmento é bem similar lá e aqui.

Domingos V


Administrador

????

Realmente, a bagunça conseguiu ficar maior ainda. Se por aqui não estamos nem mandando os motores para a Argentina, qual o sentido de ter duas fábricas fazendo a mesma coisa para ainda por cima vender pouco?

Acho muito pouca coisa apenas o tal novo 2008 ser feito aqui, com toda essa possibilidade.

Aliás, esse negócio de plataforma modular foi outro conto do vigário tal como os motores downsize. Se elas são tão flexíveis assim, porque CONTINUAMOS a receber e fabricar carros de uma ou mais gerações em atraso em relação ao que existe lá fora nessas MESMAS plataformas? No final, serviu apenas para conveniência das fabricantes mesmo.

A única coisa que poderia fazer sentido nisso tudo seria um "repeteco" da estratégia da Peugeot nos anos 2000: colocar o 208 nacional a preços muito competitivos, gerando um bom volume em cima de um carro já muito amortizado mas ainda muito atrativo e aí ter mais um ou outro modelo de grande venda mas maior preço por aqui - como era o 307 e agora talvez seria o 2008.

Fora isso, me parece rasgar dinheiro, o que ninguém faz, e então a verdade estaria sendo escondida. Seria abrir caminho para uma vinda da Opel? Seria vender essas fábricas para grandes as subsidiárias chinesas após estarem modernizadas?

A nossa C4 Cactus não vai para a Argentina então? Existe outra por lá?

Dos acabamentos: é, aí está mais uma que nos ferramos - e aí a nível mundial, tirando os EUA. Os tais "compactos super modernos e completos" nos cobram preço de carro médio de poucos anos atrás mas no final apenas passaram a ter um pouco mais de espaço e um ou outro item antes exclusivo de categorias superiores. Já acabamento, motores, qualidade geral mesmo (isolamento acústico, ergonomia etc.), suspensão e outros são mesmo de compactos tal como são há uns TRINTA anos.

KÜLL



C4 Cactus vendida na Argentina é brazuca.

Acabamentos, mesmo nos EUA para aqueles que aqui chamamos compactos É IGUALZINHO AQUI. Vide o Versa atual e mesmo o novo. Tem vários vídeos no YT mostrando o versa em concessionárias americanas e é, como no Europeu, todo em plástico. Acabamentos de Fit, iguaizinhos aos daqui. Só não sei como são os do Yaris vendido lá, que é um Mazda 2 com logo Toyota.

Domingos V


Administrador

Sim, mas por exemplo o Yaris lá é quase equivalente a um Kwid aqui e o carro "padrão" americano ainda são os nossos médios.

Aqui o nosso carro, não só o padrão como o abaixo de 100 mil Reais, com essa conversa toda de "compacto moderno", ainda são carros com acabamento porco. Quando a aparência é boa, faz barulho e quando não faz os materiais/montagem são ruins, quando não os dois.

KÜLL



[Fenatran 2019] Peugeot confirma picape média para o mercado brasileiro

Por Marlos Ney Vidal - 13 de outubro de 2019


PSA dá spoiler no final de sua coletiva na Fenatran 2019 confirmando picape média no Brasil
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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A PSA confirma que terá picape média no Brasil e que ela será vendida pela marca Peugeot. Modelo deverá ser fabricado na Argentina. Segundo o apurado pela reportagem do Autos Segredos, a picape francesa terá porte de Fiat Toro, uma vez que será monobloco e construída a partir da plataforma dos Peugeot Expert e Citroën Jumpy.

Plataforma

A picape média da Peugeot será construída a partir da plataforma EMP2 (CMP) já usada pelos Peugeot 3008 e 5008. A marca inclusive anunciou investimentos para as fábricas Argentina e Brasileira para se adequarem a nova arquitetura.

A foto que ilustra essa matéria é meramente ilustrativa, mas é certo que a picape média da Peugeot tenha somente a opção de cabine dupla.

Motores

Se a arquitetura Peugeot Expert for confirmada, é possível que um dos motores da picape seja o 1.6 Turbo Diesel BlueHDi que rende 115 cv de potência a 3.500 e torque de 30 mkgf a 1.750 rpm.

O outro propulsor poderá ser o 1.6 THP Flex que também já é usado pelos modelos que são construídos a partir da plataforma EMP2 (CMP).

COMENTÁRIOS: Considerando a base citada, real e infelizmente faria muito mais sentido fazê-la no Uruguai. Se for o modelo Dongfeng, mais lógico seria ser argentina, pois li que ela muito em comum com a Frontier.
Disse lá atrás infelizmente porque até agora, NADA se sabe sobre o quê, efetivamente vai ser feito aqui, sendo que pelas especulações, teremos aqui é o Uno da PSA. Até compactos estão "caros demais para o Brasil? Para fazrer, pois para vender parece que não. E com imenso conteúdo importado, pois Argentina, 40% da partes e peças, já é nacional; aqui, 60%. Lá, sempre tem um plano de aumento de nacionalização QUE NUNCA SE CUMPRE... Desde 1.994, início do Mercosul, form 5 ou 6, TODOS não se cumpriram... Vão nacionalizar os motores 1.2 ou vamos coninuar garantindo empregos na França?

Domingos V


Administrador

O Expert tem vindo do Uruguai?

A parte boa disso é que é um veículo de carga, com tudo reforçado para peso e uso um pouco mais intenso. Mas ninguém liga para isso quando compra uma Toro, eu acho...

E realmente, do jeito que estamos, daqui da pouco estaremos vendo na mídia pérolas como "os sub compactos modernos e bem equipados vieram para ficar, o consumidor não aceita mais Mobi sem vidro elétrico de série por 50 mil etc.".

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