FIAT LINEA É RARIDADE NAS LOJAS
Dificuldade de encontrar o carro é um dos principais problemas na hora da compra; Confira nossa avaliação de compra
por REDAÇÃO AUTOESPORTE
28/05/2015 10h16
Concessionária Fiat na Zona Sul de São Paulo (Foto: Autoesporte)Concessionária Fiat na Zona Sul de São Paulo (Foto: Autoesporte)
O Fiat Linea foi lançado no Brasil em 2008, substituindo o Marea. Atualmente o carro está disponível em duas versões: Essence e Absolute. Porém, encontrar o sedã médio nas concessionárias é uma tarefa praticamente impossível. Autoesporte foi até as lojas descobrir como está a sua situação. Confira como foi a nossa experiência de compra:
Qualidade no atendimento
O atendimento nas concessionárias da Fiat não é 100% e deixa a desejar em muitos aspectos. Paciência e disponibilidade de tempo são fundamentais para quem pretende comprar um Linea. Em todas as lojas visitadas, a demora em ser atendido faz com que o cliente quase desista de fechar negócio.
Ao chegar em uma autorizada da Zona Sul de São Paulo, foi preciso ir até a mesa da vendedora para conseguir ser atendido. O Linea não estava disponível na loja e a atendente não sabia quando iria chegar. Sem ter informações sobre o sedã, a moça não soube dizer se ele estava disponível na fábrica ou não. O que pareceu foi que, por não ter o carro, a atendente considerava uma venda perdida e por isso, não deu a atenção necessária. O máximo que conseguiu fazer foi anotar o telefone e disse que entraria em contato.
Outra unidade seguiu a mesma linha de atendimento. Autoesporte andou por uns bons minutos entre os carros e ninguém aparecia. Depois de um longo tempo, um vendedor surgiu oferecendo ajuda. Quando informamos qual modelo procuravamos, ficou visível a cara de decepção. Sobre a diferença entre as versões, o atendente imprimiu uma folha e sublinhou os itens, sem detalhar. A única informação que conseguimos foi que o Linea estaria sofrendo mudanças signficativas e portanto, estava em falta. O vendedor acredita que sedã só vai chegar no segundo semestre.
A terceira loja visitada teve um atendimento melhor. A demora para o vendedor aparecesse continuou, mas ele foi simpático e prestativo. Informou que não tinha o carro na loja, mas imediatamente ligou na fabrica para verificar a disponibilidade. Ele comentou que a produção estavam paradas e isso explicava a falta do Linea.
Mesmo sem ter o carro, o atentende fez questão de tentar vender. O sistema da Fiat caiu várias vezes, o que dificultava para ele apresentar o sedã. Mas o rapaz não deixou que isso atrapalhesse e continuou sua tentativa de venda, destacando alguns acessórios como o sensor de estacionamento, o controle no volante e a câmera de ré.
Concessionária Fiat na Zona Sul de São Paulo (Foto: Autoesporte)
Infraestrutura
A infraestrutura da Fiat poderia ser melhor. As lojas apresentam muitos carros, todos próximos uns dos outros, o que dificulta até a locomoção entre eles. Dá até para brincar de tentar achar um Linea no meio de tantos outros veículos, mas com certeza você não vai conseguir.
A chance de encontrar o sedã no showroom de uma loja é zero. O carro não está disponível em nenhuma das autorizadas visitadas. As duas versões desapareceram e apenas algumas concessionárias tem o modelo à venda e, mesmo assim, o cliente não consegue vê-lo ao vivo.
Se encontrar o Linea já uma raridade, fazer test drive é mais difícil ainda. Os vendedores afirmaram não ter problema nenhum andar no carro. "Se o cliente chegar na Fiat ele pode dirigir, sem a necessidade de um agendamento, desde que tenhamos o sedã aqui", afirmou um funcionário. Ou seja, é possível avaliar o carro na hora, desde que você o encontre em alguma concessionária.
Negociação
Não é fácil descobrir uma loja para comprar o Linea, a maioria afirma que o sedã só chegará no próximo semestre. Poucas revendas têm o carro disponível, geralmente na versão de entrada (Essence). A topo de linha (Absolute) passa longe das mãos dos vendedores.
Quem consegue encontar a versão Essence não tem uma negociação ruim. O carro segue o preço de tabela (R$60.630) e se o cliente estiver disposto a dar uma entrada de 80% em 24 parecelas, consegue taxa zero. Caso prefira uma entrada menor, de 30%, a taxa é 1,09% para 24 vezes, 1,19% para 36 prestações e 1,29% para 48. Ainda assim, é preciso esperar de 5 a 10 dias para receber o sedã.
O valor não inclui preço dos opcionais e nem da pintura metálica. Para ter o Kit Full 1, que inclui ar-condicionado digital, retrovisor interno eletrocômico, sensor crepuscular e sensor de chuva, é necessário pagar mais R$ 2.060. Já a pintura metálica sobe o preço em mais R$1.350.
Avaliação da experiência: Insatisfatória
A falta do carro nas concessionárias dificulta a compra. É complicado para o cliente tomar a decisão sem ao menos ver o sedã. Mesmo para quem já conhece o Linea, é importante fazer test drive e vê-lo de perto. O atentimento e a infraestrutura da Fiat também não ajudam. A favor, a compra do carro tem apenas as taxas de financiamento.
Concessionária Fiat na Zona Oeste de São Paulo (Foto: Autoesporte)Concessionária Fiat na Zona Oeste de São Paulo (Foto: Autoesporte)
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Linea
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PONTOS FORTES
Espaçoso, o modelo tem porta-malas de 500 litros e bem aproveitados 2,60 m de entre-eixos
As suspensões são macias e oferecem muito conforto sem comprometer a estabilidade
O novo interior idêntico ao do Punto rejuvenesceu a cabine
PONTOS FRACOS
Visual continua discreto perto dos concorrentes
O câmbio automatizado Dualogic ainda incomoda com seus "soluços" nas trocas de marcha
Habitáculo poderia ter mais porta-objetos. O das portas não comporta muitos badulaques