A Renault anunciou nesta quinta-feira (10) um investimento de R$ 1
bilhão em suas operações no Brasil. “Teremos um novo SUV com tração 4x4
no país em 2011”, disse Jean-Michel Jalinier, presidente da marca no
país, confirmando a notícia adiantada na quarta-feira (9) pelo Carro Online de que o Duster será feito na unidade da empresa francesa em São José dos Pinhais (PR).
Jalinier também fez um balanço do ano da marca, ressaltando o
objetivo atingido em número de carros vendidos mesmo diante da crise.
“O Contrato Renault 2009 estabelecia que deveríamos ter dobrado as
vendas de 50.000 carros por ano para 100.000 unidades. Atingimos a
meta, embora a lucratividade ainda contraste um pouco com isso”,
revelou o executivo. “Sofremos bastante no último trimestre de 2008 e
no primeiro de 2009 em função da crise. Considerando isso, podemos
dizer que nossos objetivos foram atingidos.”
Para 2010, o chefe de operações da Renault prevê um mercado tão
movimentado quanto em 2009. “Devemos fechar este ano com três milhões
de carros vendidos, e para 2010 esperamos algo semelhante”, finalizou
Jalinier.
Duster: o anti-EcoSport
O Ford EcoSport foi lançado no Brasil em 2003, mas mesmo depois de
sete anos de boas vendas ainda não tem um rival com configurações de
carroceria e preço semelhantes para desafiá-lo no mercado nacional. E
essa será a missão do Duster aqui: bater de frente com best-seller da
marca norte-americana.
O jipinho usará a plataforma B0 de Logan e Sandero, terá motor 1.6
16V de 110 cv com gasolina (aqui ele será flex e deverá ter potência um
pouco superior) e opção de tração 4x4. Na Europa, o Duster com tração
nas 4 rodas usa motor 1.6 a diesel. No Brasil, os carros só podem usar
diesel se tiverem capacidade de carga superior a 1.000 kg ou tração 4x4
com marcha reduzida. Por isso, tudo indica que ou o Duster terá 4x4 com
reduzida ou utilizará um bloco com maior potência (talvez o 2.0 do
Mégane) para se adequar à tração 4x4.
Apesar de brigar com o EcoSport, o volume de vendas do novo SUV
compacto da Renault não será como o do modelo da Ford, que registrou
média mensal de 3.663 unidades em 2009. “Não [venderemos tanto quanto o
EcoSport]. A Ford tem mais de 400 concessionárias, nós temos cerca de
160. Mas o número de carros vendidos por loja será bom”, disse ao Carro Online
Alain Tissier, vice-presidente da Renault do Brasil. “É preciso vender
mais de 30.000 carros por mês para que o investimento valia a pena. Mas
não estou dizendo que esse será o nosso volume.”
No Brasil, o Duster terá algumas modificações visuais para ser
vendido como Renault, já que na Europa ele será comercializado como
Dacia, marca mais popular pertencente ao grupo Renault-Nissan.
Fonte: CarroOnline
bilhão em suas operações no Brasil. “Teremos um novo SUV com tração 4x4
no país em 2011”, disse Jean-Michel Jalinier, presidente da marca no
país, confirmando a notícia adiantada na quarta-feira (9) pelo Carro Online de que o Duster será feito na unidade da empresa francesa em São José dos Pinhais (PR).
Jalinier também fez um balanço do ano da marca, ressaltando o
objetivo atingido em número de carros vendidos mesmo diante da crise.
“O Contrato Renault 2009 estabelecia que deveríamos ter dobrado as
vendas de 50.000 carros por ano para 100.000 unidades. Atingimos a
meta, embora a lucratividade ainda contraste um pouco com isso”,
revelou o executivo. “Sofremos bastante no último trimestre de 2008 e
no primeiro de 2009 em função da crise. Considerando isso, podemos
dizer que nossos objetivos foram atingidos.”
Para 2010, o chefe de operações da Renault prevê um mercado tão
movimentado quanto em 2009. “Devemos fechar este ano com três milhões
de carros vendidos, e para 2010 esperamos algo semelhante”, finalizou
Jalinier.
Duster: o anti-EcoSport
O Ford EcoSport foi lançado no Brasil em 2003, mas mesmo depois de
sete anos de boas vendas ainda não tem um rival com configurações de
carroceria e preço semelhantes para desafiá-lo no mercado nacional. E
essa será a missão do Duster aqui: bater de frente com best-seller da
marca norte-americana.
O jipinho usará a plataforma B0 de Logan e Sandero, terá motor 1.6
16V de 110 cv com gasolina (aqui ele será flex e deverá ter potência um
pouco superior) e opção de tração 4x4. Na Europa, o Duster com tração
nas 4 rodas usa motor 1.6 a diesel. No Brasil, os carros só podem usar
diesel se tiverem capacidade de carga superior a 1.000 kg ou tração 4x4
com marcha reduzida. Por isso, tudo indica que ou o Duster terá 4x4 com
reduzida ou utilizará um bloco com maior potência (talvez o 2.0 do
Mégane) para se adequar à tração 4x4.
Apesar de brigar com o EcoSport, o volume de vendas do novo SUV
compacto da Renault não será como o do modelo da Ford, que registrou
média mensal de 3.663 unidades em 2009. “Não [venderemos tanto quanto o
EcoSport]. A Ford tem mais de 400 concessionárias, nós temos cerca de
160. Mas o número de carros vendidos por loja será bom”, disse ao Carro Online
Alain Tissier, vice-presidente da Renault do Brasil. “É preciso vender
mais de 30.000 carros por mês para que o investimento valia a pena. Mas
não estou dizendo que esse será o nosso volume.”
No Brasil, o Duster terá algumas modificações visuais para ser
vendido como Renault, já que na Europa ele será comercializado como
Dacia, marca mais popular pertencente ao grupo Renault-Nissan.
Fonte: CarroOnline