Renault confirma Kwid, Captur e Koleos para virar grife de SUVsCOMENTE
André Deliberato
Do UOL, em Curitiba (PR) 02/08/201615h36
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André Deliberato/UOL
Kwid, Captur "tropicalizado" e Koleos: três patamares distintos de porte e preço, mas um único objetivo: fazer Renault embalar no mercado brasileiro
A Renault confirmou nesta terça-feira (2) a produção nacional do pequenino Kwid e do SUV compacto Captur, que serão feitos na fábrica da marca em São José dos Pinhais (PR). Já o utilitário grande Koleos, já apresentado por UOL Carros, virá importado da Coreia do Sul.
No caso do Kwid, confirmado para o Brasil desde maio e que será tratado pela marca como "micro-SUV", a meta será substituir o cada vez mais esquecido Clio argentino, oferecendo um produto de baixo custo.
Os três serão apresentados no Salão de São Paulo, em novembro, e devem chegar às lojas entre o final deste ano e começo de 2017 -- o primeiro a ser lançado deve ser o Kwid.
Com a nova proposta de oferecer SUVs em vários segmentos, a sede da Renault em São José dos Pinhais vai crescer, embora a empresa ainda não divulgue o quanto. A meta da montadora é saltar dos atuais 7,4% para 10% do market shate do mercado brasileiro.
Kwid: porta de entrada
Carlos Ghosn, presidente-executivo global da Renault-Nissan, afirmou na coletiva desta terça que "preço será bastante competitivo", embora sem entrar em detalhes sobre valores ou prometer que o Kwid será "o" carro brasileiro mais barato. A aposta de UOL Carros é de que ele esteja entre as faixas de R$ 30 mil e R$ 45 mil.
Base extremamente leve (modelo deve pesar menos de 800 quilos) e motor 1.0 3-cilindros focado em economia. Componentes serão compartilhados com o 3-cilindros de March e, futuramente, dos primos Sandero e Logan, porém com calibragem específica para brigar entre os veículos mais econômicos do país.
Justamente por isso Ghosn afirmou que este motor será "totalmente Renault".
Captur brasileiro usará plataforma do Duster e terá a mesma cara do "Kaptur" russo
Captur: um Duster refinado
O projeto do Captur nacional -- com C e não com K, como o irmão russo --, antecipado por UOL Carros em novembro do ano passado, será uma adaptação ao pequenino Captur europeu, porém montado em base esticada da família Duster/Oroch para ficar maior e mais refinado em conforto e acabamento.
Faixa de preços deve ficar entre R$ 80 mil e R$ 100 mil, logo acima do Duster, com quem conviverá -- não sem promover uma leve canibalização entre versões de topo deste e as de entrada daquele. Ghosn, porém, declarou que a tática não prejudicará as vendas de nenhum dos modelos, pois "o perfil do consumidor de cada um é diferente".
Motorização deve ser a mesma do Kicks: 1.6 4-cilindros acoplado a transmissão CVT (continuamente variável), porém com câmbio manual de seis marchas para as versões de entrada. Também conforme antecipado por UOL Carros, o modelo comportará cinco, não sete passageiros.
Koleos: o SUV do luxo
Por fim, o Koleos chegará com proposta mais focada em flertar com segmentos premium, com preços variando entre R$ 140 mil e R$ 170 mil. UOL Carros já testou o SUV médio-grande, que traz muito dos belos traços do atual Mégane.
CONHEÇA A NOVA GERAÇÃO DO KOLEOS
http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2016/08/02/renault-confirma-kwid-captur-e-koleos-para-virar-grife-de-suv.htm