AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017

+2
Fabiano
KÜLL
6 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 3 de 5]

31Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Empty Re: Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 Qua 10 Fev - 12:07

R8V


Administrador

Para a maior parte, que passa bem longe do off road,o Lexus e uma opcao MUITO melhor!

32Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Empty Re: Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 Qua 10 Fev - 16:34

KÜLL



Nova Toyota Hilux SW4 é vista sem camuflagem em São Paulo

Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Sw4-flagra-1-700x448
A Nova Toyota Hilux SW4 foi vista sem camuflagem em São Paulo. O SUV da marca japonesa é o segundo e último membro da nova família de picapes e utilitários esportivos que a empresa está lançando no Brasil, a partir da próxima semana.
Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Sw4-flagra-2-700x394
Completamente renovada, a Nova Toyota Hilux SW4 aparece nessas fotos feitas pelo leitor Bruno Pigozzi, já portanto placas cinzas. O modelo é da versão SRX, topo de linha, que chegará compartilhando o mesmo propulsor da Nova Hilux, sendo este o 2.8 diesel de 177 cv, além de transmissão automática de seis marchas e tração 4×4.
Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Sw4-flagra-3-700x394
A Nova Hilux SW4 deve chegar apenas com motorização diesel, ficando a versão 2.7 Flex para mais adiante, reforçando futuramente a gama de opção do SUV. Entre os itens, o modelo deve ter como destaque a nova multimídia, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, faróis de LED, LEDs diurnos, entre outros.
Agradecimentos ao Bruno Pigozzi.

33Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Empty Re: Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 Qua 10 Fev - 23:06

Grilo


Administrador

Bem esquisita essa parte central do para-choque mais destacada que as laterais.

http://www.autouniverso.com.br

Fred



O negócio é todo esquisito. A lateral parece a da finada Caravan.

35Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Empty Re: Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 Qui 11 Fev - 11:38

KÜLL



Novo Toyota SW4 será comercializado nas versões SRV e SRX
10 fevereiro 2016 / 14 Comentários



[url=javascript:void(0);]inShare[/url]0



Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Flagra_toyota_sw4_srx
A Toyota já distribui a nova geração da SW4 para os concessionários. O modelo que será lançado oficialmente na semana que vem foi flagrado pelos nossos leitores Allan Vitti e Renato Afonso. O SUV será comercializado nas versões SRV e SRX.
Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Flagra_toyota_sw4_srx_4-214x300
O SUV foi classificado com nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro. O SW4 é equipado com o motor 2.8 16V diesel que rende 177cv de potência e torque de 45,9kgf. O câmbio será o automático de seis velocidades e a tração 4×4.
A nova geração da Hilux SW4 terá visual diferenciado em relação a picape. O SUV da Toyota o SUV terá uma frente mais esportiva, com faróis mais finos e a grade dianteira um pouco menor.
Na traseira, as lanternas também seguirão a nova identidade visual e o formato lembrará as do irmão menor RAV4. A placa de identificação ficará na tampa, um pouco abaixo das lanternas. Assim como na dianteira, o para-choque também terá proteção na parte inferior.
Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Flagra_toyota_sw4_srx_5
O SW4 chegará num primeiro momento somente com a motorização diesel, as versões flex chegarão no segundo semestre.
Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Flagra_toyota_sw4_srx_2
Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Flagra_toyota_sw4_srx_1
Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Flagra_toyota_sw4_srx_3
Fotos | Allan Vitti e Renato Afonso

36Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Empty Re: Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 Qui 11 Fev - 17:41

Grilo

Grilo
Administrador

O interior ficou muito bom!

http://www.autouniverso.com.br

37Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Empty Re: Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 Sáb 13 Fev - 15:05

Fabiano

Fabiano

Hahahahhaahahah, adorei a da Caravan, meu sogro tinha uma e realmente tem esse aspecto...

http://www.oticainova.com.br

38Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Empty Re: Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 Qui 18 Fev - 13:05

Fred



http://www.noticiasautomotivas.com.br/toyota-sw4-2016-chega-completamente-renovada-e-com-precos-a-partir-de-r-205-000/

Quando eu era adolescente, o carro nacional mais caro (não havia importados) era a Caravan Diplomata. Quase 30 anos depois o título continua acompanhando o visual da lateral .

39Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Empty Re: Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 Qui 18 Fev - 18:35

KÜLL



Novo Toyota SW4 ainda topa qualquer parada
18 fevereiro 2016 / 9 Comentários



[url=javascript(0);]inShre[/url]1



Com visual mais invocado e nova motorização, SW4 mantém reputação de veículo confiável em quaisquer situações
Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 5.-Nova-SW4-2016
Marcus Alves (*)
De Itupeva-SP
Assim como todas as outras montadoras, a Toyota repete o mantra de que “a crise existe, mas conseguimos sobreviver — e crescer”. No lançamento da nova geração de seu SUV médio, o SW4, a fabricante usou e abusou de números que representam um crescimento em termos de participação de mercado. Em janeiro deste ano, por exemplo, a japonesa comercializou 11.974 unidades de seus modelos, totalizando um market share de 8%. Além disso, a marca prega, por intermédio do executivo Miguel Fonseca, que “confia no mercado brasileiro” mesmo com o cenário pessimista que aponta para uma queda no número de vendas de automóveis com relação ao último ano. A Toyota ainda comentou sobre a supremacia do Corolla, da evolução do Etios, da Hilux e das láureas conquistadas relacionadas aos seus serviços de venda e pós-venda. OK, você deve estar se perguntando o porquê do jornalista ter comentado pouco sobre o utilitário, a vedete do momento. Eu também me pergunto o mesmo, já que o SW4, apesar de partir de módicos R$ 205 mil, é uma das grandes estrelas da montadora, líder no segmento, e chega às concessionárias neste mês em sua nova geração.
Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 2.-Nova-SW4-2016
Produzido na fábrica da Toyota em Zárate, na província de Buenos Aires, na Argentina, o SW4 compartilha com a Hilux do novo motor 2.8 diesel de 177cv de potência e 45,9kgfm de torque — seis cavalos e 9,2kgfm a mais com relação ao antigo 3.0 turbodiesel. Além deste, o modelo também será oferecido com propulsor V6 4.0 de 238cv e 38,3kgfm de torque. Vale frisar que o motor a gasolina equipa o carro somente em sua configuração para sete lugares. Bicombustível? Só no segundo semestre. Já a transmissão é automática de seis velocidades, acompanhada por aletas para trocas de marcha.
Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 8.-Nova-SW4-2016
QUE VISU
Quanto ao visual, a missão dos designers da fabricante japonesa era o de distanciar o SUV de sua encarnação anterior e, principalmente, da Hilux. O derivado tem um desenho mais elegante, porém conta com alguns traços de esportividade que não caberiam no veículo de trabalho. Na frente, a grade aliada aos faróis ‘afilados’ de LED, em sinergia, impõem robustez e modernidade. A linha de cintura fluida e a traseira bem acabada complementam o belo desenho. Além disso, as rodas de liga leve aro 18’’ dão um quê a mais para que o novo SW4 seja mais ousado que seu antecessor. Pontos para a Toyota, que certamente ganhará clientes para seu utilitário médio e não afastará o seu fiel séquito.
Em seu interior, o SUV esbanja materiais de bom acabamento e um painel harmonioso, pensado e com equipamentos bem distribuídos. O ar-condicionado conta com saídas específicas para segunda e terceira fileiras, além de ajuste da intensidade. Todos os assentos são confortáveis e os passageiros conseguem desfrutar de certo espaço. Aliás, vale frisar que o modelo ficou 9cm mais longo que seu predecessor e 1,5cm mais largo. Contudo, talvez por primar por um visual mais ‘nervoso’, o derivado da Hilux ficou 1,5cm mais baixo. A distância entre-eixos foi encurtada em 0,5cm.
Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 16.-Nova-SW4-2016
GUIANDO
Testamos o SUV equipado com o motor 2.8 TDI. A Toyota fez com que os presentes percorressem dois trajetos distintos. O primeiro servia para testar o lado bruto do utilitário e o segundo era um trecho de estrada usual. Os pneus de perfil misto não comprometeram no circuito off-road preparado pela fabricante e a suspensão traseira (com o braço de controle inferior 20mm abaixo) também foi de grande ajuda para uma condução mais estável. Com tração nas quatro rodas e marcha reduzida, o modelo passou com certa tranquilidade pela estrada acidentada e por obstáculos como pêndulos, aclives, declives e um trecho coberto por água. Os sistemas de assistência em aclives e declives também funcionaram perfeitamente.
No asfalto a pegada também é interessante. Se é natural um motor diesel ser um tanto ruidoso no marasmo da cidade, na ‘estradona’ não incomoda em absoluto. O torque máximo em baixa é um deleite (45,9kgfm já a partir de 1600rpm) e o escalonamento da transmissão é clínico. O habitáculo, por sua vez, é silencioso e agradabilíssimo e a dirigibilidade é ótima. No modo ECO, com uma condução mais suave, o utilitário fez 12km/l. Já no modo POWER, com pegada um pouco mais nervosa, o consumo caiu para 9,7km/l. Por fim, o SW4 ‘reclama’ um pouco dos ventos laterais, é bom destacar, mas não é nada que assuste durante uma viagem com a família. O que assusta mesmo é o preço. Disponível por enquanto apenas na versão SRX (cinco e sete lugares com motor 2.8 TDI e sete lugares com motor V6), o SW4 pode chegar aos R$ 225 mil. Tudo bem que é seguro, luxuoso, um excelente SUV médio. No entanto, só de olhar para as cifras dói um pouquinho.
Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 22.-Nova-SW4-2016
SEGURANÇA
O Novo Toyota SW4 conta com sete airbags, Isofix, ABS, EBD, BA, EBS, controle de tração ativo, controle de estabilidade, assistente de reboque, assistente de subida e assistente de descida. Além disso, também têm cintos de três pontos em todas as fileiras e apoios de cabeça para todos os passageiros.
CONFORTO
Sistema de ignição que abre mão da chave, sistema de abertura e fechamento elétrico do porta-malas, saída 220V para recarregar aparelhos eletrônicos e sistema de rebatimento dos bancos que exige menos força do usuário.
Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 20.-Nova-SW4-2016
ACESSÓRIOS
São 23 disponíveis para o cliente já no lançamento. Em breve, mais nove chegarão às concessionárias. Entre os produtos disponíveis estão gancho dianteiro, assento de segurança com Isofix, suporte para tablet e itens para personalização da aparência do veículo
PREÇO

  • SRX 2.8 TDI (7 LUGARES): R$ 225 mil
  • SRX 2.8 TDI (5 LUGARES): R$ 220 mil
  • SRX V6 (7 LUGARES): R$ 205 mil

Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 33.-Nova-SW4-2016
FICHA TÉCNICA
Toyota SW4

  • Motor: V6 4.0L de 238cv a 5.200rpm e 38,3kgfm de torque a 3.800rpm – 2.8 TDI de 177cv a 3.400rpm e 45,9kgfm de torque entre 1.600 e 2.400rpm
  • Transmissão: Automática de seis velocidades com controle eletrônico de transmissão
  • Direção: Hidráulica
  • Suspensão: Independente, braços duplos triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora, na dianteira, e 4-link e molas helicoidais, na traseira
  • Pneus: 265/60 R18
  • Volume do porta-malas: 536L
  • Entre-eixos: 2,74m
  • Comprimento: 4,79m
  • Largura: 1,85m
  • Altura: 1,83m
  • Capacidade de carga: 590kg (7 lugares); 620kg (5 lugares)
  • Tanque de combustível: 80L
  • Off-Road – Ângulo de ataque: 29 graus/ Ângulo de saída: 25 graus

(*) O jornalista viajou à convite da Toyota do Brasil.
Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 22.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 19.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 16.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 13.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 10.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 6.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 4.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 1.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 35.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 32.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 24.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 21.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 18.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 15.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 12.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 9.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 7.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 3.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 37.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 34.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 31.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 23.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 20.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 17.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 14.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 11.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 8.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 5.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 2.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 36.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 33.-Nova-SW4-2016Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 30.-Nova-SW4-2016
Fotos | Toyota/Divulgação

40Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Empty Re: Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 Seg 14 Mar - 12:02

KÜLL



Nova Toyota Hilux sofre redução nos preços
por Henrique Rodriguez — 14 de março de 2016

Versões intermediárias estão até R$ 10 mil mais em conta

Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Toyota_hilux_invincible_double_cab_11
A venda no Brasil desde novembro, a nova geração da Toyota Hilux já pôde comemorar a liderança das vendas de picapes médias no Brasil neste início de ano. Os preços altos podem até não ter prejudicado as vendas, mas a Toyota resolveu rever os preços pedidos pelas versões intermediárias da picape, e os reduziu.


Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Toyota_hilux_invincible_double_cab_18
As versões mais barata e mais cara continuam custando R$ 114.860 e R$ 188.120, respectivamente. Mas agora a versão SR, sempre equipada com transmissão automática de seis marchas, passou a custar R$ 152.320, o que representa R$ 10 mil de redução. O mesmo vale para para a versão SRV, antes encontrada por R$ 177.000 e agora ela tem valor sugerido em R$ 167.000.

Nova tabela de preços Toyota Hilux 2016
Chassi MT – R$ 114.860 (-)
Standard CS MT – R$ 118.690 (-)
Standard CD MT – R$ 130.960 (-)
SR CD AT – R$ 152.320 (antes: R$ 152.320)
SRV CD AT – R$ 167.000 (R$ 177.000)
SRX CD AT – R$ 188.120 (-)

41Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Empty Re: Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 Ter 15 Mar - 20:03

R8V

R8V
Administrador

Ainda assim, muito cara.

42Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Empty Re: Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 Ter 15 Mar - 23:09

Grilo

Grilo
Administrador

Parece um número absurdo, mas precisaria baixar 50mil em cada versão para começar fazer algum sentido.

http://www.autouniverso.com.br

43Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Empty Re: Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 Qui 27 Out - 11:59

KÜLL



Nove anos depois, Toyota Hilux falha novamente no “teste do alce”
Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 A175b7eee59c01c6f91d9853fdc5fdc3?s=38&d=mm&r=gPor Redação • 13 minutos atrás

27
out
2016
Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Hiluxalce

 .sharebtn { background-image: url(http://carsale.uol.com.br2016.s3.amazonaws.com/wp-content/themes/edition/images/share.png?c1b489); height: 58px; width: 53px; background-size: contain; background-repeat: no-repeat; }  


0
Compartilhar
Compartilhe

Nove anos depois, Toyota Hilux falha novamente no “teste do alce”

[url=http://twitter.com/home?status=Nove anos depois%2C Toyota Hilux falha novamente no %26amp;%238220;teste do alce%26amp;%238221; - http://carsale.uol.com.br/ultimas/2016/10/27/nove-anos-depois-toyota-hilux-falha-novamente-no-teste-do-alce/][/url][url=http://www.linkedin.com/shareArticle?mini=true&url=http://carsale.uol.com.br/ultimas/2016/10/27/nove-anos-depois-toyota-hilux-falha-novamente-no-teste-do-alce/&title=Nove anos depois%2C Toyota Hilux falha novamente no %26amp;%238220;teste do][/url][url=http://pinterest.com/pin/create/button/?url=http://carsale.uol.com.br/ultimas/2016/10/27/nove-anos-depois-toyota-hilux-falha-novamente-no-teste-do-alce/&media=http://carsale.uol.com.br/wp-content/uploads/2016/10/hiluxalce.jpg&description=Nove anos depois%2C Toyota Hilux falha novamente no %26%238220;teste do alce%26%238221;][/url]

Há nove anos, a publicação sueca Teknikens Värld denunciava a Toyota Hilux no “teste do alce”. De acordo com os testes, a picape da marca era propensa a capotar nesse tipo de manobra. O teste consiste em realizar um desvio, como se um animal cruzasse a estrada de forma inesperada.
Agora, a mesma publicação, realizou um novo teste, desta vez com a nova geração. No entanto, os resultados foram praticamente os mesmos. A tentativa de desvio é feita a 57 km/h com o controle de estabilidade ligado. No vídeo abaixo, observa-se que a picape fica com duas rodas fora do chão, sendo necessário o motorista corrigir a direção para evitar o capotamento. O teste é realizado com uma carga de 834 kg.
No vídeo é possível ver os testes de outras picapes, como a Volkswagen Amarok, Nissan Navara (Frontier) e Mitsubishi L200. Os representantes da Toyota se defenderam e informaram que, de acordo com todos os testes realizados durante o desenvolvimento, a Hilux é um veículo seguro.

44Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Empty Re: Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 Qui 27 Out - 18:18

Fabiano

Fabiano

Que merda viu, parece que não aprenderam, pois ainda vende muito, fiquei impressionado com a L200 passando no teste....

http://www.oticainova.com.br

Grilo

Grilo
Administrador

A L200 me pareceu a mais instável depois da Hilux.

Tinha visto que o acerto de suspensão a nível mundial de todas as picapes e SUVs da Mitsubishi fica a cargo da representante daqui.

http://www.autouniverso.com.br

46Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 Empty Re: Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 Dom 30 Out - 12:06

R8V

R8V
Administrador

Depois dessa,entre elas prefiro a Frontier.

KÜLL



Por risco de capotamento, Toyota fará mudanças na Hilux
Publicado em 03-03-17 às 17h34 por Car and DriverCOMENTE!

0


Informação é da revista sueca Teknikens Värld, a mesma que reprovou a oitava geração da picape no chamado Teste do Alce






Toyota Hilux/SW4 2.016/2.017 - Página 3 TOYOTA_HILUX_ALCE1
Foto: Teknikens Värld
No final do ano passado a revista sueca Teknikens Värld levou várias picapes para um Teste do Alce – manobra que consiste numa mudança rápida de trajetória com velocidade entre 64 km/h e 68km/h e carga média na caçamba, como se fosse desviar de um animal. Ram 1500, Volkswagen Amarok, Ford Ranger e Nissan Frontier cumpriram a prova sem problemas. Já a oitava geração da Toyota Hilux bombou: as duas rodas do lado interno da curva perderam contato com o solo e a picape quase capotou.
Agora a mesma publicação sueca afirma que, após analisar os resultados do teste, a Toyota admitiu que fará duas mudanças na Hilux. A primeira dela consiste em alterar o manual do proprietário e recomendar pressão maior nos pneus em caso de caçamba cheia. A segunda será o ajuste do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP) para que atue melhor em manobras de emergência.
A revista também afirma que a Toyota não descarta a possibilidade de fazer um recall para efetuar a melhoria nas picapes que já foram vendidas. A marca ainda não confirma nenhuma das informações. Ainda em março a Teknikens Värld fará um novo Teste do Alce com a Hilux melhorada. O resultado será divulgado em breve.

Fabiano

Fabiano

Os mano que idolatra Hilux pira....

http://www.oticainova.com.br

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 3 de 5]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos