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Do UOL, em São Paulo (SP)
18/02/201315h00
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Divulgação
Peugeot mostra o 2008 em seu visual final para a Europa
A Peugeot revelou nesta segunda-feira o visual de fato da versão
europeia do SUV compacto 2008, a ser lançado durante o Salão de Genebra,
em março. No Velho Continente, o jipinho começa a ser vendido em
seguida, na chegada da primavera europeia (nosso outono, marcando o
segundo trimestre do ano).
Esta configuração revelada mostra como será SUVzinho feito em Mulhouse,
na França, em sua configuração mais cara. O 2008 abandonou a cor de caneta marca-texto mostrada no Salão de Paris, em setembro de 2012, e se aproximou (curiosamente) do primeiro conceito mostrado no evento de Pequim, em abril do mesmo ano.
Carro real tem de ter recheio e a Peugeot entrega aos franceses bons
equipamentos: rodas de 17 polegadas, pneus para uso em neve e lama, LEDs
diurnos, teto solar, tela de LCD sensível ao toque, conexão com
internet, até 24 litros de espaço para bugigangas espalhadas nos
diversos porta-objetos da cabine em complemento aos 360 litros do
porta-malas e até controle eletrônico de aderência (Grip Control), que
atua como limitador de deslizamento do diferencial e controle do torque
entregue às rodas dianteiras, de modo automático ou ao comando do
motorista, em diferentes situações (piso normal, piso
escorregadio/todo-terreno, neve, areia e controle de estabilidade
desligado.
Ampliar
Os detalhes do 2008 francês12 fotos
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Outros
equipamentos complementam o pacote do 2008, como o teto solar
panorâmico (foto) e o sistema Grip Control, que ajusta a tração para
todo tipo de piso (entre asfalto, neve, lama e areia) Leia mais Divulgação
NO BRASIL, VAI OU RACHA
Em 2014, será a vez do Brasil contar com seu 2008, fabricado na unidade
de Porto Real (RJ), onde dividirá espaço e componentes com o compacto
premium Citroën C3 e também com o "primo" Peugeot 208 (que chegará às
lojas em março). Todos são/serão feitos sobre a mais recente plataforma
compacta do grupo PSA e fazem parte da estratégia da marca para tentar
renascer de vez no país. Uma estratégia crucial para a sobrevivência do
grupo PSA em todo mundo, é bom dizer, e que faz parte de um investimento
de R$ 3,7 bilhões até 2015.
Com as vendas em baixa nos mercados desenvolvidos, a Peugeot vai
precisar se dar bem nos países emergentes, onde vai apostar forte na
dupla 208/2008. O SUVzinho será feito na França, no Estado do Rio e
também na China, além de ser vendido no Oriente Médio e na Rússia.
Por aqui, a concorrência é certa: vai desafiar Ford EcoSport e Renault
Duster e ainda encontrar novatos como o modelo da Chevrolet (feito sobre
a plataforma de Onix, Sonic e companhia) e um possível Volkswagen
Taigun de produção (construído na mesma base do pequenino Up). Quando
todos estiverem disputando terreno, é possível que tenhamos uma guinada
do segmento, atualmente dominado por um caráter mais racionalista, onde o
espaço é mais importante que a tecnologia e o conforto embarcados.
Não se sabe ainda quais serão os predicados do 2008 por aqui, mas assim
como ocorre com o modelo francês, deverá seguir o padrão a ser definido
pelo 208. Se, por dentro, o EcoSport é um New Fiesta altinho e o
Duster, um Sandero elevado, o mesmo pode ser esperado do 2008 em relação
ao 208.
TUDO COMEÇA AQUI
A peça fundamental da estratégia da Peugeot é o hatch 208 - a marca
espera entregar mais de 50 mil unidades do modelo ainda em 2013.
O lançamento é em março, mas os flagras já pipocam há algum tempo e
bem desinibidos, como este exemplar de acabamento mais simples (sem
detalhes cromados, faróis de neblinas e mesmo rodas de liga leve -- a
unidade usava calotas) avistado em São Lourenço, interior de Minas
Gerais, pelo leitor Ronald Lima.
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MAIS SEGREDOS AUTOMOTIVOS
É preciso lembrar que o 208 nacional tem a mesma proposta do hatch
europeu, com volante pequeno e posicionado mais abaixo do que seria o
normal em outros carros, para um condução mais esportiva, bom nível de
acabamento (embora simplificado em relação ao modelo francês) e
tecnologia (tela multimídia sensível ao toque, LEDs, entre outros). Os preços do carro devem variar entre R$ 40 e 50 mil, sendo que a edição especial de pré-lançamento, completaça, custa quase R$ 55 mil.
Europeus vão encontrar uma nova e interessante gama de motores a
gasolina no comando do 2008, com três cilindros e turbocompressor, que
permitem a um bloco de 1,2 litro render como um de 1,6 litro e quatro
cilindros, ou ainda melhor. Há configurações de 110 cavalos e 21 kgfm de
torque e 130cv/23,45 kgfm, ambas com sistema start/stop (desliga o
motor em paradas, para economia de combustível) e gerenciamento de
câmbios manual de cinco ou seis marchas, automatizado de cinco e
automatizado de seis marchas (dupla embreagem). Os europeus contarão
ainda com motores aspirados, de 1,2 ou 1,6 litro, e a diesel.
No Brasil, ainda há dúvidas sobre a motorização, mas é possível esperar
um aproveitamento dos motores que equipam o C3 atual e o futuro 208,
ambos flex, de 1,5 litro e 1,6 litro, além dos câmbios manual de cinco
marchas e automático de quatro. Uma versão mais cara e com mais
performance poderia explorar o motor turbo de 1,6 litro (THP) e câmbio
de seis marchas (manual ou automático) vistos em modelos como Citroën
DS3/DS5, Peugeot 3008 e RCZ.