FIAT TORO É FLAGRADA SEM QUALQUER DISFARCE NA FÁBRICA
Imagens confirmam algumas informações sobre versões e visual da picape, que chega no começo de 2016 para competir com Duster Oroch
por REDAÇÃO AUTOESPORTE
17/11/2015 15h31- atualizado às 17h08 em 17/11/2015
Lateral da Fiat Toro é flagrada na fábrica de Goiana, em Pernambuco (Foto: Reprodução)
Apesar de ter o lançamento previsto somente para fevereiro do ano que vem, conforme
Autoesporte antecipou, a Fiat Toro já aparece sem qualquer disfarce na fábrica de Goiana, Pernambuco. Nós já tínhamos publicado flagras dela camuflada ou imagens que mostravam só algumas partes da picape. Agora, circulam em grupos de WhatsApp fotos que mostram a Toro inteira e sem qualquer tipo de disfarce.
E os cliques são caprichados, já que mostram a dianteira, a traseira e a lateral do carro. Parece até um ensaio fotográfico, não fosse pela qualidade das imagens. Bom para quem está curioso sobre a nova picape, que pode conferir mais detalhes. Os flagras mostram a dianteira com visual agressivo, graças aos faróis separados das luzes diurnas. Mais abaixo, os faróis de neblina são aplicados em uma proteção de plástico preto. A unidade que teve a dianteira flagrada conta, também, com uma outra proteção inferior prateada, denunciando que deve se tratar de uma versão superior.
Dianteira da Fiat Toro é flagrada na fábrica de Goiana, em Pernambuco (Foto: Reprodução)
A imagem que mostra a Toro de perfil dá uma noção melhor das suas dimensões. Junto com a primeira imagem oficial dela, a Fiat confirmou que a carroceria terá 4,91 metros de comprimento e capacidade de carga superior a 1 tonelada. Assim, se enquadra na legislação que permite o uso de motor a diesel. A foto também mostra uma unidade mais equipada e pintada em vermelho vinho. Chamam atenção o contorno cromado dos faróis de neblina e o rack de teto prateado. Além disso, as maçanetas são pintadas na cor do carro, o que reforçam que não se trata das versões básicas. As proteções de plástico preto que contornam a caixa de rodas e toda a lateral do carro continuam lá, para garantir a impressão de robustez que a picape quer transmitir.
O carro que teve a traseira flagrada parece ser o mesmo da dianteira e reforça o que havíamos adiantado: a tampa da caçamba será diferente em relação às outras picapes vendidas hoje em dia. Isso porque sua abertura será central, para os lados, e não para baixo. O objetivo é facilitar que o espaço seja ocupado com cargas mais compridas ou pesadas. Também não há mais mistério quando ao desenho das luzes de freio, em forma de gota. Ao contrário da unidade vermelha, esta tem maçanetas pretas, comuns em versões de entrada.
Traseira da Fiat Toro é flagrada na fábrica de Goiana, em Pernambuco (Foto: Reprodução)
O que já sabemos sobre a Toro A Fiat Toro vai ser lançada em fevereiro do ano que vem e tem como objetivo competir com picapes pequenas (como a Volkswagen Saveiro e a própria irmã Fiat Strada, por que não?) e médias (como a Chevrolet S10 e Ford Ranger). Mas, também terá que lidar com a Renault Duster Oroch, que foi lançada no último mês com a mesma proposta e dimensões semelhantes.
Outra característica em comum entre a Toro e a Duster Oroch é a proposta de conforto, como alternativa a todas as outras picapes do mercado. Isso porque elas foram desenvolvidas a partir de SUVs, e não de veículos utilitários. O modelo da Renault, obviamente, foi feito a partir do Duster, enquanto a Fiat emprestou a estrutura do primo Jeep Renegade (já que ambas as marcas fazem parte do grupo FCA), mas será ligeiramente alongada. A expectativa é que a picape tenha mais de 2,80 metros de entre-eixos (cerca de 30 cm a mais que o do Renegade).
Exatamente por isso que a Toro será fabricada em Goiana (PE) e não em Betim (MG), onde a Fiat tem uma grande linha de produção - é no nordeste que o Renegade é fabricado. A estratégia das duas montadoras promete picapes com espaço para carga e passageiros, além de conforto mesmo para quem viaja no banco de trás. Ainda testaremos a Toro, mas já confirmamos que a Duster Oroch consegue equilibrar bem essa equação.
Além da plataforma, a picape vai emprestar do Renegade os motores 1.8 E.torQ flex de 132 cv e 19,1 kgfm e 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm. As versões flex terão sempre câmbio automático de seis marchas, enquanto as diesel terão transmissão automática de oito velocidades ou manual. A tração poderá ser 4x2 ou 4x4 com o sistema adaptativo Selec-Terrain, que envia sob demanda a força para as rodas traseiras através de um conjunto de embreagens. A tração pode ser ajustada eletronicamente para diferentes terrenos, que incluem modos para areia e terra.
Os preços serão oficializados em data mais próxima do lançamento, mas estimamos que variem de R$ 70 mil a R$ 115 mil, considerando ambas as motorizações, sendo que as versões a diesel partirão de R$ 90 mil. O objetivo é rivalizar com a versão topo de linha da Oroch (tabelada em R$ 70.790) e com as de entrada das picapes maiores.
Fiat Toro (Foto: Fiat)