Com aposta em SUVs, Peugeot desiste oficialmente de ter novo 308 no Brasil Algumas unidades do 308 europeu foram trazidas pela marca ao Brasil para teste e homologação; nenhuma será vendida Imagem: Elder Barreira/UOL
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André Deliberato
Do UOL, em São Paulo (SP)
Marca confirma a UOL Carros que não vai mais importar o hatch
UOL Carros antecipou na semana passada que os próximos planos da PSA no Brasil
focam em SUVs e caixa de câmbio de seis marchas (finalmente), começando pelo Peugeot 2008 e chegando ao futuro
Citroën C4 Cactus, que estreia ainda este ano.
SUVs e bons trens-de-força: este movimento é certeiro, mas o grupo tomou a decisão com atraso e, com isso, há sempre alguma perda. Neste caso, quem perde são os planos antigos da marca, elaborados em outro cenário econômico e também de vontades do consumidor.
Quem perde é o 308 europeu e todo mundo que sonhou em ver o carro no Brasil. O leitor
Elder Barreira flagrou uma unidade do hatch médio, com placas verdes e logotipos da marca escondidos sob adesivo, rodando nos arredores do aeroporto Santos Dumont, no Rio (RJ). Seria uma volta à vida? Os planos originais davam conta de trazer configurações de topo do 308 para brigar com modelos como Golf GTI, Audi A3 e similares. Nada disso.
UOL Carros entrou em contato com a PSA, que viu as imagens e reconheceu se tratar de uma unidade do modelo fabricado no Velho Continente.
Peugeot confirmou a UOL Carros que não vai mais importar o hatch; plano da PSA é priorizar SUVs Imagem: Elder Barreira/UOL
Fontes ligadas à empresa afirmam que o departamento de engenharia chegou a trazer algumas unidades do modelo para teste e homologação no Brasil e alguns desses veículos ainda rodam com diretores e executivos. Porém, nenhum 308 europeu será vendido.
Com a mudança de orientação da companhia, o 308 europeu perdeu sentido comercial e não será mais importado para o Brasil.
Por quê?
O lançamento do carro no Brasil subiu no telhado por conta da atual "inviabilidade" para nosso mercado. Vendê-lo como carro de nicho parecia interessante em 2012, quando o Brasil vendia 4 milhões de unidades por ano, mas não em um mercado afetado pela crise.
O hatch na Europa usa a plataforma totalmente inédita da marca (EMP2), variável e com componentes de alumínio, motores 1.2 ou 1.6 THP, ambos turbo, e câmbio manual ou automático de seis marchas. Por aqui, atualmente, a marca vende
um "clone" do carro vendido lá fora, feito na Argentina sobre a mesma plataforma do modelo anterior, que custa estranhos
R$ 90.590 com motor 1.6 THP e câmbio automático de seis velocidades.
COMENTÁRIOS: Acho um erro, pois limita cada vez mais a linha de empresa, cobrindo menos segmentos. Ainda que os hatchs estejam em baixa atualmente, vendem e sendo atualmente as linhas de carros das montadoras "familiares", convenhamos, o custo de treinamento da rede, manutenção de estoque de peças, é bem reduzido, portanto, reitero, acho um erro, com a montadora se fazendo cada vez mais menor, pequena mesmo, sem lançamentos, sem atualizações (cadê o facelift do 2008) e linha de produtos cada vez mais limitada.