Fiat Idea 2011 busca liderançaA Fiat apresentou a versão 2011 do Idea nesta sexta-feira (29).
Após sua primeira reestilização profunda desde que chegou ao mercado, em
2005, o monovolume passa a oferecer três opções de motorização (1.4,
1.6 16V e 1.8 16V) distribuídas em quatro versões de acabamento
(chamadas Attractive, Essence, Sporting e Adventure) para brigar pelo
primeiro lugar nas vendas do segmento.
Por R$ 43.590, a configuração Attractive utiliza o mesmo motor 1.4
(81 cv e 12,4 kgfm com etanol) que a geração anterior do Idea e
disponibiliza como principais itens de série banco do motorista e
volante com regulagem de altura, bancos traseiros bipartidos, computador
de bordo, travas e vidros elétricos e direção hidráulica. A versão
Essence, cujo valor é de R$ 45.610 mantém osmesmos itens de
série do modelo básico, embora possua o novo bloco 1.6 com cabeçote 16
válvulas e lista de opcionais mais extensa, que contempla itens como
retrovisor interno eletrocrômico e teto solar panorâmico Skydome.
Na opção Sporting, que chega como estreante na linha do modelo,
parte de R$ 54.280 e utiliza motor 1.8 16V. Além dos mesmos equipamentos
presentes na Essence, oferece o ar-condicionado, apoio de braço central
para motorista, faróis de neblina, rádio com CD e MP3 e rodas de liga
leve aro 16”. Já a versão top de linha Adventure, que chega por R$
56.900, faz uso da mesma lista de equipamentos da Sporting e ainda
agrega freios ABS, airbag duplo, bussola, inclinômetro e faróis de
profundidade. Seu propulsor também é o 1.8 16V.
Dentre os principais opcionais, destacam-se o câmbio automatizado Dualogic, faróis com acendimento automático,
subwoofer
(estes, somente para as versões 1.6 16V e 1.8 16V), assim como freios
ABS e airbag frontal, airbag lateral, rádio MP3 Connect MP3 e sensor de
estacionamento para toda a linha.
Visual novoVisto de frente, o Idea pouco lembra sua versão anterior. Foram
alterados o capô, pára-choques, grade e conjunto óptico, deixando as
linhas do modelo menos quadradas e lembram, remotamente, a dianteira do
Punto. A traseira do monovolume, entretanto, não atingiu resultado tão
harmonioso quanto sua porção frontal, mesmo contando com conjunto de
leds nas novas lanternas traseiras, exclusividade em um veículo
nacional. Faltou um toque de criatividade na tampa do porta-malas, que
parece “completa” apenas na versão Adventure graças ao estepe.
Nas laterais, basicamente inalterada, as modificações se resumem
às novas maçanetas e aos novos espelhos retrovisores. Estes, alvos de
crítica dos consumidores na versão anterior por conta do campo de visão
limitado, foram ampliados em 40% e também ganharam luzes de
indicação com led em todas as versões. Para completar a lista, foram
adicionadas novas calotas e rodas de liga leve na linha.
Medindo 4,207 mm de comprimento e 1,753 mm de largura na versão
Adventure, o Idea ganhou 60 mm e 40 mm, respectivamente, em relação à
versão anterior, por conta dos pára-choques e para lamas avantajados.
Nas configurações comuns, a minivan manteve a mesma largura de 1,698 mm e
comprimento de 3,955 mm. Já o entre-eixos de todas as variantes
permanece o mesmo, de 2,511 mm, assim como o porta-malas, de 380 litros.
O interior do Idea também recebeu novidades do centro de design da
América do Sul da Fiat. O modelo conta com novos bancos mais anatômicos,
com mais possibilidades de regulagem de altura e novo revestimento,
grafismo do painel de instrumentos que varia de acordo com as versões,
volante e um sistema de ar-condicionado que é 38% mais eficiente, de
acordo com a marca. O sistema de abertura do porta-malas, antes
localizado no assoalho ao lado esquerdo do banco do motorista, agora se
localiza no console central, no mesmo botão em que é efetuado o
travamento e destravamento das portas.
Apesar de todas as novidades, o Idea continua pecando em pequenos
detalhes na qualidade de seu acabamento. A tampa do porta-luvas do
modelo avaliado, por exemplo, estava desalinhada, e pequenas rebarbas e
peças que não aparentam bom encaixe estão presentes no habitáculo das
versões do modelo.
Sensível diferença As versões avaliadas foram a Essence 1.6 e a Adventure 1.8, que
responderão, respectivamente, por 40% e 30% do mix de vendas do Idea,
segundo a Fiat. Além do conforto dos bancos, que acomodam melhor
motorista e passageiros, o Idea Essence chamou a atenção pelo baixo
nível de ruído e suavidade ao rodar pelas ruas da cidade de Guarujá
(SP).
O novo motor 1.6 16V fornecido pela FPT Powertrain Technologies,
mesmo sem utilizar tecnologias como comando de válvulas ou coletor de
admissão variáveis, disponibiliza boa dose de força em baixas rotações
sem sacrificar o rendimento em altos giros. Com 115 cv /117 cv de
potência com gasolina e etanol, respectivamente, a 5.500 rpm, e 16,2
kgfm/16,8 kgfm de torque a 2.250 rpm com os respectivos combustíveis, o
modelo demonstrou a elasticidade suficiente para evitar trocas de
marchas constantes. A 100 km/h, o Idea trafega a baixos 2.750 rpm.
De acordo com a marca, o propulsor acelera o Idea Essence aos 100
km/h em 10,8s e ainda realiza consumo médio de 7,9 km/l em ciclo urbano e
11,7 km/l em ciclo rodoviário, ambos com etanol. Para dar conta do
melhor desempenho a minivan também recebeu novo ajuste de suspensão, que
apesar de ser mais rígida, é silenciosa.
Com ainda mais componentes plásticos em sua carroceria e cromados
nadianteira, o Idea Adventure possui suspensão um pouco ruidosa e rodar
menos confortável em função de sua pretenção off-road, que não recebeu
aprimoramentos nesta reestilização.
Um pouco mais ruidoso que a configuração 1.6 16V, embora,
notavelmente mais silencioso e menos áspero que a antiga versão 1.8, o
novo bloco 1.8 16V fornecido pela FPT oferece retomadas vigorosas para o
Idea Adventure, embora sua aceleração é mais contida. Mesmo com um
câmbio cuja relação da 3ª, 4ª e 5ª marchas tenham sidoencurtadas
em relação à versão Essence, a diferença sentida na avaliação pode ser
creditada aos pneus maiores (205/70 R15 contra 195/60 R15 no Essence). A
100 km/h o motor gira a aproximadamente 3.000 rpm.
Com combustível fóssil ele entrega 130 cv de potência ou 132 cv
quando abastecido com etanol. Já o torque, com os mesmos combustíveis, é
de 18,4 kgfme 18,9 kgfm a 4.500 rpm, respectivamente. O propulsor 1.8
16V permite ao Idea Adventure acelerar aos 100 km/h em 11s6, enquanto
realiza o consumo médio de 7,4 km/l em ciclo urbano e 11 km/l em ciclo
rodoviário, de acordo com a Fiat.
Como todas as versões do modelo, entretanto, o Adventure manteve a
boa dirigibilidade, área de visão e número de porta-objetos espalhados
pela cabine.
MercadoA Fiat espera aumentar em cerca de 20% as vendas do Idea com a
versão 2011, projeção que significa passar da média de 2.000 unidades
mensais para 2.400 veículos ao mês. Para tanto, além da reestilização, a
marca decidiu aumentar o leque de possibilidades para seus clientes ao
inserir na linha a versão Sporting, que possui kit visual diferenciado
com pneus de perfil baixo, dentre outros atributos, e uma lista de itens
de série mais completa, apesar que de “Sport” a minivan não tenha nada.
Segundo a marca, a novidade responderá por 10% do mix de vendas na
gama Idea 2011, enquanto a configuração de entrada, a Attractive,
corresponderá por 20% de todos os modelos vendidos de acordo com as
projeções da fabricante.
Os principais concorrentes do Idea são o Chevrolet Meriva, que sai
de R$ 47.321 na versão Joy 1.4 a R$ 52.888 na configuração 1.8 Premium
Easytronic. Já o Honda Fit, líder do segmento, parte de R$ 54.905 na
opção 1.4 LX, e vai a R$ 71.720 na top de linha 1.5 EXL automática.
Para aqueles que buscam um projeto moderno, bom espaço interno,
desempenho animador e boa relação custo-benefício, o Idea se tornou uma
opção mais interessante. E tem bons atributos para agitar seu segmento.
Ficha Tecnica:
Motor | 4 cilindros em linha, 16 válvulas, dianteiro, transversal, flex |
Cilindrada | 1 598 cm³ |
Potência | 117cv (a) / 115 cv (g) a 5 500 rpm |
Potência específica | 73,2 cv/l (a) / 71,9 cv/l (g) |
Torque | 16,8 Kgf.m (a) / 16,2 Kgf.m (g) a 4 500 rpm |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Transmissão | Manual, 5 marchas (opc. Dualogic) |
Tração | Dianteira |
Direção | Hidráulica |
Suspensão dianteira | Independente tipo McPherson com barra estabilizadora |
Suspensão traseira | Semi-independente com travessa de torção |
Freios dianteiros | Discos ventilados |
Freios traseiros | Tambores |
Rodas | Liga leve, 15 polegadas |
Pneus | 195/60 R15 |
Comprimento | 3,95 m |
Altura | 1,70 m |
Largura | 1,69 m |
Entreeixos | 2,51 m |
Porta-malas | 380 Litros |
Tanque | 48 Litros |
Peso | 1 260 Kg / 1265 kg (Dualogic) |
Peso/potência | 15,5 Kg/cv (a) / 15,8 Kg/cv (g) |
Fonte: CarroOnline