NAS LOJAS: CITROËN C4 LOUNGE THP FLEX
Sedã tem bom atendimento nas revendas visitadas, mas vendedor escorrega e cobra taxa que não é permitida pelo Banco Central
por GUILHERME BLANCO MUNIZ
Tweet
[url=javascript:void(0)]A-[/url][url=javascript:void(0)]A+[/url]
04/02/2015 14h48
Citroen C4 Lounge THP Flex nas lojas (Foto: Guilherme Blanco Muniz/Autoesporte)
O Citroën C4 Lounge ganhou um novo motor turbo flex para tentar melhorar seu desempenho frente à concorrência dos líderes do segmento Toyota Corolla e Honda Civic. Mas, será que as revendas da marca estão preparadas para convencer os consumidores de que ele é a melhor opção frente aos rivais? Visitamos concessionárias na capital paulista e entramos em contato com outras também em São Paulo e no Rio de Janeiro para avaliarmos a experiência de compra do modelo. Confira:
Qualidade de atendimentoO atendimento das lojas visitadas foi bastante irregular. Em uma delas, localizada em importante avenida da zona oeste de São Paulo, havia apenas uma vendedora e tivemos que pedir para sermos atendidos. Além disso, a explicação sobre as diferenças de itens de série entre as versões foi bastante confusa. Já no final da visita, a vendedora evitou escrever detalhadamente os preços das versões, se dispondo a enviá-los somente mais tarde e por email.
No entanto, em outras lojas os vendedores foram mais claros em explicar que o C4 Lounge THP Flex é vendido em duas configurações: Tendance (R$ 82.490) e Exclusive (R$ 89.490). Pontuaram, também, que a básica é equipada com ar-condicionado digital de duas zonas, sistema multimídia com CD, MP3, Bluetooth e GPS, lâmpadas em LED com acendimento automático, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro e de chuva, além de limitador de velocidade. Já a mais completa acrescenta sensores de estacionamento dianteiros, câmera de ré, partida sem chave e quatro airbags, além dos dianteiros obrigatórios por lei. No entanto, todos erraram ao dizer que a versão mais completa sempre conta com teto solar (que é oferecido como opcional) e que o sistema de GPS era opcional na versão básica (sendo que é sempre de série).
Fato recorrente é que os lojistas pouco destacam as vantagens do novo motor turbo flex. Entre eles, o aumento na potência em relação a sua versão anterior, movida a gasolina: eram 165 cv e agora são 173 cv. Além disso, o câmbio atualizado tem trocas mais suaves e o consumo é 7,5% menor com gasolina, segundo a fabricante. Nada disso, porém, é destacado para os consumidores.
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
foto anteriorpróxima foto
132
Citroën C4 Lounge Oswaldo Luiz Palermo
slideshow
InfraestruturaAmbas as lojas tinham o carro em exibição, permitindo conferir o visual externo e detalhes do interior. Em uma das lojas era possível comparar as versões básica e topo do sedã, que eram exibidas lado a lado. Além disso, seria possível testar o carro já com o motor turbo flex, mas em uma delas seria necessário agendar com antecedência. No geral, o estoque do carro é bom, sendo oferecido a pronta-entrega. Somente algumas cores especiais, como o azul Bourrasque (que custa R$ 1.490), aumentam o prazo de entrega para cerca de 15 dias.
NegociaçãoNão espere muito jogo de cintura dos vendedores da Citroën quando for fechar negócio: todos dizem que o carro está sendo muito procurado e que por isso a margem de negociação de preços seria apertada. No entanto, um dos lojistas chegou a informar que a Taxa de Abertura de Crédito encareceria o carro em cerca de R$ 1.900. Apesar de parecer estar jogando aberto, o vendedor se referiu a uma cobrança que atualmente é proibida pelo Banco Central. Conforme apuramos em outras ocasiões, algumas revendas chegam a cobrar outras tarifas, como a Taxa de Cadastro, que seria uma espécie de brecha legal para poderem cobrar pelo início do relacionamento do cliente com o banco. No entanto, a prática não é bem vista por especialistas.
É possível financiar o C4 Lounge THP Flex com taxa zero mediante entrada de 50% do valor do carro e pagamento do restante em até 24 vezes. Quem só puder dar uma entrada de 40% do carro, terá que financiá-lo com taxa 0,99% e pagamento em até 36 vezes.
(Colaboraram Mariana Benvenido e Marina Paschoal)Avaliação de experiência: insatisfatóriaApesar das pequenas derrapadas, o atendimento das lojas da Citroën é satisfatório. Porém, a falta de possibilidade de negociação do carro torna experiência insatisfatória, especialmente agravada pela cobrança indevida de uma taxa proibida pelo Banco Central. Embora a situação seja pontual, pode ser suficiente para levar o cliente a fazer um mau negócio.
Citroen C4 Lounge THP Flex nas lojas (Foto: Guilherme Blanco Muniz/Autoesporte)
- C4 Lounge
PONTOS FORTES
- Seu motor 1.6 THP, de 165 cv, é extremamente elástico, econômico e potente
- O espaço interno é muito bem aproveitado para todos os ocupantes
- Seus bancos de couro, com recortes sofisticados, trazem pigmentos metalizados
PONTOS FRACOS
- A tela de sete polegadas, que controla o sistema de som e o navegador por GPS, não oferece a tecnologia touch screen
- Ao contrário do antecessor C4 Pallas, o Lounge não oferece ajuste elétrico para os bancos
- Com suspensão voltada para o conforto, a direção exige mais correções de rota que um modelo de perfil esportivo