Novo CR-V custa de R$ 84.700 a R$ 103.200
As carretas carregadas que cruzam a rodovia dos Bandeirantes (sim, nossa
reportagem passou por duas delas, mas, em sentido contrário, não
conseguiu fotografá-las) mostram que ele já chegou. O novo Honda CR-V
desembarca no Brasil em três versões: LX 4x2 manual (R$ 84.700), LX 4x2
automática (R$ 87.900) e EXL 4x4 automática (R$ 103.200).
Vindo do México, o modelo está em sua quarta geração (as demais são de
1997, 2002 e 2007), com um design que trabalha a favor do carro. Embora
pelo novo desenho o carro dê a impressão de estar maior, ele ficou um
pouco menor – passou de 4,58 metros para 4,53 m, mas mantendo o
entre-eixos de 2,62 m. Menos bicudo, com a grade frontal invadindo os
faróis e as linhas das lanternas mais angulosas.
Em todas as opções, o motor é o mesmo 2.0 16V de 155 cv de potência.
Apesar de ser um modelo até certo ponto rejeitado na revenda – o
argumento geral é que, nessa faixa de preço, só se compra carro
automático –, a versão manual traz um câmbio que promete. São seis
velocidades, com super overdrive, que promete deixar o modelo bem
esperto.
Desde a versão de entrada, o modelo traz
ar-condicionado, direção elétridráulica, controlador de velocidade,
airbag duplo, computador de bordo, central multimídia, tecla Econ e
freios com sistema ABS, entre outros itens.
Na versão top, o
sistema VSA de estabilidade assistida traz como bônus o HSA (Hill Start
Assist), que dá alguns segundos para que o motorista tire o pé do freio e
coloque no acelerador sem que o veículo deslize. Outro detalhe
interessante de conveniência é que o freio de estacionamento, acionado
pelo pé na versão anterior, volta a integrar o console.
Seu interior lembra em muito o novo Civic brasileiro. Não é à toa. A
ideia é que o consumidor se sinta em um sedã, com as comodidades de um
crossover. Como no sedã, o novo CR-V traz o botão Econ, que ativa e
desativa a função de assistência à condução econômica, encarregada de
alterar vários sistemas do veículo (controle eletrônico da injeção,
ar-condicionado e controlador de velocidade) a fim de privilegiar o
baixo consumo – só que em vez de passar do azul para o verde, passa do
banco para o verde.
O lançamento oficial do modelo acontece apenas no início da segunda quinzena de março.
Fonte: Interpress Motor