PEUGEOT 208 GANHA MOTOR 1.2 TRICILÍNDRICO E VERSÃO GT COM MOTOR 1.6 TURBO A Peugeot quer que o 208 alavanque em vendas e vai apostar na razão e na emoção para conquistar esse objetivo. A razão ficará por conta do novo motor 1.2 tricilíndrico, que passa a equipar as versões iniciais do hatch e tem como missão ser o motor mais econômico e menos poluente do mercado. Já a emoção vem com o 208 GT, equipado com motor 1.6 turbo, que nós já testamos. A versão inicial (1.2 Active Manual) partirá de R$ 48.190, enquanto a topo de linha GT 1.6 turbo é tabelada em R$ 78.990.
Além das novidades mecânicas, o hatch passou por uma sutil reestilização e ganhou novas versões. A partir de agora, serão Active, Active Pack, Allure, Sport, Griffe e GT. O motor 1.2 equipará as versões Active, Active Pack e Allure, sempre com câmbio manual de cinco velocidades. Já o 1.6 aspirado de 122 cv continuará equipando as versões Allure (com câmbio automático), Sport (manual) e Griffe (automático). O topo da gama vai ser ocupado pelo divertido 208 GT, esse, sim, com motor turbo. "Nós fomos buscar o que a PSA Peugeot-Citroen tinha de melhor para oferecer ao consumidor", disse Ana Theresa Borsari, diretora geral da Peugeot no Brasil, durante o lançamento da linha 2017.
Versões e itens de sériePeugeot 208 1.2 Active manual - R$ 48.190: faróis de diurnos e lanternas de LED, faróis e lanternas de neblina dianteiros, retrovisores pintado na cor da carroceria com repetidores de seta, calotas aro 15, antena no teto, painel de instrumentos com LED, airbag duplo, freios com ABS, luzes de emergência, cintos traseiros de três pontos e apoio de cabeça para todos os passageiros, trava de segurança para crianças, travamento automático das portas, desembaçador e limpador (indexado à marcha ré) do para-brisas traseiro, alerta de não fixação do cinto do motorista, de portas abertas e de faróis acesos, computador de bordo, chave canivete, alarme, pneus com baixo atrito, tela multimídia de sete polegadas sensível ao toque, rádio, MP3, volante multifuncional, Bluetooth, USB, ar-condicionado manual, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores e travas elétricos, volante com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura e porta-luvas refrigerado.
- Peugeot 208 1.2 Active Pack manual - R$ 51.690: adiciona rodas de liga-leve de 15 polegadas, volante revestido de couro, airbags laterais e ar-condicionado digital de duas zonas.
- Peugeot 208 1.2 Allure manual - R$ 54.990: adiciona moldura cromada nos faróis de neblina, acabamento preto no para-choque traseiro, grade dianteira cromada, acabamento cromado no teto, teto solar panorâmico, quadro de instrumentos com detalhes cromados e ponteiros brancos, sensor de estacionamento traseiro, regulador e limitador de velocidade.
- Peugeot 208 1.6 Sport manual - R$ 60.990: Adiciona moldura preto brilhante nos faróis de neblina, rodas de liga-leve diamantadas de 16 polegadas, ponteira do escapamento cromada, grade dianteira em vermelho e preto e com contorno em preto brilhante, capa do retrovisor em preto brilhante, aerofólio em preto brilhante, volante revestido de couro perfurado e com costuras vermelhas, acabamento interno em preto, pedaleiras em alumínio, GPS.
- Peugeot 208 1.6 Allure automático - R$ 59.090: Com base na versão 1.2 Allure manual, adiciona ponteira de escapamento cromada, rodas 16 polegadas em preto brilhante, além do motor e câmbio diferentes.
- Peugeot 208 1.6 Griffe automático - R$ 64.590: Com base na versão 1.6 Allure automático, adiciona moldura dos vidros em preto brilhante com frisos cromados, rodas diamantadas de 16 polegadas, painel interno pintado de cinza, maçanetas internas e contorno das saídas de ar cromados, 2 airbags de cortina, sensor crepuscular, de chuva e de estaconamento dianteiro, câmera de ré, GPS, apoio de braço no console central e banco traseiro bipartido rebatível. Nesta versão, há apenas 2 porta-copos, ante 4 das anteriores.
- Peugeot 208 GT 1.6 Griffe turbo - R$ 78.990: Em relação à versão 1.6 Griffe automático, adicionafaróis com máscara negra e detalhes cromados, moldura em preto brilhante nos faróis de neblina, acabamento preto fosco nas molduras dos vidros, rodas diamantadas de 17 polegadas, grade dianteira em preto e vermelho e com contorno em preto brilhante, capa do retrovisor em preto brilhante, aerofólio em preto brilhante, dupla saída de escapamento cromada, quadro de instrumentos com LED vermelho, volante revestido de couro perfurado com costuras vermelhas, painel interior com acabamento exclusivo, pedaleiras em alumínio, controle eletrônico de estabilidade e faróis de neblina com auxílio em manobras.
Opcionais, cores e garantiaA linha 2017 do 208 não será vendida com opcionais. Há sete opções de cores de carroceria, sendo duas simples e sem acréscimo de preço (vermelho e azul), três metálicas (prata, marrom e preto), uma perolizada (branco) e uma especial (branco banquise). A Peugeot não informou quanto será cobrado por cada cor.
Novo motorO 1.2 tricilíndrico flex do hatch é da família Pure Tech e promete gerar 90 cv a 5.750 rpm e 12,9 kgfm. Segundo a Peugeot, o Inmetro já o classificou com a nota Triplo A e ele se mostrou 20% mais econômico e menos poluente "em comparação com alguns motores de quatro cilindros de potência equivalente". Para isso, os engenheiros da empresa francesa trabalharam por três anos para reduzir os atritos do motor e deixá-lo mais leve.
Para adaptar este motor, que já era oferecido em outros mercados, mas sempre movido a gasolina, a Peugeot investiu R$ 200 milhões. Inicialmente, ele virá importado de Trémery, na França.
Peugeot 208 GTQuem procura emoção passará a contar com o 208 GT, que era aguardado no nosso mercado desde 2002, quando apareceu durante o Salão de São Paulo ainda com o nome 208 GTI. Debaixo do capô, o hot hatch conta com o 1.6 turbo flex de 173 cv a 6 mil rpm e 24,5 kgfm a 1.500 rpm, o mesmo utilizado por versões dos modelos 308, 408 e 2008. O câmbio é manual de seis velocidades.
Nos nossos testes, o rival do Renault Sandero RS precisou de 7,9 segundos para chegar a 100 km/h, 3 segundos mais rápido do que o número oficial divulgado pela Peugeot. Para se diferenciar das versões menos empolgantes, o 208 GT ganhou faróis escurecidos, rodas de liga-leve de 17 polegadas com acabamento diamantado e grade dianteira do motor com apliques na cor vermelha. Há, ainda, ponteiras duplas e cromadas de escape. Além disso, a suspensão ganhou molas e amortecedores recalibrados, enquanto a barra estabilizadora dianteira ficou mais grossa. Tudo em nome do desempenho e para provar que ele é um esportivo de verdade.
Por dentro, os bancos de couro tem costuras vermelhas, o volante tem revestimento especial com o emblema GT na base (que é reta) e uma faixa vermelha na parte superior. O vermelho também aparece contornando o quadro de instrumentos. Já o teto é preto e as pedaleiras são cromadas. A tela multimídia tem 7 polegadas, é sensível ao toque e oferece conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Há, ainda, Bluetooth, entradas USB, GPS e câmera de ré.
Fonte: AutoEsporte