ACABEI DE LER ESTE TEXTO E POR ELE, ME LEMBREI QUE DO MEU PONTO DE VISTA, FOD*-SE A GM:
Déjà vu na Concessionária ChevroletAutor: Eber - Categorias: Chevrolet
6/05/2010
Se você é um frequentador assíduo de concessionárias de veículos desde criança, a ponto de preferir, ao invés de ir ao parquinho, visitar uma “loja” da Volks, da Chevrolet, da Ford ou da Fiat, que eram as únicas disponíveis até meados nos anos 90, vai entender perfeitamente o que vou dizer aqui. Ainda mais se você já passou dos 30.
Ver um lançamento de perto, uma reestilização, por mais sutil que fosse – um volante, uma grade frontal ou um friso lateral – era uma alegria contagiante! Ganhar prospectos então, da Nova Linha Chevrolet , Volks, Fiat ou Ford 87, por exemplo, era um presente e tanto! Quem conseguiu guardar alguns, pode ter em mãos uma raridade hoje, como o último ano dos motores 250-S na Linha Opala! Ou o ano em que o Santana ganhou pára-choques envolventes! Ou, quem diria, notícias quentes, como a de que o saudoso Del-Rey iria andar de motor AP da Volks! U-lá-lá! Quem ouvia não acreditava até poder ir lá conferir no “Salão”, que hoje virou “Show-room”!
Como não existe vacina que cure isso, até hoje não resisto e dou uma passada nas Concessionárias para tentar entender, por exemplo, por que Toyota e Honda cobram o que querem pelos seus veículos defeituosos – Corollas com acelerador problemático e Civics com amortecedores que não duram 20 mil quilômetros. Chegam a custar básicos mais que um Citroen C4 com tudo o que oferece incluindo itens exclusivos como faróis de luz xênon na luz baixa e na alta com lavadores embutidos!
E nem vão dar uma olhadinha nos imponentes Vectra tinindo e com bônus de ate R$ 6 mil nas “lojas” da “GM”. Chamaram até o Oscar Schmidt pra dar uma força! Mas como a compra de um carro nem sempre é racional e sim emocional, não cabe a mim, que vendi um Vectra 2006 para andar de Monza 1986, questionar isso! E por falar em Monza – lindo até no nome heim!? – alguns já notaram pelas minhas citações que tenho uma queda pelos modelos Chevrolet. Sim, tenho. E assumo!
Mas confesso que não sei até quando! Descobri isso na semana passada ao ir tentar “faturar” um Agile na promoção do Oscar, aquela em que você aproxima a “gravatinha” da Chevrolet do painel do carro – ou de um painel fixo – e se apitar! Irrrrááá! Você leva seu carro novo de graça! Não, não, veja bem…nada contra a promoção, nem contra o Oscar, guerreiro que enfrentou o “Dream Team” (Seleção de Basquete Americana) na Final do Mundial de Basquete em 1987.
Simplesmente, desconfiado que sou da existência de discos voadores e viagens no tempo, quando passei da porta de vidro para dentro do “show-room”!, não é que voltei quase uma década no tempo? Pensei em dar um passo pra trás e desistir, não fosse a rapidez e simpatia da vendedora que apareceu não sei de onde e me cumprimentou e em seguida me explicou sobre a promoção. Dei de cara com um Classic 2011, com carinha de Corsa Hatch 2003, que também lá estava ao lado de um mais do que veterano Astra Hatch, que apontava para uma S-10, que escondia uma Meriva. Meu Deus!
Tivesse eu estado no final de 2002 na mesma Concessionária, teria visto os mesmos “bichos”! Essa é a famosa sensação de Déjà vu (termo que vem do francês e significa “Já Visto”). Passaram oito anos na minha cabeça! Parece que foi ontem! Não fosse um Vectra Elegance Zero Km presente num canto, acho que teria desmaiado! Embora sei que por baixo leva plataforma de Astra e é movido pelo valente motor Família II Chevrolet dos Monza modernizados, agora injetados e não carburados. Embora o capô estivesse aberto, meu abalo emocional não permitiu que eu olhasse o motor!
Passando de volta a “porta do tempo”, que para muitos seria apenas uma porta corrediça de vidro e já bem recomposto, no caminho de volta ao meu valente Monza, caio na real que assim como Oscar, nós brasileiros somos muito valentes: A General Motors que quase faliu em 2009 e passou a ser Estatal (maior parte das Ações pertencem aos Governos dos Estados Unidos e do Canadá) só era lucrativa na China e no Brasil.
No entanto, na China, toda a linha Chevrolet e derivados como Buick, é atualizada, com direito a motores Opel Turbo Injeção Direta de última geração e desenhos alinhados com o melhor da Alemanha e EUA. Por aqui recebemos as máquinas aposentadas do Chevrolet Sail, o extinto Classic chinês e mantemos plataformas e motores dos anos 80! Sim, somos um povo solidário e temos que reconhecer que nosso poder aquisitivo deixa a desejar – não ganhamos em Dólar, Euro ou Yuan, mas que merecemos um pouco mais merecemos, não é??
Salvamos a GM e merecemos um prêmio! Mas, persistentes e pacientes que somos, vamos esperar até 2012 – ano em que a GM pretende renovar toda sua linha no Brasil – pra ver o que acontece – ou não acontece…
Texto de Gerson Antonio Brusco Gonzalez
http://www.noticiasautomotivas.com.br/deja-vu-na-concessionaria-chevrolet/
Ainda agora, com o Bellini (1 ou 2 "L") na presidência da Anfavea, já deu para perceber que dependendo deles, nada melhora. Pior: se puder dão um jeito de proibir a importação, DOS OUTROS, bem entendido, mas liberam a vinda do Malibu em fim de vida, do Captiva que só tem o Brasil como mercado atualmente.