08/06/2012
Fiat Bravo ganha versão Sporting por R$ 58.140
Hatch estreia nova geração do câmbio Dualogic; confira avaliação
Ricardo Sant'Anna, de Araxá
Faixas na porta e grade com moldura vermelha são exclusividades do Bravo Sporting A Fiat deseja vida nova ao Bravo a partir da próxima semana, quando a linha 2013 do modelo chega às lojas com novidades. A principal delas é a versão Sporting,
até então inédita para o hatch médio. Oferecido nas cores vermelho,
amarelo, branco e preto, ele chega por R$ 58.140 (câmbio manual) e R$
60.600 (câmbio Dualogic).
É a transmissão automatizada, aliás, que chega como grande destaque. Agora com o sobrenome Plus, traz evoluções consideráveis em relação à primeira geração lançada em 2008. O visual do Sporting remete tanta esportividade quanto o topo de linha T-Jet, a começar pelas rodas de 17” já conhecidas da linha, mas com novo acabamento.
Versão Sporting é 25 mm mais baixa que os demais da linha graças a suspensão do T-Jet Ainda
há moldura vermelha na grade do radiador, aerofólio, saias laterais e
adesivos nas assim como a suspensão 25 mm mais baixa em relação aos
outros modelos da linha Bravo. O teto Sky Dome é de
série para esta versão. Ele será posicionado entre o Essence (R$ 53.140
com câmbio manual e R$ 55.600 com Dualogic Plus), e o Absolute, vendido
agora apenas com câmbio automatizado por R$ 62.140. O topo de linha T-Jet sai por R$ 66.280.
“Estamos
relançando o carro”, admite o diretor comercial Lélio Ramos, que
completa: “Hoje temos cerca de 8% do mercado de hatches médios, mas
esperamos subir para 12%”. O hatch da Fiat emplacou 3.478 unidades de
janeiro a maio de 2012 contra 8.271unidades do Hyundai i30, líder do segmento, no mesmo período.
Quero ser automático
Quatro
anos passados do lançamento, o novo Dualogic exibe mais traços de um
câmbio automático, mas ainda não é exatamente como um. A melhoria do
câmbio desenvolvido pela Magneti Marelli se divide em três estágios,
atualizados no software da centralina eletrônica responsável por
monitorar e induzir as ações do câmbio. O primeiro item é o creeping, ou
rastejamento na tradução livre.
Na prática, não é mais
preciso acelerar para que o carro se desloque após o engate da primeira
marcha ou da marcha ré. Ele se desloca sozinho, como um automático,
desde que a ladeira não tenha inclinação superior a 8%, o que significa
subidas bem leves, como comprovamos durante avaliação em Araxá, MG. Caso
contrário, a embreagem é fechada automaticamente, como se o motorista
tirasse o pé dela, evitando desgaste prematura da mesma. Nesse caso, o
carro desce normalmente.
O sistema também facilita as
manobras de baliza e estacionamento, pois agora é possível fazê-las
apenas com o pé no freio, sem que tenha que se acelerar. No antigo
Dualogic, toques bruscos no acelerador passavam sensação de insegurança
por conta de possíveis choques em vagas apertadas. O segundo item
trabalhado foi a troca de marchas em retomadas. Se antigamente o modelo
passava de terceira marcha para quarta antes de reduzir para a segunda,
agora ele identifica a situação e reduz a velocidade do câmbio com uma
pisada mais forte no acelerador.
O ganho segundo Claudio
Demaria, diretor de desenvolvimento da Fiat, é de quase meio segundo nas
retomadas, e realmente faz a diferença, dando maior segurança na hora
da ultrapassagem, sem que se tenha que usar as borboletas atrás do
volante ou a troca manual. Por fim, a montadora disse ter trabalho para
suavizar as trocas de marchas e aí está o item que menos evoluiu. A
melhora é pequena e ainda é necessário reeducar o pé para guiar um
modelo dotado de câmbio Dualogic, e estar acostumado a trancos
inesperados durante a troca de marcha.
Adesivos, capa de retrovisor e máscaras cinza nos faróis diferenciam versão Sporting
Indagado se isso é o máximo que um câmbio automatizado pode
chegar, Demaria é direto: “Sim. Está muito próximo do melhor que podemos
fazer de melhor, depois disso só um câmbio automático ou um de dupla
embreagem, que será uma realidade a longo prazo”. Embora a Fiat não
confirme, o Dualogic Plus será adotado em toda linha gradativamente. O
próximo é o Linea, que será seguido por Punto, Idea e a família Palio e Grand Siena.
Volante é revestido de couro e tem costuras na cor vermelha, assim como os bancos
FONTE AUTO ESPORTE
COMENTÁRIOS: Tudo muito bom, especialmente em um carro excelente e injustiçado. Gostei da história da suspensão mais baixa. Esperava que as rodas aro 18 voltassem a ser oferecidas.
Fiat Bravo ganha versão Sporting por R$ 58.140
Hatch estreia nova geração do câmbio Dualogic; confira avaliação
Ricardo Sant'Anna, de Araxá
Faixas na porta e grade com moldura vermelha são exclusividades do Bravo Sporting A Fiat deseja vida nova ao Bravo a partir da próxima semana, quando a linha 2013 do modelo chega às lojas com novidades. A principal delas é a versão Sporting,
até então inédita para o hatch médio. Oferecido nas cores vermelho,
amarelo, branco e preto, ele chega por R$ 58.140 (câmbio manual) e R$
60.600 (câmbio Dualogic).
É a transmissão automatizada, aliás, que chega como grande destaque. Agora com o sobrenome Plus, traz evoluções consideráveis em relação à primeira geração lançada em 2008. O visual do Sporting remete tanta esportividade quanto o topo de linha T-Jet, a começar pelas rodas de 17” já conhecidas da linha, mas com novo acabamento.
Versão Sporting é 25 mm mais baixa que os demais da linha graças a suspensão do T-Jet Ainda
há moldura vermelha na grade do radiador, aerofólio, saias laterais e
adesivos nas assim como a suspensão 25 mm mais baixa em relação aos
outros modelos da linha Bravo. O teto Sky Dome é de
série para esta versão. Ele será posicionado entre o Essence (R$ 53.140
com câmbio manual e R$ 55.600 com Dualogic Plus), e o Absolute, vendido
agora apenas com câmbio automatizado por R$ 62.140. O topo de linha T-Jet sai por R$ 66.280.
“Estamos
relançando o carro”, admite o diretor comercial Lélio Ramos, que
completa: “Hoje temos cerca de 8% do mercado de hatches médios, mas
esperamos subir para 12%”. O hatch da Fiat emplacou 3.478 unidades de
janeiro a maio de 2012 contra 8.271unidades do Hyundai i30, líder do segmento, no mesmo período.
Quero ser automático
Quatro
anos passados do lançamento, o novo Dualogic exibe mais traços de um
câmbio automático, mas ainda não é exatamente como um. A melhoria do
câmbio desenvolvido pela Magneti Marelli se divide em três estágios,
atualizados no software da centralina eletrônica responsável por
monitorar e induzir as ações do câmbio. O primeiro item é o creeping, ou
rastejamento na tradução livre.
Na prática, não é mais
preciso acelerar para que o carro se desloque após o engate da primeira
marcha ou da marcha ré. Ele se desloca sozinho, como um automático,
desde que a ladeira não tenha inclinação superior a 8%, o que significa
subidas bem leves, como comprovamos durante avaliação em Araxá, MG. Caso
contrário, a embreagem é fechada automaticamente, como se o motorista
tirasse o pé dela, evitando desgaste prematura da mesma. Nesse caso, o
carro desce normalmente.
O sistema também facilita as
manobras de baliza e estacionamento, pois agora é possível fazê-las
apenas com o pé no freio, sem que tenha que se acelerar. No antigo
Dualogic, toques bruscos no acelerador passavam sensação de insegurança
por conta de possíveis choques em vagas apertadas. O segundo item
trabalhado foi a troca de marchas em retomadas. Se antigamente o modelo
passava de terceira marcha para quarta antes de reduzir para a segunda,
agora ele identifica a situação e reduz a velocidade do câmbio com uma
pisada mais forte no acelerador.
O ganho segundo Claudio
Demaria, diretor de desenvolvimento da Fiat, é de quase meio segundo nas
retomadas, e realmente faz a diferença, dando maior segurança na hora
da ultrapassagem, sem que se tenha que usar as borboletas atrás do
volante ou a troca manual. Por fim, a montadora disse ter trabalho para
suavizar as trocas de marchas e aí está o item que menos evoluiu. A
melhora é pequena e ainda é necessário reeducar o pé para guiar um
modelo dotado de câmbio Dualogic, e estar acostumado a trancos
inesperados durante a troca de marcha.
Adesivos, capa de retrovisor e máscaras cinza nos faróis diferenciam versão Sporting
Indagado se isso é o máximo que um câmbio automatizado pode
chegar, Demaria é direto: “Sim. Está muito próximo do melhor que podemos
fazer de melhor, depois disso só um câmbio automático ou um de dupla
embreagem, que será uma realidade a longo prazo”. Embora a Fiat não
confirme, o Dualogic Plus será adotado em toda linha gradativamente. O
próximo é o Linea, que será seguido por Punto, Idea e a família Palio e Grand Siena.
Volante é revestido de couro e tem costuras na cor vermelha, assim como os bancos
FONTE AUTO ESPORTE
COMENTÁRIOS: Tudo muito bom, especialmente em um carro excelente e injustiçado. Gostei da história da suspensão mais baixa. Esperava que as rodas aro 18 voltassem a ser oferecidas.