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Toyota Etios nacional

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pliniodemarco
Fred
matheus
7 participantes

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1Toyota Etios nacional Empty Toyota Etios nacional Qui 7 Jun - 14:14

Grilo

Grilo
Administrador

Toyota Etios: avaliação completa



Toyota Etios nacional Toyota-etios-fotos-1

Embora produza no Brasil desde 1959, em relação a carros de passeio, a Toyota
é uma “newcomers” – até o início da década de 1990, só oferecia por
aqui no jipe Bandeirante. Apenas em 1998, passou a produzir no Brasil o
sedã médio Corolla em Indaiatuba – atualmente importa a picape Hilux e o utilitário esportivo SW4, o sedã grande Camry e o SUV Rav4.
Ou
seja, está fora do segmento de compactos, que concentra 62% das vendas
nacionais. Isso explica a baixa participação de 2,7% no mercado nacional
– pouco para quem briga pela liderança global de vendas. Para ajudar a
reverter esse quadro, não apenas no Brasil, mas em outros mercado
emergentes como Índia, África e Oriente Médio, a Toyota japonesa criou o Etios, linha de compactos lançada no fim de 2010 na Índia e que chega ao Brasil no segundo semestre.
A versão brasileira do compacto da Toyota
ainda é cercada de incertezas. Apesar de ter apresentado o Etios no
Japão para duas dúzias de jornalistas brasileiros, a marca não revelou
torque ou potência dos motores bicombustíveis de 1.3 e 1.5 litro, ambos
com quatro cilindros e 16 válvulas e duplo comando no cabeçote
, que irão
mover as versões hatch e sedã – que terá somente a opção mais forte.

Toyota Etios nacional Toyota-etios-fotos-2

Sabe-se apenas que a potência é superior à do modelo indiano – que tem uma
versão 1.5 a gasolina de apenas 90 cv. A empresa alega razões
estratégicas. “As marcas tradicionais no Brasil e também a Hyundai,
que lançará esse ano um modelo no mesmo segmento, adorariam ter essa
informação”, alfineta Akio Nishimura, o engenheiro chefe responsável
pelo desenvolvimento do compacto.
A versão hatch do compacto tem
3,78 metros de comprimento e entre-eixos de 2,46 metros, enquanto o sedã
4,26 metros de comprimento e entre-eixos de 2,55 m. Ambos têm 1,69 de
largura e 1,51 m de altura. O peso também não foi fornecido, mas os
engenheiros da Toyota asseguram que o hatch é “100 kg mais leve que o Gol” – Teria, então, menos de 900 kg.

Toyota Etios nacional Toyota-etios-fotos-3

Segundo o engenheiro Nishimura, as diferenças do Etios “made in Brazil” em
relação ao produzido na Índia – atualmente o único fabricado – são
pontuais, mas importantes. São ajustes como desenho da grade, das
calotas e a inclusão de um pequeno aerofólio na versão hatch, além de
revestimentos diferentes e apoios de cabeça não integrados ao banco. O
amortecimento brasileiro também é ligeiramente mais rígido.
A Toyota quer se apoiar na boa imagem do Corolla
no Brasil ao lançar o Etios – 62% dos consumidores pretendem se manter
na marca, mas muitos se queixam que a marca não tem um produto de
entrada – um carro para o filho, por exemplo. Atrair consumidores mais jovens é uma função fundamental do Etios.

Toyota Etios nacional Toyota-etios-fotos-4

Mas isso em um nível melhor que o de modelos com motorização 1.0 – algo que
consumidores emergentes veem como um “resquício” dos tempos de pobreza.
O Etios ambiciona o mesmo público de diversos modelos recentemente
lançados no Brasil, como Nissan March e Versa e Chevrolet Cobalt. É o que os profissionais de marketing gostam de chamar, com brilho nos olhos, de “nova classe média”.
Para unir preço e produto, o objetivo na produção é cortar custos. O que se
evidencia nos acabamentos e revestimentos. O limpador do parabrisa tem
uma única peça
. Haverá versões com rodas de aço e calotas. ABS e airbags
frontais são de série em todas as versões, mas os freios traseiros são a tambor.

Toyota Etios nacional Toyota-etios-fotos-5

O alarme é de série, mas os ajustes elétricos dos retrovisores não estava disponível em nenhuma das versões avaliadas – e a Toyota
não confirma se haverá esse opcional. O consumo, segundo a marca, será
condizente com a condição do modelo e deverá ficar com o nivel A no
teste do InMetro. A marca fala em 9,5 km/l com etanol em trecho urbano,
para o motor 1.3.


O Etios impressiona melhor ao vivo que em fotos.
E as alterações estilísticas promovidas para o Brasil o tornaram mais
simpático que o indiano. A grade ficou mais moderna e tem traços
ascendentes para a parte externa em forma de U, formando uma espécie de
“sorriso”.

Toyota Etios nacional Toyota-etios-fotos-6

O capô tem dois frisos retos – as chamadas “linhas de caráter” – que saem
da grade e reforçam o aspecto dinâmico da frente. Os detalhes de
aspecto aerodinâmico aparecem também nas laterais e na traseira. A
traseira do hatch tem um aspecto bem mais jovial enquanto o sedã traz um
largo friso cromado horizontal, similar ao Cobalt. Os conjuntos óticos traseiros têm aspecto moderno, com três elementos diferenciados em cada um.

A Toyota não faz previsões para o mix de mercado entre hatch e sedã. Mas aponta
que, entre os compactos, hatches habitualmente respondem por 60% ou 70%
das vendas. Como a fábrica é nova e bem versátil, a marca garante que
dará conta de atender à demanda.

Toyota Etios nacional Toyota-etios-fotos-7

A expectativa é, no primeiro ano, atingir a média de 6 mil unidades
mensais, na soma das duas versões
. A fabricante aponta como concorrentes
Nissan March, Volkswagen Gol e Fiat Palio e os sedã Volkswagen Voyage e Fiat Siena. Mas Renault Logan e Sandero,
Ford
Fiesta, Fiat Uno e até os futuros Hyundai HB e Chevrolet Ônix também podem se sentir convidados para essa briga.
Primeiras impressões - Consistência dinâmica

Gamagori/Japão
– Logo ao entrar no Etios, chama a atenção o posicionamento inusual dos
mostradores de instrumentos. Centralizados, eles se situam no meio do
tablier, alinhado ao console. Ou seja, na frente do volante não existe nada.
Velocímetro e conta-giros ficam em um nicho central. Abaixo
deles, na mesma área, fica uma tela de LCD. Pequena e um tanto afundada,
não facilita muito a visualização de informaçãos de hodômetro,
autonomia e nível de combustível.

Toyota Etios nacional Toyota-etios-fotos-8

Mais abaixo, ficam as entradas de ar redondas e o rádio CD-player, que
parece um pouco hipertorfiado no painel e com estilo meio anacrônico. E
seu revestimento também não aparenta qualidade – a tampa da entrada USB
parece um tanto frágil.

Os modelos eram de pré-serie – foram
montados dois sedãs e dois hatches no Japão, com peças brasileiras. Em
termos de acabamento, pelo própria proposta do modelo, não se esperava
nada demais. E foi exatamente isso que o Etios mostrou.

Toyota Etios nacional Toyota-etios-fotos-9

É compreensível que modelos pré-série não tenham a qualidade de
acabamento dos modelos de produção, mas o Etios não esconde que vem
mesmo para brigar com os veículos da base do mercado de compactos. Ou
seja, nada sofisticados ou muito esmerado.
Os destaques positivos são o volante, bem acolchoado e de boa pegada, e a alavanca de câmbio –
exatamente os locais onde o motorista mais interage. O espaço interno do
Etios é excelente
para quatro adultos e até cinco podem ser
transportados em viagens curtas sem grandes traumas. O porta-malas do
sedã comporta 595 litros de bagagem e o hatch fica em 263 litros
. Há
ainda sete porta-objetos a bordo e um porta-luvas de 13 litros com ventilação.

Toyota Etios nacional Toyota-etios-fotos-10

De resto, os plásticos e tecidos do habitáculo dos modelos avaliados eram
de aspecto extremamente simples. Já a forração do teto ficava aquém e
aparentava indisfarçável falta de qualidade. Há chance que tais
revestimentos sejam aprimorados nas unidades que sairão da fábrica em
Sorocaba.

O porta-luvas é até grandinho e possui um duto do
ar-condicionado para refrigerar o conteúdo, mas tem o acesso prejudicado
pelo desenho da própria tampa, que se projeta sobre as pernas do
passageiro. O padrão espartano, que dá direito a parafusos aparentes e
rebarbas no acabamento, não deve mudar tanto. A ideia é ter um produto
que efetivamente possa competir em preços com os rivais brasileiros.
Desse vez, a Toyota quer brigar pelo “filé” do mercado nacional.

Toyota Etios nacional Toyota-etios-fotos-11

Mas aparência não é tudo em um automóvel. Em movimento, o Etios não tarda a
mostrar seus atributos. A visibilidade frontal é bastante boa, assim
como a retrovisão. A aceleração é suave, sem vacilações, com ambos os
motores. A versão 1.5 permite até uma tocada esportiva.
A potência e o torque máximos só aparecem em giros elevados, próximo às 4 mil
rotações, mas mesmo antes disso o motor já está acordado. O câmbio é
correto e tem bons engates. A suspensão é um dos pontos altos do modelo,
muito bem acertada. O hatch revela um equilíbrio ligeiramente melhor nas curvas.

Toyota Etios nacional Toyota-etios-fotos-12

O volante é bem direto, tem bom jogo e facilita as manobras. Nas
frenagens bruscas, ambos os modelos estiveram igualmente comportados e
preservaram as trajetórias sem “rebolar”, com o eficiente e providencial
auxílio de ABS e EBD. Todos esses pequenos detalhes ajudam a dar ao
motorista uma sensação de consistência acima da média para o segmento de
compactos.

Embora o marketing da Toyota ressalte que o carro
é silencioso, os modelos avaliados exibiram níveis de ruído normais
para um compacto de entrada – normalmente mal isolados acusticamente. Se
os Etios de série solucionarem os problemas de acabamento e os preços
forem competitivos, o novo compacto vai dar trabalho à concorrência.

Ficha Técnica

Motor:
A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.496 cm³, quatro
cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando no
cabeçote. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira.
Potência máxima: Não Informado.
Aceleração 0-100 km/h: NI.
Velocidade máxima: NI.
Torque máximo: NI.
Diâmetro e curso: NI. Taxa de compressão: NI.
Suspensão:
Dianteira independente do tipo McPherson, com triângulos inferiores,
amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira com rodas
semi-independentes, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos
hidráulicos e barra estabilizadora. Não oferece controle eletrônico de
estabilidade.
Pneus: 175/65 R14.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás.
carroceria:
Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,26 metros de
comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,55 m de distância
entre-eixos. Oferece airbags frontais. Hatch em monobloco com quatro
portas e cinco lugares. Com 3,78 m de comprimento, 1,69 m de largura e
2,46 m de entre-eixos.
Peso: 890 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 595 litros. Hatch: 263 litros.
Tanque de combustível: 45 litros.
Produção: Bidadi, Índia.
Lançamento mundial: 2010
Lançamento no Brasil: 2012.

Itens de série: Ar-condicionado, vidros e travas elétricas, direção
hidráulica, travamento das portas por controle remoto, rodas de
liga-leve de 16 polegadas. Opcionais: Airbags frontais, freios ABS,
sistema de som rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth/Aux, apoio de cabeça central
traseiro, alarme perimétrico, vidros traseiros elétricos, bancos em
couro.

Preço: NI.

Por Auto Press


Fonte: NoticiasAutomotivas

http://www.autouniverso.com.br

2Toyota Etios nacional Empty Re: Toyota Etios nacional Sex 8 Jun - 9:45

Fabiano

Fabiano

clown2

Minha nossa como o March é lindo, o Cobalt é um espetaculo, o Agile é uma Miss universo, ahhh e o Logan é uma perola....

http://www.oticainova.com.br

3Toyota Etios nacional Empty Re: Toyota Etios nacional Sex 8 Jun - 15:53

R8V

R8V
Administrador

Ele será uma compra bem racional e também para quem quer um carro que não quebre( nem rache smilbg ), resta saber o preço definitivo.

4Toyota Etios nacional Empty Re: Toyota Etios nacional Sex 8 Jun - 18:06

Grilo

Grilo
Administrador

Fabiano escreveu: Toyota Etios nacional 483193

Minha nossa como o March é lindo, o Cobalt é um espetaculo, o Agile é uma Miss universo, ahhh e o Logan é uma perola....

Pois é! Incrível como sempre tem quem se supere.

Quanto ao preço, a Toyota terá que ser MUITO agressiva, com valores iguais ou inferiores ao March, do contrário...

http://www.autouniverso.com.br

5Toyota Etios nacional Empty Re: Toyota Etios nacional Dom 10 Jun - 18:01

R8V

R8V
Administrador

Acho que ele vai custar mais caro que o March, pois a Nissan ainda não tem imagem firmada, ao contrário da Toyota.

6Toyota Etios nacional Empty Re: Toyota Etios nacional Seg 11 Jun - 11:22

Grilo

Grilo
Administrador

R8V escreveu:Acho que ele vai custar mais caro que o March, pois a Nissan ainda não tem imagem firmada, ao contrário da Toyota.

Ou seja, será um fracasso notável!

http://www.autouniverso.com.br

7Toyota Etios nacional Empty Re: Toyota Etios nacional Seg 11 Jun - 11:49

KÜLL



11.06.2012 - 11:16
As razões para a Toyota economizar informações sobre o Etios
Comente



UOL Carros









Na semana passada UOL Carros esteve no Japão para conhecer, em primeira mão, o Toyota Etios, compacto da marca japonesa que chega ao Brasil este ano. Por ora, é vendido na Índia; as unidades que dirigimos no test-drive foram (mal) montadas no próprio Japão. No entanto, a fabricação do modelo será verde-amarela, na nova planta da Toyota no interior de São Paulo.

A longuíssima viagem e o dia inteiro que passamos ao lado do Etios num autódromo privado à beira-mar, na cidade de Gamagori, não nos garantiram algumas informações cruciais sobre o modelo.

Toyota Etios nacional A-dianteira-do-etios-tem-desenho-simples-mas-simpatico-com-grade-em-u-aberto-e-conjunto-optico-grande-1338992199345_615x4701
Etios hatchback com motor 1.3: o que mais você queria saber?

A Toyota não divulgou nem potência, nem torque dos motores flexíveis 1.3 e 1.5 do Etios. Também não quis oferecer sequer uma faixa estimada para os preços. Não revelou as versões definitivas (XS e XLS, que aparecem nas fotos, seriam fictícias) e não impediu que ficássemos em dúvida sobre a data de lançamento — setembro é o melhor palpite.

Por que tudo isso?

É simples: a Toyota decidiu travar uma batalha contra múltiplos inimigos (um deles, como se verá, ainda oculto) e com armas que aparentemente não sabe usar direito. O Etios não é apenas um carro pequeno — é principalmente um carro feito para ser barato. Não é essa a especialidade da fabricante — que, se não é propriamente de luxo (só no Brasil o Corolla é carro de “rico”), ao menos é cuidadosa e tem bom senso.

Nem vamos comentar o desafio do Etios a rivais como Volkswagen Gol, Fiat Palio e mesmo Nissan March, porque estes são carros sobejamente conhecidos. O verdadeiro problema do compacto da Toyota é o Hyundai HB.

O carro da sulcoreana está quase pronto; na verdade, seu lançamento depende mais de a fábrica em Piracicaba (SP) poder produzi-lo do que de quaisquer acertos no projeto. Tanto que a Hyundai vai levar à Coreia do Sul, no final deste mês, um grupo de jornalistas brasileiros — com direito a voto num desses prêmios automotivos — para guiar o carro em versão definitiva.

O pulo-do-gato, como dizem, é o fato de ninguém, muito menos a Toyota, saber ao certo as especificações do HB, nem sua cara definitiva. O hatch já foi fotografado 1 milhão de vezes rodando no Brasil sob forte camuflagem, mas jamais apareceu “pelado”.

Hyundai e Toyota parecem jogar xadrez no escuro. É um direito delas, mas uma hora vão ter de mover as pedras sob a luz do sol. Nisso a marca japonesa saiu na frente: já expôs seu peão, o Etios.



FONTE: http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2012/06/11/as-razoes-para-a-toyota-economizar-informacoes-sobre-o-etios/

8Toyota Etios nacional Empty Re: Toyota Etios nacional Seg 11 Jun - 17:32

matheus



Caraca é um Logan disfarçado de Toyota...como é dirigir um carro com os instrumentos no meio do painel?

9Toyota Etios nacional Empty Re: Toyota Etios nacional Seg 11 Jun - 20:36

R8V

R8V
Administrador

A Xsara Picasso e o Twingo tinham o painel de instrumentos no centro,mas eram bem feitos e digitais....

10Toyota Etios nacional Empty Re: Toyota Etios nacional Ter 12 Jun - 11:37

Fabiano

Fabiano

Esqueceram de dizr que um dos grandes inimigos do Etios é ele mesmo, pois do lado do Gol ele parece uma hemoroida....

http://www.oticainova.com.br

11Toyota Etios nacional Empty Re: Toyota Etios nacional Ter 12 Jun - 20:47

R8V

R8V
Administrador

Não me fala em Gol... poucas coisas são tão ruins como essa coisa clown2

12Toyota Etios nacional Empty Re: Toyota Etios nacional Qua 13 Jun - 18:11

KÜLL



13/06/2012 - 18h04
Toyota Etios parte de R$ 30 mil, será exposto em agosto e vendido em setembro

André Deliberato
Do UOL, em São Paulo (SP)



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  • Toyota Etios nacional Familia-compacta-da-toyota-etios-hatch-e-seda-terao-precos-entre-r-30-mil-e-r-40-mil-1339619241422_615x300
    Família compacta da Toyota, Etios hatch e sedã terão preços entre R$ 30 mil e R$ 45 mil


  • COMO ANDA O ETIOS Toyota Etios nacional Ico_ler
  • ÁLBUM DE FOTOS DO COMPACTO Toyota Etios nacional Ico_verfotos

O Toyota Etios já tem data marcada ser vendido no Brasil: setembro, um mês antes do Salão do Automóvel de São Paulo, onde certamente estará exposto. Um mês antes aparece nos principais shoppings das capitais.

O inédito compacto da marca japonesa, apresentado à imprensa brasileira especializada na semana passada (quando setembro foi citado, mas não confirmado), passa desde já a ter espaço considerável nas concessionárias da marca -- folders começaram a ser distribuídos pelos vendedores, e cadastros de clientes em potencial também já são feitos.

Mas o preço do carro ainda é segredo de estado. Após uma sondagem informal com vendedores, UOL Carros obteve a informação de que dificilmente o Etios será encontrado por menos de R$ 30 mil, por mais que o hatchback com motor 1.3 e "pelado" possa ter uma versão com preço de tabela na casa dos R$ 28 mil.

"Os valores vão variar entre R$ 30 mil e R$ 45 mil [o sedã 1.5 completo]", afirmou um funcionário de uma concessionária Toyota de São Paulo.



AQUI TEM UMA GRADE COM FOTOS DO MODELO, QUE EU NÃO CONSIGO COLAR.



Ainda de acordo com o vendedor, as versões mais caras do Etios (hatch e sedã) terão ar-condicionado, computador de bordo, direção hidráulica, trio elétrico, freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição de força de frenagem) e airbag duplo de série. "O carro mais básico não traz ar e vidros elétricos traseiros", ressalvou.

Outra novidade é uma cor de lançamento até então inusual na gama Toyota: o Etios poderá ser comprado com carroceria em vermelho. Fica a dúvida se o verde-claro metálico mostrado no Japão também será comercializado.

Sem todos os dados técnicos, guardados pela Toyota devido ao jogo de esconde-esconde com a Hyundai -- sabe-se apenas que os motores 1.3 e 1.5 do Etios são flexíveis (o 1.3 é exclusivo do hatch) e o câmbio será manual de cinco marchas --, o modelo começará a ser exibido ao consumidor brasileiro nos shoppings -- de acordo com outro vendedor consultado por UOL Carros -- num processo de "familiarização" com o produto.

Os concorrentes do Etios são muitos; entre eles, Nissan March, Volkswagen Gol, Fiat Palio, Nissan Versa, Renault Logan e Chevrolet Cobalt.


FONTE: http://carros.uol.com.br/ultnot/2012/06/13/toyota-etios-parte-de-r-30-mil-sera-exposto-em-agosto-e-vendido-em-setembro.jhtm

13Toyota Etios nacional Empty Re: Toyota Etios nacional Qua 13 Jun - 20:29

R8V

R8V
Administrador

Hoje recebi um folder da Toyota falando do Etios, eles passam um site www.toyota.com.br/projetoetios e instruem a posicionar uma imagem que veio no folder ou digitar o código Etios.

Ainda, informam que terá air bag de série, dando a entender que é em todas as versões.

14Toyota Etios nacional Empty Re: Toyota Etios nacional Qui 14 Jun - 10:06

Fabiano

Fabiano

Partir de 30 mil não é ruim, mas deveria partir de 28 ao menos, pois pra custar 40 mil em pouco tempo é dois toques.

http://www.oticainova.com.br

15Toyota Etios nacional Empty Re: Toyota Etios nacional Qui 14 Jun - 11:54

KÜLL



Toyota Etios já está atrás de potenciais compradores



13/06/2012
55 comentários




Toyota Etios nacional Etios-folder-lancamento-2

Ele ainda não está disponível nem para test drive, mas já está visitando potenciais compradores pelo Brasil. A Toyota já começou o envio de mala direta para alguns consumidores. Um deles foi o leitor Felipe Zarella de Sorocaba, cidade onde o Etios vai ser produzido.

Toyota Etios nacional Etios-folder-lancamento-1

O folder foi impresso em papel vegetal de boa qualidade. A propaganda informa sobre o site exclusivo do Etios, onde o consumidor pode ter acesso a mais informações. Pelo visto, a Toyota já está fazendo a lição de casa, captando boas impressões do consumidor, como foi no caso de Felipe.

Toyota Etios nacional Etios-folder-lancamento-3

Agradecimentos ao Felipe pelas imagens e informações.



FONTE NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

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