Projeto X6H dará origem à nova geração do Fiat Punto
5 maio 2015 / Nenhum comentário
5 maio 2015 / Nenhum comentário
X6H é nome do projeto do substituto do Fiat Punto no Brasil. A nova geração do compacto premium será lançada no Brasil entre o fim de 2016 e começo de 2017. O desenvolvimento e produção do modelo foi aprovado semanas atrás pelo alto escalão do Grupo FCA. A produção será em Betim (MG).
A VP (verifica processo) do novo Punto que é uma etapa antes da produção dos modelos pré-série está marcada para junho de 2016. O modelo será construído em cima de uma nova plataforma e há rumores que a nova geração do compacto poderá substituir Palio além do Punto. Nos próximos meses os primeiros protótipos do compacto começarão os testes de durabilidade.
A versão de entrada da nova geração do Punto será equipada com novo motor GSE 1.4 que terá potência acima dos 100cv e torque por volta dos 14kgfm. Já as topos de linha usarão o 1.8 E.torQ EVO que estreou recentemente no Jeep Renegade.
Foto | Fiat/Divulgação (Imagem meramente ilustrativa)
COMENTÁRIOS: Não gostei! Se for um projeto "jabuticaba", a gente já está cansado de saber, que por ser descolado do que se faz lá fora, a tendência sempre é simplificar e aí, ficamos pagando caro por um modelo que, com certeza é inferior ao similar, ao menos em segmento, de fora do Brasil; isso, porque por maior que seja o mercado brasileiro, ele não é tão grande quanto o europeu, americano ou chinês e aí, para conseguir custo de produção, só mesmo fazendo carros inferiores. Isso vale também para motores. SE OS TAIS MOTORES 8V DE CHEVROLET E FUTUROS FIAT SÃO TÃO BONS ASSIM EM CONSUMO E EMISSÕES, ABRINDO MÃO DE TECNOLOGIA (CABEÇOTES MULTIVÁLVULAS/MULTIAIR, COMANDOS VARIÁVEIS, TURBOS, ETC.), POR QUE ENTÃO NÃO SÃO USADOS NOS MERCADOS DITOS DESENVOLVIDOS?