O ABS é muito raro por aqui porque até 2003 - antes da reestilização - apenas uma série especial do 1.6 saiu com o item. E depois de 2003 o ABS ficou como opcional exclusivamente no modelo mais caro por um período curto de tempo. Se não me engano só até a linha 2007 que havia o equipamento como opcional e a oferta era baixa, com as concessionárias quase nunca tendo o modelo para pronta entrega. Junto com o baixo interesse do público, formou-se aquela típica situação de bola de neve.
Os freios são bem fortes sim, mas têm facilidade para travar. Nada que seja muito incomum, mas o ABS realmente faz falta. No modelo 1.6 isso fica acentuado pois o carro tem muito peso na parte da frente - o 1.6 16v dele é grande e ocupa quase todo o compartimento do capo.
De mecânica, o carro tem uma lista de problemas crônicos como quase todos e que é na média do segmento - o que complica as coisas é que os preços de peças estão mais para um hatch premium do que um hatch compacto como ele é. Mas também nada de absurdo, fica no nível de um Polo. Os problemas mais comuns são sensor de rotação com problema ou mal contato, bobinas do 1.6 16v que até 2005 queimavam bem antes do esperado, bomba de gasolina que queimava fácil nos flex até 2007, chave de seta mole nos modelos mais antigos e mal contato nas lanternas que causava certas loucuras no painel. Raramente alguns dos mais antigos com imobilizador também apresentavam problemas na chave ou o reconhecimento dela e nos 1.6 16v até 2004 deixar de fazer a manutenção da correia dentada seja por quilometragem ou tempo costumava ser fatal. O correto é a cada 80 mil KM ou 4 anos.
Os coxins são bem mais moles que o comum e caso não sejam bem cuidados - como ao não substituir rapidamente algum dos que quebrou - precisam serem trocados em conjunto ou vão embora um seguido do outro. Caso bem cuidados eles duram bem apesar da moleza deles. Fica uma dica de ser cuidadoso com buracos e lombadas, pois quem conheço que teve baixa durabilidade deles passava muito rápido por essas coisas. Por fim nos modelos flex o sistema de injeção de gasolina para partida a frio veio sem funcionar em alguns modelos até 2006 ou acabaram dando defeito.
São todos problemas fáceis de resolver e a maioria pouco custosa. O mais caro seria a bomba de gasolina dos flex, mas quase todos com problema já trocaram esse item pelas novas peças que não dão mais o problema. As bobinas do 1.6 eram caras e são em 1 por cilindro, mas desde 2008 a Renault baixou muito o preço delas e hoje fica caro apenas se tiver que trocar as 4 de uma vez - o que é bem raro. Um outro que é caro e complicado de resolver é o problema do imobilizador, pois as chaves custam caro. Por isso evite, ou procure saber melhor e negociar, casos onde a chave tenha sinais que caiu muito, foi mal tratada, foi copiada ou estão com dificuldades na partida devido ao imobilizador - se vê isso pelo led vermelho que pisca no painel.
Da economia, os modelos gasolina eram muito econômicos para a época e até hoje são bons. Os 1.0 8v e 16v foram por muito tempo os carros mais econômicos do país. O 1.6 16v fazia entre 10 e 11 com ar ligado aqui em SP, nada mal pelo desempenho dele.
Já os flex não são muito bons nisso. Os 1.0 ainda são na média da maioria dos 1.0 de maior porte mas perderam bem o brilho que tinham e o 1.6 16v falo por experiência que ficou bem gastão para um carro compacto. O meu na gasolina fazia 9 nas mesmas condições que o monofuel fazia 10 ou 11 e no álcool fazia 6 - marca que um Corolla flex consegue com muito mais peso e cavalaria.
Última edição por Domingos V em Sáb 11 Set - 0:37, editado 1 vez(es)