NOVO JEEP NACIONAL DEVE SER REVELADO NO SALÃO DE DETROIT 2016
Fabricado em Pernambuco, projeto 551 substituirá o Compass e será posicionado entre Renegade e Cherokee, com preços iniciais entre R$ 90 mil e R$ 100 mil
por JULIO CABRAL E GIULIA PAGLIARINI
01/05/2015 10h28 - atualizado às 10h40 em 01/05/2015
Jeep Compass, que será substituído em 2016 (Foto: Lucas Momosaki/ Autoesporte)
No ano passado, Autoesporte antecipou a nova picape da Fiat, por enquanto conhecida como projeto 226. Será o segundo modelo fabricado em Goiana (PE) e está previsto para chegar ao mercado em outubro. Em 2017, será a vez do substituto do Compass, o terceiro modelo a ser produzido na planta pernambucana, conforme antecipamos em primeira mão ainda em 2013. Nomeado como projeto 551, o utilitário será posicionado entre o Renegade e o Cherokee, tanto em relação ao porte quanto aos valores de mercado. Estima-se um preço inicial entre R$ 90 mil e R$ 100 mil, de acordo com fontes. O veículo começa a ser produzido entre janeiro e fevereiro nos Estados Unidos e sua estreia pública pode acontecer no primeiro salão de 2016, o de Detroit (Estados Unidos), onde também substituirá o Patriot.
Por aqui, podemos esperar pelo lançamento até o início de 2017, de acordo com fonte ligada ao fabricante, até porque o projeto de adaptação em conjunto com os Estados Unidos está em pleno vapor desde 2014. Inclusive, o inédito utilitário médio é tratado como novo Compass pela engenharia da Fiat, mas podemos esperar por um novo nome, conforme já antecipou Sergio Marchionne, chefão do grupo Fiat Chrysler Automobiles.
"No momento, a capacidade de produção permanecerá de 45 carros por hora, para os três modelos. Temos ideia de crescer com os três modelos ou, no futuro, com um quarto modelo. Não temos limitação para o futuro. Podemos decidir de última hora e, em dez meses, por exemplo, estar aptos a introduzir um novo modelo. Para o terceiro modelo, podemos considerar janeiro ou frevereiro do ano que vem como inicio da produção", afirmou Denny Monti, diretor de engenharia e manufatura da marca, em entrevista à Autoesporte.
O quarto automóvel será um médio de geração mais nova que o atual Viaggio/Ottimo, que seguem em testes no Brasil, segundo nosso caçador de segredos, Marlos Ney Vidal. Porém, seu lançamento ainda está distante, será por volta de meados de 2017. A base utililizada será basicamente a do Renegade, conforme antecipou Denny no pré-lançamento do jipinho pernambucano.
Substituto do Jeep Compass será fabricado no Brasil (Foto: Lucas Momosaki/ Autoesporte)
Motores e plataforma
No caso do sucessor do Compass, é esperado o compartilhamento de peças com o Renegade, tal como ocorre com a picape média. Isso porque os modelos derivam da mesma plataforma em versão mais curta ou alongada. Mas a marca não dá pistas sobre eventuais motorizações. O 2.0 Multijet a diesel fará parte da oferta, porém o 2.4 MultiAir será possivelmente o motor flex de entrada no lugar do 1.8 E.torQ EVO usado no irmão menor. Importado para o Brasil desde 2012, o Compass é oferecido com um motor 2.0 a gasolina de 156 cv e câmbio CVT.
Montar carros tão distintos em uma mesma fábrica foi pensado desde o início. "A pecularidade do nosso sistema na nova fábrica é a flexibilidade. Isso significa que podemos mesclar a produção, ciclo por ciclo. Tendo os modelos A, B e C, por exemplo, podemos produzí-los em qualquer ordem. Seguindo as exigência do mercado, podemos misturar em qualquer ordem a fabricação desses três modelos", disse Monti.
Segmento de C SUVs
A primeira geração do Compass começou a ser vendida nos Estados Unidos em 2007 e passou por um facelift em 2011. Desde então, nenhuma mudança drástica. Por isso a montadora carece de um modelo atual no segmento de C SUVs (modelos médios), marcado pela presença de competidores como o BMW X1, Honda CR-V, Toyota RAV4, entre outros. Essa é a deixa para colocar no mercado um produto nem tão grande, luxuoso ou caro quanto o Cherokee, nem tão compacto quando o Renegade. O preço dele nas versões mais completas deve ficar em R$ 150 mil, no máximo.
COMENTÁRIOS: Dizer que o modelo vem para o Brasil até o começo de 2.017 me parece despiste, pois a fábrica já é grande suficiente para os três primeiros, de mais a mais, o próprio texto se contradiz, ao afirmar que o desenvolvimento conjunto ocorre desde 2.014, portanto, especificações "jabuticabas" já devem ter sido previstas desde sempre, se é que as existem. Sobre o motor, para o Renegade, acho que o 2.0 Tigershark, com ou sem MultiAir teria sido a melhor pedida, até porque parece que a fábrica paranaense dos E-Torq tem capacidade vaga o suficiente para mais um motor disponível, ainda que de família diferente. Sobre fazer carros muito diferentes em uma mesma fábrica, hoje, isso é mandatório, até pela necessidade de plataformas modulares.
Fabricado em Pernambuco, projeto 551 substituirá o Compass e será posicionado entre Renegade e Cherokee, com preços iniciais entre R$ 90 mil e R$ 100 mil
por JULIO CABRAL E GIULIA PAGLIARINI01/05/2015 10h28 - atualizado às 10h40 em 01/05/2015
Jeep Compass, que será substituído em 2016 (Foto: Lucas Momosaki/ Autoesporte)
No ano passado, Autoesporte antecipou a nova picape da Fiat, por enquanto conhecida como projeto 226. Será o segundo modelo fabricado em Goiana (PE) e está previsto para chegar ao mercado em outubro. Em 2017, será a vez do substituto do Compass, o terceiro modelo a ser produzido na planta pernambucana, conforme antecipamos em primeira mão ainda em 2013. Nomeado como projeto 551, o utilitário será posicionado entre o Renegade e o Cherokee, tanto em relação ao porte quanto aos valores de mercado. Estima-se um preço inicial entre R$ 90 mil e R$ 100 mil, de acordo com fontes. O veículo começa a ser produzido entre janeiro e fevereiro nos Estados Unidos e sua estreia pública pode acontecer no primeiro salão de 2016, o de Detroit (Estados Unidos), onde também substituirá o Patriot.
Por aqui, podemos esperar pelo lançamento até o início de 2017, de acordo com fonte ligada ao fabricante, até porque o projeto de adaptação em conjunto com os Estados Unidos está em pleno vapor desde 2014. Inclusive, o inédito utilitário médio é tratado como novo Compass pela engenharia da Fiat, mas podemos esperar por um novo nome, conforme já antecipou Sergio Marchionne, chefão do grupo Fiat Chrysler Automobiles.
"No momento, a capacidade de produção permanecerá de 45 carros por hora, para os três modelos. Temos ideia de crescer com os três modelos ou, no futuro, com um quarto modelo. Não temos limitação para o futuro. Podemos decidir de última hora e, em dez meses, por exemplo, estar aptos a introduzir um novo modelo. Para o terceiro modelo, podemos considerar janeiro ou frevereiro do ano que vem como inicio da produção", afirmou Denny Monti, diretor de engenharia e manufatura da marca, em entrevista à Autoesporte.
O quarto automóvel será um médio de geração mais nova que o atual Viaggio/Ottimo, que seguem em testes no Brasil, segundo nosso caçador de segredos, Marlos Ney Vidal. Porém, seu lançamento ainda está distante, será por volta de meados de 2017. A base utililizada será basicamente a do Renegade, conforme antecipou Denny no pré-lançamento do jipinho pernambucano.
Substituto do Jeep Compass será fabricado no Brasil (Foto: Lucas Momosaki/ Autoesporte)
Motores e plataforma
No caso do sucessor do Compass, é esperado o compartilhamento de peças com o Renegade, tal como ocorre com a picape média. Isso porque os modelos derivam da mesma plataforma em versão mais curta ou alongada. Mas a marca não dá pistas sobre eventuais motorizações. O 2.0 Multijet a diesel fará parte da oferta, porém o 2.4 MultiAir será possivelmente o motor flex de entrada no lugar do 1.8 E.torQ EVO usado no irmão menor. Importado para o Brasil desde 2012, o Compass é oferecido com um motor 2.0 a gasolina de 156 cv e câmbio CVT.
Montar carros tão distintos em uma mesma fábrica foi pensado desde o início. "A pecularidade do nosso sistema na nova fábrica é a flexibilidade. Isso significa que podemos mesclar a produção, ciclo por ciclo. Tendo os modelos A, B e C, por exemplo, podemos produzí-los em qualquer ordem. Seguindo as exigência do mercado, podemos misturar em qualquer ordem a fabricação desses três modelos", disse Monti.
Segmento de C SUVs
A primeira geração do Compass começou a ser vendida nos Estados Unidos em 2007 e passou por um facelift em 2011. Desde então, nenhuma mudança drástica. Por isso a montadora carece de um modelo atual no segmento de C SUVs (modelos médios), marcado pela presença de competidores como o BMW X1, Honda CR-V, Toyota RAV4, entre outros. Essa é a deixa para colocar no mercado um produto nem tão grande, luxuoso ou caro quanto o Cherokee, nem tão compacto quando o Renegade. O preço dele nas versões mais completas deve ficar em R$ 150 mil, no máximo.
COMENTÁRIOS: Dizer que o modelo vem para o Brasil até o começo de 2.017 me parece despiste, pois a fábrica já é grande suficiente para os três primeiros, de mais a mais, o próprio texto se contradiz, ao afirmar que o desenvolvimento conjunto ocorre desde 2.014, portanto, especificações "jabuticabas" já devem ter sido previstas desde sempre, se é que as existem. Sobre o motor, para o Renegade, acho que o 2.0 Tigershark, com ou sem MultiAir teria sido a melhor pedida, até porque parece que a fábrica paranaense dos E-Torq tem capacidade vaga o suficiente para mais um motor disponível, ainda que de família diferente. Sobre fazer carros muito diferentes em uma mesma fábrica, hoje, isso é mandatório, até pela necessidade de plataformas modulares.