Segredos automotivos Exclusivo: Citroën e Peugeot renascem com Cactus e 3008 nacionais em 2018 [url=javascript()]
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Imagem: Charles Platiau/Reuters
Fernando Calmon
Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)
09/11/2017 04h00
Depois de praticamente três anos de vacas magras e muitas negativas, o grupo PSA parece estar pronto para voltar a crescer no Brasil.
UOL Carros apurou que o C4 Cactus, grande promessa da Citroën para 2018, será mais do que o passaporte de entrada da marca ao visado mercado de SUVs.
O modelo, que será produzido em Porto Real (RJ), trará ao Brasil a moderna plataforma modular EMP2, voltada a carros médios e que já serve de base, na Europa, aos novos Peugeot 308 e 3008. Trem-de-força contará com o conhecido motor 1.6 turboflex de 165/173 cv (gasolina/etanol) acoplado à caixa automática de seis marchas da Aisin.
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Este é um dos primeiros flagras do Citroën C4 Cactus nacional já com a carroceria definitiva (e visual atualizado). Observe que o protótipo não possui sequer portas laterais traseiras Imagem: Edmundo Medeiros/UOL O site
Autos Segredos aponta ainda para uma configuração mais básica, munida do 1.6 FlexStart aspirado, de 115/118 cv, com opções de transmissão manual ou automática.
Visual estará atualizado em relação à Europa, seguindo reestilização apresentada no fim de outubro na França. Por exemplo, a dianteira está com linhas mais bem delineadas e as polêmicas bolhas de proteção lateral foram limadas. Objetivo é entregar um modelo mais ao gosto do consumidor local, que não se empolgou com a solução original do Cactus apresentada em 2014 no Salão de São Paulo.
Alguns protótipos dotados de carroceria definitiva já rodam em testes por estradas do eixo Rio-São Paulo, conforme flagra enviado pelo leitor Edmundo Medeiros na rodovia Jornalista Francisco Aguirra Proença, próximo a Campinas.
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Já apresentado na Europa, novo Cactus abandonou as "bolhas de ar" acopladas às portas laterais Imagem: Charles Platiau/Reuters
Até Opel entra no radar
A chegada da plataforma EMP2 enfim abre as cortinas para que a PSA possa promover uma ampla atualização da sua gama de veículos nacionais, com especial foco em modelos de maior valor agregado -- estratégia que o Jeep Compass já provou ser viável.
Nascido da mesma "costela" do C4 Cactus, o Peugeot 3008 se mostra outro produto com potencial para ser fabricado localmente, tornando-se enfim um concorrente capaz de preocupar o Compass. Com a nacionalização viria também uma expansão das versões, já que o SUV atualmente é vendido somente em uma versão como importado.
Dentro da nova política de equiparação do mercado brasileiro com o europeu também entrariam uma inédita configuração 1.6 THP com câmbio automático para o 2008, ainda na atual geração (e com possível facelift), e até a possibilidade de produzir localmente modelos da recém-adquirida Opel, marca que está livre do desgaste de imagem que Peugeot e Citroën acumularam no país.
Vale lembrar que a PSA também engatilha para o mercado brasileiro a plataforma EMP1, desenvolvida em parceria com a chinesa Dongfeng e que seria uma espécie de "derivação" da EMP2 destinada a carros compactos (tal qual acontece com as bases MQB e MQB A0 da Volkswagen): as futuras gerações de Peugeot 208 e 2008 devem utilizá-la, assim como o próximo... Opel Corsa.
COMENTÁRIOS: Citroën Cactus
E Peugeot 3008 NACIONAIS? Para mim, essa é nova. Lembremos que as tais vans montadas no Uruguai usam a mesma plataforma EMP2, portanto, em tese, partes e peças estruturais feitas aqui poderiam ser exportadas ao Uruguai, no mínimo. Isso, sem contar outras implicações, tipo um 308 sedan (o novo, já é feito/vendido na China) montado aqui. Sobre 208 e C3, acho que os perdemos mesmo para a Argentina, mas veremos.