MULA DO NOVO JEEP NACIONAL É FLAGRADA COM MOTOR 2.0 DE 164 CV
Motor de origem Chrysler rende até 20,4 kgfm de torque e equipará primeiro o 551, o sucessor do Compass e do Patriot que será feito em Pernambuco
por REDAÇÃO AUTOESPORTE
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24/07/2015 14h29- atualizado às 14h40 em 24/07/2015
Mula do Jeep 551 com novo motor 2.0 de 164 cv (Foto: Matheus Marchetti/Autoesporte)
A Fiat Chrysler já está rodando com a mula do novo projeto 551 da Jeep pelas ruas de Belo Horizonte, Minas Gerais, como bem atesta o flagra feito por Matheus Marchetti especialmente para Autoesporte. O modelo médio será o substituto do Compass e do Patriot, mas será baseado na mesma plataforma do Renegade, conforme antecipamos em primeira mão. Então não estranhe o fato dele estar rodando com a carroceria do Jeep pernambucano. Por enquanto, é apenas uma mula com pontos estendidos na carroceria. Mas o projeto já entregou os números de rendimento do novo motor 2.0 Tigershark flex, o mesmo usado no Dodge Dart SE e que estará a partir de 2016 em outros projetos da Jeep e da Fiat.
São 159 cv de potência a 6.200 rpm com gasolina e 164 cv a 6.000 rpm com etanol no tanque. O torque fica em 19,8 kgfm a 4.000 rpm e 20,4 kgfm a 4.400 rpm, quando abastecido com o combustível vegetal. Não muito longe do motor usado nos Estados Unidos, onde rende 160 cv e 20,5 kgfm de torque. Olha que a taxa de compressão foi elevada na conversão a flex, agora são 11,8:1 contra 10,2:1 do propulsor estrangeiro. A construção é de alumínio.
O motor Tigershark é derivado daquele criado na aliança com a Mitsubishi e Hyundai, com tamanhos entre 1.8 e 2.4 (como o usado pelo Fiat Freemont). É um parente do 2.0 usado pelo Mitsubishi ASX e Lancer e também pelo Compass e rende números parecidos, só que tem como diferença um novo cabeçote com variação de fase na admissão e no escape. Mas sem o MultiAir, que controla eletronicamente a abertura e fechamento das válvulas e dispensa o variador. Ainda assim, ganha mesmo do 1.8 E.torQ em potência (são 132 cv no motor menor), mas nem tanto no torque (19,1 kgfm a 3.750 rpm no E.torQ EVO usado atualmente pelo Renegade).
O motor maior 2.4 com cabeçote MultiAir não será usado pela picape no Brasil, provavelmente será apenas exportado, de acordo com o que publicamos anteriormente. A tributação não ajuda motores acima de 2 litros no país, mas não será empecilho para outros mercados, onde os 184 cv e 24 kgfm de torque darão uma mão para levar o peso do conjunto e carga.
Em que modelos o motor será usado?
Segundo apurou Marlos Ney Vidal, o 2.0 virá antes no Jeep 551. Depois, será aplicado em um segundo momento na picape Toro, cujo lançamento está sendo apressado, mas que deve ficar para dezembro ou, no máximo, até janeiro. No Renegade, só depois. Uma ironia, já que o modelo está servindo de mula para os testes do novo 551.
O Jeep 551 terá peso inicial na casa dos 1.600 kg, o que promete dar algum trabalho. Ao menos o câmbio automático de nove marchas que vem associado ao 2.0 dará conta de explorar até a última gota de desempenho do motor. Com preço inicial previsto abaixo dos R$ 120 mil, o Jeep médio será produzido em Goiana a partir do segundo semestre do ano que vem, sendo o terceiro modelo da fábrica. A apresentação oficial deve ser no Salão de Detroit, conforme havíamos publicado anteriormente. Com linhas mais tradicionais que as do Cherokee, o Jeep 551 promete ser uma alternativa também mais barata ao jipão importado.
FONTE: http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2015/07/mula-do-novo-jeep-nacional-e-flagrada-com-motor-20-de-164-cv.html
COMENTÁRIOS: Não consigo colar a foto. A FCA parece que não aprende.... Lançou o Renegade com um motor que não o atende plenamente e agora, vai lançar outro produto, maior que tem o motor que parece ideal para o Renegade, mas que como este agora, tende a ser fraco/insuficiente para o novo Jeep.