NAS LOJAS: NOVA SAVEIRO TEM DESCONTOS EM TODA LINHA
Apesar dos valores reduzidos, atendimento das concessionárias deixa muito a desejar
por REDAÇÃO AUTOESPORTE
Tweet
[url=javascript:void(0)]A-[/url][url=javascript:void(0)]A+[/url]
19/11/2014 11h23
Volkswagen Saveiro (Foto: Autoesporte)
A Saveiro vendeu mais unidades em setembro do que em outubro, mas ainda está longe de alcançar a líder do segmento de picapes pequenas, Fiat Strada. No último mês, a rival emplacou 37% a mais
do que o modelo Volkswagen, que não vingou mesmo após o lançamento da inédita versão cabine dupla e da variante Cross, equipada com motor 1.6 mais potente, de 120 cv. Fomos às lojas conferir como a nova geração utilitário é vendida.
Qualidade de atendimentoMal parece que a picape concorre com a Strada, hoje o terceiro carro mais vendido do Brasil, segundo números da associação de revendedores Fenabrave. Lojista algum nos convidou para entrar no carro, nem mesmo no banco traseiro da versão cabine dupla, novidade na Saveiro. Tampouco houve aquela apresentação básica do modelo, em que se fala do motor, câmbio, principais itens de série e, claro, espaço. Nesse caso, até 924 litros de bagagem.
Volkswagen Saveiro cabine dupla TrendlineDivulgação
Volkswagen Saveiro cabine dupla TrendlineDivulgação
Volkswagen Saveiro cabine dupla TrendlineDivulgação
Volkswagen Saveiro cabine dupla CrossDivulgação
Volkswagen Saveiro cabine dupla CrossDivulgação
Volkswagen Saveiro cabine dupla CrossDivulgação
Volkswagen Saveiro cabine dupla CrossDivulgação
Volkswagen Saveiro cabine dupla CrossDivulgação
Interior da Saveiro cabine dupla Cross, que já conta com ar-condicionado, volante multifuncional e outros itens de sérieDivulgação
Detalhe do sistema de ar-condicionado, som com indicador do sensor de estacionamento e comandos dos controles de segurança da Saveiro cabine dupla CrossDivulgação
Interior da Saveiro cabine dupla CrossDivulgação
Banco de trás da Saveiro cabine dupla Cross. Passageiros contam com três apoios de cabeça, cinto abdominal central e gaveta de ferramentasDivulgação
Detalhe dos botões que comandam o controle de estabilidade e ABS off-roas da Saveiro cabine dupla CrossDivulgação
Passageiros de trás da Saveiro cabine dupla contam com porta-garrafas e tomada 12V adicionalDivulgação
Sistema de ganchos deslizantes da Saveiro cabine dupla CrossDivulgação
Saveiro cabine dupla Cross já conta com capota marítimaDivulgação
Todas as versões da Saveiro cabine dupla têm sistema de amortecimento para a abertura da caçambaDivulgação
Todas as configurações da Saveiro cabine dupla contam com janela traseira basculanteDivulgação
foto anteriorpróxima foto
118
Volkswagen Saveiro cabine dupla TrendlineDivulgação
slideshow
Os vendedores também não fizeram esforço para convencer o cliente de suas vantagens em relação à concorrência. Nenhum dos funcionários mencionou itens como ABS off-road, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de tração e sistema de assistência à frenagem, diferenciais em relação ao rival. O novo motor 1.6 de 120 cv também ficou de lado, mesmo sendo o 1.6 mais potente da categoria.
Volkswagen Saveiro (Foto: Autoesporte)
InfraestruturaEmbora tenham esquecido do propulspor mais parrudo na hora da venda, as concessionárias se lembraram convenientemente dele na hora do test drive. É que as autorizadas oferecem apenas a versão Cross topo de linha da picape para dar uma voltinha. Ou seja, o cliente só pode saber como ela roda com o motor de 120 cv, e não com o de 104 cv, disponível na maioria das variantes do utilitário (Starttline, Trendline e Highline).
Além disso, as lojas tinham poucas unidades do modelo para serem vistas. Em uma concessionária na zona sul da capital paulista, apenas a topo de linha na versão Cross estava disponível no showroom. Vale lembrar que os test drives não puderam ser feitos na ocasião da visita, pois precisam de agendamento prévio. De qualquer forma, nenhum dos vendedores ofereceu o serviço espontaneamente.
Volkswagen Saveiro (Foto: Autoesporte)
NeogicaçãoTodas as variantes da picape - em cabine simples, estendida ou dupla - são oferecidas com descontos que variam de R$ 1.700 a R$ 3.500. Mesmo assim, lojista algum usou a vantagem como ferramenta de venda. Em uma concessionária, foi dito que era possível conseguir de 1% a 5% de abatimento no preço, mas não que a picape já tinha um valor menor do que o sugerido no site oficial da Volkswagen.
No mais, a menor taxa encontrada para o utlitário foi de 0,99%, para uma entrada equivalente a 50% e o resto do montante parcelado em até 36 vezes. Caso fosse financiado com 30% de entrada, a taxa saltava para 1,36%, em 24 vezes.
[th]Avaliação da experiência: InsatisfatórioA única vantagem da experiência nas lojas é o desconto oferecido para a Saveiro. Mas, além de não usarem isso como ferramenta de venda, os lojistas não informam o consumidor sobre detalhes do utilitário, nem o convidam para o pouco realista test-drive da picape.[/th]