NAS LOJAS: CHEVROLET CRUZE É VENDIDO COM DESCONTO, MAS ATENDIMENTO TEM IRREGULARIDADES
Em uma loja, vendedora se negou a anotar orçamento por escrito para não se comprometer a cumprir a oferta depois
por TEREZA CONSIGLIO
Tweet
[url=javascript:void(0)]A-[/url][url=javascript:void(0)]A+[/url]
24/09/2014 14h20- atualizado às 14h21 em 24/09/2014
Chevrolet Cruze Sport6 nas lojas (Foto: Divulgação)
Após a chegada dos renovados Volkswagen Golf e Ford Focus ao mercado, a vida do Chevrolet Cruze ficou mais complicada. A dupla praticamente monopolizou a briga pela liderança do segmento de hatches médios, deixando o Cruze Sport6 relegado à terceira posição. Em agosto, segundo os dados dos revendedores Fenabrave, o modelo da Chevrolet emplacou apenas 905 unidades, menos da metade do volume do líder Focus, que teve 2.218 unidades licenciadas no período. Com um pacote de equipamento recheado e bons atributos mecânicos, decidimos visitar algumas algumas autorizadas da marca em São Paulo para saber como o carro está sendo negociado e avaliar o atendimento dos lojistas. Confira como foi a experiência:
Qualidade do atendimentoEm todas as lojas visitadas, fui positivamente surpreendida pelo atendimento imediato de vendedores sorridentes e atenciosos. Em poucos minutos, todos demonstraram conhecer bem a cartilha do produto que vendem. Além de terem na ponta da língua informações como o conteúdo de cada versão, que são duas LT e uma LTZ, também não vacilaram quando perguntados a respeito das especificações técnicas do carro: informaram corretamente que o motor 1.8 rendia 144 cv quando abastecido com etanol e que o porta-malas possui 402 litros, por exemplo. Nas três lojas visitadas, fizeram questão que eu entrasse no carro para atestar a boa qualidade do acabamento, o bom espaço interno e o nível de tecnologia embarcada.
Em uma delas, a vendedora inclusive procurou dar maiores explicações sobre os equipamentos, caso eu não estivesse familiarizada com alguns termos. "A gente chama de direção elétrica progressiva aquela que em baixas velocidades é super leve para ajudar nas manobras, mas vai ficando um pouco mais pesada conforme a velocidade vai aumentando. Já o controle de tração e estabilidade garante que o carro mantenha-se na trajetória em uma curva em alta velocidade ou em superfícies molhadas", afirmou.
Em nenhum momento, os lojistas tentaram me empurrar a versão mais cara do carro. Pelo contrário, dois dos vendedores foram categóricos em informar que, caso eu não fizesse questão do sistema multimídia Mylink com sistema de navegação e do teto solar, eu estaria muito bem atendida pela versão LT, com preço sugerido de R$ 70 mil, com câmbio manual de cinco marchas, e de R$ 76.700, com câmbio automático de seis velocidades. Em todas as lojas, os primeiros 15 minutos do atendimento foram extretamente positivos, mas alguns escorregões começaram a ser cometidos após esse período.
InfraestruturaA variedade de cores e versões do Cruze Sport6 no showroom pareceu diretamente proporcional ao espaço físico da loja. Nas maiores, haviam ao menos três unidades expostas, enquanto nas menores, apenas uma ou duas. Em todos os casos, a versão LT em exposição estava equipada com o pacote R7H, que inclui o câmbio automático de os bancos em couro. Em um dos casos, pedi ao vendedor que ligasse o carro para ver a diferença entre as centrais da versão com e sem Mylink, pois a aparência delas era igual. Ele disse que naquele momento não era possível, pois não sabia onde estava a chave. Também perguntei a respeito do test-drive e em dois lugares me informaram que não existiam unidades do Cruze para dirigir. Apenas em uma loja, localizada no bairro da Lapa, o vendedor se desculpou por não possuir o carro naquele momento, mas se prontificou a arrumar um para que eu pudesse dar uma voltinha. Foi aí que minha ótima impressão a respeito do atendimento, começou a diminuir.
NegociaçãoAtualmente, há boa margem para negociação do Cruze hatch, que conta com um amplo estoque de cores e versões. Caso eu quisesse a versão LT manual, em vez dos R$ 70 mil sugeridos pela tabela oficial da marca, poderia levar uma unidade na cor vermelha por R$ 67 mil. "Mas ainda podemos conseguir mais algum desconto com o gerente", me garantiu o vendedor. Já o modelo com câmbio automático e cor vermelha me foi oferecido por R$ 71.500, valor que está R$ 5.200 abaixo do valor oficial. Esse mesmo vendedor que se mostrou aberto às negociações, também foi bastante hosnesto ao me orientar a tentar uma taxa melhor no meu próprio banco do que fechar o financiamento na loja, pois as taxas de juros oferecidas por eles estavam altas. Mesmo com entradas de 50%, elas variavam de 1,5% a.m a 1,8% a.m, segundo ele. Uma pena que esse tipo de atitude não foi encontrada nas demais autorizadas visitadas.
Art. 40: O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento pré-
vio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de inicio e termino dos serviços."Código de Defesa do Consumidor
Uma atitude bastante irregular foi constatada em uma loja em Osasco na hora da negociar. A mesma vendedora que se mostrou atenciosa em explicar o conteúdo do carro, simplesmente se negou a anotar os preços e as condições de taxas que eu havia pedido para poder analisar melhor. "Esses preços que eu estou te falando são só uma base. A gente não pode anotar, porque os valores variam muito. Amanhã pode ser que mude". Nesse exato instante, toda a impressão positiva do atendimento foi por água abaixo, pois com essa atitude a vendedora simplesmente tentava não se comprometer a cumprir as condições que oferecia. Consultamos o Procon sobre o ocorrido e o órgão nos informou que o fornecedor não pode se negar a passar um orçamento ao consumidor ou não deixar claro a validade da informações acordadas no momento da venda. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a prática deixa o consumidor em uma situação de desvantagem diante de uma negociação de preço, o que é proibido.
[th]AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA: INSATISFATÓRIOPor pouco esta avaliação não foi classificada como satisfatória. Apesar de vendedores bem preparados e abertos a negociar, a dificuldade em realizar o test-drive no carro em todas as lojas pesquisadas e a constatação de uma prática irregular atestada pelo Procon no atendimento ao consumidor pesaram no resultado final.[/th]